Quer descobrir como aumentar as vendas no Dia das Mães? Pois saiba que isso é muito comum, especialmente porque essa data é extremamente importante para o comércio.

Logo, as lojas correm contra o tempo para criar promoções a fim de atrair a atenção dos clientes e sair na frente da concorrência. Se você quer aprender como aproveitar a data para alavancar seus lucros, continue lendo. Neste artigo, você verá:

  • o que é mais vendido no Dia das Mães;
  • dicas de como fazer uma promoção para o Dia das Mães;
  • ideias de como atrair clientes para sua loja nessa data comemorativa;
  • indicações de planilhas que podem te ajudar no planejamento das promoções.

Continue lendo para aprender tudo e, em especial, veja como bater suas metas de vendas e ganhar mais dinheiro!

Primeiramente, por que investir em promoções no Dia das Mães?

Todo mundo está cansado de saber que o Dia das Mães é um ótimo período para as vendas, não é mesmo? Mas você sabia que essa é considerada a segunda maior data comercial do país?

Pois é, ela só perde para o Natal em volume de vendas e dinheiro movimentado. Entretanto, o crescimento dos lucros não é a única vantagem da ocasião para uma loja. Confira outras 3 que trouxemos para você a seguir!

1. Atrai atenção para a loja

Ações de vendas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, também servem para atrair a atenção do público-alvo para um comércio.

Isso devido a um conjunto de fatores — que explicaremos melhor nas dicas que trouxemos mais adiante — como uma vitrine atraente, promoções imperdíveis e divulgação nas redes sociais.

De qualquer forma, o resultado é que mais pessoas ficam sabendo da existência da sua loja, expandindo as oportunidades de fechar vendas futuras.

2. Fideliza os clientes

A data ainda pode fazer com que aqueles clientes antigos tornem-se fãs de carteirinha da sua loja. Afinal, quem não gosta de ver que seu comércio favorito está com uma promoção imperdível daquele item que gostaria de dar de presente para a mãe, certo?

3. Faz o estoque girar

Finalizando a lista de vantagens de ações de vendas para o Dia das Mães para o comércio, está a oportunidade de fazer o estoque girar.

Em outras palavras, vender a preços promocionais os itens que não são muito procurados pelos clientes e estão apenas ocupando um espaço do estoque, que, por sua vez, poderia armazenar produtos novos.

>>>> Leia mais: como calcular o giro de estoque? O que é, por que acompanhar + planilha grátis

O que é mais vendido no Dia das Mães?

Não há como fazer uma boa promoção para o Dia das Mães se você não souber o que os consumidores mais procuram comprar nessa data. Até porque é importante entender os hábitos de consumo do público antes de decidir o que vender.

E uma pesquisa feita pelo Mercado Livre, que analisou o volume de buscas por presentes no site, mostrou que os itens mais procurados pelos consumidores no Dia das Mães são:

  • eletrodomésticos e eletroportáteis;
  • sapatos e roupas;
  • cosméticos;
  • celulares e acessórios, como relógios.

É claro que não há como colocar todos esses itens à venda ao mesmo tempo, em uma loja convencional. Isso porque a oferta de produtos deve estar alinhada com seu modelo de negócios.

Portanto, não se afobe e faça apenas o que está ao seu alcance. Para te ajudar a fazer isso, confira adiante nossas 13 dicas de como atrair clientes no Dia das Mães.

13 dicas matadoras de como aumentar as vendas no Dia das Mães

Acha que ações promocionais para datas comemorativas são complicadas de se colocar em prática? Pois é aí que você se engana! Com essas dicas de como atrair clientes no Dia das Mães, você conseguirá fazer tudo isso sem muito estresse. Veja:

  • conheça seu público;
  • planeje as ações com antecedência;
  • monte kits-presente;
  • decore a vitrine;
  • faça promoções arrasadoras;
  • embale para presente;
  • treine os vendedores;
  • ofereça vales-presente;
  • aceite várias formas de pagamento;
  • use as redes sociais;
  • acompanhe as vendas e o fluxo de caixa;
  • use um software de gestão.

Está ansioso para o momento “mão na massa”? Então, confira como colocar cada uma das nossas ideias em prática!

1. Conheça seu público

Antes de começar a pensar em como inovar no Dia das Mães, é imprescindível conhecer seu público. Melhor dizendo, saber o que ele mais gosta de consumir, quanto planeja gastar e quando compra mais.

Assim, você faz uma projeção de vendas — uma previsão de quanto venderá, em média. Essa ação serve para evitar prejuízos, ao comprar mais do que deveria, investir em um item que não agrada seus clientes ou ficar sem ter o que vender na data.

A propósito, sabia que a QuantoSobra tem uma planilha gratuita de projeção de vendas? É só baixar e começar a usar!

Planilha de Projeção de Vendas grátis

2. Planeje as ações com antecedência

Após descobrir os hábitos de consumo dos clientes, comece imediatamente a planejar tudo que fará para aumentar as vendas no Dia das Mães. Lembre-se: os preparativos devem começar meses antes.

Só assim você terá tempo disponível para colocar tudo em prática e não ficar abarrotado de trabalho em cima da hora. Inclusive, não se esqueça de planejar os preços de venda, valores dos descontos e até mesmo como irá divulgar as promoções.

Uma maneira de começar o planejamento é organizando os preços de venda das mercadorias. E nós temos uma planilha gratuita que pode te auxiliar com isso!

3. Prepare o estoque

A terceira dica é preparar o estoque. Se você concluiu as etapas anteriores, já terá uma pequena noção do volume de venda esperado para o Dia das Mães e quais produtos venderá.

Dito isso, faça um inventário do estoque para descobrir se tem as quantidades adequadas de cada mercadoria e, ainda, quais itens podem ser colocados em promoção. Em seguida, entre em contato com os fornecedores para repor o que estiver em falta.

Novamente, não deixe para fazer isso em cima da hora, já que as chances de ficar sem um produto importante no estoque são grandes.

Deu para perceber que não se pode descuidar do estoque, não é mesmo? Por isso, antes de continuar com a leitura, tire uns minutos para assistir ao vídeo abaixo, que traz 5 dicas de como organizar o estoque da sua loja!

4. Monte kits-presente

Essa é uma dica de como inovar no Dia das Mães: monte kits-presente. São pequenas caixas — ou cestas — com itens que tenham alguma relação, como um conjunto de cosméticos.

Essa ideia é ótima, pois permite que você inclua produtos que estão “empacados” no estoque. Além disso, os kits atingem aquela parcela do público que não tem muito tempo disponível para montar algo assim por conta própria ou está indeciso sobre o que levar.

5. Decore a vitrine

Outra dica de ouro de como aumentar as vendas no Dia das Mães é apostar no vitrinismo. Isso é, basicamente, aplicar técnicas para montar e decorar a vitrine visando atrair a atenção de quem estiver passando pela rua.

E pode deixar a criatividade correr livre. Só tome cuidado para se ater ao tema, não exagerar demais e colocar a decoração no meio do caminho, podendo até mesmo causar acidentes com aqueles clientes mais distraídos.

>>>> Leia também: vitrine de loja — aprenda como montar uma vitrine nota 10!

6. Faça promoções arrasadoras

Já mencionamos a importância das promoções para o aumento das vendas. Mas, aqui, você pode se questionar: e como fazer uma boa promoção para o Dia das Mães?

Pode ficar tranquilo, porque não é tão complicado quanto parece. Basta que você conheça seu público e tenha um plano de ação bem definido. Isso significa que é vital saber qual é o lucro por venda, para ter plena noção de até onde pode ir com os descontos.

Nunca idealize uma promoção sem ter essa informação clara na sua mente, pois você precisa obter lucros, mesmo ao vender um item por um valor menor do que o normal.

No mais, descubra o que seus clientes querem. Um bom primeiro passo é estudar a lista dos itens mais procurados no Dia das Mães, o que pode te inspirar.

Para complementar, trouxemos uma indicação de planilha de lucro por venda gratuita!

Planilha de lucro por venda

7. Embale para presente

A maioria das pessoas busca praticidade na hora de comprar um presente para o Dia das Mães e prefere uma loja que entrega isso a elas. Por isso, prepare-se para embalar os itens vendidos para presentes. E, se possível, sem cobrar a mais.

8. Treine os vendedores

O aumento das vendas nas semanas que antecedem o Dia das Mães demanda uma preparação maior do time de vendas.

Logo, não deixe de treiná-los — ou revisar os treinamentos dos anos anteriores — para garantir que todas as informações estarão frescas na mente da sua equipe.

9. Ofereça vales-presente

Mais uma ideia de como inovar no Dia das Mães é oferecer aos clientes a opção de adquirir um vale-presente. Crie um cartão personalizado, com valores variados para atrair vários perfis de clientes e deixe que eles usem isso para presentear.

O funcionamento dessa estratégia é bem simples. O cliente paga por um vale e o presenteado vai até a loja para trocar pelo item que o agrada, assim, evitando dores de cabeça com trocas de presentes. Prático, não é mesmo?

10. Aceite várias formas de pagamento

Com formas de pagamento como Pix, cartão de crédito e boleto disponíveis para todos os modelos de negócio, é um erro gigantesco aceitar apenas dinheiro no caixa. Ademais, fazer isso pode até mesmo afastar clientes.

Portanto, prepare-se para receber pelas vendas de diversas maneiras e atinja ainda mais clientes.

11. Use as redes sociais

As redes sociais vieram para ajudar as lojas a ampliar seu alcance, sem precisar investir rios de dinheiro na mídia tradicional. Sendo assim, não desperdice essa oportunidade de ouro e use a internet para divulgar seu comércio.

Atualize o site — caso tenha um —, faça postagens no Instagram e monte um catálogo para enviar para os clientes via WhatsApp. Se puder, vale a pena aceitar pedidos por essas plataformas e apostar em um serviço de delivery.

O WhatsApp é uma das redes sociais que você pode usar para aumentar suas vendas no Dia das Mães. Aprenda como usá-lo para isso apertando o PLAY no vídeo abaixo!

12. Acompanhe as vendas e o fluxo de caixa

Não deixe de controlar as vendas e acompanhar o fluxo de caixa diário — dinheiro que entra e sai da loja — durante o período de vendas para o Dia das Mães.

Tais recursos possibilitam que você analise o sucesso da estratégia em tempo real, podendo alterar qualquer etapa do planejamento antes que a ação traga prejuízos. Adicionalmente, eles proporcionam dados valiosos para as análises dos anos seguintes.

Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer o controle de vendas, assista ao vídeo abaixo. Nele, veja 5 dicas de como usar essa estratégia no seu comércio!

Também temos uma planilha completa de controle de vendas no cartão para você baixar gratuitamente!

Planilhas de controle gratis para baixar

13. Use um software de gestão

Para finalizar nossa lista de dicas de como aumentar as vendas no Dia das Mães, não tente ser um super-herói e acompanhar todos os processos descritos aqui apenas por planilhas ou caderninho.

São muitos elementos, o que eleva as chances de errar ou esquecer de adicionar uma entrada. E isso pode prejudicar tudo o que foi feito, atrasando outros procedimentos e até causando prejuízos.

Nesse caso, a dica é usar um sistema de controle de loja, como o Awise. Esse tipo de software é extremamente útil, pois permite que você realize diversas tarefas de um só lugar. Apenas para exemplificar, essa ferramenta facilita diversas ações, tais como:

  • controle de vendas, entregas e estoque;
  • personalização e integração do PDV (ponto de venda) com a frente de caixa;
  • cadastro dos clientes;
  • precificação dos produtos;
  • criação de etiquetas personalizadas;
  • emissão de notas fiscais.

A melhor parte é que o Awise é 100% GRÁTIS, para sempre. Isso mesmo, você não precisa gastar um centavo para aproveitar essas e outras funcionalidades incríveis. Aproveite para fazer um teste hoje mesmo e veja na prática como ele funciona!