Como abrir uma loja de roupas: passo a passo completo

Saber como abrir uma loja de roupas é o primeiro passo para montar um empreendimento de sucesso nesse momento em que, após uma grande crise, o país enfrenta algum crescimento na área do varejo.

No momento de empreender devemos levar em consideração que uma coisa é certa: sempre vai haver público para quem tem uma loja de roupas. Assim como as empresas da área da alimentação, o ramo do vestuário sempre vai ter clientes, uma vez que todo mundo precisa se alimentar e se vestir.

Embora a área do varejo sempre enfrente uma grande sazonalidade, o objetivo desse artigo sobre como abrir uma loja de roupas é exatamente ensinar a contornar essas dificuldades e alcançar o sucesso em vendas e junto ao público da melhor maneira.

Desde 2017, de acordo com o IBGE, a área do comércio de roupas vem ganhando um novo crescimento. Isso, apesar de aumentar a concorrência de quem quer começar a empreender agora, também mostra que o momento é favorável para o setor.

Por isso, há grandes chances de este ser o melhor momento de quem tem o sonho de se tornar empreendedor, finalmente tirar o seu sonho do papel e abrir a sua empresa.

Vamos então, aos procedimentos que você deve adotar para garantir que, após o momento que você souber como abrir uma loja de roupas, você venda bem e alcance o sucesso.

Os primeiros passos, como sempre, se tratam de conhecer para quem você vai vender, é claro. Logo vamos ver isso mais à fundo.

Como abrir uma loja de roupas: planejamento

Antes de, efetivamente, abrir a sua empresa, existe a parte mais importante do que o próprio trabalho duro: a parte do planejamento. Como essa parte é a parte onde você vai planejar tudo, considere essa etapa o embrião da sua empresa.

  • Faça um plano de negócios

O plano de negócios é aquela ferramenta da qual nenhum empreendedor que quer abrir uma nova empresa pode abrir mão. É praticamente obrigatório planejar por meio desse método quando se quer ter sucesso no futuro empreendimento.

Nós já fizemos um passo a passo completo de como fazer um plano de negócios, aqui, e como você vai ler lá:

O plano de negócios é um relatório, onde constarão todas as informações cruciais para que o seu negócio possa ser colocado em prática. Ele terá o caminho para o projeto virar realidade, como ele se manterá e onde deve chegar.

Neste relatório irão constar todas as áreas relevantes para que o sucesso seja alcançado: planos de marketing, planejamento financeiro, análise de mercado, previsão de receitas e despesas, e também, os pontos fortes da sua ideia, assim como os pontos fracos, e como trabalhar eles.

Um bom plano de negócios, além de representar uma rota teórica para que você se guie, também é uma forma de garantir que você não perca o seu tempo nem os seus investimentos, uma vez que ele é um projeto de antecipação de risco.

Já viu que é imprescindível, não é? Como esse é o primeiro e mais importante passo, você não deve ter pressa. Faça esse plano todo com calma, prestando atenção aos detalhes, tendo os pés no chão e planejando com o máximo de exatidão possível. Depois desse ponto, todos os outros passos vão se tornar mais claros à sua frente.

Como abrir uma loja de roupas

  • Crie um planejamento estratégico

Como você deve ter percebido na etapa do plano de negócios, o planejamento estratégico faz parte desse primeiro plano. Entretanto, a gente recomenda, fortemente que, além do esboço inicial do planejamento estratégico feito durante o plano de negócios, você faça um planejamento estratégico completo, completamente focado em traçar estratégias para que as coisas que foram planejadas lá na primeira etapa sejam implementadas da melhor forma.

Como você vai ler aqui, no nosso passo a passo de como fazer um planejamento estratégico:

Planejamento estratégico é um conjunto de estratégias que ajudam uma empresa a traçar rotas e caminhos que a levem a determinado objetivo. É por meio deste planejamento que o empresário saberá, por exemplo, onde a empresa deve alocar os seus recursos, além de que metas deverá atingir e quais são as ações que devem ser tomadas para que estas metas sejam atingidas.

Esse segundo passo vai garantir que você tenha um caminho certo a percorrer na hora de definir o que vai ser feito para atingir o que você e seus possíveis sócios definiram no plano de negócios.

  • Crie um plano de ação

Até aqui você apenas planejou no papel, não é? Aqui chegou a hora de colocar a mão na massa. Com um plano de ação você vai definir como fazer e, efetivamente, começar a fazer. Como o nome já indica, um plano de ação é o momento da execução, de trazer para a ação material tudo o que antes estava no papel.

A gente tem um passo a passo para fazer um plano de ação completo, aqui, e como você vai ler lá:

Um plano de ação é uma estratégia eficiente de planejamento, monitoramento e gerenciamento das atividades de um negócio. O uso dessa ferramenta é um dos melhores métodos para fazer o planejamento estratégico de uma empresa sair do papel e, também, para mensurar realisticamente os resultados dessas estratégias.

Este plano é construído na forma de um documento, ou mesmo, de uma planilha de Excel e lista as atividades que já foram feitas e as que ainda devem ser executadas dentro de um processo.

Como o seu objetivo é saber como abrir uma loja de roupas, parece lógico que você vá poder usar mais de um tipo de plano de ação. A gente indica que você escolha o que mais se adapta para as suas necessidades na nossa sessão de planos de ação.

Essa etapa de planejamento, embora pareça complicada, é bem simples, não é? Mas é claro que se você chegou até esse artigo querendo saber como abrir uma loja de roupas, você não quer só a parte teórica, não é?

Vamos sair da parte de planejamento então, e vamos para burocracia:

Como abrir uma loja de roupas: abrindo a empresa

A palavra “burocracia” assusta, não é mesmo? Ainda mais aqui no Brasil, onde a palavra é sinônimo de demora, lentidão e espera. No entanto, dependendo do regime jurídico em que você deseja enquadrar a sua nova empresa, o processo não é tão complicado quanto parece.

Aqui, a gente vai falar sobre a abertura de uma microempresa, já que é o formato que a maioria dos lojistas escolhe para abrir seu negócio. Esse também é o regime menos burocrático e enrolado para se abrir uma empresa.

Segue com a gente a lista curta de tarefas que você vai ter que executar para abrir legalmente a sua empresa:

  1. Documentação: existe uma série de documentos que você deve solicitar junto à Junta Comercial da sua região. Você pode encontrar a lista desses documentos, aqui.
  2. CNAE: Para seguir com a abertura da sua empresa você vai ter que definir a área de atuação que ela vai ter. Para isso você deve consultar a tabela CNAE, que pode ser encontrada aqui.
  3. Regime de tributação: O próximo passo é definir qual vai ser o regime de tributação que a sua empresa vai adotar. O mais escolhido costuma ser o Simples Nacional, mas é possível escolher entre o Lucro Real e o Lucro Presumido.
  4. CNPJ: O CNPJ da sua nova empresa deve ser solicitado junto à Receita Federal uma vez que você tenha todos os outros documentos em mãos. A gente ensinou aqui, como solicitar o CNPJ.
  5. Registro estadual ou municipal: Dependendo da área em que vai atuar a sua empresa, você deve solicitar o registro junto à Prefeitura da sua cidade ou ao órgão estadual responsável.
  6. Bombeiros: Para funcionar e abrir suas portas, qualquer empresa precisa do alvará dos bombeiros, certo? Você deve procurar o Corpo de Bombeiros mais próximo para solicitar esse alvará.
  7. Previdência Social: Depois de todos esses passos, a sua empresa já está aberta e pode funcionar. Falta apenas mais um passo: fazer o cadastro junto à Previdência Social. Uma empresa tem até 30 dias depois da sua abertura para fazer isso.
  8. Fiscal: Aqui você deve definir como você vai fazer a emissão das suas notas fiscais para estar em dia com as obrigações fiscais. Recomendamos que você escolha um emissor feito especialmente para isso.

Pronto! Depois desse passo a passo a sua empresa já está legalmente aberta. Se você quer saber mais sobre essa etapa de abrir legalmente uma empresa, o nosso tutorial completo sobre o assunto pode ser encontrado aqui.

Como abrir uma loja de roupas: planejar as vendas e estratégias para o sucesso

Ufa! Foi longo o caminho que a gente percorreu até aqui, não é? E você deve concordar comigo que nem foi tão difícil quanto parecia.

Agora, além de saber como abrir uma loja de roupas, você sabe também como planejar a sua abertura e como legalizar essa abertura.

Entretanto, existe mais um passo bem importante: lembra que lá em cima nós falamos que o foco desse nosso artigo não era somente explicar como abrir uma loja de roupas e sim, abrir uma loja que faça sucesso?

Então, chegamos no ponto do artigo em que a gente vai te ensinar a planejar o sucesso da sua loja de roupas.

  • Crie um plano de marketing

Um plano de marketing é a etapa mais importante no sucesso das suas vendas e, consequentemente, da sua loja de roupas. Isso porque, um plano de marketing vai ajudar você a definir toda a estratégia de comunicação e vendas da sua nova empresa.

E não só isso. Com um plano desses bem executado você vai conseguir definir o seu público alvo, conhecer o seu mercado de atuação, saber a melhor forma de precificação, saber o melhor modo de fazer promoção dos seus produtos e muito mais. A gente criou um passo a passo para fazer um plano de marketing perfeito, aqui.

Abrir loja de roupas

  • Contrate os melhores vendedores

Não basta ter todo o conhecimento que um plano de marketing dá e não ter uma boa equipe para executar e colocar em pratica as ações sugeridas por ele, não é mesmo? Por isso, você deve estudar técnicas para contratar os melhores vendedores para a sua equipe. A gente ensinou como fazer a melhor seleção e recrutamento, aqui, e como contratar os melhores vendedores para sua equipe, aqui.

  • Conheça estratégias de vendas

De que adianta saber como abrir uma loja de roupas e não conhecer nenhuma técnica de vendas que realmente funciona? É nadar e morrer na praia, não é? Por isso, você deve focar todo o seu tempo disponível em estudar todas as melhores estratégias de venda para você e para a sua empresa.

Com isso, não só você se beneficia, mas também, seus funcionários quando você passar esse conhecimento para eles, beneficiando a empresa como um todo. Para te ajudar:

Gostou? Já está cansado? Ainda falta uma última parte. Depois encerramos, ok?

Como administrar uma loja de roupas?

Só pelo título você já entendeu como essa etapa é importante, não é? Afinal, de nada adianta ter seguido o passo a passo completo de como abrir uma loja de roupas, ter chegado até aqui, e não saber administrar tudo o que você construiu.

Nós não vamos nos estender muito nessa etapa mas, como ela é muito importante, nós vamos apenas deixar os links para artigos que criamos exatamente para ensinar você a fazer essa administração. Olha só:

 

Quer ter todos os materiais para administrar sua empresa de graça? Acesse a nossa sessão de Materiais Educativos e encontre planilhas de contas a pagar e receber, cursos de gestão financeira, planilha de controle de estoque, planilha de cadastro de clientes e fornecedores, planilha de fluxo de caixa, e muito mais. E o melhor: todos os nossos materiais são gratuitos. Para baixar qualquer um deles, basta clicar na imagem abaixo:

Como abrir uma loja de roupas

Bastante material, não é? A gente separou ainda, um vídeo que fala um pouco mais sobre o assunto. Olha só:

262 / 281

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend