Aprender como administrar financeiramente uma loja costuma ser um dos maiores desafios de quem sonha em abrir o próprio negócio. Realmente, esse não é um trabalho dos mais fáceis. Porém, ele não pode ser negligenciado ou feito de qualquer jeito.

Para você ter uma pequena ideia do impacto que essa área tem sobre uma empresa, uma pesquisa feita pelo IBGE, em 2021, mostrou que 48% dos negócios abertos no Brasil fecham em até 3 anos por causa de uma má gestão financeira.

É claro que ninguém deseja entrar nessa estatística assustadora. Por isso, separamos 4 dicas de como administrar financeiramente uma loja. Em paralelo, falamos sobre como administrar o dinheiro das vendas para aplicar no seu negócio. Confira!

O que é administrar uma loja?

Antes de entrarmos no assunto de como fazer a gestão financeira de um negócio, vamos começar falando sobre o que é administrar uma loja de maneira geral. Afinal, um depende do outro e ambos possuem suas dificuldades.

Basicamente, administrar uma empresa é muito mais do que apenas escolher o que vender e colocar em uma prateleira. Para fazer isso da maneira correta, é fundamental conhecer seu nicho, o público que deseja alcançar e os concorrentes.

Ou seja, é um processo que envolve tomar o controle de tudo o que é necessário para o bom funcionamento do empreendimento. Em linhas gerais, isso inclui:

  • contratação de bons funcionários;
  • saber aproveitar e multiplicar os recursos disponíveis;
  • criar um plano de crescimento;
  • traçar estratégias de marketing;
  • criar relacionamento com distribuidores;
  • e muito mais.

Depois de entender o que é administrar uma loja e o que esse trabalho envolve, confira os pontos-chave que antecedem a abertura do próprio negócio.

O que você deve saber antes de abrir uma loja?

Antes de pensar em como administrar uma loja, tenha em mente que existem algumas coisas que precedem essa etapa.

Em outras palavras, conhecer esses pontos trará uma visão mais ampla, te fará pensar melhor e avaliar as decisões, incluindo:

  • não abra uma loja pelo ego e sim para ganhar dinheiro ou conquistar objetivos;
  • você não está comprando itens para si, mas para seus clientes;
  • pense sobre como crescer desde o primeiro dia e coloque seus planos em prática;
  • caso tenha um emprego formal, evite pedir demissão antes de garantir que seu empreendimento esteja andando com as próprias pernas e dando uma margem de lucro compatível.

>>>> Aproveite e leia também: 4 dicas para ler antes de iniciar um negócio

Como administrar financeiramente uma loja? 4 dicas

Compreender como administrar financeiramente uma loja precisa estar no topo das suas prioridades ao pensar em abrir o próprio negócio.

Isso porque suas chances de crescer serão elevadas ao tomar as atitudes adequadas na hora de manejar os recursos. Nesse sentido, separamos 4 dicas essenciais para gerenciar a área financeira:

1. Utilize as métricas e os indicadores financeiros corretos

Um passo essencial para aprender como administrar uma loja é utilizar os indicadores financeiros corretos. Esses são índices que mostram como está a saúde do negócio.

Existem vários tipos de indicadores, razão pela qual é crucial fazer a gestão de cada um deles. A seguir, falaremos um pouco sobre aqueles que podem fazer a diferença no empreendimento..

Margem e preço

Esse indicador é voltado para a precificação dos produtos, de modo que não tenha nenhum prejuízo durante as vendas. Isto é, serve para calcular com exatidão o melhor preço de venda.

E a verdade é que não é possível obter lucros ao fazer o cálculo errado. Sendo assim, para saber como precificar suas mercadorias, é importante:

  • compreender a resistência de preços do seu cliente ou o quanto ele está disposto a pagar;
  • saber os preços da sua concorrência;
  • seguir o padrão das fábricas.

Já para descobrir a sua margem de lucro, utilize a fórmula: lucro / receita total. Bem simples, não é?

>>>> Não deixe de conferir também: planilha de lucro por venda grátis – modelo de tabela excel para baixar

Giro de estoque

O giro de estoque é uma métrica que representa, literalmente, o número de vezes que você limpou as prateleiras de um produto e renovou a compra.

Ela é importante porque, manter um estoque defasado, com itens que não são vendidos, pode ser um caminho bem perigoso, visto que o dinheiro do investimento está parado.

Com essa métrica, você saberá qual é a rotatividade dos itens, administrando melhor a parte financeira.

Vendas em relação ao estoque

A métrica de vendas em relação ao estoque é vital para quem quer aprender como administrar financeiramente uma loja.

Ela é a quantidade de estoque que você tem na loja em relação às vendas. Basicamente, isso possibilita a previsão sobre as vendas futuras e o quanto pedir aos seus fornecedores.

Por exemplo, seu estoque tem R$ 90 mil em produtos e você prevê que as vendas mensais somarão R$ 30 mil. Logo, a relação entre os dois é de 3/1.

O problema é quando você percebe que está vendendo tudo o que tem em estoque durante o mês, já que isso pode causar a falta de algum item. Portanto, será necessário aumentar suas compras.

Vendas por metro quadrado

Já essa métrica é calculada a partir das suas vendas anuais, divididas pelo espaço de vendas total (12 meses).

Ela serve para avaliar o desempenho e a produtividade do seu negócio, pois torna possível identificar se os gastos totais estão trazendo os lucros esperados no período estipulado.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Por fim, o ROI é um indicador que apura qual é o lucro, antes do pagamento de impostos e após receber o retorno dos investimentos feitos em um período.

Com ele, pode-se descobrir quanto você ganhará por cada real investido e, ainda, quanto tempo levará para recuperar todo o dinheiro colocado na empresa inicialmente. Simplificando, é a relação entre a quantidade ganha ou perdida e o que foi aplicado no negócio.

O cálculo do ROI possui diversas metodologias e elas variam em função da finalidade ou do enfoque que você deseja dar ao resultado. Algumas das mais conhecidas são:

  • ROI = (Lucro Líquido / Vendas) x (Vendas / Total de Ativos), que demonstra a relação entre a lucratividade e o giro de estoque;
  • ROI = Lucro Líquido / Total de Ativos, que representa o retorno que o seu negócio dá;
  • ROI = Lucro Operacional Antes do IR / Investimentos, que mostra qual é o retorno oferecido por um investimento isolado.

2. Encontre bons fornecedores

Outro ponto essencial para saber como administrar financeiramente uma loja é contar com bons fornecedores. Afinal, eles são um investimento. Portanto, precisam ser ágeis, oferecer bons preços, flexibilidade para negociações e, acima de tudo, confiáveis.

Você pode encontrá-los e avaliá-los em:

  • participando de feiras de negócios;
  • visitando o espaço físico deles;
  • analisando as tendências para seu nicho;
  • indo aos atacados regionais.

3. Estabeleça uma meta de vendas

É difícil administrar financeiramente uma loja se você não sabe o quanto precisa ou deseja vender em um período. Por isso, é primordial estabelecer metas e prazos para que elas sejam cumpridas.

Esse processo ajuda a montar uma estratégia de vendas e fazer com que seus colaboradores fiquem mais focados.

Para exemplificar, imagine que você precisa vender R$ 20 mil por mês para pagar todas as suas contas e ter algum lucro. No caso, o ticket médio é de R$ 30, que é quanto o cliente costuma gastar.

Logo, sua meta mínima de vendas deverá ser de, aproximadamente, R$ 667 durante o período. Sabendo disso, o próximo passo é definir o horário ideal de funcionamento e quantos funcionários precisará ter no local.

>>>> Leia também: guia do lojista – 6 dicas para um bom treinamento de vendas

4. Identifique as possíveis perdas do negócio

Finalmente, para aprender como administrar financeiramente uma loja, é imprescindível identificar, logo de início, quais são as possíveis perdas que o negócio pode enfrentar no dia a dia.

Em geral, são os acontecimentos que poderão te fazer perder dinheiro. Aliás, esse processo serve para que você estabeleça planos para lidar com qualquer problema, podendo agir de maneira rápida e efetiva.

Com isso em mente, as perdas mais comuns são:

  • furto, seja de pessoas de fora ou dos próprios colaboradores;
  • fraude e abuso de restituição;
  • pagamento com dinheiro falso;
  • fraudes com cartão de crédito;
  • troca das etiquetas;
  • fraudes com cartões presente e muitas outras.

Resumindo, as principais dicas de como administrar financeiramente uma loja são:

  • utilize as métricas e os indicadores financeiros corretos;
  • encontre bons fornecedores;
  • estabeleça uma meta de vendas;
  • defina sua margem de lucro ideal;
  • identifique as possíveis perdas do seu negócio.

Como administrar o dinheiro das vendas?

Após as dicas para gerenciar o setor financeiro da sua loja, mostraremos como administrar o dinheiro das suas vendas. Porque, sim, isso também está incluído no processo de administração financeira.

Dito isso, as principais dicas são:

  • priorize o pagamento dos custos fixos e variáveis da empresa;
  • não utilize o dinheiro da sua loja para pagar despesas pessoais;
  • faça um planejamento financeiro;
  • utilize planilhas para acompanhar tudo o que entra e sai da sua loja;
  • monitore todas as suas receitas;
  • reinvista parte dos seus lucros.

Um software de gestão pode te ajudar a administrar sua loja

Agora que você aprendeu como administrar financeiramente uma loja, saiba que pode descomplicar esse trabalho com um bom sistema de gestão, como o Awise.

Com ele, você controla: estoque, caixa, sistema de trocas e devoluções, contas e entregas. Adicionalmente, a solução viabiliza o gerenciamento de metas, balanço de estoque e até mesmo a precificação dos produtos.

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