Muitas pessoas pensam que liderança é uma qualidade nata, que acompanha alguns indivíduos desde o seu nascimento. Como ser um bom líder se não tenho este traço correndo nas veias? Mal sabem que estão completamente equivocadas, pois os líderes de verdade desenvolveram diversas qualidades e características através de muito planejamento, experiência e estudos.

Embora algumas pessoas se sobressaiam naturalmente mais do que as outras, a verdadeira liderança é construída pelo cultivo de algumas habilidades e hábitos.

Apenas na prática é que um líder se mostrará como tal, pois deverá provar sua capacidade de conduzir processos, pessoas e ideias. Além disso, um verdadeiro líder não confunde autoridade com autoritarismo, devendo desenvolver características tais como a generosidade e a flexibilidade.

Agora que introduzimos o assunto, quer saber mais sobre como ser um bom líder? Veja as nossas 7 dicas essenciais!

Ter comunicação clara

Um líder que não se comunica simplesmente não é um líder, pois como suas ideias serão seguidas, executadas e respeitadas sem a sua devida transmissão e compreensão? Em qualquer ocupação que demande liderança, a comunicação deve ser o primeiro passo, pois apenas por essa via todos estarão cientes dos seus objetivos e do que você espera em relação aos resultados e às próprias pessoas. Sem uma comunicação transparente e objetiva o risco de mal entendimento é grande, contribuindo para uma situação de desconforto e de dúvidas perante os colaboradores.

Um verdadeiro líder, além de delegar tarefas, deverá explicar como elas devem ser executadas, buscando dissolver qualquer ambiguidade. Além disso, cabe ressaltar um ponto importante: a comunicação é sempre uma via de mão dupla, que exige reciprocidade. Isso significa que é preciso não apenas saber falar, mas igualmente saber ouvir. Estar aberto para as sugestões e críticas é uma das qualidades de um bom líder, pois através  delas é que se corrigem as falhas e são realizados aperfeiçoamentos.

Saber se organizar e planejar

Um verdadeiro líder não executa suas ideias sem antes planejá-las, pois apenas a intuição e as boas intenções não bastam. Se o líder é um empreendedor, é preciso antes fazer pesquisas de mercado, ter conhecimentos técnicos de gestão, elaborar um plano de negócios e traçar metas a longo prazo. Além disso, é preciso ter uma rotina organizada e disciplinada, valendo-se de recursos para cumprir suas atividades, como calendários, agendas e softwares próprios para gestores. Assim, todas as atividades serão cumpridas sem furos, garantindo mais produtividade e otimização das tarefas.

>> Leia também o nosso artigo Como organizar uma empresa em 60 segundos.

Ser coerente

Um líder deve buscar ser coerente com as próprias ideias e na relação entre as suas ideias e ações. Se em um dia ele diz “X” e no dia seguinte ele diz “não-X”, ou se ele diz algo em um momento e em seguida realiza o seu contrário, com certeza ele será visto como alguém incoerente que não é digno de confiança.

A inconsistência de suas ideias e ações não fornecerão um bom exemplo de conduta para seus subordinados, além de fazer com que eles não levem tão a sério suas ordens e recomendações.

Lembre-se de que uma liderança eficaz é aquela capaz de despertar admiração e confiança, em que os que seguirão as suas regras têm a certeza de estar fazendo o correto.

Jamais utilize o ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Ser criativo

Como dissemos, conhecimento técnico e planejamento são essenciais para a construção de um bom líder, mas criatividade e abertura para o novo também são importantes em sua  trajetória.

Saber lidar com as situações difíceis do dia a dia e gerir uma equipe de forma criativa pode chamar a atenção de clientes e parceiros, fazendo com que sua liderança seja reconhecida pela capacidade de invenção e soluções inovadoras. Podemos dizer que um verdadeiro líder também possui a capacidade de transformar mentalidade e hábitos, pois apresenta novas possibilidades que se destacam do senso comum e das velhas formas.

Promover sempre o aperfeiçoamento

Mesmo que um indivíduo esteja na posição de líder, ele deve reconhecer que não sabe tudo e que o aprendizado deve ser algo buscado constantemente. Buscar aperfeiçoar seus conhecimentos e sua própria liderança através de cursos livres, workshops, pós-graduações  e outros, é uma atitude que demonstra disposição e vontade de crescer ainda mais.

Para manter-se líder, o indivíduo deve acompanhar as ferramentas inovadoras e o mercado no qual está inserido, buscando sempre novos saberes e tendências do momento.

Um líder que está atrás dos seus subordinados em relação aos seus conhecimentos certamente deixará de ser líder em breve.

>> Você pode gostar do nosso artigo Guia do lojista: 6 dicas para um bom treinamento de vendas.

Ter resiliência

Um verdadeiro líder reconhece que momentos ruins podem acometer seus empreendimentos e que fases difíceis fazem parte de qualquer negócio, afinal, nem tudo está sob nosso controle e depende igualmente de condições externas. Diante desses momentos, um líder deve manter a resiliência e a calma, sem se desesperar ou ser injusto com os outros apenas porque deve tomar uma atitude.

O líder confia no seu trabalho e transforma esses momentos em meios de aperfeiçoamento e crescimento. Já imaginou se o líder “deixa a peteca cair” a cada momento difícil? Simplesmente ele não será um líder.

Ser compreensivo

Ser um líder compreensivo não significa ser “bobo” ou “dar moleza” para as pessoas lideradas por você. Significa apenas buscar entender as razões dos acontecimentos para tomar a atitude mais justa possível. Ao contrário de líderes autoritários, que diante do erro não querem saber o que aconteceu e punem arbitrariamente, os líderes compreensivos procuram investigar as causas e buscam soluções efetivas sem ter que se valer de métodos abusivos.

Esses líderes são certamente mais inteligentes, pois ao invés de despertar o temor e a repulsa dos seus liderados, buscam provocar neles o sentimento de colaboração e de admiração, com certeza, mais produtivos e saudáveis.

E então, o que achou de nossas dicas e orientações para tornar-se um bom líder? Como dissemos, através da prática, da experiência e da abertura para o aprendizado é possível trilhar um caminho que o leve à liderança e o faça permanecer nesse lugar pelo tempo em que desejar.

Lembre-se também de que você não precisa causar temor nos seus subordinados, mas incitar respeito e admiração através de ações seguras e íntegras.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro de mais dicas de gestão! Até a próxima!

Ebook de gestão para lojistas