A gente separou algumas dicas de gestão de empresas para ajudar você a conquistar cada vez mais o seu espaço no seu mercado. Assim como muitos artigos aqui do blog, este texto traz a seleção com o melhor conteúdo, sempre direcionado a pequenos empresários que não se conformam com resultados que poderiam ser melhores. 

Sabemos que a gestão de um negócio não é tarefa fácil. Principalmente para o pequeno empresário que, geralmente, está trabalhando sozinho em busca da realização dos seus sonhos. É em função disso, inclusive, que, além das dicas que sempre trazemos, você encontra diariamente aqui no blog, várias planilhas prontas gratuitas para baixar. Com elas, a administração do seu negócio é simplificada e ganha eficiência enquanto você ganha tempo para dar a atenção que os seus clientes merecem.

Em função disso, neste artigo você vai ler:

 

Vamos lá, então?

Gestão de empresas: o que ela representa

A gestão de empresas é a atividade principal do proprietário de um negócio. É através da gestão eficiente dos recursos, colaboradores, ferramentas e ideias, que o empresário vai direcionar a empresa para o sucesso desejado.

Sem saber gerenciar tudo o que envolve os recursos, tanto financeiros quanto humanos, do negócio, o empresário pode levar, rapidamente, o seu negócio a fechar as portas. 

Por isso, antes de pensar em outras responsabilidades, é essencial que o dono de pequeno negócio tenha a sua atenção voltada às melhores formas de se administrar esse negócio. Repetindo: sem gestão eficiente não há sucesso, uma vez que o sucesso vem de planejamento e não de sorte.

Porque devo focar na gestão eficiente do meu negócio?

Quando estamos falando de dicas de gestão de empresas não estamos falando de uma atividade simples. Estamos falando da gestão de diversos setores que, quando interligados, formam a empresa. 

Ou seja, todas as dicas de gestão de empresas que trazemos são holísticas, ou seja, se aplicam a todas as gestões que você deve fazer, como:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Gestão de fornecedores;
  • Gestão de clientes, etc…

É o conjunto de todas estas, e outras gestões que formam o conjunto que é chamado de gestão de empresas. Afinal, apesar de serem áreas que sempre devem ser geridas com eficiência, elas são somente pedaços do todo que é a empresa.

Agora, respondendo a pergunta que abre este tópico: porque devo focar na gestão eficiente do meu negócio?

A resposta é bem simples: quanto mais eficiente for a gestão do seu negócio, melhores serão os resultados. Afinal, se você souber gerir todos os seus recursos, sempre vai poder tirar deles os melhores índices. 

Além disso, sabendo aproveitar as dicas de gestão de empresas que vamos dar aqui, você vai poder criar um bom planejamento estratégico para alavancar os números da sua empresa.

Dicas de gestão de empresas: melhore os resultados do seu negócio

Dicas de gestão de empresas: as melhores dicas para alavancar seus resultados

A seleção de dicas de gestão de empresas que você vê abaixo é apenas o início de uma gestão de sucesso. Entretanto, é claro que, você nunca deve deixar de estudar novas abordagens e nem de implementar melhorias a cada uma das dicas. Afinal, somente você conhece a rotina e as características do seu negócio. Vamos lá:

1. Se torne um especialista em gestão financeira

Parece brincadeira mas não é. Quando temos uma empresa a primeira área a ser bem gerida é a financeira. Isso porque, como você bem sabe, são os recursos financeiros do seu negócio que mantêm ele de portas abertas. Se não houver uma boa gestão do dinheiro que entra e do dinheiro que sai do seu caixa, não há como a empresa sobreviver por muito tempo.

Por isso, estude tudo o que você puder encontrar sobre gestão financeira. Busque, também, conselhos e a ajuda de especialistas no assunto para direcionar as suas decisões, pelo menos até você aprender a andar com as próprias pernas, nesse sentido. Também vai ajudar muito, se você baixar nossas planilhas financeiras grátis, aqui. Elas vão ajudar você a controlar o seu fluxo de caixa, seu plano de contas, seu planejamento financeiro e muito mais.

2. Tenha um planejamento a curto e a longo prazo

Todos os resultados positivos de uma empresa são resultado de planejamento. Como você deve saber, não existe como executar um plano de ação cuja meta é o sucesso, sem planejar muito bem o passo a passo que vai levar você até o seu objetivo.

Por isso, não somente é necessário planejar, como é quase obrigatório esse planejamento a curto e a longo prazo. Tudo isso, é claro, deve ser colocado no papel, se tornando quase um dos valores da empresa

Se não quiser fazer anotações sobre seus planejamentos, você pode ter um documento em seu computador onde você pode ir atualizando estas metas de acordo com as suas métricas a cada período. Temos planejamentos assim para baixar, grátis: aqui, um plano de negócios e, aqui, um plano de marketing.

3. Faça um planejamento de vendas

Uma das principais dicas de gestão de empresas que podemos dar aqui no blog é: faça um planejamento de vendas. Isso porque, muitos empresários acreditam que basta colocar seus produtos nas estantes e esperar os clientes chegarem para comprar. Na verdade, a coisa é bastante diferente. Se não temos um planejamento de como atrair esses clientes e sobre quais os preços aplicar para cada tipo de público, podemos encontrar, muitas vezes, os corredores de nossa loja vazios.

Com isso, o planejamento de vendas é, talvez, um dos principais atributos daqueles empresários que sabem como vender e quando vender e, portanto, alcançam melhores resultados financeiros em menos tempo.

4. Tenha uma visão sistêmica do seu negócio

Lembra que lá em cima, quando a gente estava falando sobre a importância da eficiência da gestão para empresas? Lá, a gente comentou que, embora a empresa tenha diversas áreas para serem administradas, a administração disso tudo é uma administração só, afinal, a empresa é uma só.

É exatamente a isso que damos o nome de visão sistêmica da empresa: entender que a empresa é composta de diversos elos que, juntos, formam uma corrente. Ou seja, todos os setores estão interligados e, portanto, todos os resultados também estão.

5. Considere o seu estoque o coração da empresa

O controle de estoque é tão importante que, nessa lista de dicas de gestão de empresas, ele nunca poderia ficar de fora. O estoque é o coração do seu negócio. É nele que estão armazenados todos os recursos que você dispõe para oferecer em troca da preferência do seu cliente. Por isso, ele deve ser gerenciado com atenção e eficiência. 

Fazendo o controle de estoque de maneira eficiente, você:

  • Sempre vai ter os produtos que seus clientes procuram;
  • Poupa junto aos seus fornecedores por comprar com antecedência;
  • Não vai ter produtos fora da validade;
  • Vai saber o momento exato para fazer queima de estoques
  • Vai saber, sempre, sobre como anda a saúde das suas vendas, isso, e muito mais…

A gente criou uma planilha de controle de estoque grátis para baixar. É só clicar no botão abaixo:

Planilha controle de estoque

6. Tenha um sistema de gestão

Um sistema de gestão vai permitir que você automatize tudo o que foi recomendado nas dicas acima. Ele vai fazer, de maneira automática, o seu controle de estoque, o controle do seu fluxo de caixa, o seu controle de vendas, a sua gestão de clientes e tudo mais que você possa precisar.

Além disso, um sistema de gestão como o QuantoSobra, vai trazer para você aquela visão sistêmica da empresa que citamos ali em cima: você vai poder ter uma visão geral de todos os processos que estão acontecendo no seu negócio e os seus resultados em tempo real. Tudo isso com gráficos e imagens que dão para você o controle completo da sua empresa.

Para testar, grátis, o QuantoSobra, basta clicar no botão abaixo:

testar quantosobra grátis

Por fim, chegamos ao final das nossas dicas de gestão de empresas. Com certeza você aplica alguma técnica, aí na sua empresa, que não apareceu nesta lista.

O que você acha de compartilhar as suas dicas com a gente?

Não deixe de contar pra gente e para os outros varejistas, quais são as estratégias que você usa e que funcionam no seu negócio.