Uma das grandes dúvidas que assolam os empresários é justamente como aumentar as vendas na Black Friday, um dos eventos mais lucrativos do ano. Afinal, é preciso planejar tudo com cuidado para sair na frente da concorrência e terminar o dia lucrando.

E, sim, vale muito a pena participar dessa data. Apenas para ilustrar a relevância dela, saiba que, em 2022, a Black Friday fez com que as vendas crescessem quase 7%, conforme dados divulgados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Caso esteja pensando em aderir a esse evento, que cada vez ganha mais espaço no comércio brasileiro, continue lendo este artigo. Nele, você verá:

  • o que é e quando acontece a Black Friday;
  • quais os produtos mais vendidos nesta data;
  • dicas para aumentar as vendas na Black Friday.

Confira e veja ideias de como aumentar seus lucros!

Primeiramente, o que é Black Friday?

Antes de pensar nas estratégias para vender mais na Black Friday, é fundamental saber o que é essa data.

Para simplificar, trata-se de uma ação de vendas que acontece na última sexta-feira de novembro, na qual os comércios oferecem seus produtos a preços mais baixos.

O costume começou nos Estados Unidos e funciona como um “esquenta” para as compras de Natal. Devido à alta taxa de vendas no período, a prática se popularizou em todo o mundo e chegou ao Brasil.

Quais os produtos mais buscados na Black Friday?

Um levantamento feito pelo Google mapeou que os itens abaixo costumam ser os mais procurados pelos brasileiros nessa época:

  • roupas;
  • calçados;
  • eletrônicos;
  • cosméticos;
  • eletrodomésticos;
  • cosméticos.

Mas é claro que qualquer comércio pode participar dessa data. Basta conhecer bem seu público-alvo, preparar-se para entregar descontos e, assim, sair em disparada à frente da concorrência.

Por que a Black Friday pode ser boa para os negócios? 3 motivos para aderir

Como mencionamos lá no início, é comprovado por pesquisas que a Black Friday aumenta as vendas. Apenas por isso já dá para ter uma noção de que essa é uma ótima data para o comércio, não é mesmo?

Porém, a prática possui ainda alguns outros benefícios, como os que trouxemos para você a seguir.

1. Atrai atenção do público

Aderir à Black Friday é uma boa maneira de atrair a atenção do público para um comércio. Todo mundo gosta de uma promoção e, se os clientes perceberem que um local está oferecendo bons preços, divulgarão isso para seus amigos e familiares.

No final, todo mundo sai ganhando. Os consumidores ficam com a sensação de que fizeram um bom negócio e você, como empresário, tem um aumento da circulação de pessoas na sua loja, o que representa mais oportunidades de vendas.

2. Movimenta o estoque

Outra vantagem dessa data é que ela ajuda a movimentar o estoque. Em outros termos, alavanca a venda de produtos que podem ter ficado “empacados” durante o resto do ano.

Com isso, você retoma o dinheiro investido e abre espaço para adquirir novas mercadorias para o próximo ano.

3. Fideliza os clientes

Por último, você aumenta as chances de fidelizar os clientes. Isso acontece porque, como falamos, as pessoas gostam de promoções.

E, se os consumidores perceberem que um estabelecimento se esforçou para preparar algo interessante para eles, as chances de comprarem novamente aumentam.

Após ver quais as vantagens de participar dessa data comercial, vejamos 12 dicas para aumentar as vendas na Black Friday que você pode colocar em prática na sua loja.

>>>> Leia mais: como fidelizar clientes em pequenos estabelecimentos?

Como aumentar as vendas na Black Friday? 12 dicas para colocar em prática

Existem diversas estratégias para vender mais na Black Friday. Neste tópico, trouxemos 12 insights para aplicar em empresas de micro e pequeno porte, visto que podem ajudar seu negócio a crescer e lucrar mais.

Resumindo, as dicas para aumentar as vendas na Black Friday que você verá a seguir são:

  • prepare-se com antecedência;
  • organize o estoque;
  • defina os preços de venda;
  • não faça promoções “de mentira”;
  • aceite diversas formas de pagamento;
  • acompanhe o fluxo de caixa;
  • controle as vendas;
  • entregue um bom atendimento;
  • treine a equipe de vendas;
  • divulgue as promoções;
  • use um sistema de gestão de loja.

Siga conosco para conhecer mais detalhes de cada dica!

1. Prepare-se com antecedência

Como explicamos, a Black Friday acontece só no final de novembro. Entretanto, as preparações para participar dessa data comercial devem começar muito antes.

Afinal, você precisa separar os produtos da promoção, definir os valores dos descontos, preparar sua equipe, se tiver loja online, as políticas de envio etc. E tudo isso demanda tempo.

Para começar, estude a situação do mercado. Veja como está a previsão para as vendas, o que seus concorrentes planejam fazer e sua situação financeira. Feito isso, planeje os descontos, o método de divulgação da campanha e as metas a serem batidas.

Para completar, é interessante fazer uma projeção de vendas. Isto é, uma previsão — ou estimativa — da receita que fará durante a data. Fácil, não é?

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>>>> Não deixe de ler: como se preparar para a Black Friday no varejo?

2. Organize o estoque

O estoque é onde tudo realmente começa. É lá que ficam guardados os produtos que você vende e que representam boa parte da receita do comércio. Sendo assim, o primeiro passo para organizá-lo é fazer um inventário.

Em outros termos, descobrir e anotar tudo que tem lá e o quanto foi pago por cada item. Fazendo isso, fica mais fácil identificar o que colocar à venda por preços mais baixos, produtos que estão “parados” há muito tempo e o que deve ser reposto.

Terminado o inventário, comece a contatar os fornecedores e encomende os produtos que tem mais procura. E isso você fica sabendo ao fazer a projeção de vendas.

Justamente por isso, é importante começar com os preparativos meses antes da Black Friday, para garantir que seus pedidos chegarão a tempo. Se deixar para a última hora, corre o risco de ficar sem ter o que vender.

3. Defina os preços de venda

Você viu tudo o que tem no seu estoque e o quanto pagou pelos itens? Então, tire um tempinho para definir quais serão os preços de venda, melhor dizendo, por quanto venderá os produtos durante a Black Friday.

Lembre-se de que você precisa ter lucros. Não dê um desconto astronômico apenas para “se livrar” de algo que está no estoque há meses. Planeje com cuidado e veja até onde pode ir para agradar os clientes, sem se prejudicar.

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>>>> Não deixe de ler: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer

4. Não faça promoções “de mentira”

Você já foi em uma loja durante a Black Friday e percebeu que os preços não estavam tão diferentes do resto do ano? Isso é bem frustrante, certo?

Em vista disso, planeje promoções de verdade. Em outras palavras, dê descontos reais e que façam alguma diferença para seus clientes. Assim, eles não se sentirão enganados e terão mais chances de voltar a comprar com você, inclusive em outras ocasiões.

A propósito, não se esqueça de calcular os descontos com cuidado, para não ultrapassar seus limites e sair no prejuízo.

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E mais: temos um ótimo vídeo com dicas de promoções para fazer na Black Friday no nosso canal do YouTube. Aperte o PLAY e se inspire!

5. Aceite diversas formas de pagamento

Outra dica de como aumentar as vendas na Black Friday é não se limitar apenas a uma forma de pagamento. Atualmente, existem tantas possibilidades, como cartão de crédito, boletos, carnês e Pix, que aceitar apenas dinheiro é basicamente “um tiro no pé”.

Até porque nem todo mundo anda com dinheiro ou tem a quantia para gastar naquele momento, mas ainda querem adquirir algum item na promoção.

Diversificar as formas de pagamento garante que você atingirá mais gente, consequentemente aumentando seus lucros.

>>>> Veja mais: como usar o Pix na sua pequena empresa e quais as vantagens disso?

6. Acompanhe o fluxo de caixa

Resumidamente, o fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai do caixa do comércio em um período. No caso, durante a Black Friday. Anotar essas movimentações te ajuda a saber quanto vendeu já no final do dia.

Com isso, você já tem uma ideia se a data foi boa ou ruim, se conseguiu bater a meta e se alguma conta está errada.

7. Controle as vendas

Essa dica está mais relacionada com os bastidores. Mas, ainda assim, é essencial para aumentar as vendas na Black Friday. Ao controlar as vendas, anotando tudo o que for vendido, você tem uma noção de quanto saiu.

Para ficar mais claro, imagine que você tem uma loja de calçados e, ao fazer o controle das vendas, percebeu, na metade do dia, que um modelo vendeu bem.

Nesse ponto, você já pode ir conferir se tem mais itens no estoque para trazer para o PDV (ponto de venda) ou pedir para retirar as placas, caso eles tenham acabado.

Não sabe como controlar suas vendas? Assista ao vídeo abaixo e confira 5 dicas de como fazer isso de maneira eficaz!

Adicionalmente, temos uma planilha de controle de vendas no cartão, para te ajudar a não perder nenhuma transição de vista. 

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8. Entregue um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é crucial. Durante a Black Friday, com o aumento da movimentação de pessoas, isso se torna ainda mais importante, porque há um certo senso de urgência.

O ideal é que todos os consumidores sejam tratados com educação, bom humor e se sintam ouvidos. Com esses três pilares em mente, é possível atender às necessidades deles e fazer com que saiam da loja satisfeitos.

Aproveite e veja o vídeo a seguir para conferir dicas de como lidar com os clientes!

9. Treine a equipe de vendas

Prepare os colaboradores não apenas para oferecer um atendimento ao cliente de excelência, mas também para que eles saibam o que fazer na correria do dia a dia.

Digamos que ocorra alguma discussão no meio da loja. Os vendedores precisam estar preparados para agir rapidamente, a fim de evitar que a situação piore e afete outros clientes.

Além disso, a equipe tem que saber tudo sobre os itens em promoção, os preços, as formas de pagamento aceitas etc. Desse modo, tire um tempo para fazer uma reunião com todos e, se necessário, monte um minicurso de como vender bem.

10. Decore a loja

Mesmo a Black Friday não sendo uma data comemorativa, é interessante decorar a loja para o evento. Por sinal, alguns locais costumam colocar elementos em preto, em alusão ao nome.

Outra dica é fazer com que sua vitrine já deixe claro que haverá uma promoção e mostre de quanto serão os descontos. Isso serve para chamar atenção das pessoas e fazer com que elas entrem no estabelecimento, nem que seja sob o pretexto de apenas “dar uma olhada”.

>>>> Veja mais: vitrinismo — o que é e como isso pode ajudar sua loja?

11. Divulgue as promoções

Decidiu que participará da Black Friday e já definiu seus descontos? Então, não perca tempo e comece a divulgá-los nas redes sociais. E não deixe tudo para última hora, pois esse processo deve ser iniciado semanas antes da data.

Para isso, use o Instagram ou o site, caso tenha uma loja online. Se tiver um banco de dados dos clientes, envie uma mensagem pelo WhatsApp, convidando-os a conferir suas promoções. Mas não fique escondido.

>>>> Leia mais: como anunciar na internet? Por que usar, opções e ficar para ter melhores resultados

12. Use um sistema de gestão de loja

Agora que você já sabe como aumentar as vendas na Black Friday, vamos à última dica: invista em um bom sistema de controle de loja. Esse tipo de software é imprescindível, pois permite que você controle o andamento da sua ação de vendas.

Um exemplo é o Awise, que é uma ferramenta completa e gratuita. Ao utilizá-la, você consegue:

  • controlar as vendas, o estoque e o fluxo de caixa;
  • cadastrar os clientes;
  • personalizar o PDV (ponto de venda);
  • emitir as notas fiscais;
  • gerar etiquetas personalizadas;
  • gerenciar as metas e muito mais.

Sabe o que é melhor? Você tem acesso a essas e outras funcionalidades em um só lugar, gratuitamente. Aproveite para fazer um teste e veja na prática o que o Awise pode fazer pelo seu comércio!