O ticket médio é um daqueles indicadores financeiros que devem ser acompanhados de perto por todo empresário que quer manter o controle sobre o nível de crescimento do seu negócio. 

Como o ticket médio faz parte das métricas que mostram a saúde das vendas e das possibilidades de lucro, obviamente este é um índice de suma importância para varejistas e para qualquer outra empresa que trabalhe com a venda de produtos e mercadorias.

O sucesso de uma empresa depende, quase que exclusivamente, do controle que o empresário tem sobre os seus números. Isso porque, é a partir desses números que é possível analisar os resultados do negócio em cada período e traçar planejamentos estratégicos para as ações futuras da empresa. 

Por isso, com esse texto a gente traz mais um indicador importante para o seu negócio: o ticket médio. Também ensinamos como calcular o ticket médio e como entender a importância desse fator.

Para saber e aprender sobre quais são os índices financeiros mais importantes para a sua loja, leia esse artigo, aqui.

Vamos ao que interessa:

O que é ticket médio?

Ticket médio é a média de quanto o seu cliente gasta cada vez que compra na sua empresa. Ou seja, este índice representa um valor médio de quanto cada cliente gasta quando adquire as mercadorias que você vende.

Quanto maior for o ticket médio, maior é a tendência de lucro, uma vez que estamos falando de um índice relacionado ao tamanho das suas vendas. Quanto mais um cliente investe nos seus produtos, mais chances existem de ele estar trazendo lucros para o seu negócio.

Evidentemente, como o nome indica, o ticket médio representa uma média e não um número específico sobre cada cliente único. Entretanto, com esta média em mãos você consegue ter a noção perfeita da saúde das suas vendas, do seu fluxo de caixa e, também, sobre o comportamento do seu cliente quando interage com a sua marca.

 

Qual a importância do ticket médio

O ticket médio é importante porque é através desse indicador que o empresário pode fazer a projeção e o planejamento das vendas da empresa. Além disso, também é através do ticket médio que a lucratividade do negócio pode ser analisada e planejada.

Como dissemos acima, um ticket médio alto, quase sempre representa alta nos lucros. Entretanto, muitas vezes, calculando este índice percebemos que, apesar de o lucro ter subido junto com os investimentos dos clientes em compras, o lucro total da empresa não cresceu.

Isso pode indicar que, apesar de os clientes estarem gastando mais na sua loja, talvez você tenha gasto mais nos custos fixos e nos custos variáveis do negócio. Isso leva a sua empresa a levar mais tempo para alcançar o ponto de equilíbrio ou, pior: não alcançar este ponto. 

Além disso, calcular o ticket médio periodicamente pode ajudar o empresário do varejo a entender como anda o seu giro de estoque e se os produtos nos quais investiu estão trazendo o retorno esperado.

Como você pode ver, o ticket médio, por ser um índice intimamente ligado às suas vendas, pode trazer uma série de outros indicativos, tão importantes para a sua gestão quanto o próprio ticket médio.

Pode te ajudar nisso: Planilha de controle de vendas grátis para baixar

Como calcular ticket médio no varejo

Como calcular ticket médio

Como calcular o ticket médio, então? Sendo um índice tão importante, provavelmente é bem difícil calcular ele, não é?

Errado!

Calcular o ticket médio é a coisa mais fácil do mundo, como você vai ver.

Antes de começar a fazer o cálculo do ticket médio, você deve definir de que produtos você quer saber a média de valor recebido. Você pode calcular essa média em produtos específicos ou pode calcular o ticket médio de todos os produtos da sua empresa.

Você também pode fazer esse cálculo baseado em qualquer período. Sente com seus sócios e analise qual o período que é mais válido para sua empresa, em termos de avaliação. Um mês? Dois meses? O período de festas?

Você escolhe.

Depois de definir o período, você precisa de mais dois números:

O faturamento total do período escolhido e o total de vendas do mesmo período.

Pronto! Vamos ao mais importante:

Fórmula de cálculo do ticket médio:

A fórmula de cálculo do ticket médio é a seguinte:

 Faturamento total / Número de pedidos = ticket médio

Simplificando: você divide o valor total do faturamento pelo número de vendas.

Vamos a um exemplo de cálculo do ticket médio:

No último mês, a sua empresa faturou, no total de vendas, R$ 200 mil. Esse faturamento veio da venda de 250 mercadorias.

Vamos aplicar a fórmula:

200 000 / 250 = 800

Ou seja, cada cliente que passou pela sua loja gastou, em média, R$ 800 em compras no período selecionado.

Claro que, como dissemos acima, você pode selecionar outros períodos para avaliar. O ideal é que você faça esse cálculo referente a todos os meses, no seu negócio. Assim, você vai criando um histórico e, ao final do ano, pode calcular, também, o ticket médio anual da sua empresa.

Esta prática, com o tempo, vai ajudar você a identificar os períodos em que as suas vendas são mais altas e os períodos em que elas caem, tradicionalmente. Com esta análise da sazonalidade do seu negócio, você vai conseguir se planejar sempre com antecedência, tanto nas suas promoções quanto na preparação dos seus colaboradores para grandes demandas de serviço.

Pronto! Agora você já sabe o que é ticket médio e a sua importância para o seu negócio. Sabendo calcular a fórmula correta do ticket médio, você tem muito mais controle sobre o seu orçamento empresarial e sobre o seu planejamento dessa área.