Planilha de Fluxo de Caixa Grátis para Download

Uma planilha de fluxo de caixa é feita para facilitar a gestão de uma das áreas mais importantes de uma empresa: a financeira. Como todos sabemos, são as entradas de dinheiro na empresa que permitem que ela mantenha a sua saúde e continue sobrevivendo.

Além disso, não existe a possibilidade de investimento em áreas que já estão dando certo dentro do negócio se as finanças não estiverem sendo bem gerenciadas e direcionadas.

A planilha de fluxo de caixa grátis também é importante para gerir as saídas da empresa. Não basta somente ter bem controlado as quantias de dinheiro que entra na empresa. É preciso, também, saber o quanto desse montante sai dos cofres do negócio para o pagamento de contas, para os custos fixos, para o pagamento de fornecedores e, assim por diante. Antes de seguir, vamos dar uma definição do que é fluxo de caixa, para que você entenda a importância que ele tem para a sua empresa:

O que é Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o indicador mais importante de uma empresa. Ele consiste no controle rigoroso de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua empresa. 

Por ser a gestão de uma área tão essencial, o fluxo de caixa deve ser calculado por períodos, para que você saiba o quanto entra e o quanto sai em cada dia, semana, quinzena, mê ou ano. 

Esse controle é obrigatório em qualquer controle orçamentário bem feito, assim como, é essencial para um bom plano de contas

Geralmente, a gestão do fluxo de caixa é feita de mês a mês, ainda que seja quase obrigatório que o empresário também faça esse cálculo anualmente. Isso é feito para que o dono da empresa e seus sócios saibam o quanto a empresa teve, realmente, de lucro em cada um desses períodos e, consequentemente, saiba como anda a saúde financeira do negócio.

Como a nossa planilha de fluxo de caixa grátis faz a relação entre entradas e saídas, esse cálculo fica simplificado, deixando toda a complexidade do cálculo para a própria tabela Excel, que já foi criada justamente para isso.

Como o objetivo principal da gestão do fluxo de caixa é calcular qual o saldo disponível em cada período para manter sempre uma boa quantidade de capital de giro disponível nos cofres da empresa, esse cálculo deve ser feito com muita atenção, sem correr riscos de erros humanos.

Esse capital de giro, como vimos aqui, neste artigo, vai servir para novos investimentos, como, novas compras junto aos fornecedores, abertura de novas áreas na empresa, investimento em novos produtos ou serviços, contratação de funcionários e assim por diante.

Com todos estes índices em mãos, o empresário vai saber o quanto pode gastar nestes novos investimentos, quanto ainda tem para receber de clientes, empresas de crédito e investidores e, também, o quanto de lucro vai ter para distribuir entre seus sócios em cada período.

Planilha de Fluxo de Caixa grátis: para que serve esta tabela Excel

A planilha de fluxo de caixa grátis que o QuantoSobra traz para você vai muito além de simplesmente controlar as entradas e saídas de valores da sua empresa. Com ela você vai poder:

  • Lançar suas contas a pagar e também as contas que a sua empresa tem a receber: desta forma, você nunca mais vai se perder ou ficar dependendo de lápis e papel para saber o quanto vai ter em caixa em cada período do ano ou do mês. Além disso, controlando esses fatores, você sabe em que datas vai ser melhor agendar o pagamento das contas da empresa e que datas fica melhor para programar recebimentos.
  • Controlar de saldo: com a planilha de fluxo de caixa grátis do QuantoSobra, você vai saber sempre, o saldo que existe no caixa no final do dia, sem precisar fazer contas, uma vez que, depois que você lança os valores na planilha, ela mesmo calcula, automaticamente, o resultado final de cada período.
  • Gerenciar sua empresa por regime de caixa: acompanhando as entradas e saídas do caixa da sua empresa a cada período, você pode fazer a gestão do seu negócio na forma de regime de caixa, que leva em conta, exatamente estes fatores.
  • Fazer a gestão financeira da sua empresa de maneira facilitada: com a planilha de fluxo de caixa grátis, você vai poder acompanhar todas as movimentações financeiras do caixa do seu negócio em detalhes, sem perder nenhum movimento e sem perder nenhuma mudança ou alteração.
  • Saber quem já pagou as contas que deviam para sua empresa: como dissemos acima, você vai poder lançar, na planilha de fluxo de caixa, todas as entradas de dinheiro. Com isso, você vai poder ter o controle sobre os pagamentos feitos pelos seus clientes em cada data. Você também vai saber quantas contas ainda não foram pagas e o quanto você e sua empresa ainda têm a receber.
  • Contas a receber: assim como você vai poder acompanhar o que ainda tem de dinheiro para receber, com a planilha de fluxo de caixa grátis, você também vai saber o quanto você tem a pagar aos seus fornecedores e, até mesmo, a seus funcionários, dependendo de como você preferir usar esta tabela Excel.
  • Fazer o fechamento de caixa diário: fazer o fechamento do caixa todos os dias vai deixar de ser uma tarefa trabalhosa. Com a planilha de fluxo de caixa vai ficar bem mais fácil chegar àquela soma que pode levar horas para se calcular no final do dia. Uma vez que todas as entradas e saídas de dinheiro vão sendo lançadas durante o dia na planilha de fluxo de caixa, ao final do dia de trabalho a soma já vai estar pronta. Simples, não é?

Controlar seu caixa com uma planilha de fluxo de caixa

Assim como todas as outras planilhas grátis do QuantoSobra, controlar o caixa com a planilha Excel de fluxo de caixa grátis é bem fácil. Basta que você navegue entre as abas da planilha. Cada uma delas tem uma função, seja de controle de entradas seja de controle de saídas.

Assim, durante o dia você vai lançando todo o dinheiro que entra através de vendas, investimentos, serviços ou o que quer que seja e, também vai lançando todo o dinheiro que vai saindo, seja através de pagamento de contas, de salários, de fornecedores e assim por diante.

Com isso, todas as entradas e saídas monetárias do seu negócio vai ficar registradas na planilha de fluxo de caixa xlsx, que é o formato desta tabela. 

A tabela de fluxo de caixa é xlsx justamente porque este formato permite que você use ela tanto com o Microsoft Excel quanto com o OpenOffice e com o Planilhas do Google.

Planilha de Fluxo de Caixa Grátis: Regime de Caixa ou Regime de Competência

Antes de usar a tabela de fluxo de caixa grátis que a gente oferece, muitos empresários se perguntam quais dos regimes devem usar para fazer a gestão de suas entradas e saídas. A resposta é simples: use os dois regimes, uma vez que assim a gestão do seu fluxo de caixa vai ficar mais completa. Vamos explicar, rapidamente o que é cada um desses regimes.

  • Regime de Competência:

Neste tipo de regime o empresário vai registrando os lançamentos na mesma data em que eles acontecem. Assim, caso a empresa faça uma compra, mesmo que ela seja à prazo, o total dessa compra vai ser retirado do total do caixa. O oposto também é válido: quando a empresa faz uma venda à prazo, todo o valor desta venda deve ser registrado no caixa.

Escolha o regime de competência, principalmente para fazer as análises a longo prazo de seu fluxo de caixa.

  • Regime de Caixa:

O regime de caixa é mais imediato e, assim, mais indicado para ser realizado diariamente. Com este sistema, tanto as altas quanto baixas do caixa são feitas no momento em que as mesmas acontecem. Assim, mesmo em uma venda à prazo, o registro de cada entrada vai ser feito no exato momento em que o dinheiro entra. 

Baixar Planilha de Fluxo de Caixa grátis: download da tabela Excel

Se você já usa algum material aqui do nosso blog você sabe que o processo de download é bem simples. Para baixar a tabela de fluxo de caixa baixa clicar neste link. Você vai ser direcionado rapidamente para a página de download. Aí, é só aproveitar e agilizar o fluxo de caixa do seu negócio.

Você também pode baixar a planilha de fluxo de caixa grátis do QuantoSobra, clicando na imagem abaixo:

Planilha de Fluxo de caixa

E então? Você encontrou tudo o que estava procurando? Se você ainda está em busca de novos materiais grátis para a gestão do seu negócio, que tal dar uma passada em nossa sessão de materiais educativos? Lá você vai encontrar várias outras planilhas Excel grátis para as mais diversas gestões do seu negócio, além de ebooks, infográficos e muito mais.

Para acessar a sessão de materiais educativos, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Fluxo de Caixa: materiais educativos

Gestão completa do seu Fluxo de Caixa e do seu Negócio

Você é do tipo de pessoa que não confia em simples planilhas do Excel para gerenciar algo tão importante como o fluxo de caixa da sua empresa? A gente te entende! Você está no lugar certo. 

Foi para gerenciar o seu fluxo de caixa fazer a gestão completa de toda a sua empresa que a gente criou o QuantoSobra. Ele foi desenvolvido para oferecer uma gestão robusta e segura para a sua empresa, suas finanças, seu estoque e muito mais.

O QuantoSobra ainda faz a gestão do seu PDV, faz a emissão dos mais diversos tipos de notas fiscais eletrônicas, faz a impressão de etiquetas de precificação, integra os seus estoques com o leitor de código de barras do PDV, dando altas e baixas automáticas de seus produtos vendidos ou comprados. 

Com o sistema você ainda vai poder gerenciar o seu cadastro de clientes, gerenciar toda a área financeira do seu negócio, emitindo relatórios completos sobre a saúde de cada um desses setores no período que você selecionar. Veja como funciona o QuantoSobra:

Legal, não é? E o melhor: você pode testar o QuantoSobra completamente grátis, sem cartão de crédito e sem compromissos. 

Para testar o QuantoSobra grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de preço de venda para promoção: teste grátis

10 / 318

6 Comments

  1. Lu Linhares 19 de janeiro de 2017 at 12:08

    Amigo(a) muito obrigado, eu estava louco atras de uma planilha dessa.

  2. Como fazer a gestão financeira de uma empresa - 2MGA Consultoria 11 de outubro de 2018 at 14:48

    […] empresa pode ter diversas áreas de entrada e saída de recursos financeiros e a gestão desse fluxo pode não ser fácil de […]

  3. Japao 16 de agosto de 2019 at 20:49

    Será muito útil, muito obrigado pela disponibilidade da planilha.

  4. jairo 18 de agosto de 2019 at 20:12

    como faço e qual a senha para desproteger

    1. Adrien Carlos Duarte 19 de agosto de 2019 at 09:15

      Olá, Jairo, tudo bem? Espero que sim 🙂

      Infelizmente não temos a senha de nossas planilhas, já que elas são feitas por uma empresa parceira. Ainda assim, espero que o material seja bastante útil para você 😉

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend