As datas comemorativas costumam movimentar bastante dinheiro no comércio. Para exemplificar, é necessário pensar em estratégias de como aumentar as vendas na Páscoa com bastante antecedência.

Afinal, ninguém quer perder espaço para a concorrência apenas porque não se planejou direito, certo? Pensando nisso, nós preparamos o artigo a seguir para te ajudar. Nele, você verá:

  • a importância dessa data para o comércio;
  • ideias incríveis de como aumentar as vendas na Páscoa;
  • dicas de como fazer promoção de Páscoa;
  • indicação de um sistema de gestão que pode te ajudar com as preparações.

Não perca tempo e continue lendo para aprender tudo que precisa saber para lucrar com a Páscoa!

Primeiramente, por que as datas comemorativas são importantes para o comércio?

Datas comemorativas sempre animam o comércio, pois costumam representar um aumento nas vendas. E, na Páscoa, a situação não é diferente.

Para você ter uma pequena noção, em 2022, antes mesmo da comemoração, a expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) era de um faturamento de mais de R$ 2 bilhões durante todo o período.

Mas o aumento das vendas não é o único benefício da Páscoa e de outras datas comemorativas e, a seguir, nós trouxemos mais 3 vantagens desses eventos para os negócios!

1. Movimenta o estoque

A Páscoa é um ótimo período para movimentar seu estoque. Na ocasião, é possível vender aqueles itens que podem estar esquecidos desde a comemoração do ano anterior a preços promocionais, desde que ainda estejam em perfeitas condições.

Assim, você abre espaço para renovar seu estoque e, se calcular os preços de venda certinho, não perderá dinheiro.

2. Chama a atenção do público

Quem nunca entrou em uma loja apenas porque viu que oferecia alguma promoção ou tinha uma vitrine bonita? Isso acontece porque tais fatores chamam a atenção do público rapidamente.

Sendo assim, investir em ações de vendas específicas para cada data comemorativa é uma forma de divulgar seu comércio, de modo que sua marca atinja mais pessoas.

>>>> Veja mais: como atrair clientes para sua loja? 8 dicas fáceis de pôr em prática + planilha grátis

3. Conquista mais clientes

Para finalizar, as promoções de Páscoa também são boas para manter perto de você aquelas pessoas que já consomem seus produtos. Em outros termos, tais datas ajudam a fidelizar os clientes, pois podem fazer com que eles se sintam especiais e presenteados.

Como aumentar as vendas na Páscoa? 13 dicas para aproveitar a data para lucrar

Agora que você já conhece os benefícios que as promoções temáticas trazem para o comércio, veja essas 13 dicas para lucrar mais na Páscoa que separamos para você:

  • conheça o mercado;
  • planeje-se;
  • prepare o estoque;
  • decore o ponto de venda;
  • treine os colaboradores;
  • varie as formas de pagamento;
  • invista em promoções;
  • faça um bom atendimento ao cliente;
  • dê brindes;
  • divulgue as promoções;
  • crie produtos personalizados;
  • seja organizado;
  • invista em um bom sistema de gestão.

Logo abaixo, saiba como colocar cada uma dessas ideias em prática, sem dores de cabeça!

1. Conheça o mercado

A primeira dica para aumentar as vendas na Páscoa é estudar o mercado. E isso inclui analisar as vendas dos anos anteriores, para fazer uma projeção das vendas. Ou seja, uma estimativa de quando você venderá durante o período.

Fora isso, não se esqueça de procurar entender os hábitos de consumo do seu público-alvo. Melhor dizendo, o que eles mais costumam comprar, quanto gastam em média e em que mais dias eles mais visitam seu comércio.

Tudo isso servirá de base para que você possa colocar as demais dicas em prática, sem precisar “suar a camisa”.

Sabe o que é melhor? A QuantoSobra tem uma planilha de projeção de vendas completa e gratuita para você. Basta baixar e começar a usar!

Planilha de Projeção de Vendas grátis

2. Planeje-se

Pronto, você já sabe o que esperar das vendas de Páscoa e o que seu público quer consumir. Então, pegue todas essas informações e se organize bem para, enfim, “colocar a mão na massa”.

Não deixe para organizar tudo de última hora ou “faça o que der na telha”. Para ter sucesso na campanha de vendas, é imprescindível que você planeje todos os passos com antecedência.

Por isso, junte os resultados das suas análises e comece a planejar as promoções, as formas de divulgação e quais produtos venderá. A propósito, essa etapa deve ser iniciada meses antes da Páscoa, viu?

Só assim você terá tempo para tirar tudo do papel e potencializar suas chances de sucesso!

Para te ajudar, nós separamos uma planilha completa de preço de vendas. Com ela, você registra e acompanha todos os valores dos seus produtos!

3. Prepare o estoque

A terceira dica de como aumentar as vendas na Páscoa é preparar o estoque. Após seguir as dicas que trouxemos até aqui, você já deverá saber, por alto, quantos produtos venderá durante o período.

Logo, faça um inventário do estoque para analisar tudo que está guardado nele. Feito isso, contate os fornecedores e faça os pedidos dos itens que estão em falta ou que você não tem quantidade suficiente para atender à alta da demanda.

No mais, invista em produtos personalizados, conforme o nicho do seu comércio. Por exemplo, se você tem uma padaria, ofereça bolos ou chocolates temáticos, com formatos diferentes e divertidos.

Isso chama a atenção dos clientes e, ainda por cima, permite que você atinja novos nichos, saindo na frente da concorrência.

>>>> Leia mais: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer

4. Decore o ponto de venda

Trate a vitrine como se fosse um cartão de visitas do seu comércio. Por esse motivo, não se esqueça de decorá-la de acordo com o tema, para atrair a atenção das pessoas que estejam passando pela rua.

Tenha em mente que muitas vendas acontecem por impulso. Em outras palavras, os consumidores não planejaram adquirir um item, mas foram tentados a levá-lo por uma série de motivos e, um deles, é uma decoração atrativa.

Por sinal, um ponto importante é saber dosar a criatividade. O ideal é que sua loja seja chamativa e acolhedora. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não deixar nenhuma decoração no meio do caminho, o que pode causar acidentes.

>>>> Não sabe como decorar sua vitrine? Então aproveite para ler nosso artigo: vitrinismo — o que é e como ele pode ajudar sua loja?

5. Treine os colaboradores

Bons colaboradores representam uma grande parte do sucesso de uma estratégia de vendas. Em vista disso, invista em um treinamento para seus vendedores, que inclua desde estratégias de vendas até as melhores formas de atendimento ao público.

Isso serve para garantir que eles estarão preparados para atender clientes de maneira adequada e não fiquem perdidos com o aumento da movimentação de pessoas na loja.

6. Varie as formas de pagamento

A sexta dica consiste em variar as formas de pagamento. Lembre-se: nem todo mundo gosta de pagar em dinheiro ou tem capital disponível no momento da compra. Sendo assim, prepare-se para aceitar os métodos de pagamento que estiverem ao seu alcance.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, micro e pequenos empreendedores têm ao seu dispor: cartões de crédito, boletos bancários, carnês e Pix. Aproveite a variedade e use isso para aumentar suas vendas.

7. Invista em promoções

Todo mundo gosta de uma boa promoção. Isto posto, uma das melhores estratégias para atrair clientes é reduzir os preços de alguns produtos por um período específico.

Nossas dicas de como fazer promoção de Páscoa são:

  • defina os produtos que venderá a preços promocionais;
  • determine a duração da promoção (se será por tempo limitado ou até durarem os estoques);
  • fixe o valor dos descontos.

A propósito, essa última é crucial para que você consiga entregar uma promoção interessante para os clientes, mas não saia no prejuízo ao reduzir demais os preços.

E nós temos uma planilha gratuita de lucro por venda que pode te ajudar a elaborar promoções, pois permite que você acompanhe o quanto ganhará com cada item vendido. Faça o download!

Planilha de lucro por venda

8. Faça um bom atendimento ao cliente

Não adianta você planejar uma promoção imperdível só para, quando o cliente chegar na loja, não ter o tratamento que espera. Por esse motivo, invista em um atendimento ao cliente de excelência.

Deixe claro para o time de vendedores que todos os consumidores devem ser tratados da mesma maneira: com bom humor e educação. Desse modo, as chances de indicarem sua loja para terceiros e voltarem a comprar com você se tornam bem maiores.

Entregar um bom atendimento ao cliente não deve ser visto como um fardo. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como melhorar a experiência dos seus consumidores!

9. Dê brindes

Outra dica para aumentar as vendas na Páscoa é dar brindes para os clientes. O ideal é que o mimo siga o tema da data, podendo ser um pequeno chocolate personalizado com o logo da sua loja, que tal?

Mas você não precisa se preocupar em entregar algo para todo cliente que passar pelo seu caixa.

Pode, por exemplo, estabelecer um valor mínimo de compra para ter direito aos brindes. Inclusive, isso é ótimo para estimular a procura por itens mais caros, fazendo todo mundo sair ganhando.

10. Divulgue as promoções

É fundamental que seu público saiba que você está fazendo uma promoção de Páscoa. Portanto, não deixe de divulgar suas ações nas redes sociais — e site, se tiver — do comércio.

Ademais, o WhatsApp é uma ferramenta muito útil para este fim, uma vez que você pode enviar as promoções diretamente para os clientes do seu banco de dados ou, ainda, preparar catálogos com todos os seus produtos.

A internet pode te ajudar a aumentar suas vendas. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como divulgar seu negócio nas redes sociais para atrair mais clientes!

>>>> Aproveite e leia também: como vender pelo WhatsApp? Passo a passo + dicas

11. Crie produtos personalizados

Expandir o catálogo de produtos também ajuda a aumentar as vendas na Páscoa. Lógico que essa dica não é aplicável em todo tipo de negócio — por isso, é importante conhecer bem o seu.

Só para exemplificar, imagine uma confeitaria. Essa época do ano é um verdadeiro “prato cheio” para a criação de produtos personalizados e/ou exclusivos para a data comemorativa.

Aqui, é possível se preparar para atingir a parcela do público que procura opções menos calóricas, para pessoas com dietas especiais — alérgicas a algum ingrediente — ou apenas que desejam um chocolate com formato diferente para dar de presente. Enfim, as possibilidades são muitas.

12. Seja organizado

A organização é fundamental para alavancar as vendas. Por esse motivo, não se esqueça de registrar tudo o que for vendido e, ainda, as movimentações financeiras do caixa durante o dia, o chamado fluxo de caixa. Essas duas ações permitem que você avalie, em tempo real, o sucesso da sua estratégia de vendas.

Para ficar mais claro, traremos um breve exemplo. Imagine que você tem uma loja de doces e, pensando em aumentar as vendas na Páscoa, criou uma linha fit, porque viu que esse é um mercado lucrativo. Só que, ao analisar o controle de vendas, percebeu que um certo produto não é tão procurado pelos clientes.

Após isso, você tem a opção de retirá-lo do cardápio ou diminuir a produção para não ter desperdício, pois viu que as vendas estão abaixo do esperado. Sem esse monitoramento, você não teria como dar uma resposta rápida para o problema. Deu para entender?

A QuantoSobra tem uma planilha 100% GRÁTIS de controle de vendas no cartão que pode te ajudar. É só fazer o download na imagem abaixo!

Planilhas de controle gratis para baixar

13. Invista em um bom sistema de gestão

E aí, após ver todas as nossas dicas de como aumentar as vendas na Páscoa, sente-se preparado para colocar tudo em prática? Então, fique ligado na última dica: investir em um bom sistema de gestão de loja.

Pois é, esse software é crucial para dar conta de tudo durante o período de alta demanda. Até porque, imagine acompanhar todas as planilhas manualmente. Trabalhoso, não? Além do tempo perdido, o risco de errar aumenta bastante.

E, se você pensa que é caro investir em um sistema assim, saiba que está muito enganado. O Awise, por exemplo, é uma ferramenta completa para auxiliar no dia a dia do seu comércio e é 100% gratuita.

Para você ter uma pequena ideia do que essa solução pode fazer pelo seu negócio, confira algumas funcionalidades do software:

  • controle de vendas, de estoque e de entregas;
  • personalização do PDV (ponto de venda) e integração dele com a frente de caixa;
  • gerenciamento das metas de venda;
  • emissão de documentos fiscais;
  • cadastro de clientes;
  • precificação dos produtos;
  • e muito mais.

A propósito, se você tiver qualquer dúvida, fique sabendo que o Awise conta com suporte rápido e vários tutoriais que te ensinam como usar todas as funcionalidades.

E aí, vai ficar esperando o quê? Aproveite para fazer sua inscrição agora mesmo e comece a testar um sistema de controle de loja para ver na prática como ele pode ajudar seu comércio a crescer!