O Dia dos Pais é uma daquelas datas que todo mundo quer aproveitar para lucrar mais. Afinal, a procura por presentes aumenta bastante e isso faz surgir uma dúvida cruel em muitos empresários, que é: como aumentar as vendas no Dia dos Pais?

Bem, primeiramente, não há uma resposta única para isso, já que o resultado depende de um conjunto de ações e é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Fique atento, pois, nele, você verá:

  • principais benefícios das datas comemorativas para o comércio;
  • produtos mais procurados pelos clientes nesse período do ano;
  • ideias do que fazer de promoção para o Dia dos Pais;
  • dicas do que fazer de diferente para aumentar as vendas no Dia dos Pais.

Continue lendo para conferir tudo isso e se inspirar!

Antes de tudo, por que o Dia dos Pais é bom para o comércio?

É de se esperar que uma data como o Dia dos Pais seja boa para as vendas, certo? Por sinal, muita gente quer presentear aquela figura paterna especial. Inclusive, em 2022, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) previu um volume de vendas superior a R$ 7 bilhões devido à comemoração.

Porém, os benefícios dessa data comemorativa para o comércio não ficam restritos ao aumento das vendas. Na verdade, existem vários outros pontos positivos e, logo abaixo, separamos os 3 principais para você!

1. Faz o estoque girar

Tenha em mente que tudo o que está guardado no seu estoque representa um investimento em dinheiro que está parado. E não apenas nos valores das mercadorias, mas também no valor que vai para a manutenção dele.

Nesse sentido, o Dia dos Pais pode te ajudar a fazer seu estoque girar. Ou seja, vender itens antigos a preços promocionais, para dar espaço aos novos produtos. Assim, você sempre tem novidades na sua loja.

2. Divulga o comércio

Promoções são ótimas maneiras de apresentar uma loja para novos clientes. Por esse motivo, investir nessa comemoração faz com que você atinja novos públicos e expanda seus negócios, sem precisar empregar muito esforço.

3. Fideliza os clientes

Para finalizar, antes de seguirmos para as dicas do que fazer de diferente para aumentar as vendas no Dia dos Pais, saiba que as ações comerciais voltadas para essa data também servem para fidelizar os clientes.

Sejamos sinceros, todo mundo gosta de uma boa promoção. Em paralelo, considere que a ambientação da loja é muito importante, pois mostra que todos se prepararam para essa ocasião tão especial.

O que é mais vendido no Dia dos Pais?

Um levantamento do Mercado Livre, mostrou alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores no Dia dos Pais. Eles costumam ser:

  • bebidas, como whisky e cerveja;
  • sapatos;
  • acessórios, como garrafas e copos térmicos.

Deu para perceber que, nessa data, os clientes costumam procurar presentes mais práticos. Porém, isso não significa que não é possível inovar e oferecer uma coisa totalmente diferente para seus consumidores. Tudo depende do que o público costuma comprar.

Pronto, agora que você sabe quais os benefícios da data e os presentes mais requisitados, partiremos para as nossas dicas simples do que fazer de promoção para o Dia dos Pais. Confira e se inspire!

Como aumentar as vendas no Dia dos Pais? 13 insights valiosos

Se você quer aumentar as vendas no Dia dos Pais, saiba que não é preciso “arrancar os cabelos”. Na verdade, ao colocar em prática as 13 dicas que trouxemos a seguir, você já sairá na frente da concorrência:

  • saiba quem é seu público;
  • planeje-se com antecedência;
  • certifique-se de que o estoque esteja preparado;
  • capriche na decoração;
  • faça promoções irresistíveis;
  • monte kits para presente;
  • aceite variadas formas de pagamento;
  • embale os presentes na loja;
  • divulgue as promoções na internet;
  • seja organizado;
  • use um sistema de gestão.

Está pronto para partir para a ação? Então, veja aqui como colocar cada uma das nossas dicas em prática e se prepare para arrasar nas vendas!

1. Saiba quem é seu público

Saber quem é seu público-alvo — os clientes que compram com você — é o primeiro passo para montar uma estratégia sólida para aumentar as vendas no Dia dos Pais.

Essa etapa permite que você conheça os gostos e os hábitos de consumo dos seus clientes. Logo, conseguirá montar um catálogo que seja “a cara deles”, o que aumenta as chances de venda.

No mais, esse processo dá insights poderosos para fazer uma projeção de vendas, que é uma previsão do que você espera vender no período.

Lembrando que essa ação deve ser feita levando como base os hábitos de consumo do seu público e o volume de vendas dos anos anteriores. Só assim você terá dados precisos e confiáveis.

E, para te ajudar, a QuantoSobra criou uma planilha gratuita de projeção de vendas. É só baixar e começar a usar!

Planilha de Projeção de Vendas grátis

2. Planeje-se com antecedência

Antes mesmo de pensar sobre o que fazer de promoção para o Dia dos Pais, é crucial planejar tudo que fará. Melhor dizendo, definir:

  • quais serão os itens promocionais e os valores deles;
  • quanto tempo a campanha durará;
  • como será o processo de divulgação;
  • se será necessário contratar colaboradores temporários;
  • e assim por diante.

A propósito, tudo isso deve ser feito com meses de antecedência. Não cometa o erro de deixar o planejamento para a última hora, ou correrá o risco de não dar conta de tudo que precisa ser feito para que sua ação de vendas seja bem-sucedida.

Nós também temos uma planilha de preço de venda para te ajudar a manter o controle dos valores dos seus produtos. Baixe gratuitamente hoje mesmo!

3. Certifique-se de que o estoque esteja preparado

Após analisar os dados que indicamos nas duas primeiras dicas, chegou o momento de fazer a gestão do estoque. Nesse ponto, é fundamental começar pelo inventário para saber exatamente o que está “parado” na sua loja.

Isso serve para que você descubra quais itens estão “empacados” e podem ser postos em promoção, até onde pode reduzir os preços e, principalmente, se a quantidade de mercadorias será suficiente para suprir a demanda da data comemorativa.

Feito isso, não deixe para contatar seus fornecedores em cima da hora. Lembre-se que os preparativos para a data devem começar meses antes e isso inclui a reposição do estoque.

Não sabe como organizar o estoque da sua empresa? Então, tire uns minutinhos para assistir ao vídeo abaixo e confira 5 dicas de ouro de como fazer isso!

4. Capriche na decoração

A vitrine de uma loja precisa comunicar para o público que aquele comércio está fazendo uma ação de vendas especial. Por isso, coloque seus dotes artísticos à prova — ou contrate um profissional — para decorar a frente do seu empreendimento.

Por falar nisso, os elementos escolhidos precisam combinar com a data, ser facilmente entendidos pelo público e chamar a atenção de quem passa na rua pelo bom gosto.

Você pode até mesmo preparar o ambiente interno com músicas falando sobre pais. Só tome cuidado para não colocar um som muito alto, pois isso pode estragar a experiência de compra.

>>>> Leia mais: vitrinismo — o que é e como ele pode ajudar sua loja?

5. Prepare os vendedores

Seus vendedores são parte vital da estratégia de vendas. Consequentemente, eles devem estar preparados para atender à alta demanda.

Sendo assim, não deixe de oferecer treinamentos — ou revisar os que já fez em anos anteriores — para garantir que todos saibam o que fazer. No mais, faça reuniões perto do período da ação para revisar tudo e responder a quaisquer dúvidas que eles tenham.

6. Faça promoções irresistíveis

Como já falamos, promoções são uma ótima maneira de atrair mais clientes e aumentar as vendas. Nessa perspectiva, foque em oferecer descontos irresistíveis para seus consumidores.

Entretanto, segure um pouco a animação e pense antes de agir, visto que as promoções precisam ser boas para os dois lados. Em outros termos, os clientes têm que sair satisfeitos e você, como empresário, tem que sair no lucro.

Mas o que fazer de promoção para o Dia dos Pais? Se você tem essa dúvida, a verdade é que não existe uma resposta exata, porque isso dependerá do que seu público consome. Diante disso, ressaltamos a dica de conhecê-los a fundo.

Uma boa opção é colocar os itens mais procurados que mostramos no início do artigo — se eles fizerem sentido para o seu modelo de negócio — a preços promocionais. Assim, você tem certeza que a ação trará o efeito esperado: mais vendas.

Para te ajudar a controlar suas promoções, trouxemos uma planilha de lucro por venda. Com ela, você controla o que ganhará com cada item vendido. Legal, não é mesmo?

Planilha de lucro por venda

7. Monte kits para presente

Algumas pessoas querem comprar um presente, mas não sabem o que levar. Uma forma de contornar essa indecisão é montar kits para presente. Isso significa organizar uma caixa — ou cesta — com itens que combinem entre si.

Inclusive, essa é uma dica perfeita do que fazer de diferente para aumentar as vendas no Dia dos Pais, porque você “mata dois coelhos com uma cajadada só”.

Para ficar mais claro. Com kits, você vende mais de um produto de uma vez, podendo encaixar os itens que não são muito procurados e, ainda, agradar seu público, que encontra uma opção prática de presente.

8. Aceite variadas formas de pagamento

Atualmente, existem diversas formas de pagamento disponíveis para micro e pequenos negócios. Cada uma delas tem suas vantagens e é imprescindível que você aceite o maior número que puder no seu negócio.

Imagine o seguinte exemplo. Um cliente está andando na rua e vê que o presente que ele queria dar para seu pai está em promoção na sua loja, por isso, ele entra. No entanto, ao chegar no caixa, é avisado que o estabelecimento só aceita o pagamento em dinheiro.

E, como ele não pensava em comprar nada naquele momento, está apenas com o cartão de crédito na carteira ou não tem o valor total do produto. Com isso, vai embora frustrado e as chances de voltar são bem pequenas.

Deu para perceber a importância de aceitar mais de uma forma de pagamento? Logo, organize-se para aceitar as mais comuns, como cartão de crédito, Pix e boletos. Você só tem a ganhar com essa estratégia.

9. Embale os presentes na loja

Hoje em dia, todo mundo está em uma correria sem fim. Em decorrência disso, as pessoas procuram a solução mais prática para seu dia a dia, inclusive quando se trata de comprar presentes para as pessoas amadas.

Em vista disso, embalar os itens para presentes — sem cobrar um adicional, se possível — é uma forma simples e rápida de vender mais. Mais clientes comprarão e, por conta da praticidade, indicarão sua loja para conhecidos, aumentando o movimento de pessoas.

10. Faça vale-presentes

Outra dica do que fazer de diferente para aumentar as vendas no Dia dos Pais é criar vale-presentes. Ou seja, pequenos cartões com um valor específico que serve para que o presenteado possa ir por conta própria na loja escolher seu presente.

Essa é outra solução prática e que atrai a atenção do público, uma vez que muita gente não sabe o que levar. Em muitos casos, os clientes decidem que é melhor deixar quem receberá o presente escolher.

11. Divulgue suas promoções na internet

Não adianta você planejar todos os seus passos nos mínimos detalhes e colocar todas as dicas que viu até aqui em prática, se não divulgar a ação de Dia dos Pais para seu público-alvo.

Invista em posts nas redes sociais, como Instagram, atualize seu site — se tiver um — e envie os catálogos por WhatsApp para sua lista de contatos. Dessa forma, sua promoção atingirá bem mais gente.

Divulgar seu comércio na internet não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. A realidade é que isso é bem mais simples do que parece e, para te ajudar, separamos o vídeo abaixo que te mostra o passo a passo para que seu negócio seja visto por todos.

12. Seja organizado

Organização pode representar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de vendas. Em razão disso, não se esqueça de anotar tudo que fizer durante o período de promoções.

Dito isso, controle as vendas e acompanhe o fluxo de caixa diário — as entradas e saídas de dinheiro da loja. Dessa maneira, você mede o sucesso da tática em tempo real e, ainda, coleta dados para as futuras análises e projeções de vendas.

Tem dúvidas sobre como fazer o controle de vendas da sua loja? Se for o caso, aproveite para assistir ao vídeo abaixo com 5 dicas eficazes!

E, para completar, nós também temos uma planilha gratuita de controle de vendas no cartão. Baixe para nunca mais sofrer com esse problema!

Planilhas de controle gratis para baixar

13. Use um sistema de gestão

Anotou tudo que falamos até aqui sobre como aumentar as vendas no Dia dos Pais? Então, provavelmente, percebeu que há muita coisa para acompanhar e, como tal, fazer isso usando apenas planilhas pode ser um desafio.

Isso porque é fácil se perder no meio de tantas abas ou errar uma entrada e colocar todo o trabalho a perder, razão pela qual indicamos o uso de um sistema de controle de loja. Esse tipo de ferramenta permite que você:

  • personalize o PDV (ponto de venda) e o integre à frente de caixa;
  • controle o estoque, as vendas e as entregas;
  • emita as notas fiscais;
  • cadastre os clientes;
  • precifique os produtos;
  • crie etiquetas personalizadas;
  • e muito mais.

Aliás, você acha que tudo isso sai por um preço inacessível? Pois é aí que se engana, pois existe o Awise, um software de gestão 100% grátis, para sempre.

E tem mais: além de todas essas funcionalidades que acabamos de citar, o Awise conta com um suporte rápido e um canal com diversos tutoriais de ajuda. Logo, aproveite para fazer sua inscrição hoje mesmo e veja como ele pode ajudar a alavancar seu comércio!