Crie, gerencie e tire o máximo de seu cadastro de clientes

Manter uma lista de cadastro de clientes é muito importante para qualquer negócio. Gerenciar estes cadastros, em especial para as pequenas empresas, deve ser foco em qualquer estratégia de vendas e marketing que pretenda aumentar as vendas. Saber como criar e gerenciar um cadastro de clientes é essencial e por isso criamos este artigo para lhe mostrar como aproveitar ao máximo os dados do seu cliente.

O CRM, ou “Client Relationship Manager”, é o Gestor de Relacionamento com Clientes, que nada mais é do que o cadastro de clientes de toda empresa cuja análise dos dados constantes no cadastro permita identificar as tendências do cliente, criando assim uma lealdade e aumentando a comunicação com o mesmo.

Todas as empresas têm um cadastro de clientes, seja ele um pedaço de papel com os nomes e detalhes escritos ou um sistema informatizado com diversas informações. Veja algumas dicas que selecionamos para você criar a sua base de clientes formalizada e tirar o máximo de proveito dela.

1. Estabeleça Objetivos

Tal como acontece na maioria das situações de negócios, é sempre bom iniciar com a definição de alguns objetivos. Assim, o ideal é fornecer a toda sua equipe um foco, e uma linha de tempo para medir seu progresso. A definição dos objetivos para o seu cadastro de clientes também irá lhe ajudar a identificar quais informações você precisará coletar de seus clientes. Alguns objetivos para o cadastro de clientes seriam o aumento da fidelidade do seu cliente ao longo de X meses, vender mais para alguns clientes específicos ou vender mais do que a média de compra para todos os seus clientes que lhe compram pelo menos 1 vez ao mês etc.

Você sabe quais os clientes que lhe compravam e não lhe compram mais? Ou quais clientes são de alta prioridade e quais são de baixa prioridade? E quais clientes não lhe compram nada a mais de 60 dias? Que tal fazer um pós-venda com estes clientes? Estas são apenas algumas das perguntas que você pode responder com um bom cadastro de clientes.

2 . Criando o seu cadastro de clientes

Ao criar o seu cadastro de clientes, lembre-se de fazer com que este seja fácil de manter atualizado. Garanta que a estrutura do seu cadastro de clientes seja clara e fácil de usar, e que este cadastro seja armazenado de maneira que permita a todos os interessados o acesso imediato e concomitante. Vale ressaltar que deve haver um consenso sobre o uso do cadastro de clientes e, após definidos os objetivos e as boas práticas, deve ser passada tal informação para toda equipe, para que estes saibam a forma de utilização e manutenção dos dados, para diminuir a possibilidade de erros.

3. Atualizando o seu cadastro de clientes

É importante que você mantenha o seu cadastro de clientes atualizado para não perder tempo e dinheiro usando dados incorretos para tomada de decisões. Você não pode investir muito tempo em um cliente que não lhe compra a mais de cinco anos, por exemplo (na maioria dos casos, a não ser que você queira recuperá-lo). Para manter o cadastro de clientes atualizado, pergunte aos clientes se seus dados foram alteradas em relação aquilo que você já tem. Você também deve encorajar os funcionários para que atualizem os dados do cliente.

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4. Proteja o seu cadastro de clientes

Para proteger a sua base de dados, faça backups constantemente (caso seu cadastro seja feito em planilha de excel). Esses backups devem ser rotulados de forma clara e armazenados em um local seguro, de modo que se um alguma catástrofe acontecer você não perca todo seu cadastro de clientes.

Caso você utilize alguma ferramenta de gestão, certifique-se que esta faça backups rotineiramente (que é o caso do QuantoSobra).

5. Preenchendo os cadastros de clientes

Para preencher o cadastro dos seus clientes corretamente, você terá que coletar os dados do cliente, o melhor momento para fazer isto é ao realizar a primeira venda. Os dados que deverão ser coletados junto ao seu cliente dependerão dos objetivos que você quer atingir com este cadastro. Você pode, por exemplo, pedir o nome, data de nascimento, informações de contato e os seus gostos e interesses.

6. Revendo seu banco de dados

Medir o sucesso do controle de clientes por meio da revisão dos dados nele contidos e as atividades e resultados conseguidos por meio dele, são uma ótima maneira para saber se o trabalho está sendo bem feito. Fique de olho, pois você pode utilizar o seu cadastro de clientes para oferecer um melhor atendimento ao cliente, personalizando a experiência dele e fazendo com que seu vendedor, por exemplo, leve apenas produtos do interesse do cliente até o mesmo.

Conclusão

Agora que você leu estas dicas sobre como criar, manter atualizado e como tirar um bom proveito de um cadastro de clientes, aplique em seu negócio e deixe o seu comentário!

Lembre-se de alocar o tempo necessário para criar e atualizar o seu banco de dados de clientes e utilizar o potencial máximo do mesmo.

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