Neste artigo você vai entender:

Saber o que é orçamento e o que é orçamento empresarial é essencial quando se trata de ter as finanças em dia. Tudo, dentro de um negócio exige esse conhecimento e, como tudo o que se refere ao sucesso de um negócio exige controle, é necessário se entender o conceito e aplicação de assuntos tão sérios.

O orçamento empresarial é parte importante do planejamento geral do negócio, uma vez que o dinheiro é a base de sustentação dessa estrutura. Quando levado a sério, o planejamento orçamentário pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada.

Aí é que entra a necessidade de se saber o que se está fazendo com os valores que entram e saem do seu caixa: essa movimentação deve obedecer certas regras para funcionar com saúde.

São necessários equilíbrio e inteligência.

Vamos entender um pouco mais:

O que é orçamento

Orçamento é a relação feita entre receitas e despesas de uma pessoa, casa, instituição ou empresa. Esta relação tem o objetivo de planificar os ganhos e gastos de um caixa de forma a ter dados que possibilitem o planejamento, direcionamento e organização desses valores. 

Este conceito se aplica a todos os tipos de orçamento, como vamos ver a seguir:

O que é orçamento empresarial?

O orçamento é a planificação das receitas, despesas, investimentos e estimativas de ganhos. Tendo todos estes indicativos relacionados, você consegue direcionar as ações da sua empresa para objetivos específicos. Estes objetivos podem ser, é claro, tanto semanais, mensais, quanto anuais.

Neste tipo de plano o importante é ter estes índices coletados com responsabilidade, uma vez que é necessário ter os números reais da situação da empresa e de seu caixa. 

Com estes dados e números vindos de fonte segura e sendo confiáveis, você consegue planejar com segurança seus movimentos, direcionar recursos para as áreas certas do negócio e, até mesmo, estimar o lucro que você pode chegar a ter em determinado período do futuro.

Como estamos falando de dinheiro, é muito importante que estes dados sejam corretos, uma vez que se estiverem errados estes erros vão trazer resultados e estimativas errôneas, que podem prejudicar o seu planejamento e o seu plano de negócios

Qual é a importância do orçamento empresarial?

Na hora de se perguntar qual a importância do orçamento empresarial, se pergunte: qual a importância que o dinheiro tem para a minha empresa?

Sim!

O orçamento empresarial é tão importante para a sua empresa quanto o dinheiro é para a sobrevivência dele. Não que tudo se trate somente de dinheiro mas, sabemos que sem recursos um negócio não tem como manter suas portas abertas e nem manter os seus colaboradores. Além disso, sem recursos financeiros para investir, a sua empresa nunca vai ter o tamanho que você sonhou para ela.

Quando estamos falando de orçamento empresarial, estamos falando sobre a necessidade de planejamento que qualquer empreendimento deve ter. É um compromisso com o futuro!

Ok, mas então, como fazer um orçamento empresarial?

Para falar detalhadamente sobre esse assunto, e trazer a profundidade que você e sua empresa merece, criamos um artigo com um passo a passo completo para você fazer um bom orçamento empresarial para o seu negócio. Acesse no link abaixo:

Além disso, temos uma planilha grátis de orçamento empresarial. Assim, você pode fazer o download da tabela Excel e criar o orçamento que a sua empresa precisa imediatamente!

Planilha de orçamento empresarial