Como captar novos fornecedores para o seu negócio

É muito importante que um empresário saiba como captar novos fornecedores para a sua empresa, uma vez que o apoio de bons parceiros nesse segmento é essencial para os planos da companhia.

Um bom fornecedor oferece ferramentas importantes para uma empresa, além de insumos e outros itens para quem quer crescer. Por exemplo, vantagem competitiva em relação aos concorrentes pode ser obtida dependendo da qualidade da matéria-prima ou da capacidade de processar dados com um software novo.

Por isso, é importante saber como captar novos fornecedores para a sua empresa poder crescer com o apoio deles. Quer descobrir os segredos para isso? Então siga a leitura abaixo!

Captar novos fornecedores: como começar

Uma das principais maneiras de captar novos fornecedores é fazer uma pesquisa proativa dentre as opções no mercado. É assim que toda boa seleção de parceiros comerciais tem início.

Atualmente, existem ferramentas que permitem que você busque por empresas de determinados segmentos com base no código CNAE e outros elementos específicos, como localidade e nível de faturamento.

Desse modo, é possível montar uma lista com todas as principais alternativas do mercado que você busca e começar a aplicar filtros para determinar qual o melhor fornecedor para o seu negócio e assim captar novos fornecedores de forma segmentada.

Por exemplo, suponha que você quer um fornecedor de algum software para ajudar a coletar dados da sua linha de produção para torná-la mais eficiente. Com as ferramentas certas, é possível listar todas as empresas do país que fazem softwares e começar a filtrar o seu novo fornecedor daí.

O mesmo pode ser dito de fornecedores de insumos. Se a sua empresa produzir pães em massa, por exemplo, é possível localizar e captar novos fornecedores de farinha ou ovos da região, além de fabricantes de fornos industriais e por aí vai.

Essa postura proativa pode parecer um pouco injusta. Afinal, é necessário procurar por clientes para vender e também por fornecedores? Será que não chegou a hora de se comportar como um cliente e esperar ser bajulado pelos fornecedores?

Na verdade, não dá para esperar que os fornecedores pensem em divulgar a empresa na Internet. Afinal, apesar deles estarem interessados em vender, você também está interessado em comprar. Nesse caso, é preciso ir até eles e buscar pelos melhores negócios possíveis, pois seus competidores estarão fazendo a mesma coisa.

Aplique os filtros de seleção com base nas suas preferências

Quando falamos sobre captar novos fornecedores, cada empresa tem o seu contexto básico e mesmo companhias do mesmo segmento ou que trabalham com o mesmo produto têm cenários diferentes.

Imagine, por exemplo, dois negócios que trabalham com a fabricação de bolos. Uma delas é uma pequena empresa de bairro, com algumas poucas máquinas e com produção o suficiente para alimentar a sua região. Já a outra produz bolos o suficiente para vender no país inteiro.

Sendo assim, cada companhia precisa de um tipo de fornecedor diferente. A empresa que atua no nível nacional precisa comprar muito mais farinha, muito mais ovos e muito mais leite do que a empresa que fabrica apenas para o seu próprio bairro.

Ao mesmo tempo, se a fabricação de pequeno porte quiser crescer e começar a distribuir seus produtos para as cidades locais, precisará de uma linha de fabricação nova, além de captar novos fornecedores que possam distribuir seus produtos pelos municípios próprios.

Por isso, a negociação de preços e condições são diferentes para as duas, bem como as necessidades por materiais para os seus produtos. O fornecedor ideal para a empresa nacional não é adequado para a empresa local (e vice-versa!).

Portanto, o próximo passo para captar novos fornecedores é aplicar os filtros que definem o tipo de parceiro que você quer na sua empresa.

Seu foco é crescer? Então talvez precise de alguém capaz de oferecer oportunidades de crescimento e lidar com as suas demandas futuras. No entanto, se o seu foco é criar uma marca mais poderosa para a sua empresa, vale a pena investir em um fornecedor de maior qualidade.

Assim, é importante definir bem o que você espera do fornecedor que quer captar e começar a filtrar as opções selecionadas pelas características que indicação se aquela empresa é ou não adequada para trabalhar com você.

Como captar novos fornecedores

Aprenda como negociar para saber como captar novos fornecedores

Conseguir um novo fornecedor é um processo complicado e que exige alguns cuidados na negociação. Afinal, a ideia é firmar uma parceria duradoura que trará benefícios de longo prazo para a sua empresa.

Por isso, é essencial listar logo de começo todas as necessidades que você precisa que sejam supridas pelo fornecedor. Por exemplo, se você quer crescer, é importante que o parceiro tenha condições para alimentar esse crescimento com seu fornecimento de insumos.

Além de estabelecer o que você precisa do fornecedor, é importante entender que o fornecedor também vai querer alguma coisa de você.

Por exemplo, muitos deles preferem se valer de um compromisso de longo prazo, pois sabem que poderão se beneficiar da estabilidade de um contrato de maior duração.

Por isso, é importante ouvir o que o possível fornecedor da sua empresa busca alcançar nessa parceria e negociar de modo a fechar um acordo positivo para ambos.

Na hora de fechar negócio com o fornecedor, estabeleça em termos simples quais são as condições daquela troca. Ou seja: diga o que você quer e expresse que compreendeu do que o outro lado precisa.

Assim, você consegue montar uma boa negociação, que é produtiva e sem emoções que atrapalham as partes a chegar a um bom acordo.

Para captar novos fornecedores de forma eficiente, invista na relação para um longo prazo

Para captar novos fornecedores não adianta estabelecer uma parceria com um novo fornecedor por um curto prazo. Isso porque os benefícios de ter um bom contato levam algum tempo para começar a aparecer.

É apenas quando a relação já está mais afinada que o fornecedor oferece descontos, prazos melhores e quebra alguns galhos para a sua empresa, na certeza de que você fará o mesmo por ele.

Além disso, é fato que o processo de captação de novos fornecedores exige dedicação. Por exemplo, você precisa direcionar horas do seu dia ou horas de um colaborador para realizar todo o processo que citamos. Isso corta sua produtividade.

Por isso, evite ficar “pulando” de fornecedor em fornecedor pois, assim, você acaba gastando mais e não consegue estabelecer um padrão de qualidade adequado para os seus produtos.

Só decida captar novos fornecedores quando estiver pronto para estabelecer uma relação de longo prazo com aquela empresa. É claro que isso nem sempre é possível e enganos acontecem. No entanto, se contratar um fornecedor incompatível for um processo comum, é sinal de que há algo errado com o seu procedimento de captação de parceiros.

É fato que conseguir captar novos fornecedores não é uma tarefa fácil. Nem deve ser mesmo: é uma decisão importante e que terá impacto significativo no futuro da sua empresa.

Por isso, é importante pensar bem e levar as coisas aos poucos, fazer uma pesquisa bem completa, analisar todas as opções e aplicar os filtros corretos para encontrar aquele fornecedor que é o ideal para você (mas que talvez não seja a “melhor” opção ou a alternativa que seria mais escolhida por outras empresas).

Seguindo esses cuidados, você poderá captar novos fornecedores e usar a ajuda deles para alavancar sua empresa para um novo patamar no mercado.

E aí, o que achou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!

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