O mês de novembro é repleto de oportunidades de alavancar os lucros, porque conta com duas datas comerciais que vem ganhando bastante popularidade entre os brasileiros: a Black Friday e a Cyber Monday. Neste artigo, falaremos sobre a segunda data, que ainda não é tão popular, mas traz bons resultados.

Por sinal, é de se esperar que os lojistas se empenhem para entregar promoções imperdíveis. Porém, para que a estratégia dê certo, é necessário pensar em boas ideias de como aumentar as vendas na Cyber Monday e é justamente sobre isso que falaremos neste artigo, incluindo:

  • o que é e quando acontece a Cyber Monday;
  • vantagens dessa data para o comércio;
  • como aproveitar a Cyber Monday para vender mais;
  • dica de sistema de gestão para facilitar sua vida.

Continue lendo para conferir tudo sobre a segunda-feira cibernética e aprender como montar uma promoção de vendas arrasadora!

Antes de tudo, o que é e quando acontece a Cyber Monday?

A Cyber Monday, que se traduz segunda-feira cibernética em português, acontece na segunda, logo após a Black Friday. Ambas as datas começaram nos Estados Unidos e se espalharam por todo o mundo, chegando ao Brasil.

Por outro lado, o nome não indica que essa data é focada apenas na venda de eletrônicos. Inicialmente, essa nomenclatura surgiu porque a ideia era  incentivar as compras online, o que atende diversos segmentos.

Na verdade, é possível fazer promoções dos mais diversos itens e, assim, aproveitar o período para alavancar os lucros. Entretanto, ainda hoje, os produtos mais vendidos se enquadram na categoria tecnológica, como computadores e celulares.

Quais os benefícios da Cyber Monday para o comércio?

Dados da Neotrust mostraram que, mesmo com uma queda em relação aos anos anteriores, o faturamento do comércio durante a Cyber Monday de 2022 foi de mais de R$ 737 milhões.

Ou seja, a principal vantagem dessa data comercial é, sem sombra de dúvidas, o aumento dos lucros. Porém, existem outros motivos pelos quais você deveria aderir a ela e, portanto, falamos um pouco mais sobre eles logo abaixo.

1. Promove o giro de estoque

Participar da Cyber Monday ajuda a movimentar o estoque da sua loja. Isso porque a data serve para vender, a preços mais baixos, aqueles produtos que estavam parados há bastante tempo e que não foram vendidos durante a Black Friday.

Devido a isso, você tem a chance de renovar o estoque e garante que sempre terá novidades para oferecer aos clientes. Além do mais, é melhor vender um item a um preço promocional e, ainda assim, lucrar com ele, do que deixá-lo guardado, apenas acumulando poeira.

2. Chama atenção dos potenciais clientes

Imagine a seguinte situação. Você está passando por uma rua e vê que uma loja, que nunca percebeu antes, está anunciando uma boa promoção. São grandes as chances de entrar, nem que seja apenas para “dar uma olhada”, certo?

Mais do que isso, a depender das condições, é até possível que você leve algum item que desejava há tempos, porque percebeu que ele está mais barato.

É justamente isso que a Cyber Monday faz com seus clientes. Atrai a atenção deles para o comércio, incentivando as compras por impulso e o marketing orgânico, pois, se eles gostarem do que verem, poderão indicar a loja para amigos e familiares.

>>>> Leia mais: como atrair clientes para sua loja? 8 dicas fáceis de pôr em prática + planilha grátis 

3. Fideliza os consumidores

Para complementar, as promoções são ótimas maneiras de tornar aquelas pessoas que já são clientes em fãs de carteirinha de um comércio. Afinal, todo mundo gosta de pagar mais barato por um item.

Isso é ainda melhor se os descontos acontecem quando elas menos esperam, como ocorre na Cyber Monday, que ainda não é uma data comercial tão popular no Brasil.

E, agora que você já sabe o que é e o porquê de aderir, continue lendo para ver algumas ideias de como aproveitar a Cyber Monday para vender mais!

Como aumentar as vendas na Cyber Monday? 11 dicas simples para lucrar mais

Foi convencido de participar da Cyber Monday, mas não sabe por onde começar o planejamento? Então, confira essas 11 dicas práticas, incluindo ideias de promoção de vendas na Cyber Monday:

  • estude o mercado;
  • planeje as ações com cuidado;
  • confira o estoque;
  • faça promoções de verdade;
  • decore a vitrine;
  • varie as formas de pagamento;
  • invista em um bom atendimento ao cliente;
  • treine os vendedores;
  • divulgue as promoções nas redes sociais;
  • seja organizado;
  • use uma boa ferramenta de gestão.

Logo abaixo, saiba colocar essas ideias em prática, de maneira simples e sem dores de cabeça!

1. Estude o mercado

O primeiro passo da estratégia para aumentar as vendas na Cyber Monday é estudar o mercado. Isso inclui analisar os resultados dos anos anteriores para fazer uma previsão das vendas e monitorar as expectativas do comércio para o período.

Em outras palavras, você deve coletar e analisar dados de órgãos que estudam o comércio, para ver se é esperado um volume maior ou menor de vendas do que os anos anteriores. Também não deixe de analisar quem é seu público-alvo e quais os hábitos de consumo.

Com isso, você consegue prever quanto deverá investir e adiantar se haverá ou não um aumento de lucros no período.

O ideal é usar uma ferramenta para fazer sua projeção de vendas sem se perder no meio de todas as informações. Pensando nisso, aproveite para baixar a planilha gratuita que preparamos para você!

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2. Planeje as ações com cuidado

Após analisar todos os dados para descobrir o que vender e ter uma previsão de quanto venderá, chegou o momento de colocar seus planos no papel. Melhor dizendo, você deve planejar cada passo que dará para que sua ação de vendas seja um sucesso.

Nesta etapa, estão incluídos os produtos que serão vendidos a preços promocionais, quanto tempo durará a ação etc.

Destacamos que é fundamental que esse planejamento comece meses antes da data comercial. Assim, você consegue “polir” suas ideias, até encontrar a solução perfeita para o seu comércio.

3. Confira o estoque

Ao completar os dois passos anteriores, tire um tempo para conferir e fazer a gestão do seu estoque. Comece pelo inventário, anotando as quantidades dos produtos, há quanto tempo eles foram adquiridos e quanto pagou por cada item.

Feito isso, use a projeção de vendas para verificar se tem a quantia necessária para suprir a alta demanda. Caso não tenha, entre em contato com os fornecedores para fazer os pedidos de reposição.

Lembre-se de sempre procurar por itens que se encaixem nos hábitos de consumo do seu público-alvo e façam sentido para sua estratégia de negócios.

Caso tenha uma padaria, não adianta querer vender acessórios para celulares, apenas para participar da data comercial. Isso pode até mesmo afastar alguns clientes. Portanto, conheça bem seu nicho de consumidores e faça escolhas que conversem com eles.

Não sabe como manter seu estoque organizado? Então, aperte o PLAY no vídeo a seguir e veja 5 dicas de ouro de como fazer isso sem estresse!

4. Faça promoções de verdade

Uma promoção “fajuta” é o ingrediente perfeito para frustrar os clientes e fazê-los não querer nem passar na frente da sua loja. Portanto, se a ideia é aproveitar a Cyber Monday para vender mais, você deve oferecer descontos de verdade e irresistíveis.

Nem é preciso “quebrar a cabeça” para fazer isso. Basta:

  • identificar até quanto pode dar de desconto para ainda obter lucro;
  • definir quais produtos ficarão com preços promocionais;
  • determinar a duração da promoção (será relâmpago, apenas por algumas horas ou durará toda a Cyber Monday).

Se tiver uma loja online, vale a pena apostar na entrega grátis. Seguindo esses três passos, você já consegue criar uma promoção interessante para os consumidores e, também, viável para o caixa da sua loja.

Aliás, nós temos uma planilha gratuita de lucro por venda que pode te ajudar nesse processo. Aproveite para baixar, é 100% GRÁTIS!

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5. Decore a vitrine

A próxima dica de como aumentar as vendas na Cyber Monday é decorar a vitrine. Pense nessa parte da loja como um cartão de visita. É ela que atrai a atenção dos clientes que estão passando pela rua. Logo, deve evidenciar que aquele local está fazendo uma promoção imperdível.

O ideal é seguir o tema da data, colocando elementos que remetam ao universo da tecnologia. Só tome cuidado para não se empolgar demais e deixar a decoração atrapalhando a passagem dos consumidores pela loja.

>>>> Aproveite e leia: vitrine de loja — aprenda como montar uma vitrine nota 10!

6. Varie as formas de pagamento

A sexta ideia de promoção de vendas na Cyber Monday é se preparar para receber mais de uma forma de pagamento. Nem todos os clientes usam cartão de crédito ou dinheiro, visto que muitos deles podem preferir pagar suas compras no boleto, carnê ou até mesmo Pix.

A boa notícia é que todas essas modalidades estão disponíveis para micro e pequenos empreendimentos e muitas delas possuem custos muito pequenos. Dito isso, não há motivos para ignorar as muitas opções disponíveis.

>>>> Veja também: recebimento de cartão de crédito — vantagens para você e para seus clientes

7. Invista em um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é o pilar de qualquer ação que visa ao aumento das vendas na Cyber Monday. A propósito, muitos consumidores podem até nem voltar a comprar de uma loja, caso não gostem de como forem atendidos.

Por esse motivo, converse com sua equipe para que todos saibam quais procedimentos adotar em cada interação com os clientes. Inclua também um protocolo para lidar com reclamações e quaisquer problemas que eventualmente acontecerem no dia da promoção.

No vídeo abaixo, nós damos algumas dicas do que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes e tornar cada interação única!

8. Treine os vendedores

Não se esqueça de treinar os vendedores, não apenas para que eles atendam bem, mas para que saibam aplicar as melhores técnicas de venda para cada situação.

Lembre-se: cada consumidor é diferente, o que requer adaptações na abordagem. Em paralelo, os colaboradores precisam estar preparados para identificar essas nuances e agir de acordo, com foco no fechamento das vendas.

9. Divulgue as promoções nas redes sociais

Seu público precisa saber que você está promovendo uma ação de vendas, especialmente quando se trata da Cyber Monday, que ainda não é tão difundida no comércio.

Em vista disso, prepare-se para divulgar suas promoções na internet, sobretudo via Instagram, WhatsApp e site, caso trabalhe com e-commerce.

Mantenha todas suas redes atualizadas e avise os clientes bem antes, para que eles possam se preparar para o grande dia. Se possível, monte um catálogo dos produtos promocionais e envie para sua base de contatos.

>>>> Confira: como anunciar na internet — por que usar, opções e dicas para melhores resultados 

10. Seja organizado

Nenhuma ação promocional vai para frente sem organização. Além disso, o sucesso da estratégia ainda depende do controle de alguns setores da loja, especialmente do fluxo de caixa — o que entra e o que sai durante um período — e das vendas.

Esses dois fatores permitem que você acompanhe o sucesso do plano de vendas e altere alguns elementos, caso sinta necessidade. Adicionalmente, ambos produzem insights úteis para traçar as estratégias para os anos seguintes e até mesmo para o cálculo das comissões de venda.

Tem dúvidas sobre o que é e qual é a importância do fluxo de caixa para o seu comércio? Então, não perca tempo e assista ao vídeo a seguir para aprender!

11. Use uma boa ferramenta de gestão

Gostou de ver nossas dicas de como aumentar as vendas na Cyber Monday? Para colocar todas elas em prática, tenha em mente que o planejamento de uma promoção envolve diversos detalhes.

Isto posto, pode ser complicado acompanhar tudo o que precisa ser feito apenas através de planilhas. Em especial, porque essa ferramenta depende diretamente da ação humana e, como tal, é mais passível de erros.

Sendo assim, a dica de ouro é apostar em um software de gestão, como o Awise. Com ele, você consegue:

  • personalizar o PDV (ponto de venda) e integrá-lo com a frente de caixa;
  • controlar o estoque, as vendas e as entregas;
  • criar etiquetas personalizadas;
  • cadastrar os clientes;
  • precificar os produtos;
  • emitir documentos fiscais;
  • e muito mais.

E o melhor é que você usa tudo isso sem gastar um centavo, pois o Awise é gratuito e ainda conta com um time de suporte para te atender rapidamente. Aproveite para fazer sua inscrição hoje e veja o que ele pode fazer pelo seu comércio!