Sabia que mais de 30% dos brasileiros usam seu décimo terceiro salário nas compras de final de ano? Foi o que disse uma pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Não por acaso, muitos empreendedores se perguntam: como aumentar as vendas no Natal?

Afinal, é comum que, durante todo o mês de dezembro, o comércio use promoções e outros artifícios para atrair a atenção dos clientes. Como consequência, as lojas precisam pensar em estratégias sólidas para se destacar dos concorrentes.

O artigo a seguir foi feito para te ajudar com isso. Nele, você verá os benefícios dessa data comemorativa para as vendas e, ainda, 14 dicas incríveis de como chamar atenção e fidelizar seus clientes para sair na frente da concorrência. Confira!

Primeiramente, por que aderir às promoções de Natal? 3 vantagens para o comércio

Antes de aprender como aumentar as vendas no Natal, logo abaixo vamos falar um pouco sobre o porquê essa é uma época tão importante para o comércio.

1. Divulga o empreendimento

Uma das vantagens de aderir às estratégias de vendas de Natal é que isso ajuda a divulgar o comércio para o público-alvo. Isso porque as promoções ajudam a fazer com que o estabelecimento fique conhecido e alcance pessoas que nem eram clientes.

2. Atrai a atenção dos clientes

O que você acha que chama mais a atenção dos clientes, uma vitrine toda colorida e com luzes natalinas ou uma que continua a mesma coisa de todos os dias? A resposta tende a ser a primeira, certo?

Para compreender melhor, vejamos uma situação hipotética. Imagine que um potencial cliente está andando pela rua e vê uma vitrine que ele achou bonita, destacando que um item que ele deseja está na promoção.

As chances de entrar naquele comércio e levar alguma coisa são bem maiores, não é mesmo? Aliás, pode ser que ele nem ponderasse comprar algo naquele dia, mas sentiu-se tentado em levar porque foi conquistado pelas condições apresentadas.

Além de investir em promoções de Natal, há outras maneiras de atrair clientes para o seu comércio. Aperte o PLAY no vídeo abaixo para ver 8 ideias!

3. Movimenta o estoque

A época do Natal é ótima para movimentar o estoque e vender aqueles produtos que estão “empacados” nas prateleiras há meses. Primeiro, por causa das promoções e, segundo, porque as pessoas tendem a procurar presentes para familiares ou amigos.

Dessa forma, aquele item que não vendeu tanto ao longo do ano pode ser vendido mais facilmente, mesmo que seja com preço promocional. Por isso, aproveite!

O que mais se vende na época do Natal e como aproveitar isso para aumentar os lucros?

Você já se questionou sobre o que mais se vende na época de Natal? Pois saiba que essa é uma dúvida bastante comum e saber a resposta para ela é útil na hora de se preparar para lucrar mais durante o período.

Por esse motivo, separamos alguns dos itens mais procurados pelos clientes na época, conforme os dados de uma pesquisa feita pela CNDL em 2022:

  • roupas (57%);
  • sapatos (38%);
  • perfumes e cosméticos (36%);
  • brinquedos (34%);
  • acessórios (21%).

Vale a pena citar que a procura por decorações de Natal também costuma aumentar no final do ano. Mas é óbvio que, se você tem uma padaria, não fará muito sentido começar a vender roupas ou decoração, apenas porque isso é o que mais se vende no Natal.

A ideia é aderir ao que está ao seu alcance e faz sentido para o seu modelo de negócio, a fim de maximizar as chances de sucesso.

Como aumentar as vendas no Natal? 14 dicas para atrair mais clientes para o seu comércio

Agora, vamos às 14 dicas de como atrair mais clientes no Natal, com dicas que são práticas e, ao mesmo tempo, efetivas:

  • organize-se;
  • prepare o estoque;
  • estude os concorrentes;
  • treine os colaboradores;
  • divulgue as promoções;
  • capriche na decoração;
  • invista na experiência do cliente;
  • controle as vendas;
  • calcule os preços de venda;
  • acompanhe o fluxo de caixa diariamente;
  • ofereça várias opções de pagamento;
  • dê a opção de embalar para presente na loja;
  • crie cupons de desconto;
  • invista em um sistema de gestão de loja.

A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma das 14 dicas de como aumentar as vendas no Natal:

1. Organize-se

A primeira dica é se organizar. E não pense que a preparação começa apenas em dezembro, viu? Você precisa dar início aos preparativos alguns meses antes, para maximizar suas chances de sucesso. Com isso em mente:

  • pesquise o que mais se vende na época de Natal;
  • descubra o que seus clientes mais compram;
  • analise como foram as vendas nos anos anteriores;
  • defina o que irá vender;
  • faça uma projeção das vendas, que é basicamente tentar prever o quando você venderá no período.

Tudo isso serve para que você consiga se preparar para enfrentar esse feriado, sem sair no prejuízo ao tentar “dar um passo maior do que as pernas”. Por exemplo, tentar vender muito mais, porém, não ter um estoque que supre a demanda.

Para te ajudar nisso, a QuantoSobra montou uma planilha completa e gratuita de projeção de vendas. É só baixar e começar a usar!

Planilha de Projeção de Vendas grátis

2. Prepare o estoque

A segunda dica de como aumentar as vendas no Natal é fazer a gestão do estoque. Primeiramente, realize um inventário para checar as quantidades de todos os produtos disponíveis.

Com isso, você descobre se tem o suficiente para “dar conta” das vendas, bem como vê quais são os itens que estão “empacados” para pensar em estratégias para vendê-los em condições promocionais.

Após inventariar o estoque, chegou o momento de contatar os fornecedores para repor os itens em falta. Certifique-se de sempre ter os produtos mais procurados pelos seus clientes nas prateleiras, para que ninguém saia do seu comércio insatisfeito.

Entretanto, seja realista. Use os dados da projeção de vendas, que indicamos fazer lá na primeira dica, para analisar quais as quantidades adequadas. Assim, você evita ter um estoque insuficiente para suprir a demanda ou, ainda, comprar demais.

>>>> E nós temos um artigo completo sobre gestão de estoque para você, aproveite para conferir: como fazer controle de estoque — passo a passo + PLANILHA GRÁTIS

3. Estude os concorrentes

A quarta dica de como aumentar as vendas no Natal é estudar cuidadosamente seus concorrentes. Conhecê-los pode fornecer insights sobre a situação do mercado e, consequentemente, dar ideias do que fazer.

Para ficar mais claro, saber o que seus “adversários” farão pode te ajudar a prever o que venderá mais, quais são as tendências de decoração e até a faixa de preço ideal para o público que deseja atender.

4. Treine os colaboradores

Todo mundo que sai de casa no final do ano percebe que o movimento no comércio tende a aumentar nessa época. Isto posto, é crucial preparar sua equipe de colaboradores para atender à alta demanda.

Portanto, ofereça treinamento — ou relembre os que você já fez — de como os vendedores devem lidar com os clientes.

A propósito, não se esqueça de avaliar se precisará contratar funcionários temporários, viu? Para isso, não ignore a projeção de vendas, tendo certeza de que sua equipe dará conta de tudo.

5. Divulgue as promoções

Não dá para pensar em como atrair mais clientes no Natal se você não divulgar seu comércio. Lembre-se que nem todo mundo sabe da existência da loja e, assim, propagar suas promoções temáticas é uma ótima forma de apresentá-la para novas pessoas.

E isso vale tanto para lojas físicas quanto para as virtuais, sabia? Invista em postagens no seu Instagram, site ou até mesmo mensagens no WhatsApp para aqueles clientes que já fazem parte do seu banco de dados.

>>>> Leia mais: como anunciar na internet? Por que usar, opções e ficar para ter melhores resultados

6. Capriche na decoração

Natal não é Natal sem a decoração característica da época. Logo, capriche ao decorar seu comércio, não importa o segmento da loja. Só tenha cuidado para que nada fique no meio do caminho, o que atrapalha a passagem e pode causar acidentes.

No mais, evite colocar música muito alta e luzes em excesso, pois isso pode ser incômodo para algumas pessoas e, como tal, acabar com toda a experiência de compra.

Antes de continuar a leitura, aproveite para assistir a um vídeo com 7 dicas para deixar a decoração de Natal perfeita!

7. Invista na experiência do cliente

Puxando o gancho do tópico anterior, foque no cliente. Tenha em mente que ele deve ser a parte mais importante da sua estratégia de vendas. Sendo assim, prepare os colaboradores e faça com que sua loja tenha um clima agradável e festivo.

8. Controle as vendas

Com o aumento das oportunidades, vem a necessidade de controlar as vendas. Isso é vital para não perder a conta de nada que saiu do estoque. Aqui, o ideal é usar uma ferramenta específica para este fim, que pode ser uma planilha ou um sistema de gestão.

Mas não se esqueça de anotar tudo que foi entregue nas mãos dos clientes, os valores e a forma de pagamento utilizada. Inclusive, essa estratégia serve para analisar o lucro e até para calcular as comissões de venda.

Caso não saiba como fazer isso, pode ficar tranquilo porque a QuantoSobra tem uma planilha de controle de vendas no cartão 100% grátis e completa.

Planilhas de controle gratis para baixar

9. Calcule os preços de venda

Não cometa o erro de reduzir os valores dos produtos para entregar aquela promoção imperdível, sem antes calcular seu preço de venda. Ou seja, o valor ideal para obter lucro com os itens estocados.

Afinal, você quer atrair a atenção do público, mas ainda precisa lucrar. Justamente por isso, indicamos lá em cima fazer o inventário do estoque, para saber exatamente o que foi investido nele.

Por sinal, temos uma planilha de preço de venda GRÁTIS. É só baixar e começar a usar!

o que é ponta de estoque: como vender ponta de estoque

Para complementar, que tal usar uma planilha de lucro por venda? Assim, você também descobre o quanto irá arrecadar por cada produto comercializado!

Planilha de lucro por venda

10. Acompanhe o fluxo de caixa diariamente

Fluxo de caixa é basicamente o controle de todo dinheiro que entra e sai do caixa em um período. No comércio, o ideal é que o monitoramento seja diário, já que, normalmente, há uma grande movimentação de dinheiro.

Esse processo evita perdas e permite que você acompanhe em tempo real o volume das vendas.

E, sim, a QuantoSobra tem uma planilha de controle de fluxo de caixa para auxiliar sua gestão. É só fazer o download e começar a usar gratuitamente.

Por que usar planilhas na minha empresa

11. Ofereça várias opções de pagamento

Nem todo mundo gosta de pagar em dinheiro vivo ou tem cartão de crédito. Por conseguinte, é imprescindível que você ofereça variadas formas de pagamento, para conseguir atingir o máximo de pessoas.

A boa notícia é que, atualmente, existem diversas possibilidades, como cartão de crédito, boletos ou Pix.

>>>> Aproveite e leia: formas de pagamento — quais são as melhores e mais seguras para a sua loja?

12. Dê a opção de embalar para presente na loja

No Natal, é comum as pessoas comprarem presentes e, portanto, ter esse tipo de serviço é outra ótima estratégia para aumentar as vendas. Até porque as pessoas procuram o que for mais prático para elas, certo?

13. Crie cupons de desconto

Cupons de desconto também funcionam como incentivo de vendas, porque todo mundo gosta de se sentir especial e ganhar aquele abatimento no preço.

Deste modo, vale muito a pena criar alguns cupons para distribuir durante compras acima de certo valor ou para clientes antigos.

Só tome cuidado para não exagerar na dose e sair no prejuízo. Por falar nisso, use a nona dica e calcule direitinho seus lucros por venda para descobrir até onde ir nos descontos.

14. Invista em um bom sistema de gestão de loja

Para finalizar nossa lista de dicas de como aumentar as vendas no Natal, o ideal é investir em um bom sistema de controle de loja para facilitar seu dia a dia. Imagine acompanhar todos os pontos que citamos até aqui apenas com planilhas. Seria complexo, não?

Nas tarefas manuais, é de se esperar que, uma hora ou outra, você pode cometer algum erro que coloque todo seu trabalho a perder ou fique confuso ao lidar com dezenas de documentos. Mas, felizmente, a tecnologia pode resolver tudo isso.

E um ótimo exemplo desse tipo de ferramenta é o Awise, um software de gestão completo e 100% gratuito. Isso mesmo, você não paga nada para usá-lo!

Com ele, você consegue fazer:

  • gestão de estoque;
  • controle das vendas;
  • cadastro de clientes;
  • emissão de notas fiscais;
  • geração de etiquetas personalizadas;
  • personalização completa do PDV (ponto de venda);
  • e muito mais.

Tudo isso de um só lugar, o que evita ter dezenas de planilhas abertas ao mesmo tempo. Faça hoje mesmo um teste e veja na prática como o Awise pode te ajudar a vender mais!