Já se perguntou como aumentar as vendas no Dia dos Namorados? Pois saiba que essa é uma dúvida muito comum. Afinal, essa data costuma ser naturalmente boa para o comércio, uma vez que muitas pessoas buscam presentear seus parceiros.

Devido a isso, a data comercial, que é comemorada no dia 12 de junho no Brasil, véspera do dia de Santo Antônio — considerado o santo casamenteiro —, necessita ser pensada com bastante cuidado.

Para te ajudar a alavancar as vendas, preparamos o artigo a seguir. Nele, você verá:

  • vantagens do Dia dos Namorados para o comércio;
  • ideias do que fazer para atrair mais clientes para sua loja;
  • dicas de como preparar um copy para o Dia dos Namorados.

Continue lendo para se inspirar e sair na frente da concorrência!

Primeiramente, por que apostar nas vendas para o Dia dos Namorados? 2 principais motivos

Antes de seguir para as dicas de como atrair mais clientes, vamos primeiro entender: afinal, por que apostar nas vendas para o Dia dos Namorados? Indo além do potencial de lucro, separamos a seguir mais 2 motivos pelos quais você deve aproveitar a época para fazer promoções!

1. Faz o estoque girar

Uma das vantagens de apostar nas vendas para o Dia dos Namorados é que essa época contribui para movimentar o estoque. Aliás, tenha em mente que um estoque estagnado representa uma margem de lucro que você poderia ter.

Isso ocorre devido ao aumento das vendas, visto que muitas pessoas buscam presentear seus amados. Sendo assim, é uma ótima data para vender alguns itens que estavam parados e, assim, renovar o estoque.

2. Fideliza os clientes

A segunda vantagem é que as promoções, no geral, são maneiras simples e  eficazes de fidelizar os clientes. Até porque todo mundo gosta de desconto e isso é ainda melhor quando coincide com alguma data especial.

O que é mais vendido no Dia dos Namorados?

É crucial saber o que é mais vendido no Dia dos Namorados para montar uma estratégia de vendas sólida. E, conforme um levantamento divulgado pela Shopee em 2022, os itens mais procurados pelos brasileiros nessa época foram:

  • calçados;
  • acessórios;
  • roupas;
  • cosméticos;
  • relógios;
  • joias.

Com isso em mente, você pode preparar seu comércio para atender às demandas e maximizar seus resultados. A propósito, siga conosco para conferir nossas dicas do que fazer para atrair clientes no Dia dos Namorados!

Como aumentar as vendas no Dia dos Namorados? 11 dicas para atrair mais clientes

Você não precisa “quebrar a cabeça” para expandir as vendas em datas comemorativas. Na verdade, basta colocar em prática algumas dicas simples e que podem ser usadas ao longo de todo o ano, como as que mostraremos no decorrer deste artigo.

Já adiantando, as 11 ideias para lojas no Dia dos Namorados que separamos para você são:

  • monte um plano de ação;
  • cheque o estoque;
  • prepare os colaboradores;
  • capriche na vitrine;
  • dê várias opções de pagamento;
  • faça promoções;
  • foque no cliente;
  • controle as vendas;
  • monte kits para presente;
  • invista em mídia online;
  • use um sistema de gestão de loja.

Agora, veja como colocar cada uma dessas dicas em prática para aumentar seus lucros!

1. Monte um plano de ação

A primeira dica do que fazer para atrair clientes no Dia dos Namorados é se planejar. Comece analisando como foram as vendas nos anos anteriores. Assim, você conseguirá fazer uma projeção de vendas para o período.

Em outros termos, o objetivo aqui é tentar prever qual será sua receita de vendas, usando dados e vendo quais foram as ações mais exitosas nos outros Dias dos Namorados.

A QuantoSobra tem uma planilha de projeção de vendas gratuita que pode te ajudar com isso. É só baixar e começar a usar hoje mesmo!

Planilha de Projeção de Vendas grátis

Feito isso, monte um plano de ação. Ou seja, planeje tudo que fará durante o mês de junho para atrair mais clientes. Veja quanto investirá, o que venderá, quanto cobrará pelos produtos e como divulgará sua campanha de vendas.

Outro ponto é estabelecer uma política de trocas e devoluções dos produtos, porque isso acontecerá bastante. E, caso tenha uma loja online, não se esqueça de preparar a logística das entregas, para garantir que as compras chegarão a tempo nas mãos dos clientes.

Aproveite para baixar nossa planilha preço de vendas e monitore os valores dos seus produtos de modo fácil, rápido e gratuito!

2. Cheque o estoque

A próxima dica também está relacionada com o planejamento da campanha, que é checar o estoque. Isso serve para garantir que você sabe a quantia investida nos produtos e que os itens disponíveis são o suficiente para suprir a demanda dos clientes.

Nesse ponto, comece a contatar os fornecedores para garantir que terá estoque dos itens mais procurados. Dessa maneira, você evita perder clientes ao não ter disponível o que eles desejam comprar.

>>>> Leia mais: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer

3. Prepare os colaboradores

O aumento das vendas no Dia dos Namorados pode gerar uma pressão nos colaboradores. Por isso, é vital que eles estejam preparados para atender bem os clientes e dar conta do volume extra de pessoas durante os dias que antecedem a celebração.

Sendo assim, invista em treinamentos. Não apenas de atendimento ao cliente, mas também de vendas, para que os vendedores saibam o que fazer para maximizar seus resultados e alavancar os lucros.

4. Capriche na vitrine

Pense na vitrine como um cartão de visita do comércio. Muitas vezes, os clientes nem haviam planejado entrar em uma loja, mas foram atraídos pela decoração e, após “darem uma olhada”, saem com um ou mais produtos.

Em vista disso, capriche na decoração. O ideal é se manter no tema, usando elementos típicos da data, como corações e cupidos, para trazer aquele clima de que o amor está no ar.

Só evite exagerar e usar muitos elementos ao mesmo tempo. A intenção é que sua vitrine chame a atenção pelo bom gosto.

>>>> Não deixe de ler: vitrinismo — o que é e como isso pode ajudar sua loja?

5. Dê várias opções de pagamento

Outra dica de como aumentar as vendas no Dia dos Namorados é não se limitar a apenas uma opção de pagamento. Atualmente, existem várias opções disponíveis para os comerciantes de micro e pequeno porte, que é até “pecado” não aproveitá-las.

Portanto, prepare-se para receber as mais comuns, como cartão de crédito e Pix. Em paralelo, boletos bancários e carnês são ótimas opções, já que boa parte das pessoas ainda preferem esses métodos de pagamento.

Só não caia no erro de aceitar apenas dinheiro, pois isso pode afastar consumidores que desejam comprar alguma coisa, mas não têm capital disponível no momento.

6. Faça promoções

Ainda na lista de ideias para loja no Dia dos Namorados, faça promoções especiais. Isso não significa que você precisa reduzir o preço de todos os produtos do seu comércio, mas apenas daqueles que estejam relacionados com a data.

Deste modo, analise com cuidado os itens que costumam ser mais vendidos e ofereça os que você tiver disponíveis aos seus clientes. Aqui, elabore promoções de verdade, viu? Nada de anunciar uma redução insignificante, pois isso afasta as pessoas.

Ao montar suas promoções de Dia dos Namorados, é crucial analisar até onde você pode ir. Melhor dizendo, o quanto pode abater do valor dos produtos sem sair no prejuízo. Logo, a dica extra é usar a nossa planilha de lucro por venda para manter o controle de tudo durante a etapa de planejamento. 

Planilha de lucro por venda

7. Foque no cliente

Lembre-se que um bom atendimento ao cliente é a alma de qualquer negócio. Afinal, sem clientes, você não vende e, consequentemente, não tem lucro. Nessa linha, é crucial treinar seus colaboradores para que eles saibam como lidar com os consumidores.

A ideia é garantir que todos saiam do seu comércio satisfeitos, porque isso aumenta as chances dos clientes indicarem a loja para outras pessoas e, ainda, comprarem novamente.

O atendimento ao cliente deve ser o seu foco. Pensando nisso, assista ao vídeo a seguir para ver algumas dicas de como lidar com eles no dia a dia!

8. Monte kits para presente

Você já precisou comprar um presente para a pessoa amada e, ao chegar na loja, percebeu que não sabe o que levar? Essa situação costuma ser bem comum. Em vista disso, uma das melhores dicas de como aumentar as vendas no Dia dos Namorados é montar kits de presentes.

Eles podem ser desde as opções mais simples, de dois a três itens, ou mais elaboradas, com cestas decoradas. Nossa indicação é que você tenha opções para todos os gostos e bolsos.

E deixe sua imaginação fluir. Pense no que seus clientes mais compram e em produtos que combinam entre si e se complementam.

A propósito, muita gente não tem tempo de comprar algo com antecedência e deixam tudo para a última hora. Nesses casos, eles desejam praticidade e rapidez. E, com essa estratégia, você atinge um público bem maior e, ainda, vende mais, já que os kits possuem mais de um produto. Legal, não é?

9. Invista em mídia online

Nossa próxima dica é investir em mídia online para divulgar suas ações. Instagram, site e WhatsApp são ótimos exemplos de canais que ajudam a espalhar o nome da marca e fazer com que ela chegue a mais pessoas.

Não se esqueça de preparar um texto legal para acompanhar suas publicações. Invista em palavras fortes e que chamem a atenção. Por sinal, algumas dicas do que usar no seu copy para Dia dos Namorados são:

  • promoção;
  • por tempo limitado;
  • desconto;
  • enfim, tudo que traga um senso de urgência.

Outra ideia de copy para Dia dos Namorados é apostar no romantismo. Use palavras como amor, paixão e carinho e exerça a criatividade na hora de escrever frases que conversem e chamem a atenção do seu público.

Não sabe como começar a divulgar seu negócio na internet? Então, aperte o PLAY no vídeo a seguir e confira algumas dicas de como fazer isso!

10. Controle as vendas e o fluxo de caixa

Mais uma dica é controlar as vendas e o fluxo de caixa. O primeiro caso envolve monitorar tudo que foi vendido, incluindo no sistema ou planilha que você usa: valores, data da venda, forma de pagamento e vendedor.

Já o segundo é anotar todas as quantias que entram e saem do caixa. O ideal é que isso seja feito diariamente, para garantir que nada será perdido no meio do caminho. Por falar nisso, os dois aspectos andam juntos e são igualmente importantes.

No final, essas duas estratégias servem para analisar a eficácia da ação, fazer as projeções de vendas nos anos seguintes e calcular as comissões dos funcionários.

Baixe nossa planilha de controle de vendas no cartão para fazer todo esse monitoramento com mais eficácia. Ela é 100% GRÁTIS e completa!

Planilhas de controle gratis para baixar

11. Use um sistema de gestão de loja

Para finalizar, não adianta de nada preparar uma campanha de vendas gigantesca, se você não conseguir acompanhar todos os pontos — como fluxo de caixa, estoque e vendas —, já que fazer isso manualmente demanda tempo e esforço e te deixa mais suscetível a erros.

Por esse motivo, nossa indicação é apostar em um bom sistema de controle de loja, como o Awise. Esse tipo de ferramenta possibilita a gestão total do seu negócio, já que ele permite que você:

  • controle as vendas, o estoque e as entregas;
  • acompanhe as movimentações financeiras;
  • cadastre os clientes;
  • personalize o PDV (ponto de venda);
  • crie etiquetas personalizadas;
  • emita notas fiscais;
  • e muito mais.

Sabe qual é a melhor parte? Todas essas funcionalidades estão disponíveis gratuitamente. Isso mesmo, você não precisará “colocar a mão no bolso” para usar o Awise. Faça um teste hoje mesmo e confira o que ele pode fazer pelo seu comércio!