Datas comemorativas movimentam bastante dinheiro. Por isso, o comércio costuma ficar em polvorosa pensando em promoções. E, caso você esteja pensando em como aumentar as vendas no Dia da Mulher, saiba que veio ao lugar certo, porque, neste artigo, você verá:

  • quando é comemorado e qual é o significado do Dia da Mulher;
  • vantagens dessa data para o comércio;
  • ideias de promoção de vendas no Dia da Mulher;
  • dica de um sistema de gestão para agilizar as preparações.

Não deixe de ler para se preparar com antecedência e montar uma ação de vendas perfeita para aumentar seus lucros!

Primeiramente, quando é e como surgiu o Dia da Mulher?

Antes de ver nossas dicas de como aumentar as vendas no Dia da Mulher, é fundamental saber quando essa data é celebrada e como ela surgiu.

Bem, o Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente em 8 de março. Isso ocorre desde 1970, quando a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Esse dia lembra a luta das mulheres por melhores condições de trabalho e, ainda, pelo combate à violência e ao machismo.

Mesmo que essa não seja uma data comercial tão popular como o Natal e o Dia das Mães, o comércio aproveita o período para elaborar campanhas de vendas voltadas ao público feminino.

Para entender melhor o motivo pelo qual você deve aproveitar esse dia no seu comércio, confira os 3 principais benefícios dele para as vendas!

Como as promoções do Dia da Mulher beneficiam o comércio? 3 motivos para investir

Assim como toda data comercial, um dos principais benefícios do Dia da Mulher para o comércio é o aumento das vendas. Segundo a Fecomercio, as lojas — principalmente as online — costumam registrar um aumento de cerca de 40% no volume de vendas de alguns itens durante o período.

Mas as vantagens não param por aí. Continue lendo para conferir 3 outros bons motivos para apostar em promoções do Dia da Mulher na sua loja.

1. Chama atenção para a loja

Como falamos, o Dia da Mulher ainda não é uma data comercial tão popular entre lojistas e clientes. Por esse motivo, as ações de vendas voltadas para a ocasião costumam chamar a atenção dos consumidores para a loja.

Isso ocorre não apenas devido às promoções, mas também pela decoração — que comentaremos mais à frente — e pelas ações de marketing.

De qualquer forma, o resultado é que mais pessoas podem ser apresentadas à sua loja e, quem sabe, até se tornarem clientes fiéis.

2. Fideliza os clientes

O Dia da Mulher ainda é ótimo para fidelizar clientes que já estão no seu cadastro. Tenha em mente que as pessoas adoram promoções. Logo, as lojas que se preparam para oferecer isso saem na frente da concorrência.

Além do mais, ações de vendas sazonais mostram que o estabelecimento se preocupa em oferecer algo diferente para seus consumidores, fazendo com que se sintam especiais. Com isso, as chances de voltarem a comprar nesse local aumentam consideravelmente.

>>>> Veja mais: fidelização de clientes — saiba como conquistar mais clientes com nossas dicas

3. Movimenta o estoque

Para finalizar, fazer promoções nessa data é uma ótima forma de movimentar o estoque. Ou seja, vender produtos que estejam parados por um preço promocional, para, assim, dar lugar a itens novos.

Essa estratégia não apenas faz com que você sempre tenha novidades para oferecer aos clientes, como também ajuda a reaver o dinheiro investido no estoque. Legal, não é mesmo?

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Como aumentar as vendas no Dia da Mulher? 11 dicas que funcionam

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens dessa data comercial, chegou o momento de se preparar para colocar “a mão na massa”. E, para te ajudar nisso, trouxemos 11 dicas práticas, incluindo as ideias de promoção de vendas no Dia da Mulher:

  • conheça seu público;
  • planeje as ações com antecedência;
  • prepare seu estoque;
  • ofereça cupons de desconto;
  • foque no atendimento ao cliente;
  • crie kits de presentes;
  • divulgue nas redes sociais;
  • aceite diversas formas de pagamento;
  • dê brindes e faça sorteios;
  • decore a vitrine;
  • controle tudo com um software de gestão de loja.

Siga a leitura para ver mais detalhes sobre cada uma dessas dicas e, ainda, aprender como colocá-las em prática!

1. Conheça seu público

Antes de qualquer coisa, é crucial que você saiba quem é seu público-alvo. Em outras palavras, quem costuma comprar na sua loja. Aqui, é vital descobrir quem são essas pessoas, o que elas costumam consumir, quanto gastam em média etc.

Todas essas informações são úteis na hora de entender os hábitos de consumo dos seus clientes habituais. Com esses dados em mãos, você poderá elaborar uma projeção de vendas — uma previsão de quanto venderá — com mais precisão.

E por que isso é tão importante? A resposta é simples: descobrir quem consome seus produtos, bem como quando e como fazem isso, permite que você elabore com segurança todas as ações promocionais listadas no decorrer deste artigo.

A boa notícia é que a QuantoSobra tem uma planilha gratuita de projeção de vendas. É só clicar na imagem abaixo e baixar!

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2. Planeje as ações com antecedência

É verdade que o Dia da Mulher só ocorre em março. Entretanto, o planejamento das promoções deve começar meses para aproveitar o aumento do volume de vendas que a data proporciona.

Deixar tudo para fazer em cima da hora ou não estruturar as ações com cuidado é a receita perfeita para o fracasso.

Dito isso, analise todas as informações que você coletou na dica anterior para pensar em quais promoções fazer — valores, produtos etc. —, decoração da vitrine e, também, em como o projeto será divulgado para os clientes.

Como comentamos, parte do planejamento das promoções para o Dia da Mulher passa pelo cálculo do preço de venda. Por sinal, separamos uma planilha completa para que você registre e acompanhe os valores dos seus produtos!

3. Prepare seu estoque

A próxima dica é preparar o estoque para garantir que não perderá uma venda por não ter um item que os clientes desejam comprar. Caso tenha seguido os dois passos anteriores, você já terá uma ideia de quanto deverá investir para aproveitar o aumento das vendas no Dia da Mulher.

Logo, comece inventariando o estoque, isto é, conferir tudo o que tem nele. E não se esqueça de anotar os preços que pagou por cada item, viu? Esse ponto será essencial na hora de montar as promoções.

Feito o inventário, entre em contato com os fornecedores para já fazer os pedidos dos produtos que estão em falta. Novamente, faça isso com antecedência para ter a certeza de que os itens chegarão a tempo a fim de atender à demanda dos clientes.

Nós temos um vídeo com 5 dicas de como organizar o estoque da sua empresa no nosso canal do Youtube. Tire uns minutinhos para assistir!

>>>> Veja também: gestão de estoque — o que é, vantagens e dicas de como fazer

4. Ofereça cupons de desconto

A quarta dica de como aumentar as vendas no Dia da Mulher é oferecer cupons de desconto especiais. Isso pode parecer simples, mas tenha certeza que chamará a atenção e, ainda, servirá de incentivo para que gastem mais.

Fica a seu critério escolher se os cupons serão válidos para toda a loja ou apenas para alguns itens e qual a porcentagem de desconto.

Só não se esqueça de estabelecer as regras claras para o uso dos códigos ou arrisca ter problemas sérios, como prejuízos pelo mau uso da promoção.

Uma opção é buscar inspiração  no que sua concorrência faz e, em seguida, tentar entregar um diferencial para a clientela.

>>>> Quer aprender como usar cupons de desconto para oferecer no seu comércio? Então, aproveite para ler nosso artigo: como gerar cupom de desconto? Tudo que você precisa saber sobre o assunto

5. Foque no atendimento ao cliente

O sucesso de uma ação de vendas não depende apenas de promoções. Por isso, é imprescindível que você treine seus colaboradores para entregar um atendimento ao cliente de excelência.

Tenha em mente que uma experiência ruim com um vendedor pode fazer com que o cliente nunca mais retorne à sua loja. Sendo assim, faça reuniões e dê cursos para que sua equipe fique a par de todos os procedimentos e saiba como agir em qualquer ocasião.

Lembre-se: todos os clientes devem experimentar o mesmo tratamento, que deve ser respeitoso, bem-humorado e que atenda às suas necessidades do momento. Fazendo isso, você já tem “meio caminho andado” para o sucesso!

6. Crie kits de presentes

Outra maneira efetiva de aumentar as vendas no Dia da Mulher é criar kits de presentes. Muita gente gosta de presentear aquela mulher especial nessa data, mas não sabe ao certo o que comprar.

Nesse sentido, os combos podem ser uma ótima jogada para atingir essa parcela do público que é mais indecisa. Por falar nisso, o ideal é que os produtos do kit se complementem e façam sentido com a data, viu?

Nada de colocar qualquer coisa, apenas para “se livrar” de algo que estava parado no estoque. Pense com carinho no que as mulheres gostariam de ganhar e use a criatividade.

Uma dica extra aqui é investir em kits de diferentes tamanhos e valores. Assim, você atinge quem tem um orçamento maior e deseja um presente mais caro e, também, quem quer comprar apenas uma “lembrancinha” para não deixar a data passar em branco.

Antes de montar os kits de presentes, é essencial que você calcule corretamente os valores para ter certeza de lucrar. Para isso, baixe nossa planilha gratuita de lucro por venda!

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7. Divulgue nas redes sociais

Se você fizer uma ação de vendas incrível para o Dia da Mulher, e não comunicar seu público sobre isso, todo o trabalho será jogado no lixo. Portanto, divulgue suas promoções na internet.

Comece, pelo menos, algumas semanas antes, para deixar todo mundo avisado. Nesse ponto, o ideal é investir em publicações no Instagram da sua loja que falem sobre as mulheres. Mas tente fugir do óbvio. Uma boa ideia é contar com sua equipe feminina, para mostrar quem está por trás de tudo e apresentá-las aos clientes.

O WhatsApp é outra ferramenta bastante útil para aumentar as vendas, inclusive para enviar seus catálogos aos clientes cadastrados na sua lista de contatos. Só evite ser chato, mandando muitas mensagens durante o dia, pois isso pode afastar as pessoas.

Aprenda como anunciar suas promoções de Dia da Mulher com as dicas que separamos neste vídeo:

8. Aceite diversas formas de pagamento

Nem todo mundo gosta — ou pode — pagar as compras em dinheiro vivo e, portanto, uma forma efetiva de alcançar o máximo de clientes é aceitar diversas formas de pagamento. Isso inclui: cartão de crédito, Pix e boleto.

A propósito, todas essas opções são acessíveis para micro e pequenos empreendedores, com a facilidade da internet. Por esse motivo, aproveite a variedade e use isso a seu favor.

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9. Dê brindes

Além dos cupons de desconto e kits de presentes, outra dica de como aumentar as vendas no Dia da Mulher é dar brindes. Tente ir além da rosa para cada mulher que comprar no seu estabelecimento, do chocolate ou da amostra de algum produto.

A dica é fugir do óbvio e dar algo que seu público gosta. Por essas e por outras, é fundamental conhecer seu perfil de cliente e adaptar suas estratégias para entregar o que deseja.

10. Decore a vitrine

A vitrine da loja passa uma mensagem para os clientes. Em vista disso, faça uma decoração que chame a atenção para as promoções, utilizando elementos típicos da data. Porém, evite colocar coisas em excesso e música alta.

A intenção é fazer com que seu ponto de venda se transforme em um espaço agradável. Mas, cuidado com a entrada na loja: ter decorações no meio do caminho faz justamente o oposto, além de aumentar os riscos de acidentes.

>>>> Veja mais: vitrinismo — o que é e como isso pode ajudar sua loja?

11. Controle tudo com um software de gestão de loja

Para finalizar, lembre-se de acompanhar suas vendas e controlar o fluxo de caixa — o que entra e sai da loja diariamente. Assim, você coletará insights poderosos para guiar suas ações nos anos seguintes.

E, para fazer isso, a melhor opção é investir em um sistema de controle de loja, como o Awise. Esse software é perfeito para monitorar tudo o que acontece no seu comércio, sem precisar ficar com dezenas de planilhas abertas.

Só para exemplificar, o Awise permite que você:

  • controle o estoque, as vendas e as entregas;
  • personalize o PDV (ponto de venda) e o integre com a frente de caixa;
  • cadastre os clientes;
  • precifique os produtos;
  • crie etiquetas personalizadas;
  • e muito mais.

Tudo isso gratuitamente e com um suporte rápido para responder todas as suas dúvidas. Aproveite para fazer sua inscrição hoje mesmo e confira na prática como o Awise pode ajudar sua loja a crescer!