Realizar o planejamento financeiro para pequenas empresas é uma tarefa essencial. Apesar da menor complexidade do plano financeiro, em comparação com as grandes empresas, é primordial que esse plano seja bem elaborado e objetivo.

Não podemos pensar que uma empresa não precisa de organização e planejamento das finanças por ser um empreendimento de porte pequeno. Esse é um erro que muitos micro empresários cometem e que podem comprometer o sucesso do seu negócio.

Os donos de empresas devem ter uma visão muito clara do que desejam para o seu empreendimento no futuro próximo. À medida que a empresa vai crescendo, o planejamento financeiro para pequenas empresas se torna uma peça chave para que haja a expansão do negócio, equilibrando os gastos e o lucro.

Quando se fala em planejar as finanças, não deve se deve pensar apenas no controle de gastos de uma empresa realizado por um único setor específico, mas envolve todos os setores da mesma. Esse diálogo intersetorial é essencial para alcançar o sucesso do negócio no mercado, e este é o nosso objetivo principal, não é mesmo?

Sempre imaginamos que as grandes empresas como, como por exemplo a Apple, são as que correm maior risco de perder grandes quantias de dinheiro devido a um mal planejamento ou negociação mal sucedida, porém são as empresas pequenas as mais propensas às adversidades do mercado (risco do negócio). Quanto menor é o investimento inicial do negócio, ou seja, o capital da empresa, mais risco há, já que não se pode contar com uma grande margem para erros e todas as decisões tomadas devem calculadas e analisadas para atingirem o objetivo esperado.

Dessa forma, os empresários estão cada vez mais interessados em conhecer sobre o planejamento financeiro para pequenas empresas, para que possam conquistar o sucesso no seu empreendimento com resultados a médio prazo.

O que é e para que serve o planejamento financeiro para pequenas empresas?

O planejamento financeiro para pequenas empresas é ação de organizar de forma otimizada as finanças. Deve ser um processo obrigatório para as pequenas empresas tanto como é para as grandes empresas presentes no mercado.

Muitas vezes o investimento aplicado em um pequeno negócio provém das economias guardadas durante a vida toda de uma pessoa e por isso, por ser um negócio com grande risco, deve se ter muita cautela no planejamento dos usos dos recursos aplicados na empresa, visando a geração de mais recursos no futuro. Com isso, podemos compreender melhor a grande importância do planejamento financeiro para pequenas empresas.

As informações que provém do planejamento são os pilares para as ações e tomadas de decisão do pequeno empresário, que saberá quando e no que poderá investir ou não, através dos números apresentados.

Sendo assim, o planejamento financeiro para pequenas empresas tem diversos objetivos:

  • Preparar a empresa para imprevistos relacionados às finanças;
  • Compreender o quadro financeiro atual da empresa, incluindo despesas;
  • Avaliar a administração do negócio através dos números;
  • Identificar aumento do fluxo de caixa;
  • Fazer projeções financeiras mensais ou anuais.

Ideias de como realizar o planejamento financeiro para pequenas empresas

Abaixo estão algumas dicas importantes e valiosas que irão auxiliar você a realizar o planejamento financeiro para pequenas empresas sem a necessidade de contratar profissionais para fazer essa tarefa. Vamos conhecer?

1.Analise a sua situação financeira atual

Se você pretende realizar um planejamento financeiro para pequenas empresas bem sucedido precisará primeiro conhecer a situação atual da sua empresa. É importante que você realize um levantamento completo das informações financeiras relacionadas a ela.

É recomendado que seja feito o balanço patrimonial. Lembre-se de considerar todos os bens que a sua empresa possui, incluindo os bens materiais como equipamentos, estrutura física, produtos em estoque, dinheiro presente na conta bancária. Considere tudo o que pode ser vendido da empresa e que gere dinheiro.

Você também precisa considerar todos os gastos que possui, como contas a pagar relacionadas a empresa:

  • Aluguel;
  • Impostos;
  • Contas de energia elétrica e abastecimento de água;
  • Funcionários contratados;
  • Ou qualquer outra dívida da empresa.

Outro ponto importante é fazer um levantamento das despesas fixas da empresa, ou seja, das despesas que são necessárias para manter o pleno funcionamento do seu negócio. Procure conhecer também os gastos não essenciais, mas que também são importantes para a empresa.

E enfim, analise as transações financeiras realizadas no dia-a-dia do seu negócio durante o planejamento financeiro para pequenas empresas.

Todas as decisões que você tomará sobre a sua empresa deve partir das informações obtidas nesse primeiro momento. Você conseguirá determinar o tamanho do seu negócio e suas possibilidades financeiras atuais, para que possa traçar estratégias de crescimento.

2.‍Registre as informações

Nessa etapa do processo, você poderá utilizar a tecnologia disponível atualmente no mercado ao seu favor na realização do planejamento financeiro para pequenas empresas, para facilitar e otimizar o seu trabalho. Não é recomendando que seja utilizado os clássicos caderno e lápis, pois torna mil vezes mais complexo o registro e análise dos dados financeiros da empresa e das operações que precisarão ser realizadas.

Para otimizar o processo, você pode lançar mão do uso da planilha de planejamento financeiro para pequenas empresas. Assim, conseguirá registrar os dados de forma organizada em um único lugar e conseguirá fazer análises e projeções através das ferramentas presentes.

Nas planilhas Excel você poderá organizar os dados em diversas categorias, como por exemplo os custos para investimento em marketing, despesas administrativas e despesas com recursos humanos da empresa.

Caso desejar, também poderá investir em sistemas de planejamento financeiro para pequenas empresas presentes no mercado, como o Meu Dinheiro Web, que poderão facilitar a gestão das suas finanças, economizando tempo e dinheiro. A otimização vai desde os registros rápidos das vendas, até a realocação de funcionários para áreas onde há maior necessidade na empresa. Os softwares, também podem ser usados para controle de estoque, informando a quantidade e notificando se um produto está acabando.

3.Faça orçamentos realistas

A elaboração do orçamento é uma etapa importante do planejamento financeiro para pequenas empresas. É através disso que é possível traçar metas e objetivos concretos e realistas para o seu negócio, pois é possível saber quanto dinheiro poderá ser investido em determinada estratégia ou setor.

Qualquer ação a ser realizada deve estar dentro do orçamento da empresa. Você deve sempre se perguntar se o orçamento é suficiente para tal investimento e se vale apena correr o risco, considerando o valor disponível para investir e os benefícios a serem alcançados. Essa é a alma do negócio! Saber quando e quanto investir.

Durante a elaboração do orçamento, você poderá consultar se existem formas viáveis de aumentar o valor, como por exemplo através de crédito e da redução de custos em outros setores. Dessa forma, buscando sempre o equilíbrio e planejamento corretamente, conseguirás cumprir as metas planejadas e realizar o correto planejamento financeiro para pequenas empresas..

Você também terá a vantagem de poder avaliar se sua previsão de vendas será capaz de quitar as despesas da sua empresa e gerar lucro no fim do mês, por exemplo. Poderá inclusive avaliar ganhos pessoais.

4.Estipule metas

Obter o crescimento da empresa é o desejo de qualquer empresário e pode ser alcançado através do planejamento financeiro para pequenas empresas. Para isso, devem ser traçadas metas que deverão ser realizadas em um intervalo de tempo, para alcançar um objetivo final específico.

O objetivo a ser alcançado sempre deve ser realista, levando em consideração o tamanho e a capacidade da sua empresa. Você precisa ter em mente que tipo de modificações deseja para o seu negócio e o prazo desejado e possível para alcançá-las.

Dentre os objetivos que você pode traçar está a redução dos custos da empresa, crescimento sustentável, otimização dos processos de produção e melhoria das vendas e estratégias de captação de clientes, por exemplo.

Não tenha medo de investir em prol do crescimento da sua empresa e sempre procure usar a tecnologia como aliada. Diversas plataformas de CRM oferecem serviços para otimizar o seu os serviços, como por exemplo a amoCRM, que é uma ótima opção de ferramenta de gestão e gerenciamento de clientes.

Para tornar as metas mais claras para o seu planejamento financeiro para pequenas empresas, você poderá usar o padrão SMART que consiste em classificar as metas em:

  • Específicas: definidas com números específicos a serem atingidos (Por exemplo, aumento da margem de lucro em 5%);
  • Mensuráveis: acompanháveis através de indicadores concretos;
  • Atingíveis: metas alcançáveis;
  • Relevantes: que irão tem impacto na saúde financeira da empresa;
  • Com tempo limite: estabelecendo um prazo para cumprimento.

5.Precifique corretamente

A precificação é o processo de definição do preço de venda, ou seja, do valor que será cobrado dos clientes pelo produto adquirido. Sendo assim, a precificação também é um fator importante no planejamento financeiro para pequenas empresas.

Na precificação devem ser embutidos 3 custos: o custo considerado para transformar a matéria-prima no produto final, as despesas (gastos indiretos) e o lucro que será obtido na venda do produto. 

Cada segmento possui uma margem de lucro considerada ideal e a sobrevivência da empresa depende diretamente disso. Portanto, a precificação é um processo extremamente importante no planejamento financeiro para pequenas empresas e que deve ser realizada de forma correta.