Planejar como aumentar as vendas no Dia das Crianças é uma ação que deve começar ainda no início do ano. Afinal, essa é uma data comercial extremamente importante para os lojistas.

E ninguém quer perder a oportunidade de lucrar mais com ela, não é mesmo? Por esse motivo, é crucial pensar com cuidado e se preparar para sair na frente dos concorrentes a fim de conquistar mais clientes.

O artigo a seguir pode te ajudar justamente com isso, pois, nele, você verá:

  • a importância desse feriado para o comércio;
  • quais são os itens mais vendidos na data;
  • dicas para alavancar as vendas no Dia das Crianças;
  • indicação de um sistema de gestão para tornar tudo mais fácil.

Continue lendo para ver tudo isso e aprenda como fazer seu negócio decolar — e seus lucros, também!

Antes de mais nada, qual a importância do Dia das Crianças para o comércio?

O Dia das Crianças, assim como acontece em outras datas comerciais, é um período que anima o comércio. E nós explicamos os motivos para isso logo abaixo. Confira!

1. Aumenta o faturamento

Segundo a Serasa Experian, o volume de vendas do Dia das Crianças de 2022 foi o maior dos últimos 10 anos. No total, houve um aumento de mais de 6% do faturamento do comércio na ocasião.

Isso nos mostra claramente que essa é uma data ideal para bater as metas de vendas do ano e aumentar os lucros consideravelmente. Desde que você se planeje bem, claro.

2. Movimenta o estoque

Outra vantagem do Dia das Crianças para o comércio é que a data movimenta o estoque. Em outras palavras, o aumento das vendas ajuda a comercializar, a preços promocionais, os itens que estão parados e, consequentemente, não gerando lucro.

O benefício adicional é que você ganha mais espaço para adquirir novos produtos e, assim, pode oferecer novidades constantes aos seus consumidores.

3. Chama a atenção do público

Uma das melhores maneiras de chamar a atenção do público para uma loja é com promoções e ações especiais em datas comemorativas. Com isso, mais pessoas são apresentadas ao seu comércio, aumentando as chances de vender.

4. Fideliza os clientes

Para complementar, as ações de vendas no Dia das Crianças servem para fidelizar os clientes que já fazem parte da sua lista de contatos. Novamente, isso se deve, sobretudo,  ao apelo das promoções.

Fora isso, investir nas datas comerciais costuma fazer com que os consumidores se sintam atendidos em suas demandas. Como consequência, aumentam as chances de voltarem a fazer negócios com você.

O que é mais vendido no Dia das Crianças?

Antes de partirmos para as dicas de como alavancar as vendas no Dia das Crianças, é interessante saber o que é mais vendido nessa época. Nessa linha, uma pesquisa divulgada pelo Mercado Ads identificou que os itens mais procurados pelos consumidores são:

  • bonecas e bonecos;
  • vídeo games;
  • patinetes;
  • kits de cozinha de brinquedo;
  • eletrônicos, como fones de ouvido e relógios inteligentes.

Como aumentar as vendas no Dia das Crianças? 11 dicas de ouro para lucrar mais

Depois de verificar o que é mais vendido, chegou o momento de conferir 11 dicas para alavancar as vendas no Dia das Crianças que você pode aplicar no seu comércio:

  • conheça seu público;
  • planeje com antecedência;
  • cuide do estoque;
  • faça promoções imperdíveis;
  • não se esqueça de decorar a loja;
  • prepare os colaboradores;
  • crie cupons de desconto;
  • anuncie na internet;
  • registre e controle tudo;
  • invista em um bom sistema de gestão de loja.

Veja a seguir como colocar cada dica em prática para ter os resultados esperados, sem dores de cabeça!

1. Faça uma projeção de vendas

O primeiro passo para uma boa campanha de vendas no Dia das Crianças é fazer uma projeção de vendas. Isto é, uma previsão de quanto, em média, você venderá no período, de acordo com os dados dos anos anteriores.

Para fazer isso, é fundamental conhecer bem o mercado, incluindo: como estão as intenções de compra dos consumidores para o ano, quem é seu público-alvo e o quanto sua loja vendeu antes.

Destacamos que essa etapa é essencial para colocar as demais dicas que trouxemos em prática, pois muitas delas dependem dos resultados dessa análise, viu? Então, não se esqueça desse ponto.

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2. Planeje com antecedência

Fez a projeção de vendas? Daqui em diante, pegue os resultados da sua análise e comece a pensar no que fará durante os dias — ou semanas — que antecedem o Dia das Crianças, visando aumentar as vendas.

Coloque no papel quais promoções planeja fazer, quanto dará de desconto, como será a decoração da loja etc. Outro ponto importante é não se esquecer de conferir se precisará contratar vendedores temporários para dar conta do alto volume de vendas.

Nunca deixe essa etapa para “em cima da hora”. O sucesso de uma ação de vendas depende do quão bem planejada ela foi, até para que você possa identificar quaisquer problemas antes que seja tarde demais para resolvê-los.

Para facilitar a sua vida, nós montamos uma planilha gratuita de preço de vendas. Aproveite para baixar agora mesmo!

3. Cuide do estoque

A próxima dica de como aumentar as vendas no Dia das Crianças é fazer o controle do estoque. Essa etapa é crucial, pois é aqui que seus lucros estão guardados, já que eles derivam das mercadorias que ainda não foram vendidas.

Dito isso, comece fazendo um inventário para descobrir exatamente o que tem armazenado. Anote as datas que os itens foram adquiridos, os preços pagos por eles e até mesmo a margem de lucro, caso eles sejam vendidos pelos preços “normais” e promocionais.

Em seguida, use os dados da sua projeção de vendas para verificar se possui os produtos em quantidade suficiente para atender à demanda dos consumidores. Caso perceba que faltará alguma coisa, contacte os fornecedores imediatamente.

Isso serve para garantir que todos os seus pedidos chegarão a tempo e você não ficará “com as mãos abanando”, sem ter o que vender.

>>>> Leia mais: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer

4. Faça promoções imperdíveis

Como falamos, promoções são ótimas estratégias comerciais e todo mundo gosta de pagar menos por um item. Sendo assim, pense em descontos reais para o Dia das Crianças, daqueles que são irresistíveis.

Mas destacamos que é preciso analisar bem a situação. Não apenas para colocar os itens certos a preços promocionais, mas também para não exagerar e acabar no prejuízo, porque “deu um passo maior do que as pernas” e reduziu demais os preços.

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5. Não se esqueça de decorar a loja

Invista no vitrinismo — técnicas de decoração de vitrine — para fazer com que a fachada mostre para o mundo o quão investida nas promoções de Dia das Crianças sua loja está.

Invista em cores alegres e elementos que remetam à infância. Tocar música dentro da loja — em um volume aceitável — também ajuda a criar um clima mais agradável para os clientes.

A propósito, pode valer a pena contratar um artista para anunciar suas promoções na própria loja. O ideal é que seja algo ligado ao universo infantil, como uma pessoa vestida de um personagem popular entre as crianças ou um palhaço para entreter os clientes, mas sem atrapalhá-los.

Só tome cuidado para não se empolgar demais e exagerar. Não deixe que nenhum elemento da decoração fique no meio do caminho dos clientes, para não causar acidentes, e nem que a música fique alta ao ponto de se tornar incômoda.

6. Aceite variadas formas de pagamento

Pix, cartões de crédito, carnês e boletos bancários. Todas essas são formas de pagamento amplamente difundidas no comércio e que são fáceis e baratas de usar.

Com tantas opções disponíveis, é quase que uma obrigação dos lojistas não se prender apenas a receber pagamento em dinheiro. A propósito, isso acaba afastando alguns clientes, pois nem todo mundo gosta ou tem condições de pagar assim.

Por esse motivo, se quer aumentar as vendas no Dia das Crianças, prepare-se para receber de diversas maneiras.

>>>> Aproveite e leia: recebimento de cartão de crédito — vantagens para você e para seus clientes

7. Prepare os colaboradores

Não adianta ter um plano de como aumentar as vendas no Dia das Crianças todo estruturado, se seus colaboradores não estiverem incluídos na execução dele. Tenha em mente que você não dará conta de tudo sozinho.

Logo, é fundamental que os funcionários estejam a par de todos os procedimentos e saibam exatamente o que é esperado deles. Em vista disso, distribua atribuições e estabeleça metas de vendas.

Fora isso, não deixe de treiná-los — ou revise os treinamentos anteriores — para que todos saibam como fazer um bom atendimento ao cliente e usar as técnicas de vendas mais adequadas para cada perfil de consumidor.

8. Crie cupons de desconto

Outra ideia de como aumentar as vendas no Dia das Crianças é através dos cupons de descontos. Em outros termos, são códigos que abatem uma porcentagem do valor do produto para o consumidor.

As regras para os cupons ficam à sua escolha. Você pode oferecer um código para uma compra futura para pessoas que levaram itens acima de determinado valor ou distribuí-lo pelo WhatsApp para os clientes que já fazem parte da sua base de contatos.

O importante é estabelecer regras claras para o uso e colocar uma data de validade. Afinal, você não quer ninguém tentando resgatar um cupom meses depois, quando você já pode até ter esquecido da existência da ação promocional, certo?

>>>> Nós temos um artigo completo sobre o tema, não deixe de conferir: como gerar cupom de desconto? Tudo que você precisa saber sobre o assunto

9. Anuncie na internet

As redes sociais são uma das maiores aliadas do comércio quando pensamos em alavancar as vendas. Elas possibilitam a divulgação dos produtos ou serviços para um número gigantesco de pessoas e não pesam no bolso.

Em vista disso, use-as ao seu favor. Faça posts no Instagram falando sobre os itens promocionais, envie seus catálogos pelo WhatsApp e não se esqueça de atualizar seu site com frequência, caso tenha.

A QuantoSobra preparou um vídeo com algumas dicas incríveis de como anunciar na internet para vender mais. Tire uns minutinhos para assistir e aprenda a atrair mais clientes para sua loja!

10. Registre e controle tudo

Com o aumento do faturamento, dois elementos da gestão ganham ainda mais relevância: o controle das vendas e do fluxo de caixa — as movimentações de dinheiro feitas durante um período.

Os dois emitem insights interessantes, que contribuem para as campanhas futuras e permitem monitorar o sucesso das ações de venda em tempo real.

Além disso, o controle de vendas possibilita que você calcule com exatidão os valores das comissões dos seus vendedores e garanta que nenhum item será perdido no meio da correria que antecede o Dia das Crianças.

No vídeo abaixo, nós explicamos o que é o fluxo de caixa e qual a importância disso para o seu comércio. Não deixe de assistir!

11. Invista em um bom sistema de gestão de loja

Deu para perceber que pensar em como aumentar as vendas no Dia das Crianças é coisa séria e demanda bastante atenção, não é? Por isso mesmo é que indicamos o uso de um sistema de controle de loja.

Esse software serve para que você acompanhe todos os pontos que citamos até aqui de um só lugar, sem a necessidade de ficar com dezenas de planilhas abertas ao mesmo tempo. Como resultado, você evita erros que podem destruir todo o planejamento.

Para ficar mais claro, com um sistema de gestão, pode-se:

  • personalizar o PDV (ponto de venda) e integrá-lo com a frente de caixa;
  • controlar o estoque, as vendas e as entregas;
  • cadastrar os clientes;
  • criar etiquetas personalizadas;
  • precificar os produtos;
  • e muito mais.

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