Não é nenhuma novidade que descontos são uma ótima maneira de aumentar as vendas e atrair mais clientes. Mas como gerar cupons de desconto?

Essa é uma dúvida bem comum e, já respondendo a ela, existem diversas plataformas que fazem esse tipo de serviço. Muitas delas gratuitamente. Quer aprender todos os segredos da criação de cupons de desconto?

Então, continue lendo, pois, neste artigo, você verá:

  • o que são e como os cupons de desconto funcionam;
  • quais as vantagens dessa estratégia para os negócios;
  • dicas de como colocá-la em prática;
  • indicações de plataformas que geram cupons de desconto;
  • principais erros!

Primeiramente, o que são cupons de desconto?

Cupons de desconto são um tipo de código disponibilizado pelas lojas, que entregam alguma vantagem aos clientes no momento da compra. Normalmente, eles contam com prazo de validade e algumas condições especiais para serem considerados válidos.

Compreendeu o que são cupons de desconto? Pois saiba que existem inúmeros tipos dele. Os mais comuns costumam ser:

  • abatimento no valor total da compra (sobre a porcentagem ou fixo);
  • distribuição de brindes;
  • frete grátis, caso trabalhe com delivery ou e-commerce.

Como um cupom de desconto funciona?

Não há nenhum mistério em como um cupom de desconto funciona. Basicamente, uma empresa — que pode ser uma loja física ou online — cria um código e define as regras para que ele seja usado.

Em seguida, ela disponibiliza isso para seus clientes via redes sociais, e-mails ou folhetos. Com o código em mãos, o consumidor fará uma compra e apresentará o código no PDV (ponto de venda) ou no checkout da loja online.

Se as condições para a utilização do cupom de desconto foram cumpridas, o cliente receberá automaticamente um abatimento no valor da compra. Legal, não é?

Por que gerar cupons de desconto? 4 vantagens disso para os negócios

Agora que você já sabe o que é e como um cupom de desconto funciona, vejamos 4 benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa!

1. Chama atenção do público-alvo

Os cupons de desconto são uma ótima maneira de chamar a atenção do público-alvo de um negócio. Afinal, mesmo que você não queira comprar nada, se descobrir que tem direito a um abatimento no preço, tende a ficar meio “mexido”, não é?

O mesmo acontece com seus consumidores. Se eles souberem que você tem um cupom de desconto, irão, pelo menos, dar uma olhada nos seus produtos e até indicar sua loja para amigos e familiares.

2. Aumenta as vendas

Com a atenção do público na sua loja, vem o aumento das vendas. Porque, como falamos no tópico anterior, os clientes costumam ficar “mexidos” quando percebem que podem ganhar um desconto.

Inclusive, essa é uma ótima estratégia para adotar nos períodos em que as vendas estão baixas, viu?

Disponibilizamos no nosso canal do YouTube um vídeo com 5 dicas incríveis de como aumentar seus lucros. Assista e se inspire!

3. Fideliza os clientes

Quem não fica feliz em receber um “agrado”? E clientes satisfeitos possuem mais chances de se tornarem consumidores fiéis da sua marca.

Nesse sentido, os cupons de desconto servem para mostrar para o seu público que você é diferente da concorrência e quer deixá-los felizes.

Além dos cupons de desconto, existem outras técnicas que ajudam a reter os clientes. Assista ao vídeo a seguir para ver 5 dicas de ouro de como fazer isso!

4. Movimenta o estoque

Períodos de poucas vendas podem deixar o estoque estagnado e isso significa dinheiro parado. Como a estratégia dos cupons tem o potencial de aumentar as vendas, você “se livra” daqueles itens encalhados sem sofrer prejuízos.

E essa é uma boa tática: oferecer descontos para aqueles produtos que estão parados. Assim, você garante o retorno do seu investimento e movimenta o estoque.

>>>> Não deixe de conferir: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer 

Quando oferecer cupons de desconto aos seus clientes? 4 dicas de ocasiões

Sim, os cupons de desconto são uma ótima estratégia de negócios. Contudo, eles não devem ser usados levianamente. A seguir, nós trouxemos 4 exemplos de ocasiões em que vale a pena distribuí-los!

1. Primeira compra

Bem comum em lojas online, o esquema de dar um código de desconto para a primeira compra é uma ótima ideia.

Isso faz com que aquela pessoa que acabou de conhecer seu estabelecimento, mas não tem certeza se vale a pena comprar alguma coisa, fique tentada a adquirir algo. Afinal, estará pagando mais barato.

2. Aniversário do cliente

Um bom relacionamento com o cliente impacta diretamente as vendas. Por esse motivo, é interessante agradar aqueles consumidores que estão sempre com você e os cupons de desconto especiais de aniversário são uma forma de fazer isso sem gastar muito.

>>>> Veja também: experiência do cliente — como melhorar?

3. Datas comemorativas

As datas comemorativas são ocasiões em que um cupom de desconto cai muito bem. Normalmente, a movimentação nesses períodos já é maior, mas isso pode ser potencializado com um abatimento nos preços. Até mesmo para te fazer sair na frente da concorrência.

>>>> Leia mais: varejo — como aproveitar os feriados para vender mais

4. Clientes recorrentes

Isso funciona como um tipo de programa de fidelidade, em que, quando um cliente compra mais de X vezes no seu comércio, você oferece um desconto para ela na próxima compra. Você pode manter um registro ou entregar um cartão, que é preenchido a cada nova transação.

>>>> Veja também: cartão fidelidade — como fazer e quais são os benefícios

Como gerar cupom de desconto? 4 dicas de ouro

Vejamos agora algumas dicas de ouro de como gerar cupons de desconto, para garantir que a sua estratégia seja um verdadeiro sucesso!

1. Encontre uma boa plataforma

Geralmente, os cupons de desconto são gerados em programas de edição ou plataformas de gestão. Dito isso, nossa primeira dica é encontrar uma boa ferramenta, que entregue tudo que você precisa para gerar seus códigos. Logo mais, indicaremos uma solução tecnológica. Siga conosco para conferir.

2. Calcule a porcentagem correta

A segunda dica de como gerar um cupom de desconto é calcular a porcentagem que o código dará aos clientes. E não tente ser generoso demais. Lembre-se que o objetivo de uma empresa é obter lucros.

Portanto, analise com cuidado o valor do seu estoque e de venda dos produtos. Só então você poderá definir uma porcentagem que não trará prejuízos.

3. Estabeleça limites

Um cupom de desconto não deve ter “poder” ilimitado. Isso significa que é fundamental definir os limites — regras — para que ele seja válido. É comum estabelecer condições e prazos para que eles sejam usados pelos clientes.

4. Defina o método de divulgação

Quem receberá esses cupons de desconto? Serão consumidores que já visitam sua loja há um tempo ou apenas aqueles que estão comprando pela primeira vez? Ou quem sabe eles serão distribuídos para quem indicar um amigo?

E onde eles serão divulgados? No seu site, se tiver, ou pelo WhatsApp? As possibilidades são infinitas. Por isso, é bom se planejar com cuidado.

Para isso, estude bem seu público-alvo. Isso serve para identificar não apenas quem é ele, mas o que ele deseja adquirir e, especialmente, onde ele está. Assim, você aumenta suas chances de ter sucesso com a iniciativa.

Resumindo, as 5 dicas para gerar um cupom de desconto são:

  • encontre uma boa plataforma;
  • calcule a porcentagem correta;
  • estabeleça limites;
  • defina o método de divulgação.

É possível fazer meus próprios cupons de desconto? 4 dicas de ferramentas úteis

Já se perguntou: “é possível fazer meus próprios cupons de desconto”? A resposta para essa dúvida cruel é “sim”. Atualmente, existem diversas plataformas e ferramentas disponíveis para este fim. E o melhor, muitas delas são gratuitas. Veja 4 das melhores!

1. Awise

O Awise, que é um sistema de gestão online, é uma ótima opção de programa para gerar cupom de desconto. Primeiro, porque ele é totalmente gratuito. Segundo, porque a ferramenta conta com inúmeras outras funcionalidades para melhorar a administração da sua loja.

A seguir, nós explicamos como fazer cupons de desconto no Awise sem dores de cabeça!

Como fazer cupons de desconto no Awise?

É bem fácil. Você precisa apenas ter uma conta gratuita, escolher a opção de gerar um cupom de desconto e adicionar as informações sobre ele, como porcentagem e regras. Tudo fica registrado para facilitar as vendas. Simples, não é mesmo?

2. Canva

O Canva, que é uma ferramenta de design, também é uma boa opção para gerar seus próprios cupons de desconto. Ela conta com opções de artes gratuitas, mas, para usar algumas delas, é preciso pagar. Além disso, não deixe de manter um controle dos cupons gerados.

3. Adobe Express

O Adobe Express é um programa para gerar cupom de desconto que funciona de maneira semelhante ao Canva. Ele possui modelos grátis e pagos, sendo bem fácil de usar. Novamente, vale lembrar do registro do que foi gerado.

4. Venngage

A última indicação é o Venngage. Ele conta com vários modelos de cupons de desconto gratuitos e a usabilidade é bem intuitiva. Ou seja, você não terá problemas para entender a plataforma, mas ainda precisará manter o registro dos cupons.

O que não fazer ao gerar um cupom de desconto? 6 erros comuns

Entendeu como gerar cupom de desconto e escolheu sua plataforma favorita? Então, chega mais e confere alguns errinhos que muitos cometem para não cair neles e, assim, aumentar a eficácia da sua estratégia!

1. Oferecer cupons sem planejamento

Colocar o carro na frente dos bois, nesse caso, significa começar uma estratégia de distribuição de cupons de desconto sem se planejar. Isso inclui desde a equipe para dar conta no aumento das vendas até a quantidade de itens no estoque.

>>>> Veja mais: planejamento de vendas — como criar o melhor plano em 10 passos?

2. Prometer o que não pode cumprir

Nas dicas de como gerar um cupom de desconto, falamos que é crucial definir com cuidado o valor do abatimento nos produtos. E é justamente aqui que muitos erram, colocar um desconto muito alto e sair no prejuízo.

Não tente ser muito generoso e escolha uma porcentagem que não afete seus lucros, nem impossibilite a entrega prometida.

3. Não estabelecer regras

As regras garantem que seus cupons de desconto serão usados corretamente e proporcionarão um aumento do faturamento. Não colocar limites, faz com que qualquer pessoa possa aproveitá-los a qualquer momento, até em itens que não poderiam ser vendidos por um preço menor.

4. Esquecer que gerou cupons de desconto

Não caia no erro de gerar vários cupons de desconto e simplesmente esquecer que fez isso. Imagine a decepção do cliente se chegar em uma loja ou for finalizar uma compra online e perceber que o código não foi cadastrado no sistema ou os vendedores nem sabem que ele existe?

5. Não avisar os colaboradores

Seguindo a mesma linha de pensamento, se sua loja é física, seus colaboradores devem ser avisados e orientados sobre o uso dos cupons. Isso impede o constrangimento na hora de fechar uma venda e o atraso nos procedimentos.

6. Exagerar na dose

Cupons de desconto são ótimos, mas você já ouviu aquele ditado popular “tudo que é demais, faz mal”? Ele se encaixa perfeitamente nessa situação. Deixe a geração de códigos para datas especiais, porque aí eles serão uma novidade e ganharão mais destaque.

Invista em um programa para gerar cupom de desconto e alavanque seu negócio

Gostou de ver como gerar cupom de desconto? Então, invista hoje mesmo em um sistema de controle de loja! Nossa dica é o Awise, uma ferramenta de gestão 100% gratuita e com tudo que você precisa para alavancar seu negócio!

Além de criar cupons de descontos, o Awise permite:

  • gestão de estoque;
  • controle de vendas;
  • acompanhamento financeiro;
  • cadastro de clientes;
  • criação de etiquetas personalizadas;
  • e muito mais!

Em paralelo, a ferramenta conta com um time de suporte que responde suas dúvidas em minutos, via chat, e-mail, telefone ou WhatsApp. Está esperando o que para testar gratuitamente? Faça sua inscrição hoje mesmo e aproveite!