Já pensou em como aumentar as vendas no Dia do Cliente? Essa data comercial ainda não é tão popular, mas tem o potencial de elevar os lucros e trazer mais consumidores para o comércio. Por essa razão, é fundamental se preparar para entregar promoções incríveis para o público.

Aliás, quem não quer sair na frente da concorrência e ainda por cima ser lembrado pelos clientes, não é mesmo? Pensando nisso, nós preparamos o artigo a seguir. Nele, você poderá conferir:

  • quando é o Dia do Cliente e qual é a origem da data;
  • vantagens de aproveitar o período para fazer promoções;
  • dicas de como vender mais no Dia do Cliente;
  • indicação de um sistema para ajudar no seu dia a dia.

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Primeiramente, quando é o Dia do Cliente?

Antes de pensar em qualquer ação de vendas, é fundamental saber que o Dia do Cliente é comemorado nacionalmente no dia 15 de setembro.

Ter conhecimento disso é importante porque qualquer promoção demanda tempo e planejamento. Em outras palavras, você precisa começar tudo bem antes da data.

Agora, veremos a história de como e quando surgiu o Dia do Cliente para saber tudo sobre essa data comercial, muitas vezes negligenciada pelos empresários!

Quando surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente surgiu oficialmente em 2003. Ele foi criado pelo empresário João Carlos Rego, do Rio Grande do Sul.

A ideia era de estimular as compras em um período que não tinha nenhuma data comercial relevante e que, portanto, era “fraco” para o comércio, além de melhorar a relação entre consumidores e lojistas.

>>>> Leia mais: frases para o dia do cliente – 50 ideias para celebrar a data

Como as promoções do Dia do Cliente podem ajudar seu negócio a crescer?

O Dia do Cliente pode até não ser uma data comercial muito conhecida pelos consumidores. No entanto, o impacto de suas ações promoções é bastante significativo para o comércio.

Para você ter uma pequena noção, um levantamento feito pela All In mostrou a movimentação de cerca de R$ 6 bilhões com vendas durante o período. E isso apenas no e-commerce, viu?

Por sinal, os benefícios desse dia não ficam restritos apenas ao aumento das vendas, que, por si só, é um ponto muito positivo, mas não o único. Com isso em mente, siga conosco para conferir outras 3 razões para investir na data!

1. Atrai público

Setembro é um mês que não possui nenhuma data comemorativa que estimule os clientes a comprar. Nesse sentido, realizar promoções do Dia do Cliente pode fazer com que sua loja se destaque dos concorrentes e atraia mais público.

E o motivo é bem simples: as pessoas adoram promoções. Quando veem que um comércio está oferecendo descontos, elas costumam compartilhar a descoberta com amigos e familiares, o que tem o potencial de atrair mais público para o estabelecimento. Tudo de maneira orgânica e sem custos adicionais com publicidade.

2. Fideliza os clientes

Outro motivo para aderir às ações de vendas voltadas para o Dia do Cliente é a fidelização dos consumidores. Afinal, quem não gosta de ser lembrado e se sentir especial, não é mesmo?

Futuramente, quando eles quiserem comprar qualquer coisa, tendem a pensar logo na loja que se lembrou do dia deles e não naquela que deixou a data “passar em branco”, certo?

3. Movimenta o estoque

Para finalizar a lista de vantagens, o Dia do Cliente entrega a oportunidade perfeita para movimentar o estoque. Nessa data, você pode vender aqueles produtos que estão “empacados” há meses, retomando seu lucro, ainda que opte por um preço promocional.

Com isso, você abre espaço para adquirir novos itens e surpreender os clientes com novidades constantes.

Como aumentar as vendas no Dia do Cliente? 12 dicas para alavancar seu comércio

Percebeu o porquê você deve investir em ações para comemorar essa data? Então, continue lendo para ver 12 dicas simples de como vender mais no Dia do Cliente e, logo em seguida, sugestões de como colocar tudo isso em prática para fazer seu comércio decolar:

  • saiba quem é seu público-alvo;
  • planeje as ações antecipadamente;
  • faça o controle do estoque;
  • crie promoções imperdíveis;
  • ofereça cupons de desconto;
  • faça sorteios;
  • distribua brindes;
  • divulgue as ações nas redes sociais;
  • faça um atendimento ao cliente de excelência;
  • aceite diversas formas de pagamento;
  • controle todas as movimentações;
  • use um bom sistema de gestão.

1. Saiba quem é seu público-alvo

Para obter sucesso na ação de vendas, você deve estudar seu público-alvo e analisar os resultados das promoções dos anos anteriores.

Esse processo não só ajuda a decidir o que vender — conforme os hábitos de consumo dos seus clientes — mas também possibilita uma projeção de vendas certeira. Isto é, basicamente, uma previsão do quanto você venderá no período.

Destacamos que essa etapa é crucial para colocar as outras dicas deste artigo em prática. Por isso, não deixe de fazê-la!

E a QuantoSobra tem uma planilha gratuita de projeção de vendas para te ajudar nessa etapa. É só clicar na imagem abaixo e baixar!

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2. Planeje as ações antecipadamente

Não ache que, só porque o Dia do Cliente é comemorado no segundo semestre, as preparações para ele só começam perto da data. Na verdade, você já deve ter um planejamento de tudo que fará desde o começo do ano.

Só assim não será surpreendido por quaisquer imprevistos, como fornecedores que não entregam na data, já que o ideal é que tenha um roteiro do que fazer caso surja qualquer problema.

Não dá para se preparar para o Dia do Cliente sem calcular com cuidado o preço de vendas dos seus produtos ou serviços. Para fazer isso sem dor de cabeça, baixe nossa planilha gratuita!

3. Faça o controle do estoque

Não tem como vender mais, se seu estoque não suportar o aumento da demanda, certo? Por esse motivo, nossa terceira dica é fazer a gestão do estoque.

Comece inventariando para descobrir todos os itens que tem armazenados e os valores que pagou por cada um. Em seguida, use a projeção de vendas para analisar se tem o suficiente ou se precisa contatar os fornecedores.

Caso isso seja necessário, não deixe para a última hora, para não arriscar ficar sem um produto. Faça todos os pedidos com antecedência e deixe tudo preparado para atender os clientes.

Damos 5 dicas de como organizar o estoque da sua empresa no nosso canal do Youtube. Aperte o PLAY no vídeo a seguir e confira!

4. Crie promoções imperdíveis

Uma das melhores formas de aumentar as vendas no Dia do Cliente é criando promoções imperdíveis. Ofereça descontos de verdade, mas que não causem prejuízos para a loja.

Uma ideia é fazer promoções relâmpago, válidas apenas para a data. Você pode até mesmo variar as ações durante o dia e anunciar para as pessoas que estiverem na loja quanto tempo elas durarão.

Antes de divulgar suas promoções, calcule corretamente os valores para ter certeza de que vai lucrar. Para tal, você sempre pode contar com  nossa planilha gratuita de lucro por venda!

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5. Ofereça cupons de desconto

Além das promoções, distribua cupons de desconto através das suas redes sociais. Pode ser pelo Instagram, nos stories, ou até mesmo enviar para os clientes mais antigos pelo WhatsApp.

O importante é que eles tenham regras bem definidas e claras, para que todos estejam cientes dos critérios para participar da promoção.

>>>> Nós temos um artigo completo que ensina você a oferecer isso na sua loja: como gerar cupom de desconto? Tudo que você precisa saber sobre o assunto

6. Faça sorteios

Outra dica de como aumentar as vendas no Dia do Cliente é fazer sorteios. Eles podem ser de algum item da loja ou algo especial — e que caiba no seu orçamento — como uma Alexa, um pacote de viagens ou uma moto.

A ideia é começar as divulgações com, pelo menos, um mês de antecedência e estabelecer um valor mínimo de compra para participar. No mais, você pode usar sua criatividade para criar um sorteio que seja a cara do seu comércio.

7. Distribua brindes

Também distribua brindes para os clientes que visitarem sua loja — e comprarem algum produto — no Dia do Cliente. E nem precisa ser algo muito caro, um chocolate já é uma boa pedida para encantar, pois os consumidores se sentem lembrados e valorizados.

Uma dica extra é preparar algum item personalizado com o logo da sua marca. Assim, os clientes sempre se lembrarão de você e ainda farão propaganda gratuita para o negócio.

8. Divulgue as ações nas redes sociais

Não se esqueça de divulgar suas promoções nas redes sociais. Invista em posts parabenizando os clientes pelo dia deles e mostre que, caso eles comprem na sua loja, terão descontos especiais para comemorar.

Aproveite as redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp, para mostrar os itens promocionais, enviar catálogos e, caso tenha site, lembre-se de atualizá-lo para não ter nenhum erro com as vendas.

Não precisa ter medo de anunciar suas promoções na internet. Assista ao vídeo abaixo para ver dicas de como fazer isso de modo certeiro e aumentar suas vendas!

9. Faça um atendimento ao cliente de excelência

A nona dica de como aumentar as vendas no Dia do Cliente é preparar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência ao consumidor.

Faça reuniões e ofereça treinamentos, para que os colaboradores saibam usar técnicas de vendas para potencializar os resultados e aprimorar o atendimento, a fim de conquistar a confiança do público.

Tenha em mente que uma experiência ruim, especialmente no Dia do Cliente, pode acabar com a reputação de um comércio pelo resto do ano. Então, fique atento para que todos sejam tratados com educação, bom humor e tenham suas necessidades atendidas.

>>>> Veja mais: atendimento ao cliente — o que é e quais as melhores técnicas

10. Aceite diversas formas de pagamento

Hoje em dia, existem diversas formas de pagamento que podem — e devem — ser usadas por micro e pequenas empresas. Inclusive, muitas delas, como o Pix, não têm custo adicional para o lojista.

Logo, seria um verdadeiro desperdício não aproveitar a oportunidade. Nesse sentido, aceitar mais de uma opção de pagamento ajuda a atingir mais pessoas, já que nem todo mundo usa dinheiro ou cartão de crédito.

Não se esqueça de monitorar todas as transações, viu? Para ajudar, baixe nossa planilha gratuita de controle de vendas no cartão e tenha mais praticidade no seu dia a dia!

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11. Controle todas as movimentações

Saiba que organização é tudo. Nessa linha, controlar as movimentações — principalmente as vendas e o fluxo de caixa — traz dados importantes para analisar não apenas o sucesso da ação, mas também planejar as promoções dos anos seguintes.

Anote tudo o que vendeu e registre o que entra e sai do caixa no final do dia. Para isso, você pode usar planilhas ou um sistema de gestão.

Confira esse infográfico com um passo a passo simples de como analisar o fluxo de caixa:

12. Use um bom sistema de gestão

Para finalizar, é bom investir em um sistema de gestão. Afinal, pensar em como aumentar as vendas no Dia do Cliente demanda diversas ações. Agora, imagine acompanhar todas elas apenas por planilhas? Pois é, o risco de errar ou perder algum dado relevante é grande.

Não pense que você precisa “pôr a mão no bolso” e gastar muito. O Awise, por exemplo, é um sistema de controle de loja totalmente gratuito e com diversas funções, tais como:

  • controle de entregas, de estoque e de vendas;
  • precificação completa;
  • criação de etiquetas;
  • personalização do PDV (ponto de venda) e integração dele com a frente de caixa;
  • cadastro de clientes;
  • e muito mais.

E, se tiver alguma dúvida sobre o uso, saiba que o Awise conta com um suporte rápido, além de vários tutoriais úteis. Enfim, quer aproveitar essa oportunidade? Então, faça sua inscrição e veja como o Awise pode ajudar seu comércio a crescer!