Um dos pontos-chave da jornada de compra do cliente é quando ele está na frente de caixa. Por esse motivo, é crucial investir em uma boa gestão de ponto de venda – ou apenas PDV – para assegurar que seu consumidor saia satisfeito e volte a comprar em sua loja.

Afinal, esse espaço é a vitrine que expõe seus serviços e, como a gente sabe muito bem, a primeira impressão é a que fica. Logo, se seu cliente tiver uma experiência ruim, provavelmente comentará com amigos e familiares.

Esses, por sua vez, poderão passar a informação adiante e isso tende a manchar sua reputação, afetando negativamente seu comércio.

Para evitar esses problemas, confira o artigo que preparamos. Nele, explicamos o que é PDV e ensinamos como gerir e organizar um ponto de venda que encantará seu público. Sem dúvida, isso ajudará a alavancar seu negócio!

Primeiramente, o que é PDV?

Ponto de venda – ou simplesmente PDV – é basicamente o lugar onde um produto é exposto e deixado ao alcance do cliente. Também chamado de frente de caixa, ele pode estar em um supermercado, loja ou quiosque no shopping, só para exemplificar.

Dessa maneira, podemos dizer que a gestão de ponto de venda visa garantir que o setor esteja funcionando corretamente. Isto é, assegurar que ele atende às demandas dos consumidores, chamando atenção para as mercadorias expostas e incentivando a compra.

Deu para entender o que é PDV? Então, vamos seguir para o tutorial de como fazer a gestão de ponto de venda, com um passo a passo bem simples!

Mas, antes, aperte o PLAY no vídeo abaixo e veja as dicas da Sanara Fonseca sobre como fazer o controle de vendas do seu negócio!

Passo a passo de como fazer a gestão do PDV sem estresse

Realizar a gestão do PDV não precisa ser nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, isso não é nada complexo e, para que seja eficaz, basta seguir o passo a passo a seguir!

Passo 1: conheça seu público-alvo

O primeiro passo é identificar o perfil do consumidor da sua marca. Ou seja, descobrir o que ele gosta de comprar, quais as maneiras que usa para conhecer e adquirir novos produtos e serviços e, principalmente, o que ele deseja ver exposto.

Para fazer isso, você pode começar analisando sua concorrência buscando entender o que ela oferece. Em seguida, realize pesquisas com seu público-alvo. Nessa etapa, é importante verificar:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • mídias sociais mais acessadas;
  • escolaridade;
  • renda;
  • assuntos que interessam
  • etc.

Passo 2: treine sua equipe

De nada adianta ter um ponto de venda lindo, com prateleiras perfeitas, se seu time de colaboradores não estiver bem preparado. Por isso, invista em treinamentos frequentes.

À primeira vista, até pode parecer mais uma despesa, porém, a capacitação traz resultados concretos no aumento do lucro. Afinal, seus funcionários saberão como abordar os clientes, quais as técnicas de venda adequadas para cada situação e, ainda, como agir em caso de crise.

Passo 3: invista em diferentes formas de pagamento

É crucial que seu PDV ofereça diferentes modalidades de pagamento. Os cartões de crédito, por exemplo, trazem facilidade e são convenientes, já que muitos permitem parcelar as compras.

Logo, prepare-se para receber as compras por cartão, boleto, Pix e qualquer outra modalidade disponível que se adéque à realidade do seu negócio. Inclusive, nós temos um artigo completo que explica o que é Pix e como ele funciona.

>>>> Aproveite e leia: formas de pagamento – quais são as melhores e mais seguras para sua loja

Passo 4: cuide do seu estoque

Pense no estoque como se fosse o coração do negócio, pois ele armazena todos os produtos. Justamente por isso, um dos passos indispensáveis na gestão do ponto de venda é garantir que ele esteja bem abastecido.

Com isso bem gerenciado, você terá sempre uma boa oferta de mercadorias. Ao mesmo tempo, é preciso controlar as entradas e saídas, a fim de ter uma boa rotatividade e sempre trazer novidades para seu público-alvo.

>>>> Nós temos um artigo completo que te ensina como fazer o controle de estoque, com uma planilha para você baixar gratuitamente.

Passo 5: defina metas e mensure os resultados

Por último, é necessário definir metas para saber onde sua equipe colocará seus esforços e, depois, medir os resultados, descobrindo se o propósito foi alcançado.

Mas lembre-se de estabelecer objetivos reais e que possuam um plano de ação claro. Caso contrário, você corre o risco de nunca atingi-los, visto que pensou em algo impossível ou muito vago para ser mensurado.

>>>> Veja mais: como bater suas metas de vendas no varejo? 10 dicas + bônus

Quais são as principais funções na gestão de vendas?

Você aprendeu como administrar seu PDV, mas já se questionou sobre quais são as principais funções na gestão de vendas? Como são muitas tarefas, é imprescindível que você execute cada uma delas para ter sucesso em sua estratégia.

Sendo assim, um gestor de vendas tem como parte da sua rotina:

  • definir as metas de vendas e delegá-las a cada membro do time comercial;
  • montar um plano de vendas adequado à realidade da empresa;
  • monitorar os dados e analisar se a equipe está progredindo;
  • elaborar e supervisionar os treinamentos;
  • contratar novos vendedores.

3 dicas de como organizar um ponto de venda

Além de fazer a gestão do PDV, é essencial saber como organizar um ponto de venda. Em resumo, ele precisa ser atrativo para finalmente chamar a atenção do seu público.

Para fazer isso, você deve:

1. Cuidar do ambiente

O ambiente exerce uma forte influência na experiência do cliente. Por essa razão, ele tem que ser bem iluminado. Entretanto, tome cuidado para não usar luzes muito fortes e que incomodem seu público. O ideal é que eles possam ver bem os produtos.

Outros diferenciais são:

  • apostar em música ambiente;
  • perfumar o espaço;
  • decorar o PDV de acordo com a ocasião, mas sem exageros;
  • climatizar o ambiente;
  • uniformizar seus colaboradores;
  • garantir a higiene do local;
  • organizar as prateleiras;
  • expor as mercadorias corretamente.

2. Oferecer uma infraestrutura completa

Ter uma boa infraestrutura para atender os clientes já representa “meio caminho andando” na organização do PDV. O mais adequado é que sua frente de caixa tenha, pelo menos:

  • computador;
  • leitor de código de barras;
  • impressora para nota fiscal;
  • máquina de cartão de crédito.

Vale destacar que esses itens são básicos para que você ofereça um atendimento de excelência aos seus clientes. Portanto, é inevitável investir na compra ou locação deles.

3. Não deixar que faltem produtos

Por último, realize a gestão do seu estoque de modo a garantir que nunca faltem produtos nas prateleiras. Para isso, converse com seus fornecedores e defina um cronograma de reabastecimento considerando as mercadorias que vendem mais, por exemplo.

Outra dica é acompanhar de perto a saída de produtos. Dessa forma, é possível prever a falta de um deles e agendar a compra de um novo lote prontamente.

O QuantoSobra tem uma planilha super completa que te ajuda a gerenciar seu PDV. Basta clicar na imagem abaixo para baixar e começar a usar gratuitamente!

Como administrar um minimercado

Aproveite e aperte o PLAY no vídeo abaixo para aprender a usar todas as funcionalidades dessa planilha:  

Por que a gestão de ponto de venda é fundamental? 4 motivos para começar hoje mesmo

Para você ter uma pequena ideia da importância dos pontos de venda, traremos alguns dados. Um deles é de uma pesquisa feita pela Nielsen Media Research, que descobriu que cerca de 70% das compras são decididas quando as pessoas já estão dentro das lojas.

Em paralelo, o estudo publicado pela BRQ Business Research Quarterly mostrou que, entre 46% e 70% das vezes em que alguém adquire um item, a ação foi tomada por impulso.

Mas o que esses dados indicam? Você pode perguntar. Eles comprovam a relevância de elaborar uma boa gestão de PDV, tornando-o mais atrativo e acessível aos consumidores.

Dito isso, separamos algumas das principais vantagens de gerir esse setor:

1. Aumento das vendas

Um dos benefícios mais aparentes da boa gestão de PDV é o aumento das vendas. Isso acontece porque um local bem administrado e atraente, chamando a atenção de uma parcela maior do público.

Aliado a isso, ao ter uma equipe bem treinada ao seu lado, você assegura o emprego das melhores técnicas de vendas. Como resultado, o consumidor tem mais confiança na marca e suas chances de comprar com ela aumentam.

>>>> Leia mais: como aumentar suas vendas? dicas para driblar a crise

2. Melhora da reputação da marca

A reputação que seu empreendimento tem no mercado importa e influencia a percepção que o público tem de você.

Para entender melhor, imagine entrar em uma loja e ver que o banheiro dos clientes está sujo, as prateleiras estão desorganizadas e os funcionários são rudes.

Você não voltaria lá, não é? Da mesma forma, quando você vai a um local climatizado, que oferece tudo o que você queria e que conta com funcionários simpáticos, a vontade de voltar lá aumenta.

Pois bem, saiba que o público que você deseja atingir pensa da mesma forma. Portanto, o esforço para oferecer o seu melhor, ajuda a conquistar e contribui para que seus clientes falem bem da sua loja para os outros.

3. Agilização do atendimento

A frente de caixa com funcionários bem treinados e infraestrutura completa entrega um atendimento ágil. Em termos de ferramentas, elas permitem a automatização de diversos processos, reduzindo o tempo gasto em cada atividade e aumentando a produtividade. E isso nos leva ao próximo tópico!

4. Aumento da produtividade

Por último, o conjunto de todas as vantagens acima faz com que a produtividade da sua equipe aumente. Por falar nisso, uma boa gestão de ponto de vendas deve usar as ferramentas corretas para otimizar o trabalho.

Desse modo, você e sua equipe não ficam presos em tarefas repetitivas e que tomam muito tempo. No lugar, podem focar em coisas que realmente precisam de interferência humana ou têm um peso maior no resultado.

Como a tecnologia otimiza a gestão de ponto de venda?

E aí, conseguiu entender como realizar a gestão do seu ponto de venda? Então, preste atenção em mais uma dica: invista em um software que te ajuda a otimizar vários dos processos que citamos nesse artigo.

Um bom exemplo desse tipo de ferramenta é o Awise. Ele possui funcionalidades extremamente úteis no controle dos PDVs. Entre as mais importantes estão:

  • gerador de código de barras;
  • controle e balanço de estoque;
  • precificação completa;
  • controle de vendas;
  • gerenciamento de metas.

Outro detalhe incrível do Awise é a possibilidade de personalizar seu PDV, com a finalidade de deixá-lo com a sua cara. E sabe o que é melhor? Ele é 100% grátis, para sempre.

Aproveite! Faça um teste hoje mesmo e descubra como o Awise pode ajudar seu negócio a decolar!