A planilha de controle de estoque Excel grátis do QuantoSobra foi desenvolvida para fazer a gestão dos aspectos mais importantes da sua empresa: é uma planilha de controle de entradas e saídas e almoxarifado. Com ela, você vai fazer a gestão completa do seu estoque gratuitamente, uma vez que você pode baixar ela grátis.

Como você deve saber, o controle de estoque é essencial para que a gestão de todas as outras áreas da sua empresa, seja ela micro, média ou grande empresa, funcionem corretamente. 

Como não existe chance de sobrevivência para um negócio sem que ele tenha a gestão de entradas e saídas feita da maneira correta, baixar uma planilha Excel de controle de estoque pode ser o início de uma administração que pode levar sua empresa ao sucesso. 

A movimentação de mercadorias no seu estoque ou almoxarifado é o que define como anda a saúde financeira do negócio. Essa movimentação é o que se conhece como Giro de Estoque e, é através desse giro que é possível saber como anda a aceitação de seus produtos por parte de seus clientes e, também, prever as demandas de mercadorias que você deve solicitar a seus fornecedores a cada período.

Uma boa gestão de estoques traz ainda mais benefícios. Fazendo o seu controle de estoque você vai poder prever, inclusive, a sua lucratividade em períodos futuros. Tudo isso baseado no controle de entradas e saídas que a planilha de controle de estoque vai fazer para você.

É claro que você pode fazer o seu controle de estoque através da nossa planilha grátis para baixar mas, também pode optar por outros sistemas de gestão de estoque. Como você vai ver neste artigo, além do exemplo de como usar a planilha de estoque grátis, a gente fala sobre outros métodos de administrar seu estoque, como um sistema de gestão de produtos, ou mesmo, o bom e velho caderninho.

Evidentemente, cada um desses métodos de controle de estoque se adapta melhor a um tipo específico de empresa. É impossível, por exemplo, controlar o estoque de uma empresa de grande porte usando planilhas do Excel.

Isso porque, além de a gestão de estoques já ser um processo complexo, controlar as entradas e saídas de uma grande empresa exige um sistema de gestão mais robusto. Isso porque, a rotação de mercadorias, neste caso, pode ser muito alta para se fazer um controle de estoque manual.

Este caso não se aplica a uma pequena empresa, já que controlar as entradas e saídas de produtos de uma empresa desse porte com planilhas pode ser algo simples de ser feito.

Vamos entender um pouco mais?

O que é controle de estoque

Fazer a gestão de estoque é sistematizar, organizar e categorizar as suas mercadorias para administrar as entradas e saídas de produtos da melhor maneira.

Simplificando: controlar o estoque é ter em mãos todos os dados importantes sobre a circulação de mercadorias dentro do seu negócio. Fazendo uma boa gestão de estoque, você sempre vai saber, exatamente quantos produtos tem disponíveis em seu almoxarifado, quais foram as entradas e saídas de mercadorias em determinado dia ou mês, qual o exato momento em que o seu estoque está ficando baixo e a hora de fazer a encomenda de um novo lote de produtos a seus fornecedores. 

Além disso, através da gestão de estoque, você vai conseguir analisar a receptividade de cada produto em meio aos seus clientes, uma vez que com a planilha de controle de estoque Excel grátis você vai notar:

  • O aumento das suas vendas: quando as saídas de mercadorias aumentam de maneira expressiva na sua empresa, você pode usar a planilha de estoque para analisar quais são os produtos que tiveram boa aceitação e estão vendendo bem. Com esse dado em mãos, você já sabe a quantidade que deve encontrar na próxima vez que encomendar estas mercadorias de seus fornecedores;
  • A baixa nas suas vendas: quando as suas vendas caem, se o motivo não for a sazonalidade, você está vendendo algum produto que não está sendo bem aceito pelo seu cliente. Você pode usar a tabela Excel de controle de estoque para descobrir qual é o produto que está com a rotatividade baixa e parar de investir em novos lotes dele.

E estas são apenas algumas das vantagens de uma boa gestão de estoque. Vamos saber um pouco mais:

Benefícios do controle de estoque

São inúmeras as vantagens do controle de estoque. Entre os benefícios de se fazer a gestão de entradas e saídas mercadorias da sua empresa, estão:

1. Economia 

Fazendo a gestão dos seus estoques você economiza bastante, uma vez que você vai diminuir consideravelmente a chance de errar na hora de fazer um pedido a seus fornecedores. Com o controle de estoque, você sempre vai saber a quantidade correta que deve comprar, sem pedir mercadorias além do que você consegue vender e nem menos do que os seus clientes precisam. Além disso, fazendo a gestão das entradas e saídas de seu estoque você vai diminuir seus custos em mais áreas, como você vai ver no item seguinte.

2. Logística

A logística da sua empresa fica muito mais eficiente com um controle de estoque bem feito. Isso porque, a gestão do seu estoque permite que você consiga prever a necessidade de novas mercadorias bem antes de realmente precisar. Com isso, você pode antecipar, também, as suas encomendas junto a seus fornecedores. Isso facilita a sua vida, porque livra você de preocupações e gera economia para você e para o fornecedor. Além disso, esta antecipação pode garantir que você consiga preços mais baixos de quem fornece mercadorias para a sua empresa. Isso nos leva ao próximo item:

3. Planejamento

A gestão de entradas e saídas de seu estoque facilita, também, o momento em que você precisa planejar seus próximos passos. Como o controle de estoque permite que você saiba o que agrada e o que não agrada seu público, você vai saber exatamente que tipos de produtos comprar a curto e a longo prazo. Esta antecipação permite que você planeje e organize suas compras e, também, as suas vendas em datas comemorativas que ainda estão para chegar. Ainda: você vai conseguir planejar, até mesmo, o que vai vender na próxima estação, com base nas entradas e saídas que aconteceram na sua loja na mesma estação no ano anterior.

4. Fidelização

Como você sabe, a gente já falou muitas vezes aqui no blog sobre a importância e as técnicas para se fidelizar um cliente. Com isso em mente, você pode usar a sua gestão de estoque para obter dados importantes que vão te ajudar a conquistar e manter esses clientes. Como o seu controle de estoque vai ajudar você a entender os produtos favoritos do seu público alvo, você melhora consideravelmente a relação dele com a sua empresa. A fidelização desse cliente nos leva ao próximo item:

5. Vendas

Se você controlar o estoque da maneira correta, você nunca mais vai correr o risco de ficar sem os seus produtos mais importantes. Isso porque, administrando todas as mercadorias que você tem em seu depósito, você sempre vai saber quando determinado produto atingiu o seu estoque mínimo. Assim, você faz a encomenda de uma nova remessa com uma antecedência confortável. 

Sabe quem fica feliz de sempre encontrar o produto que procura em sua empresa? Exatamente: o seu cliente.

Pense comigo: quantos clientes você já perdeu para sempre porque você não tinha o produto que eles procuravam mas o seu concorrente tinha?

Fazer um bom controle de estoque é um ganha X ganha X ganha:

Você sai ganhando. O seu cliente sai ganhando. Os seus fornecedores saem ganhando.

Vamos agora a mais uma parte importante do nosso artigo?

Vantagens da Planilha de Controle de Estoque Excel grátis

Com a planilha de controle de estoque Excel você tem todos os benefícios que citamos acima. Além disso, você agrega agilidade à sua gestão de estoque porque a tabela gratuita que criamos controla as suas entradas e saídas de maneira rápida e prática. Com isso, você economiza tempo, dinheiro e, também, pode se dedicar com mais atenção à gestão de outras áreas do seu negócio.

A planilha de controle de estoque Excel é indicada, especialmente, para a gestão de micro e pequenas empresas, mas ela não se limita a isso. Independente do tamanho do seu negócio, você sempre vai colher benefícios com este modelo de planilha de gestão de estoque.

Isso porque, ela foi desenvolvida, justamente para empresas que precisam de uma administração simplificada, não só dos seus estoques mas, também, das suas vendas, uma vez que com esta planilha grátis de controle de estoque você vai ter acesso a funções que administram as suas:

  • Vendas
  • Compras
  • Entradas
  • Saídas
  • Estoque atual
  • Cadastro de produtos.

Como a ideia é oferecer o controle mais efetivo possível do seu almoxarifado e estoque, os cálculos desta tabela são feitos de maneira automática, por meio de fórmulas muito bem pensadas e que estão dentro da configuração da planilha. 

Tudo isso, sem custos para o seu negócio.

Benefícios de controlar o estoque com a planilha Excel grátis

Se você tem uma micro ou pequena empresa, a planilha de controle de estoque Excel grátis é ideal para você. Isso porque, se você está procurando por um modelo de tabela que atenda às suas necessidades de uma gestão simplificada, uma planilha do tipo se encaixa no que você precisa.

Além disso, o fato de ser gratuita facilita ainda mais a sua vida!

Muitos empresários começam a gestão de seu estoque apenas com um caderno e uma caneta. Acontece que esta forma de controlar o estoque pode até funcionar quando você tem um negócio que tem poucas entradas e saídas e poucos clientes. 

Ou seja, talvez seja um método de gestão que funcione para a vendinha da esquina ou para empresários que vendem poucas unidades de mercadorias diárias.

Entretanto, se a sua empresa já cresceu um bocado e você percebe que se não fizer o controle de vendas você pode acabar tendo prejuízo, então, uma planilha de controle de estoque traz benefícios e vantagens para você. 

Vamos entender um pouco mais:

Como uma planilha de controle de estoque Excel grátis pode ajudar a minha empresa?

Entre as inúmeras vantagens da planilha de controle de estoque Excel grátis que já citamos, a tabela de gestão de estoque ainda vai ajudar a sua empresa trazendo os seguintes benefícios:

1. Prateleiras sempre atualizadas

Não perca mais clientes por não ter nas suas estantes os produtos que eles procuram. Com a planilha de controle de estoque Excel grátis, você vai estar com as prateleiras sempre atualizadas. Isso porque, fazendo uma gestão de estoque efetiva, você sempre vai saber a hora certa de repor seus produtos. E não é só isso: controlando as suas entradas e saídas, você sempre vai poder encomendar novos lotes de mercadorias junto a seus fornecedores com antecedência. Lembrando que, como dissemos aqui, ter suas estantes em dia aumenta a fidelização do seu cliente.

2. Rotabilidade controlada

Com a planilha de controle de estoque Excel grátis, você consegue fazer com facilidade a gestão do seu giro de estoque. Assim, além de fazer o controle das suas vendas, você vai conseguir analisar a sazonalidade, fazer a previsão de vendas, fazer seus planejamentos financeiros baseados nas suas vendas e, de quebra, saber aquilo que agrada ou não agrada o seu consumidor. O que nos leva à próxima vantagem:

3. Mais lucros

Nem preciso explicar que se você sabe aquilo que agrada o seu cliente, sabe prever os períodos de alta nas vendas, ganha desconto na hora de comprar mercadorias de seus fornecedores, agiliza os processos internos da sua empresa, os seus lucros aumentam, não é?

4. Zero desperdício

Se você trabalha com produtos que têm prazo de validade, a planilha de gestão de estoque Excel é ideal para você. Com ela, você vai ter as datas de entrada de cada produto e o controle da sua rotabilidade. Com isso, você vai conseguir controlar o tempo que cada produto está em suas prateleiras ou em seu estoque. Assim, fica fácil de saber quais produtos estão perto de vencer e os produtos que devem ficar mais à frente nas suas estantes.

Além disso, não devemos esquecer que, mesmo produtos não perecíveis sofrem processos de desgaste. Mesmo se você tem uma loja de roupas, a gerir a rotabilidade dessas mercadorias é importante, uma vez que, estas roupas podem sair de moda se não forem vendidas, ou mesmo, sentir o desgaste do tempo.

5. Mais eficiência

Quando o quesito é eficiência nos processos internos da sua pequena empresa, a planilha de entrada e saída de produtos também traz os maiores benefícios. Fazendo a gestão de estoque com a planilha Excel grátis, você corre muito menos riscos de erros humanos na hora de obter os resultados financeiros de cada período do seu negócio.

Como a tabela de controle de estoque tem fórmulas internas que não se alternam, os resultados dos cálculos feitos por ela estão sempre corretos. Isso agiliza a vida do empresário que, agora, não vai mais precisar de uma calculadora para chegar a números corretos e encurta o tempo usado na gestão desse setor.

Como funciona a planilha de controle de estoque Excel grátis

A planilha de controle de estoque Excel grátis foi criada para dar a você o máximo controle sobre os processos de entrada e saída de mercadorias da sua empresa. Por isso, este deve ser o seu foco na hora de usar este modelo de tabela pronta. 

Ela funciona permitindo que você registre as mercadorias que entram na sua empresa, catalogando elas por:

  • Código
  • Data de entrada
  • Quantidade
  • Valor
  • Fornecedor
  • Informações secundárias do produto
  • Tipo unitário

Com estes dados, a tabela de gestão de estoque Excel calcula o total de custos que você teve com estas compras, facilitando a sua gestão de custos.

Além disso, a planilha de controle de estoque Excel grátis permite que você faça o registro das suas saídas, também. Ou seja, sempre que um produto for vendido, você vai poder catalogar ele por:

  • Código
  • Data de saída
  • Quantidade
  • Valor
  • Fornecedor
  • Informações secundárias do produto
  • Tipo unitário

É com estas informações que a tabela Excel de controle de estoque grátis vai calcular o valor total de suas vendas.

Bacana, não é? Mas não é só isso!

De posse de todas estas informações, a planilha de entradas e saídas de estoque vai calcular para você o seu estoque atual, o seu estoque mínimo e o seu estoque inicial. Ou seja, nenhuma informação sobre suas compras e vendas vão ficar fora do seu controle.

Como usar a planilha de controle de estoque Excel grátis

Vamos à principal questão deste artigo: como usar a planilha de controle de estoque Excel grátis?

Aqui, a gente vai explicar o funcionamento de cada aba da tabela Excel de estoque para que você não fique com dúvidas e já possa sair usando ela após o download.

Aba de Estoque Atual e Cadastro de Produtos

Nesta aba é possível definir um código para cada produto que entrou na sua empresa, além de definir um estoque mínimo para ele.

Na mesma aba, você vai realizar o cadastro de cada produto e obter, depois disso, o valor total do seu estoque. É também nesta área que você vai saber de quais produtos você precisa fazer novas encomendas, uma vez que eles podem estar em uma quantidade menor do que o estoque mínimo definido por você.

Planilha de controle de estoque excel grátis para baixar

Aba de Entradas/Compras

Todas as compras de mercadorias que você fizer devem ser registradas nesta aba. Também é nela que você vai registrar o valor pago por cada mercadoria. Se você definiu um código para cada mercadoria na aba anterior, você vai poder colocar apenas o código dele, a data de compra, a quantidade e o valor pago por unidade caso queira repetir o produto mais vezes. 

Planilha de controle de estoque Excel grátis para baixar

Aba de Saídas/Vendas

Nesta aba de sua gestão de estoque por planilha Excel, você deve registrar todas as suas vendas da sua empresa. Aqui você pode registrar também, saídas que não forem originadas de vendas, somente para seu próprio controle.

Planilha de controle de estoque Excel gratis para baixar

Precisa de mais detalhes sobre o funcionamento da tabela Excel de gestão de estoque e entradas e saídas? A gente preparou um vídeo que mostra com mais profundidade como ela funciona:

Baixar Planilha de Controle de Estoque Excel grátis

Percebeu que este modelo de planilha de estoque grátis é para você? Então, não deixe de fazer o download. Ele é completamente gratuito e a planilha abre, tanto no Excel quanto no OpenOffice.

Para baixar a planilha de controle de estoque Excel grátis, basta clicar no botão abaixo:

baixar planilha de controle de estoque excel grátis

Outras planilhas Excel de gestão de estoque grátis para baixar

Precisa de uma gestão de estoque ainda mais completa? A gente selecionou várias outras planilhas para você controlar seus estoques. Cada uma destinada a um tipo de gestão e todas gratuitas para baixar. Dá uma olhadinha:

Planilha Excel de Custo Médio de Estoque

A planilha Excel de custo médio de estoque vai ajudar você na hora de calcular o custo médio das mercadorias que você tem estocadas em sua empresa. Por meio do cálculo do custo médio, você vai poder conhecer a média ponderada dos seus estoques, facilitando a sua gestão.

Veja como funciona a planilha de custo médio:

Gostou? Não deixe de fazer o download gratuito, então!

Para baixar a planilha de custo médio grátis, basta clicar no botão abaixo:

planilha de custo medio grátis

Planilha Excel de Giro de Estoque

Ao longo de todo este artigo a gente falou sobre a importância do giro de estoque. Que tal, então, ter esta gestão sob o seu controle? Faça a gestão do giro de estoque da sua empresa para obter dados preciosos sobre a saúde das suas vendas e sobre o interesse do seu público pelos seus produtos.

Veja como funciona a tabela Excel de giro de estoque:

Não perca tempo! Faça agora mesmo o download gratuito da planilha de giro de estoque. 

Para baixar a tabela de giro de estoque, basta clicar no botão abaixo:

planilha de giro de estoque excel gratis

Planilha Excel de Estoque Mínimo e Estoque Máximo

Mais uma gestão sobre a qual falamos bastante neste artigo: a gestão do seu estoque mínimo e do seu estoque máximo permite que você evite comprar mais produtos do que necessita e evita que você compre menos mercadorias do que a sua demanda exige.

Veja como a tabela Excel de estoque mínimo e máximo pode ajudar você a economizar:

Super necessário, não é? Não perca tempo! Faça agora mesmo o download gratuito!

Para baixar a planilha de estoque mínimo e máximo, basta clicar no botão abaixo:

planilha de estoque minimo e máximo gratis

Planilha Excel de Curva ABC para estoque

A Curva ABC é uma técnica que gera um gráfico que informa quais são os produtos aos quais você deve dar prioridade dentro do seu estoque e da sua empresa. Com isso, você não vai focar seus esforços em mercadorias que não trazem o retorno que você espera.

Veja como funciona a planilha Excel de Curva ABC:

Perfeito para gestão das suas entradas e saídas, não é? Faça agora mesmo o download gratuito!

Para baixar a planilha grátis de curva ABC, basta clicar no botão abaixo:

planilha de curva abc Excel gratis

Automatize seus estoques e a gestão da sua empresa

Você acredita que a sua empresa precisa de uma gestão mais eficiente e mais segura do que usar planilhas separadas para cada área? A gente também tem a solução. 

Com o sistema de gestão de empresas QuantoSobra você faz o seu controle de estoque de maneira automática, sem precisar recorrer a planilhas ou ao caderninho. 

Com o QuantoSobra você substitui todas as planilhas que você conheceu neste artigo e muito mais. Ele vai cuidar do seu fluxo de caixa, do seu cadastro de clientes, fazer sua gestão financeira, gerar etiquetas de precificação, fazer o controle de vendas e tudo o que a sua empresa precisar em termos de administração e gestão.

O melhor de tudo? 

Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente!

Basta clicar no botão abaixo:

Peps, ueps, custo médio, estoque mínimo: métodos de controle de estoque

 

Fique atento: