Uma das perguntas mais recorrentes entre as pessoas que querem abrir uma microempresa de varejo é: como administrar uma loja de roupas? Para responder essa pergunta, você vai ler, neste artigo:

 

Muitos se perguntam se as particularidades desse tipo de negócio são muito diferentes das presentes em outros nichos do varejo tradicional.

A resposta é: sim, saber como administrar uma loja de roupas é bem diferente de administrar uma empresa de outro segmento.

Essa resposta é quase óbvia quando pensamos que cada tipo de microempresa tem suas características particulares e, por isso, administrações diferentes.

Claro que não basta somente saber como administrar uma loja de roupas, é necessário aprender toda a série de procedimentos comuns para manter a saúde de qualquer tipo de empresa.

Independente do segmento, uma empresa tem seus macetes administrativos que devem ser considerados para que ela sobreviva até alcançar o seu ponto de equilíbrio e começar a dar lucro.

Por isso criamos este artigo: para que você entenda como administrar financeiramente uma loja de roupas, conheça as práticas básicas e, também aquelas que são específicas para uma loja de roupas. 

Você já deve ter percebido que esse tipo de loja possui grande potencial de crescimento, não é?

Isso porque, como todos sabem, todas as pessoas precisam se vestir, e a maioria esmagadora gosta de ter a sensação de estar bem vestida para cada ocasião.

Se sentir bem vestido afeta a autoestima de qualquer pessoa e, qualquer empresa que faça com que seu cliente se sinta bem assim, tem grande potencial de crescimento.

Além de tudo isso, uma loja de roupas ainda pode proporcionar aos seus clientes, uma experiência tão personalizada que eles vão querer voltar lá sempre que pensarem em vestir algo específico. 

Ao longo desse artigo nós vamos aprofundar um pouco mais sobre como administrar uma loja de roupas e alcançar o sucesso.

Como administrar uma loja de roupas?

Como dissemos no começo do texto, saber como administrar uma loja de roupas é diferente de saber administrar outras empresas. 

Entretanto, existem processos que são comuns a todos os tipos de empresas. 

Nós vamos falar um pouco sobre essas práticas e mostrar também a importância de aplicá-las em uma loja de roupas. 

Entenda a seguir o que é importante para esse modelo. 

Conheça seus custos

O primeiro passo para saber como administrar uma loja de roupas é saber que o empresário tem que conhecer todos os seus custos.

E não basta ter somente uma ideia de quais são esses custos. É necessário colocar essas contas e números na ponta do lápis.

O empresário deve saber quais são os seus custos fixos mensais, para ter sempre em mente o quanto precisa lucrar para pagar os gastos de manutenção da empresa.

Além disso, ele deve ter o conhecimento de quais são os custos variáveis da sua empresa, além de saber o custo médio dos produtos que ele vende. 

Quanto mais ele souber sobre como administrar financeiramente uma loja de roupas , mais chances a empresa tem de sobreviver ao longo do tempo.

Leia também: Gerenciador financeiro: o que é e como pode te ajudar

Controle seu estoque

Aprender como gerenciar estoque de lojas de roupas é uma dica bastante importante sobre como administrar o negócio. Isso porque, o estoque é uma parte crucial da venda de produtos desse tipo.

O empresário deve ter um controle de estoque muito bem feito, para saber sempre, exatamente, quantos produtos ele ainda tem armazenado e quando vai ser o melhor momento para entrar em contato com os seus fornecedores para adquirir mais peças.

Você consegue imaginar ter um produto na vitrine e não ter ele dentro da loja para vender?

Isso pode acontecer se você não fizer o controle de estoques da maneira certa, como mostramos no artigo, “PEPS | custo médio | ueps | estoque mínimo, economize dinheiro com estes métodos de controle de estoque!”. 

Aproveite também para fazer o download grátis da planilha de controle de estoque que preparamos para você.  

Planilha controle de estoque

Planeje suas finanças

Ter um planejamento financeiro correto e completo é, certamente, a chave para a sobrevivência da sua empresa.

Isso porque, não basta que ela venda bastante e tenha muito lucro. É preciso saber direcionar esses valores para investimentos certos, pagamento correto de contas e para renovação dos seus estoques.

A gente explicou como fazer um planejamento financeiro completo para sua empresa, no artigo,Planejamento orçamentário: o que é e por que deve ser feito”.

Controle suas vendas

Independente do método que você escolher para fazer isso, fazer o controle de vendas é obrigatório para administrar uma loja de roupas.

Saber o número de peças que saiu, os valores que entraram em seu fluxo de caixa com essas transações e quantos clientes passaram pela sua loja é essencial.

Ter esse conhecimento ajuda, inclusive, a saber quais são as peças que têm mais saída e, por consequência, tem que receber encomendas mais vezes com os seus fornecedores. 

Lembre-se também de incluir o controle de PDV em suas tarefas de gestão.

Escolha bem seus fornecedores

Como dissemos lá em cima, saber como administrar uma loja de roupas passa por aprender a gerenciar estoque de loja de roupas.

É aqui que entra a logística e a boa escolha dos fornecedores dos seus produtos.

Essa escolha não deve ser feita somente pelo preço. Muitas vezes as peças mais baratas podem ser ruins e trazer mais prejuízos do que lucros.

Você deve escolher seus fornecedores com base na qualidade de seus produtos e com a facilidade e rapidez com que esses produtos chegam à sua empresa.

Isso porque, muitas vezes você pode ficar sem uma peça de roupa que tem bastante saída e, caso queira encomendar, essa compra tem que chegar rápido.

Tempo é dinheiro, tanto para você quanto para seus clientes.

Coloque os preços certos

Saber precificar é essencial nas práticas de como administrar uma loja de roupas. Isso porque, não basta vender diversas peças de roupas se os preços estão colocados de maneira intuitiva e não inteligente.

Por isso, é preciso conhecer o custo médio de seus produtos mas, não só isso: você também deve conhecer o markup e também, a margem de contribuição de cada um desses produtos.

Tudo isso para que seja mais fácil e mais justo para sua empresa a precificação de produtos.

Nessa hora, você deve se lembrar que é o lucro que o preço de cada peça de roupa traz que vai garantir o sucesso da sua empresa.

Seja justo consigo mesmo e com seus clientes. 

Se você ainda tem muitas dúvidas sobre como fazer isso, indicamos que acesse a nossa planilha de Formação de Preço de Venda e comece a usá-la no cálculo do preço de venda dos produtos da sua loja. 

Não misture as finanças pessoais com as da empresa

Dica que nunca deve ser esquecida por nenhum empresário: nunca misture as suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Nunca.

Ao invés de fazer retiradas esporádicas de dinheiro da sua empresa para pagar contas pessoais, estabeleça um pró-labore, que é uma espécie de salário mensal para o dono da empresa.

Cuide bem das suas finanças pessoais de maneira a nunca tocar em dinheiro da empresa.

Ofereça um bom atendimento

A gente já falou bastante aqui no blog sobre a importância da experiência do cliente dentro da sua loja e de como ela impacta nas suas vendas. 

Apesar disso, ninguém precisa de um artigo para saber a importância que o atendimento ao cliente bem feito tem para uma empresa. 

Quando está dentro da sua loja o cliente deve se sentir em casa, acolhido e bem entendido. 

Quanto melhor for esse atendimento, quanto mais empáticos são os seus colaboradores, maiores são as chances de esses clientes se tornarem compradores fixos da sua loja.

Contrate os melhores colaboradores

Não basta você saber como administrar uma loja de roupas se não souber contratar colaboradores que estejam alinhados com a missão, visão e valores da sua empresa.

Você deve saber como selecionar e contratar os melhores profissionais do mercado para a área que a sua loja necessita. 

Embora não pareça, isso impacta diretamente na maneira com que os clientes vão ver a sua empresa. E você sabe que imagem é tudo, não é?

Invista na sua gestão de pessoas e faça um bom treinamento de vendas e depois conta pra gente sobre o que mudou na sua loja.

Cuide da imagem do negócio

Quando falamos sobre a importância da imagem da empresa, não estamos falando somente da sua imagem nas redes sociais – embora ela também seja bastante importante – estamos falando da imagem das suas vitrines. 

Como seus clientes estão se sentindo a respeito do que é mostrado em suas vitrines? 

Eles entram na sua loja sendo chamados por elas? 

Se a resposta para essa pergunta for não, você deve investir em estudar sobre vitrinismo e sobre como melhorar a imagem das suas vitrines.

Além dessas práticas, é essencial para administrar uma loja de roupas que você conheça métricas como:

Além dessa lista também é importante que você domine técnicas de planejamento estratégico e planos de ação. 

Isso porque, você vai precisar desses conhecimentos para estabelecer um bom plano de negócios e um bom plano de marketing.

Resumindo, na lista de atividades que você deve priorizar ao aprender como administrar uma loja de roupas estão:

  1. Conheça seus custos
  2. Controle seu estoque
  3. Planeje suas finanças
  4. Controle suas vendas
  5. Escolha bem seus fornecedores
  6. Coloque os preços certos
  7. Não misture as finanças pessoais com as da empresa
  8. Ofereça um bom atendimento
  9. Contrate os melhores colaboradores
  10. Cuide da imagem do negócio

Agora você está mais perto de alcançar o sucesso.

Agora você já sabe como administrar uma loja de roupas!

Bacana, não é? Agora você já sabe as principais dicas sobre como administrar uma loja de roupas. Se você gostou do assunto, dá uma olhadinha no vídeo abaixo, que fala um pouco mais sobre o tema:

E para tornar todas as etapas que listamos acima mais fácil, inclusive automatizando algumas delas, te convidamos a testar gratuitamente o QuantoSobra, um sistema de gestão completo para a sua loja. 

Com ele você pode deixar todas as planilhas para loja de roupas de lado e reunir tudo em um sistema inteligente, eficiente e seguro.

Com um sistema como o QuantoSobra, você faz tudo o que várias planilhas Excel fazem, de maneira automática e em um só lugar. Comece seu teste grátis!

testar quantosobra grátis