Não existe bom funcionamento de um negócio sem um bom controle de estoque, uma vez que esse sistema é uma das atividades mais fundamentais para uma empresa. O sistema de estoque dos lojistas é importante quando se busca sucesso.

Podemos usar como exemplo, uma loja de conveniências que esgota frequentemente o seu estoque de bebidas. Além de não cumprir o seu papel, que é ser conveniente, esta loja ainda causa uma péssima impressão para os clientes em potencial, que deixarão de buscar ali os produtos para o seu consumo. Uma boa gestão do estoque de bebidas teria resolvido todo esse incômodo.

É claro que todas as previsões de demanda e até mesmo as oscilações dos preços das matérias primas podem interferir no controle de estoque de bebidas da loja, e mesmo, no sistema de estoque de uma loja de roupas, uma vez que o controle de estoque é importante para qualquer negócio de vendas.

Pensando em tudo isso, preparamos para você, seis dicas que vão ajudar você a administrar bem o seu estoque.

Seu controle de estoque começa com um levantamento preliminar

O primeiro passo para um bom controle de estoque começa em seu levantamento preliminar. Você deve saber exatamente o número de unidades de cada produto, sejam eles produtos finais, matérias-primas, materiais administrativos, etc.

Podemos voltar ao exemplo da loja de conveniências: o controle do estoque de bebidas deve ser feito por meio de um levantamento minucioso, seja ele por escrito, por planilha de estoque no Excel, ou mesmo, em programas especializados. O importante é que o lojista saiba que está garantindo eficiência aos processos do seu negócio.

Promova uma queima de estoque

Saber como controlar seu estoque pode ser mais fácil do que você imagina. Quais produtos estão para sair de linha? Existem produtos passando da validade? Que tal promover uma queima de estoque, vendendo esses produtos a um preço mais barato, evitando maiores prejuízos? Além disso, você começa seu controle de estoque de forma mais organizada, sem itens prestes a serem inutilizados ou até mesmo que não tem nenhum giro.

Você como lojista já deve saber o quanto a organização de uma boa promoção pode ajudar a desencalhar aqueles produtos que quase já não tinham chance de sair das prateleiras. Isso porque, nenhum consumidor que se preze se dá ao luxo de não se interessar por uma promoção: todos querem ter a sensação de que estão pagando muito barato por um produto.

Esta é uma arma que pode e deve – ser utilizada pelo lojista, já que através dela se mata dois coelhos com uma cajadada: você auxilia o seu controle de estoque fazendo as mercadorias circularem e ainda agrada e fideliza o seu cliente.

Tenha um controle completo das operações de sua empresa

O controle de estoque está diretamente relacionado à movimentação de produtos em sua loja. Quanto mais você vende, mais precisa repor o estoque utilizado na revenda, na produção e nas demais atividades da empresa.

Como então fazer o controle dessas operações? Alguns lojistas utilizam livros de saída e de entrada de produtos. Outros utilizam planilha no computador, a famosa tabela de estoque no Excel. O importante é que você realize um controle detalhado da movimentação desses produtos, pois é ela que determina eventuais reposições de estoque em sua loja.

Torna-se muito mais fácil realizar a atualização constante de entradas e saídas de produtos em estoque do que ficar contando o estoque ou verificando visualmente a quantidade atual.

Utilize sistemas automáticos de lançamento de compra e venda (baixa automática no estoque)

Ainda que sua loja não possa arcar com os custos de um software específico para o controle de estoque, existem empresas que fornecem esse serviço de forma bastante acessível, como o QuantoSobra.

Sistemas automatizados de lançamento de compra e de venda de produtos são extremamente úteis ao lojista, porque realizam baixa automática no estoque. Por meio desses sistemas de controle a atividade de administração do estabelecimento torna-se bastante integrada e agilizada, pois o gestor consegue identificar qual o serviço mais prestado ou o produto mais vendido e quais dão mais lucro. Consegue planejar melhor as suas compras e ter um controle mais preciso de seu giro de estoque.

Faça previsões de demanda

Um bom empreendedor é capaz de identificar tendências de alta ou de queda da demanda, ajustando seus estoques a partir de previsões de vendas. Isso é muito comum em lojas que têm sua demanda elevada por motivos sazonais, como o Natal, por exemplo. Alguns meses antes, o lojista aciona seus fornecedores e aumenta seus estoques, prevendo o movimento futuro.

Escolha fornecedores confiáveis

Independentemente do tipo de controle de estoque que você escolha, é imprescindível poder contar com fornecedores confiáveis. Isso não significa, necessariamente, que sejam os fornecedores com os preços mais baixos. Um bom fornecedor é aquele que não atrasa, cujos produtos não são entregues com defeito e que honra com seus compromissos comerciais.

Para receber mais informações sobre as formas de controle de estoque para sua empresa, deixe aqui suas dúvidas e comentários e continue de olho no blog!
Controle de estoque em 6 dicas