Aprender como abrir uma loja de roupas é o primeiro passo para montar um empreendimento de sucesso nesse momento em que, após uma grande crise, o país enfrenta algum crescimento na área do varejo. Por isso, neste artigo você vai descobrir:

 

 

No momento de empreender devemos levar em consideração que uma coisa é certa: sempre vai haver público para quem tem uma loja de roupas. 

Assim como as empresas da área da alimentação, o ramo do vestuário sempre vai ter clientes, uma vez que todo mundo precisa se alimentar e se vestir.

Embora a área do varejo sempre enfrente uma grande sazonalidade, o objetivo desse artigo sobre como abrir uma loja de roupas é exatamente ensinar a contornar essas dificuldades e alcançar o sucesso em vendas e junto ao público da melhor maneira.

Desde 2017, de acordo com o IBGE, a área do comércio de roupas vem ganhando um novo crescimento. Isso, apesar de aumentar a concorrência de quem quer começar a empreender agora, também mostra que o momento é favorável para o setor.

Por isso, há grandes chances de este ser o melhor momento de quem tem o sonho de se tornar empreendedor, finalmente tirar o desejo do papel e montar uma loja de roupas.

Vamos então, aos procedimentos que você deve adotar para garantir que, após o momento que você souber como abrir uma loja de roupas, você venda bem e alcance o sucesso.

O primeiro passo para abrir uma loja de roupas, como sempre, é sobre conhecer para quem você vai vender. Logo vamos ver isso mais à fundo.

Como abrir uma loja de roupas: do planejamento a criação da equipe

Antes de, efetivamente, montar uma loja de roupas, existe a parte mais importante do que o próprio trabalho duro: a parte do planejamento. 

Como essa parte é a parte onde você vai planejar tudo, considere essa etapa o embrião da sua empresa.

  • Faça um plano de negócios

O plano de negócios é aquela ferramenta da qual nenhum empreendedor que quer abrir uma nova empresa pode abrir mão. 

É praticamente obrigatório planejar por meio desse método quando se quer ter sucesso no futuro empreendimento.

No artigo, Plano de negócios: como fazer a ferramenta que vai revolucionar a sua maneira de planejar seus negócios”, você encontra um passo a passo completo sobre o assunto e como você vai ler lá:

O plano de negócios é um relatório, onde constarão todas as informações cruciais para que o seu negócio possa ser colocado em prática. Ele terá o caminho para o projeto virar realidade, como ele se manterá e onde deve chegar.

Neste relatório irão constar todas as áreas relevantes para que o sucesso seja alcançado: planos de marketing, planejamento financeiro, análise de mercado, previsão de receitas e despesas, e também, os pontos fortes da sua ideia, assim como os pontos fracos, e como trabalhar eles.

Um bom plano de negócios, além de representar uma rota teórica para que você se guie, também é uma forma de garantir que você não perca o seu tempo nem os seus investimentos, uma vez que ele é um projeto de antecipação de risco.

Já viu que essa etapa é imprescindível para abrir uma loja de roupas, não é? 

Como esse é o primeiro e mais importante passo, você não deve ter pressa. 

Faça esse plano todo com calma, prestando atenção aos detalhes, tendo os pés no chão e planejando com o máximo de exatidão possível. 

Depois desse ponto, todos os outros passos vão se tornar mais claros à sua frente.

Como abrir uma loja de roupas

  • Crie um planejamento estratégico

Como você deve ter percebido, o planejamento estratégico faz parte do plano de negócios. 

Entretanto, a gente recomenda, fortemente que, além do esboço inicial do planejamento estratégico feito durante o plano de negócios, você faça um planejamento estratégico completo, completamente focado em traçar estratégias para que as coisas que foram planejadas lá na primeira etapa sejam implementadas da melhor forma.

Como você vai ler no artigo, Planejamento estratégico: o que é e como fazer na sua empresa + planilha”:

Planejamento estratégico é um conjunto de estratégias que ajudam uma empresa a traçar rotas e caminhos que a levem a determinado objetivo. É por meio deste planejamento que o empresário saberá, por exemplo, onde a empresa deve alocar os seus recursos, além de que metas deverá atingir e quais são as ações que devem ser tomadas para que estas metas sejam atingidas.

Esse segundo passo vai garantir que você tenha um caminho certo a percorrer na hora de definir o que vai ser feito para atingir o que você e seus possíveis sócios definiram no plano de negócios.

  • Crie um plano de ação

Até aqui você apenas planejou no papel, não é? Chegou a hora de colocar a mão na massa. 

Com um plano de ação você vai definir como fazer e, efetivamente, começar a fazer. 

Como o nome já indica, um plano de ação é o momento da execução, de trazer para a ação material tudo o que antes estava no papel.

A gente criou um passo a passo no artigo, Plano de ação: o que é e como criar um para sua empresa”, e como você vai ler lá:

Um plano de ação é uma estratégia eficiente de planejamento, monitoramento e gerenciamento das atividades de um negócio. O uso dessa ferramenta é um dos melhores métodos para fazer o planejamento estratégico de uma empresa sair do papel e, também, para mensurar realisticamente os resultados dessas estratégias.

Este plano é construído na forma de um documento, ou mesmo, de uma planilha de Excel e lista as atividades que já foram feitas e as que ainda devem ser executadas dentro de um processo.

Como o seu objetivo é saber como abrir uma loja de roupas, parece lógico que você vai poder usar mais de um tipo de plano de ação. 

A gente indica que você escolha o que mais se adapta para as suas necessidades na nossa sessão de planos de ação.

Essa etapa de planejamento, embora pareça complicada, é bem simples, não é? Mas é claro que se você chegou até esse artigo querendo saber como abrir uma loja de roupas, você não quer só a parte teórica, não é?

Vamos sair da parte de planejamento então, e vamos para burocracia:

  • Regularize a empresa

A palavra “burocracia” assusta, não é mesmo? Ainda mais aqui no Brasil, onde a palavra é sinônimo de demora, lentidão e espera. No entanto, dependendo do regime jurídico em que você deseja enquadrar a sua nova empresa, o processo não é tão complicado quanto parece.

Aqui, a gente vai falar sobre a abertura de uma microempresa, já que é o formato que a maioria dos lojistas escolhe para abrir seu negócio. 

Esse também é o regime menos burocrático, ideal para se abrir uma empresa.

Segue com a gente a lista curta de tarefas que você vai ter que executar para abrir legalmente a sua empresa:

  1. Documentação: existe uma série de documentos que você deve solicitar junto à Junta Comercial da sua região. Você pode encontrar a lista desses documentos, aqui.
  2. CNAE: Para seguir com a abertura da sua empresa você terá que definir a área de atuação dela. Para isso você deve consultar a tabela CNAE, que pode ser encontrada aqui.
  3. Regime de tributação: O próximo passo para  abrir uma loja de roupas é definir qual vai ser o regime de tributação que a sua empresa vai adotar. O mais escolhido costuma ser o Simples Nacional, mas é possível escolher entre o Lucro Real e o Lucro Presumido.
  4. CNPJ: O CNPJ da sua nova empresa deve ser solicitado junto à Receita Federal uma vez que você tenha todos os outros documentos em mãos. 
  5. Registro estadual ou municipal: Dependendo da área em que vai atuar a sua empresa, você deve solicitar o registro junto à Prefeitura da sua cidade ou ao órgão estadual responsável.
  6. Bombeiros: Para funcionar e abrir suas portas, qualquer empresa precisa do alvará dos bombeiros, certo? Você deve procurar o Corpo de Bombeiros mais próximo para solicitar esse alvará.
  7. Previdência Social: Depois de todos esses passos, a sua empresa já está aberta e pode funcionar. Falta apenas mais um passo: fazer o cadastro junto à Previdência Social. Uma empresa tem até 30 dias depois da sua abertura para fazer isso.
  8. Fiscal: Aqui você deve definir como você vai fazer a emissão das suas notas fiscais para estar em dia com as obrigações fiscais. Recomendamos que você escolha um emissor feito especialmente para isso.

Pronto! Depois desse passo a passo a sua empresa já está legalmente aberta. 

Se você quer saber mais sobre essa etapa de abrir legalmente uma empresa, o nosso tutorial completo sobre o assunto em Como abrir uma microempresa: passo a passo completo”. 

  • Crie um plano de marketing

Ufa! Foi longo o caminho que a gente percorreu até aqui, não é? E você deve concordar comigo que nem foi tão difícil quanto parecia.

Agora, além de saber como abrir uma loja de roupas, você sabe também como planejar a sua abertura e como legalizar essa abertura.

Entretanto, existe mais um passo bem importante: lembra que lá em cima nós falamos que o foco desse nosso artigo não era somente explicar como abrir uma loja de roupas e sim, abrir uma loja que faça sucesso?

Então, chegamos no ponto do artigo em que a gente vai te ensinar a planejar o sucesso da sua loja de roupas.

Um plano de marketing é a etapa mais importante no sucesso das suas vendas e, consequentemente, da sua loja de roupas. Isso porque, ele vai ajudar você a definir toda a estratégia de comunicação e vendas da sua nova empresa.

E não só isso. Com um plano desses bem executado você vai conseguir:

  • definir o seu público alvo, 
  • conhecer o seu mercado de atuação, 
  • saber a melhor forma de precificação de produtos
  • entender qual é o melhor modo de fazer promoção dos seus produtos e muito mais. 

A gente criou um passo a passo para fazer um plano de marketing perfeito, no artigo,Plano de marketing: como fazer um e aumentar suas vendas”

Abrir loja de roupas

  • Contrate os melhores vendedores

Não basta ter todo o conhecimento que um plano de marketing dá e não ter uma boa equipe para executar e colocar em prática as ações sugeridas por ele, não é mesmo? 

Por isso, você deve estudar técnicas para contratar os melhores vendedores para a sua equipe. 

  • Conheça as estratégias de vendas

De que adianta saber como abrir uma loja de roupas e não conhecer nenhuma técnica de vendas que realmente funcione?

É nadar e morrer na praia, não é? 

Por isso, você deve focar todo o seu tempo disponível em estudar todas as melhores técnicas de venda para você e para a sua empresa.

Com isso, não só você se beneficia, mas também, seus funcionários quando você passar esse conhecimento para eles, beneficiando a empresa como um todo. 

Leia também: Comissão de vendas: como calcular comissão de vendas na sua loja

Lembre-se que organizar o seu estoque também faz parte da busca pelo sucesso do seu negócio. Dentro disso, lembre-se de calcular quantas peças de roupa precisa para abrir uma loja.

Gostou? Já está cansado? Ainda falta uma última parte. Depois encerramos, ok?

Em resumo, dentro das etapas de como abrir uma loja de roupas estão:

  1. Faça um plano de negócios
  2. Crie um planejamento estratégico
  3. Crie um plano de ação
  4. Regularize sua empresa e tenha seu CNPJ
  5. Crie um plano de marketing 
  6. Contrate os melhores vendedores
  7. Conheça as estratégias de vendas

Com isso em mente, seguimos para as etapas de gestão do negócio, após a abertura.

Como administrar uma loja de roupas?

Só pelo título você já entendeu como essa etapa é importante, não é? Afinal, de nada adianta ter seguido o passo a passo completo de como abrir uma loja de roupas, ter chegado até aqui, e não saber administrar tudo o que você construiu.

Nós não vamos nos estender muito nessa etapa mas, como ela é muito importante, nós vamos apenas deixar os links para artigos que criamos exatamente para ensinar você a fazer essa administração. Olha só:

Quer ter todos os materiais para administrar sua empresa de graça? Acesse a nossa seção de Materiais Educativos e encontre planilhas gratuitas para  te ajudar a controlar várias áreas da empresa como:

  • contas a pagar e receber, 
  • cursos de gestão financeira,
  • planilha de controle de estoque, 
  • planilha de cadastro de clientes e fornecedores, 
  • planilha de fluxo de caixa, e muito mais. 

Para baixar qualquer um deles, basta clicar na imagem abaixo:

Quer ter todos os materiais para administrar sua empresa de graça? Acesse a nossa sessão de Materiais Educativos e encontre planilhas de contas a pagar e receber, cursos de gestão financeira, planilha de controle de estoque, planilha de cadastro de clientes e fornecedores, planilha de fluxo de caixa, e muito mais. E o melhor: todos os nossos materiais são gratuitos. Para baixar qualquer um deles, basta clicar na imagem abaixo:

Como abrir uma loja de roupas


Inauguração de Loja: dicas para iniciar seu negócio