A Planilha de Fluxo de Caixa Excel é grátis para baixar?

Sim, a planilha de fluxo de caixa é gratuita, tanto para baixar quanto para usar na sua empresa. Ela foi desenvolvida para controlar o seu fluxo de caixa diário diretamente do seu computador. Por isso, o seu formato é xlsx, que é o formato tradicional de planilhas. Para abrir este tipo de material, você deve ter instalado em seu computador o Excel ou o OpenOffice.

Para baixar a planilha de fluxo de caixa grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Fluxo de caixa

Se você quer entender o que é fluxo de caixa, como fazer fluxo de caixa na planilha grátis e como funciona esta tabela Excel grátis, fique ligado no restante deste artigo.

O que é fluxo de caixa?

As entradas e saídas de dinheiro da sua empresa recebem o nome de fluxo de caixa. Como o nome indica, fluxo representa a movimentação dos valores gastos e recebidos pelo seu caixa em determinado período. O período mais comum é controle o fluxo de caixa diário, mas esta gestão também pode ser feita levando em conta o período mensal e o período anual. Depende sempre da necessidade da empresa.

O controle de fluxo de caixa faz parte de uma gestão maior: a gestão financeira da empresa. É por meio do controle de fluxo de caixa, por exemplo, que você descobre se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Isso porque, é através da gestão de fluxo de caixa que você faz a análise real das suas despesas e receitas.

Como esta área está diretamente ligada à saúde financeira do seu negócio, assim como o controle de estoque, fazer um bom controle de fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes para a sobrevivência de uma empresa. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem lucros, não é?

É cuidando do seu fluxo de caixa que você vai ter os relatórios mais importantes sobre os seus investimentos, seus gastos, suas vendas, a sazonalidade do seu negócio e sobre toda a sua estrutura financeira. 

É através do fluxo de caixa, também, que você vai conseguir fazer o seu planejamento financeiro, já que o controle dessa área permite que você tenha acesso aos números absolutos de cada período. Baseado nesses dados você consegue fazer uma projeção dos seus lucros em cada época. 

Inclusive, é com o objetivo de facilitar a sua projeção de lucros que a tabela que você encontra para baixar neste artigo é uma planilha de fluxo de caixa com gráfico. 

Uma planilha com gráfico é muito mais vantajosa do que as tabelas Excel tradicionais que você encontra para baixar em outros sites, uma vez um gráfico ajuda você a entender mais sobre as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio através de uma representação por imagem. 

Vamos falar um pouco mais sobre isso:

Planilha de fluxo de caixa grátis com gráfico e relatório

Como dissemos acima, esta planilha de fluxo de caixa com gráfico grátis traz inúmeros benefícios para a sua empresa, justamente por ela oferecer relatórios gráficos. 

A ciência já comprovou que é muito mais fácil para o ser humano, entender dados quando eles estão em forma de imagem. O nosso cérebro encontra mais facilidade em estimar quantidades e valores quando estas informações estão lado a lado, em um gráfico. 

Por isso que você vê, tantas vezes, aquelas tradicionais apresentações de slides trazendo os relatórios financeiros em forma de gráficos.

Para você entender melhor a importância dos gráficos nesta gestão, vamos responder à próxima pergunta:

Como fazer fluxo de caixa?

Fazer o controle de fluxo pode ser muito fácil! Isso, é claro, depende do tipo de regime de caixa que você escolher e do método de gestão de fluxo de caixa que você adotar para a sua empresa.

Evidentemente, criamos esta planilha de fluxo de caixa grátis para facilitar ainda mais a administração desta área mas, vamos aprofundar um pouco mais a parte teórica e o conceito de fluxo de caixa para que você saiba exatamente o que está fazendo quando começar a fazer esse controle na sua empresa.

Para entender como fazer fluxo de caixa, precisamos entender mais dois conceitos:

Regime de Caixa e Regime de Competência

Você, com certeza já ouviu falar de Regime de Caixa e Regime de Competência, não é? Entretanto, este conceito pode parecer confuso para muitos empresários que recém vão começar a fazer o controle do fluxo de caixa. Por isso, não podemos deixar de explicar o que cada um desses itens significa na teoria e na prática.

Antes de usar a tabela de fluxo de caixa grátis que a gente oferece, muitos empresários se perguntam quais dos regimes devem usar para fazer a gestão de suas entradas e saídas. A resposta é simples: use os dois regimes, uma vez que assim a gestão do seu fluxo de caixa vai ficar mais completa. Vamos explicar, rapidamente, o que é cada um desses regimes.

  • Regime de Competência:

O regime de competência funciona da seguinte maneira: todas as movimentações vão sendo registradas no mesmo momento em que elas acontecem. Se uma compra é feita, mesmo que o pagamento dela vá ser a prazo, o valor total dessa compra vai ser descontado do valor total do caixa.  No caso de uma venda, o processo é o mesmo: a movimentação é registrada no caixa mesmo que a venda vá receber o pagamento a prazo. 

O regime de competência é o regime mais indicado para o empresário que prefere fazer análises e projeções de longo prazo a partir do seu caixa.

  • Regime de Caixa:

O regime de caixa funciona da seguinte maneira: os recebimentos e os pagamentos são registrados no caixa no momento exato em que, efetivamente, acontecem. Se a sua compra vai ser paga à prazo, essa saída vai ser registrada no momento em que o dinheiro sai do caixa. Se a sua venda for feita a prazo, esta entrada vai ser registrada no exato momento em que o dinheiro entra no caixa.

O regime de caixa, por ser mais imediato, é mais recomendado para quem vai opta por fazer a abertura e fechamento do caixa diário.

Como fazer fluxo de caixa no Excel

Como você sabe, o Excel é a plataforma da Microsoft que permite a criação de planilhas para automatizar cálculos complexos. Como a gestão do fluxo de caixa pode, mesmo, ser uma tarefa mais complexa, muitos empresários acabam percebendo que uma planilha de fluxo de caixa no Excel pode trazer mais agilidade para os controles internos do negócio.

E, de fato, uma planilha Excel para fluxo de caixa pode facilitar, em muito, esta gestão. 

Isso porque, é muito mais seguro usar uma tabela do tipo do que apostar no velho caderninho e caneta para registrar as entradas e saídas financeiras de uma empresa. Se você escolher fazer fluxo de caixa no Excel, a calculadora também pode ser aposentada, uma vez que todos os cálculos ficam por conta das configurações internas da tabela.

Entretanto, no momento, você deve estar se fazendo a seguinte pergunta:

Como criar uma planilha de fluxo de caixa no Excel?

A melhor resposta para esta pergunta é: você não precisa saber como criar uma planilha de fluxo de caixa no Excel. Isso porque, você pode baixar a planilha de controle de fluxo de caixa pronta grátis, aqui mesmo, ou em vários outros sites pela internet. 

A planilha de fluxo de caixa grátis do QuantoSobra, por exemplo, pode ser baixada clicando no botão abaixo:

Planilha de Fluxo de caixa

Na hora de baixar uma planilha de fluxo de caixa grátis, é claro, recomendamos que você escolha a que disponibilizamos aqui no blog. Isso porque, a nossa planilha possui diversas vantagens, como você vai ver no próximo item:

Porque usar uma planilha para fazer o fluxo de caixa?

Para você que está se perguntando, porque usar uma planilha para fazer fluxo de caixa, a resposta é muito simples: por que o controle de fluxo de caixa exige cálculos que podem ser complexos e demorados. E, mesmo que você tenha uma pequena empresa, com um número baixo de vendas, fazer a abertura e fechamento de caixa, pode ser algo que vai tirar de você um tempo precioso.

Todos sabemos como o tempo de um dono de pequena empresa é precioso, não é? No tempo que você está calculando o seu caixa, você poderia estar se dedicando a outras áreas de igual importância no seu negócio. Em função disso, usar uma planilha para fazer fluxo de caixa facilita o seu dia a dia, além de trazer mais confiança no processo, uma vez que é muito mais seguro ter todos os seus dados em uma tabela que traz relatórios com gráfico, do que usar um caderninho que pode ser perdido, manchado ou roubado.

Vamos entender um pouco mais:

Vantagens da planilha de fluxo de caixa grátis

A planilha de fluxo de caixa diário grátis do QuantoSobra traz inúmeras vantagens. Além de controlar as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, ao baixar esta planilha grátis você vai poder:

  • Lançar suas contas a pagar e também as contas que a sua empresa tem a receber: desta forma, você nunca mais vai se perder ou ficar dependendo de lápis e papel para saber o quanto vai ter em caixa em cada período do ano ou do mês. Além disso, controlando esses fatores, você sabe em que datas vai ser melhor agendar o pagamento das contas da empresa e que datas fica melhor para programar recebimentos.
  • Controlar de saldo: com a planilha de fluxo de caixa grátis do QuantoSobra, você vai saber sempre, o saldo que existe no caixa no final do dia, sem precisar fazer contas, uma vez que, depois que você lança os valores na planilha, ela mesmo calcula, automaticamente, o resultado final de cada período.
  • Gerenciar sua empresa por regime de caixa: acompanhando as entradas e saídas do caixa da sua empresa a cada período, você pode fazer a gestão do seu negócio na forma de regime de caixa, que leva em conta exatamente estes fatores.
  • Fazer a gestão financeira da sua empresa de maneira facilitada: com a planilha de fluxo de caixa grátis, você vai poder acompanhar todas as movimentações financeiras do caixa do seu negócio em detalhes, sem perder nenhum movimento e sem perder nenhuma mudança ou alteração.
  • Saber quem já pagou as contas que deviam para sua empresa: como dissemos acima, você vai poder lançar, na planilha de fluxo de caixa, todas as entradas de dinheiro. Com isso, você vai poder ter o controle sobre os pagamentos feitos pelos seus clientes em cada data. Você também vai saber quantas contas ainda não foram pagas e o quanto você e sua empresa ainda têm a receber.
  • Contas a receber: assim como você vai poder acompanhar o que ainda tem de dinheiro para receber, com a planilha de fluxo de caixa grátis, você também vai saber o quanto você tem a pagar aos seus fornecedores e, até mesmo, a seus funcionários, dependendo de como você preferir usar esta tabela Excel.
  • Fazer o fechamento de caixa diário: fazer o fechamento do caixa todos os dias vai deixar de ser uma tarefa trabalhosa. Com a planilha de fluxo de caixa vai ficar bem mais fácil chegar àquela soma que pode levar horas para se calcular no final do dia. Uma vez que todas as entradas e saídas de dinheiro vão sendo lançadas durante o dia na planilha de fluxo de caixa, ao final do dia de trabalho a soma já vai estar pronta. Simples, não é?

Como fazer fluxo de caixa numa planilha

Fazer o fluxo de caixa na planilha grátis do QuantoSobra é muito simples. Como você vai perceber abaixo, a planilha é dividida em abas:

Aba de Receitas e Despesas

Nesta aba você vai fazer todos os lançamentos de receitas e despesas. Ou seja, todo o que você recebeu e tudo o que você pagou durante determinado período no seu negócio, devem ser lançados nesta aba. Durante todo o processo, você vai poder definir o tipo de lançamento que está fazendo, se são despesas, há esta opção no mini menu. Se são receitas, a opção também está disponível no mesmo lugar.

Nesta mesma aba, você ainda vai poder definir:

  • A data de cada movimentação
  • O valor da entrada ou
  • O valor da saída de dinheiro, 
  • O cliente ou
  • O fornecedor
  • O CPF ou o CNPJ
  • A categoria do produto
  • A data de pagamento
  • O valor pago

Como você pode ver na imagem abaixo:

Planilha de fluxo de caixa grátis: entradas e saídas download

Aba de Relatório Gráfico

Na aba de relatório gráfico, você vai ter acesso a um relatório visual com os dados de todas as movimentações que você definiu na outra aba. Na aba de relatório gráfico, você vai receber os valores todos calculados, sobre todas as entradas e saídas que você registrou anteriormente. Na aba de gráfico você vai ter acesso aos seguintes dados:

  • Soma do valor pago
  • Total de despesas geral
  • Receitas

Além de poder filtrar todos estes dados por:

  • Fornecedor
  • Cliente
  • Categoria
  • Compra ou
  • Venda

Na medida em que você for filtrando estes dados, o gráfico da planilha vai se adaptando e atualizando, mostrando os resultados de cada dado filtrado. Além disso, você mesmo pode adicionar os filtros que achar necessários para a sua análise financeira. Tudo isso em uma planilha de fluxo de caixa grátis! Como mostra a imagem abaixo:

Planilha de fluxo de caixa grátis com gráfico e relatório

Super completa, não é? Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer fluxo de caixa numa planilha, dá uma olhadinha no vídeo abaixo, onde explicamos como funciona a tabela Excel de fluxo de caixa do QuantoSobra:

Percebeu que esta também é uma planilha de fluxo de caixa de contas a pagar e contas a receber? Como dissemos acima, você vai ter um controle muito mais completo com esta tabela Excel grátis.

Planilha de fluxo de caixa: Download

Chegou a hora de fazer o download da planilha de fluxo de caixa grátis do QuantoSobra. Como você vai ver, o processo é bem simples: basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Fluxo de caixa

Controle do seu fluxo de caixa diário e muito mais

Prefere controlar o fluxo de caixa da sua empresa em integração com o seu estoque e com toda a gestão financeira do seu negócio? A gente tem a solução! 

Com o QuantoSobra, você pode ter a gestão de todas as áreas da sua empresa centralizada em um só lugar. O nosso sistema vai integrar as suas entradas e saídas com os produtos do seu almoxarifado, dando baixas automáticas quando cada produto for vendido. Assim, suas vendas estão sempre controladas e atualizadas.

Além disso, com o QuantoSobra você automatiza toda a sua gestão financeira, suas contas a pagar e a receber, tem relatórios gráficos que oferecem uma visão completa do seu negócio, controla seu cadastro de clientes, vendas em cartão de crédito e débito, crediário e, muito mais.

Veja como funciona o QuantoSobra:

Tudo o que sua empresa precisa!

Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente! Basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Fluxo de Caixa por centro de custos grátis: teste grátis quantosobra