Atualmente, o Brasil conta com mais de 19 milhões de empresas ativas, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. Porém, ser dono de um negócio vem atrelado a desafios únicos. Afinal, saber como gerenciar uma empresa do zero pode ser bastante complexo, devido ao número de tarefas que devem ser feitas diariamente.

Algumas delas incluem venda, entrega e finanças, sendo que tudo isso precisa ser feito enquanto você tenta alcançar o sucesso e o aumento dos lucros. Ou seja, é um trabalho árduo, mas muito recompensador.

Neste artigo, você verá qual a melhor forma de gerenciar uma empresa, com 12 dicas de ouro para continuar crescendo!

Como gerenciar uma empresa pequena do zero? 12 dicas úteis

Em primeiro lugar, não existe uma fórmula mágica de como administrar uma empresa com um único passo. Na verdade, gerenciar um pequeno negócio exige muito trabalho e dedicação.

Pensando nisso, você verá algumas das principais dicas de como fazer isso sem arrancar os cabelos de desespero e, finalmente, fazer sua companhia crescer cada vez mais!

1. Escolha bem seu banco

Para gerenciar sua empresa, é vital fazer uma boa gestão financeira. Um dos primeiros passos para isso é escolher bem e explorar todas as opções que o banco que você escolheu oferece para os proprietários de pequenos negócios.

Hoje, muitas instituições financeiras possuem opções de contas com baixas tarifas administrativas e até mesmo empréstimos com taxas de juros menores do que o habitual.

Logo, escolher o banco correto e que ofereça todas as ferramentas necessárias para sua empresa te ajudará não apenas no gerenciamento dela, mas também a economizar e valorizar cada centavo investido.

2. Visite um centro de desenvolvimento de pequenos negócios

Outra dica de como gerenciar uma empresa pequena do zero é aproveitar os centros de desenvolvimento de pequenos negócios que existem em diversas cidades brasileiras.

Estes centros oferecem cursos, palestras e consultorias, que podem ser gratuitas ou ter um custo de investimento baixo, devido ao caráter social dessas instituições.

Caso não encontre um na sua cidade, você pode se informar com a prefeitura local. Isso porque estes órgãos públicos costumam contar com formações e outros benefícios para auxiliar os empreendedores.

Em paralelo, visite consultores e contadores do seu município para obter a ajuda necessária para gerenciar seu negócio. Outra opção é buscar  o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que está presente em todo o país.

3. Utilize ferramentas para auxiliar na gestão

A terceira dica de como fazer o controle de uma empresa é utilizar uma ferramenta de gestão, como o Awise.

Esse tipo de sistema auxilia no gerenciamento das receitas e despesas, controle de clientes, fluxo de caixa, cadastro e, inclusive, mercadorias e estoque.

Com isso, você consegue administrar, com segurança, todos os seus pagamentos e recebimentos. Se preferir, faça tudo isso manualmente, através de planilhas que servem para os mais diversos fins.

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4. Crie um plano de negócios

Você já tem o próprio negócio, mas está sem saber como organizar uma empresa desorganizada? Então, saiba que uma das chaves para fazer isso é estabelecer um plano de negócios com metas e objetivos bem definidos.

Esse tipo de projeto serve para planejar suas finanças, de modo que você saiba quanto terá que investir e vender para alcançar o ponto de equilíbrio. Adicionalmente, ele  ajuda a descobrir o quanto sua empresa precisa receber para ter um crescimento sólido.

Caso deseje algo mais direto, pode-se elaborar um Business Model Canvas. Essa é uma ferramenta estratégica e empresarial.

Uma maneira simples de fazer isso é pelo Sebrae Canvas, que foi desenvolvido com o intuito de auxiliar novos empreendedores na elaboração de um modelo de negócios personalizado.

A ferramenta cria um quadro com nove estratégias distintas, que podem servir como um ponto de partida para descrever e gerenciar sua empresa.

Aperte o play neste vídeo e entenda melhor como o Canvas funciona:

5. Faça networking

Uma empresa não funciona sozinha. Por conseguinte, é primordial cultivar o networking com outros pequenos empresários da sua região e, assim, ganhar o suporte de negócios locais para continuar crescendo.

Uma ótima maneira de fazer networking é participar de associações e eventos organizados pela comunidade de empreendedores. Nessa linha, faça parte de ações públicas para que potenciais clientes fiquem sabendo dos produtos ou serviços que você oferece.

6. Gerencie seu estoque

O controle de estoque é uma etapa do gerenciamento empresarial que faz com que você tenha sucesso ou quebre. Isso deve ser feito com bastante cuidado, para garantir que você maximize cada centavo investido. Por sinal, como gerenciar uma empresa sem saber o que você tem em estoque?

Até porque não adianta de nada ter o controle de outras áreas da empresa e não saber ao certo qual produto vende mais ou qual deles gera a maior porcentagem de lucro.

Dito isso, o primeiro passo para fazer esse controle é começar apostando em pequenas quantidades de cada mercadoria. Em seguida, monitore continuamente os números de saída de cada uma delas. Esse processo serve para descobrir o que gera mais lucro e, portanto, precisa ser comprado em maior quantidade e o que não vale a pena investir.

Outro ponto é sempre procurar rotacionar o estoque. Isto é, variar os itens disponíveis, para remover aqueles que não apresentam uma saída satisfatória e substituí-los por produtos que possuem o potencial de vender mais.

>>> Leia também: como administrar uma loja de sucesso

7. Seja organizado

Não dá para pensar em como organizar uma empresa desorganizada, se você não ordenar todas as áreas dela. Isso porque a organização é fundamental para poupar tempo e dinheiro.

Uma boa organização de todos os setores permite que você encontre itens no estoque mais rápido e entregue-os aos clientes em pouco tempo. Logo, deixando-o mais feliz e satisfeito com o serviço oferecido.

Além do mais, oferecer um espaço bem estruturado reduz as filas, permitindo que sua empresa atenda mais consumidores em um curto espaço de tempo e, consequentemente, lucre mais.

Isso não vale apenas para o setor de vendas e estoque. A documentação da sua empresa também deve ser mantida em ordem, para que você tenha acesso rápido aos documentos e relatórios que precisem ser apresentados em reuniões para a tomada de decisões, inclusive sobre os rumos do negócio.

8. Conheça a fundo seu nicho

Outro ponto essencial na hora de gerenciar uma empresa pequena do zero é estar sempre na vanguarda. Ou seja, saber de todas as novidades e tendências do mercado que você está inserido antes que elas percam a força.

Para tal, fique atento aos concorrentes, às redes sociais, acompanhe blogs e sites especializados em pequenas empresas e faça pesquisas com seu público para descobrir o que eles desejam consumir.

Dessa maneira, você se mantém competitivo dentro da sua área de atuação ao entregar inovações para seus clientes.

9. Abra um CNPJ

Abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e se cadastrar no CNAE certo é outro ponto crucial de como gerenciar uma empresa.

Esse passo é importante, pois garante que você está tocando seu negócio de maneira legal, seguindo todas as regulamentações locais e do setor e cumprindo com suas obrigações fiscais.

Sendo assim, você evita o pagamento de multa, bem como as fiscalizações desnecessárias, que causam uma perda de tempo e dinheiro.

10. Treine seus colaboradores

O processo de gerenciamento de uma empresa depende de colaboradores capacitados. Afinal, você não fará tudo sozinho, pois precisará de mão de obra qualificada. De fato, uma equipe bem formada faz toda a diferença na conquista das metas, portanto, invista no treinamento dos seus funcionários.

Lembre-se de que equipes bem treinadas rendem mais, trazendo um maior retorno financeiro para seu negócio. Além disso, a capacitação melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade individual e coletiva.

Ter um time capacitado, inclusive, pode ser usado a favor do seu negócio, tanto em campanhas, como no marketing boca a boca. Isso faz com que seus clientes tenham mais confiança em comprar com você e, assim,  indiquem sua empresa para mais pessoas.

>>> Leia também: plano de marketing – como fazer um e aumentar suas vendas

11. Tenha uma lista de clientes satisfeitos

Uma pesquisa feita em 2021 indicou que 21% das pessoas consultam conhecidos e 18% buscam referências com eles antes de fazer uma compra. Por isso, é importante ter clientes satisfeitos e que estejam dispostos a servir como referência para potenciais consumidores.

Isso, além de trazer novos compradores para seu negócio, permite que você verifique a qualidade do trabalho e do atendimento que oferece.

12. Defina o que e para quem você quer vender

Por último, tenha foco. Para descobrir na lista de como gerenciar uma empresa, deve-se saber o que você quer vender e para quem.

Uma ótima forma de definir isso é criar uma persona, que é um perfil do seu cliente ideal. Esse processo ajuda muito na hora de definir os caminhos a tomar, quais as melhores ações de marketing, onde anunciar seu negócio e como repor o estoque.

Para entender melhor a importância disso, neste artigo, contamos a nossa experiência de como ter foco nos ajudou a crescer!

Para resumir qual a melhor forma de gerenciar uma empresa, essas são as dicas:

  • escolha bem seu banco;
  • visite um centro de desenvolvimento de pequenos negócios;
  • utilize ferramentas para auxiliar na gestão;
  • crie um plano de negócios;
  • faça networking;
  • gerencie seu estoque;
  • seja organizado;
  • conheça a fundo seu nicho;
  • abra um CNPJ;
  • treine seus colaboradores;
  • tenha uma lista de clientes satisfeitos;
  • defina o que e para quem você quer vender.

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Ele oferece diversas ferramentas para:

  • automatizar o controle financeiro e de estoque;
  • ter acesso aos relatórios de desempenho;
  • gerenciar entregas e emissões de notas fiscais;
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