Todo varejista já se fez a pergunta: porque o estoque é importante? Muitos, antes de empreender e até mesmo quando já estão na aventura de empreendedorismo, não entendem porque controlar o estoque é importante. 

Entretanto, a gestão dessa área é uma das mais importantes e tem impactos em todas as partes da empresa, principalmente no financeiro.

Você já deve ter ouvido falar que estoque é investimento. Também, deve ter ouvido alguém dizer que estoque parado é dinheiro parado. 

Neste artigo você vai entender os conceitos por trás dessas frases e muito mais.

Vamos lá:

Porque o estoque é importante?

O estoque é importante para uma empresa porque ele é um investimento pesado em mercadorias que devem ser vendidas para trazerem o retorno financeiro que vai manter a sobrevivência do negócio.

Em outras palavras: se a sua empresa depende da venda de produtos, você precisa ter produtos em estoque para comportar a venda de mais de uma peça quando um pedido grande acontece.

Como não há logística tão ágil que possa permitir que você compre de maneira imediata dos seus fornecedores, você deve ter uma certa quantidade de mercadorias armazenadas para garantir que as vendas continuem acontecendo com a velocidade necessária.

Além disso, o estoque é importante, também, porque permite que você compre seus produtos em quantidades maiores, o que garante que você possa comprar por um preço mais baixo de seus fornecedores.

Ter um estoque é importante porque toda a estrutura e, também o lucro da sua empresa dependem da venda do que há armazenados nele. Mas, muito além disso, o seu estoque é importante porque permite que você calcule, através dele, várias métricas importantes para a saúde financeira do seu negócio. A gente vai ver isso mais adiante. 

Porque controlar o estoque?

Agora que você já sabe porque o estoque é importante, fica clara a resposta para a próxima pergunta que muitos empresários se fazem: porque controlar o estoque?

Fazer o controle de estoque é importante porque, através dos seus estoques bem geridos você consegue controlar todo o resto do que acontece no seu negócio.

Sabendo como andam as movimentações do seu estoque você consegue saber como andam suas vendas, conhecendo o giro de estoque, você consegue analisar como anda a aceitação dos seus produtos pelos seus clientes, tendo um bom controle sobre estas vendas e aceitações, você consegue comprar seus produtos com mais antecipação e descontos junto a seus fornecedores.

Você pode gostar também: Estoque de Segurança: o que é e como fazer na sua empresa

Você pode gostar também: Estoque Mínimo e Estoque Máximo: como calcular esses fatores na sua empresa + Planilha

Você pode gostar também: Curva ABC: o que é e como ela pode melhorar o seu controle de estoque

Você pode gostar também: Giro de Estoque: o que é e como calcular

Você pode gostar também: 6 dicas de controle de estoque

Porque o estoque é importante? Porque controlar o estoque?

Você já conseguiu entender porque o estoque é importante? Vamos então entender o que pode acontecer caso você não controle o seu estoque com eficiência.

  • Pouco giro de estoque

Uma das situações mais graves que pode acontecer com uma empresa que trabalhe com vendas é ter o seu giro de estoque prejudicado e as mercadorias acabarem paradas nas suas estantes e galpões.

Sabe o que significa pouco giro de estoque? Significa que suas mercadorias não estão tendo saída e, portanto, também não estão entrando novos produtos no seu estoque. Ou seja, ele não está girando.

Como o controle de estoque ajuda nisso?

Para começar, se você tiver um controle de estoque eficiente, você vai conseguir estar sempre atualizado a respeito do seu giro de estoque e, ao perceber que há mercadorias que estão vendendo porco, vai poder organizar uma queima de estoques. Inclusive, a gente ensinou aqui, como fazer a melhor queima de estoques.

A queima de estoques vai garantir que você desencalhe aqueles produtos parados e, de quebra, ainda vai garantir um certo retorno do valor que você investiu nessas mercadorias. É, pelo menos, uma garantia de que o seu negócio não vai ficar no prejuízo. Este é o motivo pelo qual muitos comentam que mercadoria é dinheiro parado. Porque, no final das contas, você pagou pelos produtos que estão no seu estoque deve receber este investimento de volta, seja em forma de lucros seja em forma de uma queima de estoques que pelo menos cubra o investimento feito.

  • Risco de erro humano

Quando você não faz a sua gestão de controle de estoque com eficiência, você está muito mais sujeito a erros humanos. 

Como assim?

Eu vou explicar: se você não controla o seu estoque você não tem o controle sobre as entradas e saídas de mercadorias do seu negócio e, portanto, não tem nem ideia de que produtos já acabaram ou estão acabando e quais deles estão com poucas ou nenhuma venda.

Além disso, as chances de erro humano não param aí: se você não controla seu estoque, você pode ter bastante prejuízo. Isso porque, se você não sabe sobre o seu giro de estoque e não sabe quais mercadorias estão faltando ou não, você pode acabar comprando produtos em um número muito maior do que o necessário e, depois, não conseguir vender tudo o que comprou de seus fornecedores.

  • Você pode ser roubado sem saber

Vamos ser sinceros? Nem sempre a gente acerta na hora de contratar nossos colaboradores. Inclusive, a gente já deu algumas dicas de como fazer a seleção e recrutamento de colaboradores, aqui

Como é impossível garantir que 100% dos nossos colaboradores sejam honestos, sempre estamos correndo o risco de alguma fraude. Se no lado financeiro isso já é possível, com os estoques mal geridos é ainda mais difícil de se identificar.

Se você não controla seu estoque, fica quase impossível perceber se algum dos seus produtos foi roubado ou desviado.

Claro que isso não precisa ter sido feito, necessariamente por um colaborador. Existem vários outros profissionais e pessoas que podem circular pelo seu estoque diariamente, dependendo do tamanho dele.

É bastante difícil definir o tamanho do prejuízo que estes pequenos desvios, somados, podem causar a uma empresa. Por isso, é muito melhor prevenir, com um bom sistema de estoques, do que remediar depois, quando já está se tendo prejuízo.

Como controlar o estoque?

Mais uma pergunta bastante importante. Agora que você já sabe porque o estoque é importante e porque controlar o estoque, resta saber a melhor maneira de se fazer este controle, não é?

Neste artigo a gente não vai entrar em teorias. Vamos passar apenas os métodos mais rápidos, práticos e eficientes de se controlar o estoque. Se você quiser se aprofundar um pouco mais nos conceitos de o que é estoque e quais são os seus diversos métodos, basta clicar no artigo abaixo:

Então vamos lá:

1. Controle de estoque por planilhas Excel

Se você está habituado a usar o caderninho e a caneta na hora de controlar os seus estoques, é um pulo até você conseguir se adaptar ao fácil uso de planilhas Excel. As tabelas do tipo ajudam você na hora de controlar os seus estoques e são bastante intuitivas. Como existem diversas funções dentro da sua gestão de estoques, também é possível encontrar diversas planilhas diferentes para isso.

Inclusive, se você quiser baixar várias planilhas de controle de estoque, gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

porque o estoque é importante: porque controlar o estoque

2. Controle de estoque por sistema especializado

Se você acha que as planilhas são poucos seguras e confiáveis para controlar o seu estoque, com certeza a melhor opção é você fazer esse controle por meio de um programa de gestão de empresas como o QuantoSobra. Com ele, você vai controlar todos os aspectos do seu estoque sem precisar se dividir entre diversas planilhas. Além disso, por ser um sistema especializado na gestão de empresas, o QuantoSobra ainda vai fazer a gestão da área financeira do seu negócio, do fluxo de caixa, do seu catálogo de clientes, controle de suas vendas, emissão de notas fiscais, impressão de etiquetas e muito mais.

Tudo em um só lugar, com todas as informações vitais do seu negócio centralizadas em um sistema que ainda traz gráficos com os seus resultados a cada período.

O melhor de tudo?

Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente. Basta clicar no botão abaixo:

Teste grátis QuantoSobra