Como aproveitar os feriados para vender mais no varejo? Todos sabemos que quando há um feriado, independente do tipo, as pessoas lotam as ruas e, também, é o momento que os consumidores costumam sair para fazer compras que não conseguiram fazer nos dias úteis.

Entretanto, não basta simplesmente ter seus produtos expostos na sua vitrine para atrair estes clientes potenciais. Há que se traçar estratégias para que este consumidor sinta vontade de entrar na sua loja e, dentro da loja, tenha vontade de comprar seus produtos.

Estas estratégias vão desde saber organizar uma vitrine de maneira atrativa a saber criar preços imperdíveis para estes momentos. Inclusive, a gente já falou sobre estes dois assuntos:

Apesar disso, nem sempre, somente com estas estratégias o empresário consegue atrair clientes para dentro do seu negócio. Há que se pensar e agir além. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Como vender mais durante os feriados? As melhores dicas

A gente separou, então, as melhores dicas para que o empresário aproveite os feriados da melhor forma, aumentando suas vendas e seus lucros e, ao mesmo tempo, deixa seus clientes satisfeitos. Vamos à primeira dica:

Entenda o que o seu cliente quer comprar em cada data

Esta dica é bastante simples mas poucos empresários se atentam a ela: é necessário expor nas suas vitrines e nas suas promoções, os tipos de artigos que seus clientes vão procurar em cada data especial ou feriado. Por exemplo, se estamos próximos ao dia das mães não faz muito sentido lotar as suas vitrines com produtos masculinos, não é? É lógico que os clientes potenciais que forem fazer compras perto deste período vão estar procurando produtos para as suas mães. 

O mesmo vale para períodos próximos ao dia das crianças. Produtos destinados a adultos não vão atrair um público que está procurando produtos infantis.

A gente, inclusive, trouxe dicas, aqui, sobre como entender melhor o seu público-alvo para vender mais.

Aposte em promoções específicas para o feriado

Sabemos o quanto promoções são importantes, tanto para garantir o giro do estoque quando para movimentar a loja. Os seus clientes também sabem que você faz o possível para dar os melhores descontos. Só que, sabendo disso, seus clientes podem acreditar que as suas promoções vão estar sempre ali, independente da data. Isso pode fazer com que eles não tenham pressa para comprar. 

Por isso, uma boa dica é que você faça promoções que se apliquem somente ao dia do feriado. Promoções e descontos no estilo “Só hoje” podem criar um senso de urgência no seu cliente que vai saber que, se não aproveitar a oportunidade para comprar com o desconto, pode perder a chance.

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De nada adianta ter as promoções e preços certos, ter os produtos certos nas vitrines se só quem estiver na rua vai ver. Uma boa dica é, não só aproveitar que nos feriados há mais gente na rua, mas também, chamar para a sua loja aquele potencial cliente que prefere ficar em casa. 

Por isso, aproveite  a mídia da sua cidade, como jornal, rádio, ou mesmo, panfletagem, para levar as suas promoções para o maior número de pessoas possível. 

Planeje com antecedência

Isso mesmo. Assim como todos os aspectos da sua loja, o planejamento aqui também é a parte mais importante. O primeiro passo para fazer este planejamento é consultar o calendário  e verificar em que datas vão cair os feriados em cada ano. Depois disso, você deve sentar com seus sócios para analisar quais são os feriados que valem a pena criar uma ação diferenciada.

Isso porque, não são todos os feriados que trazem pessoas para as ruas. Nos feriados prolongados, por exemplo, as pessoas preferem sair da cidade a fazer compras.

Depois de definir estas datas, é necessário estabelecer um planejamento das ações que vão ser executadas na semana ou na quinzena daquele feriado. Aqui, temos um bom plano de ação que pode ajudar você e seus sócios nisso.

Crie eventos

Que tal, além de oferecer as melhores ofertas, você aproveitar os feriados para um evento especial? Não é necessário gastar muito, afinal, não estamos falando de uma mega festa ou algo do tipo.

Estamos falando que você pode criar mini gincanas em associação com as rádios da sua cidade, sorteando brindes e descontos, levando as pessoas a falarem sobre a sua loja e a manterem o seu nome na cabeça.

E essa é apenas uma ideia. Você e seus sócios, com certeza, podem criar estratégias ainda mais criativas e inovadoras para a sua loja.

Se associe a seus concorrentes

Sim! Você leu direitinho. Eu quis dizer exatamente isso. Você logo vai entender:

você pode criar parcerias com os seus concorrentes para garantirem descontos especiais em parcerias. Funciona da seguinte maneira: um cliente decide comprar na loja do seu concorrente e, ele, tendo um acordo com você, dá a este comprador um cupom que garante um desconto em um produto diferente na sua loja. O oposto também é válido. Quando alguém compra com você, recebe um cupom que garante desconto em outra loja e, assim por diante.

Com esta estratégia, o cliente se sente tentado a não perder o desconto exclusivo em outro lugar e compra nos dois lugares. Além de ajudar nos lucros de duas lojas a estratégia também ajuda na economia local, que circula.

Nesse sentido, existem várias outras estratégias que você e seus concorrentes podem ir experimentando, para ver o que funciona para vocês e para a cidade de vocês.

Compartilhe com a gente suas dicas

E aí, gostou das nossas dicas? Se você tem outras estratégias que funcionam em sua loja, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo. Assim, a gente coloca suas dicas aqui neste artigo e você ajuda mais e mais o mercado e o empresariado varejista.