Já se perguntou quais são as principais datas comerciais de 2023 ou o porquê você deve investir em ações de vendas especiais para cada uma delas? Pois é, o comércio é cheio de altas e baixas.

Nesse sentido, as datas comemorativas servem para estimular o consumo. E, mesmo que algumas comemorações sejam mais populares do que outras, isso não significa que você deve ignorar uma delas.

Tenha em mente que qualquer oportunidade de fazer diferente e sair na frente da concorrência deve ser usada. Caso queira aprender mais sobre o assunto, continue lendo para aprender:

  • vantagens de investir em ações de vendas sazonais;
  • quais são as datas comerciais mais importantes;
  • qual é a data que mais vende;
  • como montar um calendário comercial matador.

Não deixe de conferir!

Por que as datas comemorativas são tão importantes para o comércio?

Todo lojista já ouviu falar de datas comerciais, mas nem sempre conhece os benefícios que elas trazem para o comércio. E, para te ajudar a entender esses pontos positivos, trouxemos 3 deles para você logo abaixo!

1. Aumentam o faturamento

As datas comerciais têm esse nome porque aquecem o comércio. Isso significa que elas aumentam o volume de vendas e, consequentemente, do faturamento para os negócios. Algumas delas, como o Natal, movimentam milhões de reais todos os anos.

2. Atraem mais clientes

O conjunto formado por promoções e decoração é a receita perfeita para apresentar as lojas a um potencial cliente. E essa é outra vantagem das datas comerciais: divulgar seu negócio gastando pouco e, com isso, atingir uma parcela ainda maior do público.

3. Movimentam o estoque

Para finalizar, as datas comemorativas fazem o estoque girar. Ao reduzir os preços de itens que estavam parados há meses, você consegue não só reaver o dinheiro investido, mas também abrir espaço para renovar o estoque e oferecer novidades aos seus clientes.

>>>> Veja mais: como aproveitar os feriados para vender mais no varejo?

Quais são as datas comerciais de 2023? As 10 principais para você investir

Agora que você viu os benefícios que as datas comerciais trazem para o comércio, veja quais são as principais de 2023 para apostar na sua loja:

  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia dos Namorados;
  • Páscoa;
  • Black Friday;
  • Dia do Cliente;
  • Dia das Crianças;
  • Cyber Monday;
  • Dia da Mulher.

A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma dessas datas comerciais de 2023, para entender qual a relevância dela para o comércio!

1. Natal

O Natal é a data comercial mais popular do país. Justamente por isso, todo lojista — não importando seu nicho ou plano de negócios — deve pensar em estratégias promocionais para aproveitá-la.

Para você ter uma pequena ideia da relevância dela para o comércio, confira essa pesquisa. Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 33% das pessoas pensam usar o décimo terceiro salário para fazer compras natalinas.

Isso deixa claro que o período traz um aumento das vendas e, por conseguinte, dos lucros, em especial para quem sabe aproveitar as oportunidades e se planeja bem.

2. Dia das Mães

Já o Dia das Mães é a segunda maior data comercial do país. Dados do Índice Cielo de Varejo Aplicado (ICVA) mostraram que 2022 registrou um aumento de quase 18% no faturamento da data.

Afinal, todo mundo quer homenagear a figura materna com um presente e isso aumenta consideravelmente o volume de vendas no comércio, mesmo com a crise que se instalou desde a pandemia.

3. Dia dos Pais

Ainda nos destaques da lista de datas comerciais de 2023, não podemos deixar de citar o Dia dos Pais. Mesmo que o período não seja tão movimentado quanto o Dia das Mães, ele ainda aumenta consideravelmente o faturamento das lojas físicas e virtuais.

Apenas em 2022, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estimou um volume de vendas superior a R$ 7 bilhões. Isso representa um aumento de mais de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

4. Dia dos Namorados

Outra das datas comerciais de 2023 que merece uma atenção especial é o Dia dos Namorados. Para ter noção do impacto que esse período exerce sobre as vendas, saiba que, em 2022, o faturamento do comércio ultrapassou a faixa dos R$ 6,5 bilhões,  de acordo com o relatório da All In.

Ainda segundo o mesmo documento, as categorias que mais venderam foram as de moda e de alimentos. Ou seja, tem espaço para todo mundo vender mais e lucrar nessa ocasião!

5. Páscoa

Também vale a pena citar a Páscoa na lista de datas comerciais de 2023. O período é historicamente bom para o comércio, especialmente para o setor de alimentos, como no caso do chocolate.

Dito isso, dados da Neotrust mostraram que o volume de vendas em 2022 foi de mais de R$ 6 bilhões. Uma dica para quem quer apostar nessa data para vender mais é investir em produtos personalizados, como os voltados para o público que possui alguma restrição alimentar.

6. Black Friday

A Black Friday, data comercial que surgiu nos Estados Unidos, ganhou bastante popularidade no Brasil nos últimos anos. Isso fez com que ela entrasse na lista das datas mais esperadas pelos lojistas.

E isso não é sem motivos. Dados do ICVA mostraram que a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, promoveu um aumento de cerca de 7% nas vendas. Legal, não é mesmo?

Por sinal, assim como outras das datas que citamos até agora, ela não é restrita a apenas um nicho de mercado. Com criatividade, todos podem participar e alavancar seus lucros.

7. Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado no Brasil, em 2003, e rapidamente se espalhou por vários estados. E, mesmo que ainda não seja uma das datas mais populares entre o público e os lojistas, ainda assim tem o potencial de aquecer as vendas e aumentar o faturamento do comércio.

Só para exemplificar, dados do All In registraram que o período movimentou quase R$ 6 bilhões. E isso apenas no e-commerce. Se juntássemos com o volume de vendas das lojas físicas, o valor seria ainda maior.

8. Dia das Crianças

Não podemos nos esquecer de mencionar o Dia das Crianças, que, junto com o Natal e o Dia das Mães, é um dos períodos mais aguardados pelos lojistas.

E as expectativas continuam boas, já que, em 2022, foi registrado o maior volume de vendas para o período em 10 anos. Nesse caso, o aumento do faturamento do comércio chegou a ultrapassar 6%, segundo a Serasa Experian.

9. Cyber Monday

Mais uma data que costuma ser deixada de lado, por não ter o mesmo apelo comercial que as outras dessa lista, é a Cyber Monday. Contudo, também entrega uma ótima oportunidade para vender.

Ela é comemorada na segunda-feira após a Black Friday e ganhou esse nome porque foi pensada para incentivar o comércio online, diante da alta procura de produtos eletrônicos.

E, mesmo com uma queda nas vendas, o período de 2022 registrou um faturamento de mais de R$ 700 milhões em todo o país, conforme um levantamento divulgado pela Neotrust.

10. Dia da Mulher

Para os lojistas que sabem aproveitar as oportunidades, o Dia da Mulher pode representar um bom aumento das vendas, principalmente de produtos voltados ao público feminino, como roupas e cosméticos.

A Fecomercio, por exemplo, identificou que a data promoveu um aumento de quase 40% no volume de vendas de certos itens durante o período. Isto é, não deixe de aproveitar a ocasião para fazer promoções!

Qual é a data que mais vende e o que é mais procurado pelos clientes?

No meio de tantas comemorações, pode surgir a grande dúvida: afinal, qual é a data que mais vende no Brasil? E, bem, como já citamos, a data comercial com maior apelo para o comércio é o Natal.

Em 2022, a previsão de vendas da CNC para o período que antecede a comemoração foi de R$ 65 bilhões. Deu para perceber porque ela é tão querida pelos lojistas, certo?

Nessa época, os itens mais procurados pelos consumidores costumam ser:

  • roupas e sapatos;
  • cosméticos e perfumes;
  • brinquedos;
  • acessórios.

Precisamos mencionar, ainda, o aumento das vendas de itens de decoração e alimentos típicos do final do ano, como panetone e perus.

Como montar um calendário comercial matador? 5 dicas de ouro

Antes de seguirmos para as dicas de como montar um calendário comercial, é vital saber o que é isso exatamente. Simplificadamente, esse é um conjunto de datas que aquecem o comércio. Melhor dizendo, aumentam as vendas. Fácil de entender, não é?

E saiba que é ainda mais fácil montar uma programação que seja ideal para o seu comércio. Para isso, basta seguir essas dicas:

  • saiba quem é seu público;
  • não descuide do estoque;
  • eleve a experiência do cliente;
  • planeje as ações de marketing;
  • invista em um sistema de gestão.

Continue lendo para ver como colocar cada uma dessas ideias em prática, sem dores de cabeça!

1. Saiba quem é seu público

A primeira dica para aproveitar bem as datas comerciais de 2023 é conhecer seu público-alvo, através de pesquisas e análise da sua base de clientes.

Isso serve para que você entenda quais são os hábitos de compra dos consumidores. Isso inclui: o que eles costumam consumir, quanto gastam em média, quais as datas comerciais que mais gostam etc.

Com esses dados em mãos, é possível montar um planejamento estratégico, com táticas que visam traçar rotas para atingir um objetivo. Além do mais, essas informações são fundamentais para que você possa criar campanhas de vendas certeiras.

2. Não descuide do estoque

Montar um calendário comercial também envolve controlar o estoque. Nesta etapa, está incluído o inventário — para descobrir exatamente o que está armazenado — e a gestão de todos os itens que estiverem estocados.

Esse passo permite que você planeje a reposição dos produtos, para dar conta dessa demanda de venda e, ainda, planeje melhor as promoções. Isso porque saberá o quanto investiu e até onde pode ir nos descontos.

Veja 5 dicas de como organizar seu estoque para mantê-lo sempre “nos trinques” apertando o PLAY no vídeo a seguir!

3. Eleve a experiência do cliente

Sem clientes satisfeitos, é impossível ter sucesso em uma campanha de vendas em qualquer uma das datas comerciais de 2023 que citamos até aqui. Por isso, invista pesado em elevar a experiência deles, a cada interação na sua loja.

Treine os colaboradores para usar as melhores técnicas de vendas e atendimento ao cliente. Adicionalmente, decore a vitrine da loja e ofereça produtos personalizados em cada data comemorativa.

4. Planeje as ações de marketing

Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Ela se encaixa perfeitamente quando falamos em promoções para datas comerciais. Em vista disso, planeje suas ações de marketing com bastante cuidado.

Elas devem se encaixar com o período e fazer sentido para o seu público, lembrando, que é essencial conhecer quem consome seus produtos. No mais, aposte no Instagram e no WhatsApp para divulgar seu negócio e aumentar as vendas.

5. Invista em um sistema de gestão

Para finalizar, vale muito a pena investir em um sistema de gestão empresarial, caso pense em fazer ações de vendas para as datas comerciais de 2023. Essa ferramenta permite que você controle todos os detalhes de um só lugar e sem depender de uma dúzia de planilhas.

Com essa solução, você corre menos riscos de errar alguma entrada de dados e colocar todo o trabalho “a perder”. Para ficar mais claro, com um software de gestão, é possível:

  • cadastrar os clientes;
  • precificar os produtos;
  • personalizar e integrar o PDV (ponto de venda) com a frente de caixa;
  • controlar as vendas, as entregas e o estoque;
  • emitir documentos fiscais;
  • e muito mais.

E sabe o que é melhor? Hoje em dia, existem opções gratuitas, como o Awise, que oferece essas e outras funções incríveis. Aproveite para fazer sua inscrição e comece a usá-lo agora mesmo!