Com a planilha de controle de vendas grátis do QuantoSobra o controle de saídas da sua empresa vai ser completo. Com ela, além de fazer o seu cadastro de vendas, você ainda vai poder ter o controle sobre as parcelas de cada venda, sobre as datas de pagamento, os valores e, muito mais.

baixar planilha de controle de vendas grátis

Todos sabemos que o que mantém uma empresa com suas portas abertas são as vendas. É do faturamento que vem das vendas que o negócio tem como pagar seus colaboradores e cobrir os custos fixos e os custos variáveis exigidos para se manter o negócio funcionando. 

Além disso, é do lucro das vendas que vêm os valores que tornam possível a compra de novas mercadorias para manter o giro de estoque da empresa. Ou seja, sem as vendas, não há como uma empresa sobreviver.

É exatamente em função da importância dessa gestão, que a gente criou a planilha de controle de vendas grátis. Com esta tabela Excel, você vai poder gerenciar todas as movimentações referentes às vendas no seu negócio. E, muito mais do que isso, vai poder ter o controle sobre os produtos que são mais comprados por cada cliente, uma vez que você vai poder cadastrar o que cada uma das pessoas do seu público comprou e as datas em que fizeram estas compras.

Com isso, além de você conseguir traçar planos mais específicos na hora de fidelizar seus clientes, você ainda vai poder ter maior eficiência na hora de renovar o seu estoque, comprando somente produtos que realmente têm saída e agradam o seu consumidor.

Com a planilha de controle de vendas Excel, você também vai ter acesso a dados importantes para a saúde financeira do seu negócio. Como você vai poder controlar as formas de pagamento escolhidas por seus clientes, você sempre vai saber o quanto ainda tem a receber, em termos de parcelas. 

Essa previsibilidade a respeito das entradas financeiras, traz liberdade na hora de analisar a possibilidade de novos investimentos, seja em mercadorias, seja em novos colaboradores. 

Vamos entender um pouco mais sobre o controle de vendas?

Qual a importância do controle de vendas?

Controlar as vendas da sua empresa é vital para a sobrevivência dela. Afinal, como dissemos acima, é através das vendas que um negócio recebe lucros e rendimentos que garantem que ele continue de portas abertas.

Além disso, é através do controle de vendas que você consegue planejar com mais segurança as estratégias internas do seu negócio. Afinal, você vai ter, através da planilha para controle de vendas gratuita, acesso a dados que facilitam esse planejamento estratégico

Sabendo os produtos que são mais vendidos, você consegue otimizar a sua logística junto aos seus fornecedores. Sabendo os clientes que mais compram, você consegue oferecer serviços diferenciados e direcionados a eles. Sabendo quanto dinheiro você ainda tem a receber, fica mais fácil organizar o seu planejamento financeiro.

Tendo o controle de vendas diário, você consegue saber como anda a rotatividade de produtos na sua empresa a cada dia, facilitando a gestão, não só do seu estoque, como também, do seu giro de estoque.

Como fazer o controle de vendas?

Antes de tudo, você deve escolher o método de controle de vendas que você vai usar. Você pode escolher um caderninho, um sistema de gestão de empresas, ou a planilha Excel de controle de vendas grátis, que você encontra para download neste artigo. 

É claro que, usar um caderninho para fazer sua gestão de vendas é bastante arriscado, uma vez que um caderno sempre pode ser roubado ou danificado. Além disso, como a ideia é fazer um controle de vendas agilizado, usar um caderno e uma calculadora pode ser bastante demorado e complicado. 

Por isso, sempre recomendamos que você utilize métodos mais seguros e eficientes. A planilha de controle de vendas xls tem esse formato, justamente porque uma tabela Excel funciona através de fórmulas prontas. Ou seja, a própria planilha tem dentro dela as fórmulas que vão fazer os cálculos para você automaticamente.

Se você escolheu fazer o seu controle de vendas pela planilha de controle de vendas grátis, vem comigo até o próximo item, onde eu vou ensinar você a melhor forma de usar esta tabela Excel.

Planilha de controle de vendas: como usar esta tabela Excel grátis?

A planilha de controle de vendas é bem simples de usar. E o objetivo é justamente esse. Facilitar o seu controle de vendas diário sem trazer ainda mais complicação para a sua vida. Com os registros feitos nesta planilha gratuita, você vai trazer agilidade para sua análise de indicadores, tendo nas mãos os dados necessários para a tomada de decisão e para traçar estratégias dentro do seu negócio.

Você pode aliar o uso da planilha de controle de vendas com outras planilhas prontas. Assim, você consegue uma gestão mais completa e dados e indicadores mais confiáveis, uma vez que todas as áreas do seu negócio vão estar sendo geridas com eficiência. 

Vamos descobrir como usar a planilha para controle de vendas gratuita:

Depois de baixar a tabela, você vai perceber que ela é uma planilha xls. Isso quer dizer que ela é um arquivo que deve ser aberto com o Excel ou com o OpenOffice. Ela foi criada nesse formato para ser mais segura para as transações da sua empresa, afinal, uma planilha não pode ser rasgada nem perdida, não é?

Seguindo:

Acompanhamento de clientes na planilha de controle de vendas

Você pode fazer o acompanhamento de clientes na planilha de controle de vendas de maneira bem fácil. Basta acessar a aba de cadastro de vendas e cadastrar o nome do cliente no exato momento em que ele fez a compra na sua empresa. Além disso, nesta mesma aba você vai ter o controle sobre as formas que este cliente costuma fazer seus pagamentos. Assim, fica mais fácil de conhecer os hábitos mais comuns do seu público.

Cadastro de vendas na tabela Excel de vendas

Cadastrar suas vendas para controle também é muito fácil com esta planilha grátis. Na mesma aba em que você cadastrou o seu cliente você também vai cadastrar as vendas que você fez. Além disso, você ainda vai poder atribuir um código para cada venda, facilitando a sua gestão. Você ainda pode cadastrar a data que a venda foi feita, o valor total da venda, o número de parcelas, caso o cliente tenha preferido parcelar e o intervalo entre os dias de cada parcela.

Contas a receber no controle de venda por planilha

A nossa planilha de controle de vendas gratuita também permite que você tenha acesso aos valores que ainda tem a receber dos seus clientes, referentes às parcelas de suas compras. Na aba Consultas, da planilha, você consegue filtrar o quanto ainda tem a receber, por datas específicas. Assim, a planilha ainda soma para você todos os valores que você vai receber em cada dia.

Resultados financeiros na planilha de controle de vendas

De nada adiantaria fazer o controle de vendas, se a planilha não te entrega o dado principal, não é? Por isso, a tabela Excel de controle de vendas tem uma aba que tem exatamente este objetivo: dar para você um panorama geral sobre todas as vendas que você fez em cada período. Este controle todo é feito na aba Consultas, que traz todos os números referentes às suas movimentações de vendas.

Como usar a planilha de controle de vendas grátis do QuantoSobra?

Além dos detalhes acima, a gente criou um vídeo explicativo, para que você aprenda a usar a planilha de controle de vendas de maneira fácil e já possa sair usando ela assim que fizer o download. Dá uma olhadinha:

Baixar planilha de controle de vendas grátis

É muito simples fazer o download da planilha de controle de vendas Excel. Se você não baixou ela no começo desse artigo, aqui está mais uma oportunidade: para baixar a planilha de controle de vendas, basta clicar no botão abaixo:

planilha excel de controle de vendas para download

Vamos, agora, responder mais algumas questões a respeito desta tabela Excel:

Planilha de controle de vendas de roupas

Esta planilha de controle de vendas também pode ser usada para controlar suas vendas de roupas. Como ela foi criada para fazer um controle simples e completo de cada movimentação, você vai poder aproveitar todas as vantagens da tabela para vender o que você quiser, desde roupas até livros. 

Uma loja de roupas exige, ainda, o controle de várias outras áreas. Por isso, criamos um artigo especial, com várias planilhas para lojas de roupas, aqui. Assim, você economiza baixando materiais grátis e ganha dinheiro por ter uma gestão bem feita.

Como fazer uma planilha de vendas?

A boa notícia é que você não vai precisar montar uma planilha de controle de vendas. Com esta tabela que você encontrou neste artigo, você evita a trabalheira de ter que abrir o Excel e criar uma planilha do zero. A gente já fez isso por você!

Além disso, depois de baixar a planilha de vendas você vai perceber que ela é editável. Ou seja, você vai poder acrescentar linhas nela sempre que as suas vendas aumentarem.

Planilha de controle de vendas e comissões

Assim como controlar as vendas, controlar e calcular o comissionamento da sua equipe pode não ser uma tarefa fácil. São muitos fatores envolvidos e nem sempre o tempo que temos permite que a gente se aprofunde em tarefas do tipo.

Por isso, uma boa dica é você fazer o seu controle de vendas pela planilha grátis que você fez o download neste artigo e, deixar os cálculos complicados de comissionamento para a Planilha de Cálculo e Controle de Comissão.

Assim, todo o setor de vendas da sua empresa está controlado, sem riscos de perda de dinheiro ou erro humano na hora dos cálculos.

Acompanhamento de vendas automatizado na sua empresa

Se você prefere ter um controle de vendas mais robusto, além de controlar a sua empresa em um só lugar, o QuantoSobra é a solução para você. 

Com o QuantoSobra, você não fica dependente de várias planilhas para cada gestão do seu negócio. Com o sistema você tem tudo centralizado, automatizado, otimizado e gerenciado.

Além de fazer o controle de vendas da sua empresa, o QuantoSobra ainda vai fazer o seu controle de estoque, controle de fluxo de caixa, controle de clientes, fazer a emissão de notas fiscais, impressão de etiquetas, controle de crediário e tudo mais que você precisar para manter o seu negócio no rumo do sucesso. 

Para testar o QuantoSobra de graça, basta clicar no botão abaixo:

testar quantosobra grátis