Diz uma velha tradição que, no Brasil, o ano começa somente após o Carnaval. Verdade ou não, o fato é que a maioria das empresas traça as suas estratégias de vendas para esse período em que a folia já finalizou e as férias de grande parte da população já se encerraram.

Por coincidência, o dia do consumidor acaba caindo bem nesse momento em que todos os negócios estão se preparando para retomar seus planejamentos que vão resultar em mais vendas e mais lucros para o ano que está se iniciando. Inclusive, na época em que foi criada pelo presidente americano John Kennedy, em 1962, não se imaginava que a data seria tão celebrada mundialmente e fosse se tornar um dos principais eventos do varejo mundial. 

Então, nada mais justo que a gente trazer algumas dicas de como aproveitar essa data e aumentar suas vendas, trazendo benefícios para o seu negócio e para os seus clientes. Por isso, nesse artigo você vai ler:

O que é o dia do consumidor?

O dia do consumidor foi criado para celebrar os direitos dos clientes e o relacionamento junto que as empresas devem ter com eles e eles com as empresas. Inclusive, é em função dessa data, que é comemorada há pelo menos cinco décadas que, nos anos 1990 se iniciaram, no Brasil, as discussões que levariam à criação do Código de Defesa do Consumidor e, por consequência, os diversos Procons espalhados pelo país.

Tudo isso começou com o Presidente americano John Kennedy, que instituiu, há 59 anos, a data como um marco para as boas relações entre os consumidores e as empresas.

Entretanto, a comemoração tomou proporções nunca imaginadas e, em todo o mundo, o evento já pode ser comparado à Black Friday em termos de ações e resultados.

Que dia é o dia do consumidor?

O dia do consumidor é comemorado no dia 15 de março e, em função da data, muitos empresários criam promoções realmente atrativas para movimentar o comércio, atraindo clientes que, muitas vezes, economizam o ano anterior inteiro para aproveitar os preços baixos.

Como a data já está na cabeça de muitos consumidores, aqui no Brasil a data pode ser comparada à Black Friday, não só em termos de queda de preços mas, também, pela grande adesão por parte dos clientes. 

Isso não é só quando se pensa em compras feitas em lojas físicas: com o advento das vendas pela internet essa adesão vem crescendo ainda mais, levando os grandes magazines a criar estratégias específicas e gigantescas para a data, aumentando seus números e seus lucros e fazendo a alegria dos consumidores por todo o país.

Como não podia deixar de ser, você e o seu negócio não podem e não devem ficar de fora dessa!

Como vender mais no dia do consumidor? As 10 melhores dicas!

Qual a importância de se traçar planos de venda?

Aqui no blog você já conheceu várias dicas de como traçar estratégias de venda e de como aumentar os seus lucros expandindo os canais de venda da sua empresa. Este artigo, é um compilado com as melhores dicas que já divulgamos aqui e um lembrete sobre a importância de se ter um sistema de vendas bem construído e funcionando a todo vapor durante o ano inteiro.

Quando se trata de gestão e de bons resultados, o planejamento é a parte mais importante. inclusive, por isso, sempre trazemos aqui, métodos de criação de planos de ação que ajudem a planejar e executar suas estratégias. Como não há resultados sem planos, é importante que o empresário saiba quais são os resultados que deseja alcançar em termos de venda e conheça os melhores métodos para se chegar lá.

As melhores dicas para vender mais no dia do consumidor

O dia do consumidor está mais perto do que nunca mas, ainda dá tempo de se preparar tranquilamente para a sua chegada. E nada melhor do que aproveitar essas dicas para aumentar suas vendas e, de quebra, conquistar a fidelidade do seu cliente.

Vamos lá?

1. Aumente seus canais de venda

Hoje em dia o cliente não tem mais muito interesse em fazer compras em lojas físicas. A grande maioria se acostumou com a facilidade de comprar online e, não deseja mais sair de casa para adquirir suas compras. Isso não quer dizer que você deva criar uma super loja online ou nada desse sentido.

Você pode, simplesmente, usar as redes sociais da sua loja como canal de atendimento e vendas.

Como ninguém mais está fora da internet, porque não aproveitar o seu Facebook, seu Instagram e o seu WhatsApp como pontos de vendas? Aqui, aqui e aqui a gente já ensinou métodos para isso. 

Essa estratégia, entretanto, não vai ser útil somente no dia do consumidor. Você pode manter as suas redes sociais ativas durante todo o ano para manter elas como um canal de comunicação e vendas constantes para seus clientes.

2. Divulgue as promoções da data

Aproveite as suas redes sociais para divulgar as promoções que a sua empresa está planejando para o dia do consumidor. Naquela velha máxima de que quem não é visto não é lembrado, é necessário fazer o consumidor saber que vai encontrar benefícios na sua loja com a chegada da data. também é importante anunciar quais vão ser estas promoções e deixar bem claras as vantagens que cada promoção vai trazer para o cliente.

3. Desenvolva promoções efetivas

De nada adianta ter boas estratégias para atrair o consumidor e não ter boas promoções para que ele efetive suas compras em sua loja. Por isso, na hora de desenvolver suas estratégias, dedique um bom tempo para criar promoções que realmente funcionem e que realmente sejam atrativas para o cliente. Nesse caso, todo tipo de promoção é válida, desde que represente benefício para o consumidor sem representar prejuízo para a sua empresa.

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4. Queime seus estoques

A regra para o varejo sempre é: estoque parado é dinheiro parado. O que fazer, então, com aquelas peças que não encontraram comprador e estão congeladas nas prateleiras ou no estoque? Queimar!

E por queima de estoque estamos falando de, vender essas mercadorias a custo baixíssimo, criando vantagem para o seu cliente e, recuperando pelo menos  investimento que você fez nestas mercadorias.

5.Treine sua equipe

O desempenho da sua equipe também tem papel importante na hora da venda. É o carisma do vendedor, aliado às suas estratégias de venda que vão levar o cliente a comprar, não só um produto, mas sim, todas as mercadorias que despertarem o seu interesse. Para isso, é importante que a sua equipe receba o devido treinamento, recebendo os conceitos de como a sua empresa deve se comportar de acordo com os valores e a missão do negócio e, como o seu público alvo gostaria de ser tratado.

6. Invista nas suas vitrines

Com todas as estratégias voltadas para o mundo digital, as vitrines acabam, muitas vezes, ficando esquecidas. Entretanto, esse canal é um dos mais importantes quando se trata de loja física, uma vez que é ela que vai atrair o potencial cliente que está passando nas calçadas. O melhor de tudo é que, com uma boa estratégia de vitrinismo, não é necessário gastar muito para isso.

7. Trace metas

Os resultados são mais facilmente alcançados quando sabemos qual é esse resultado. De nada adianta, por exemplo, traçar uma meta abstrata como “aumentar as vendas”. É necessário um objetivo mais específico, como “aumentar em 5% as vendas em tal setor”. Assim, fica mais fácil criar estratégias de venda e seus colaboradores vão saber onde botar suas energias e atenção.

8. Estabeleça comissões justas

Já que os colaboradores são parte decisiva no processo de compras e no seu sucesso, nada mais justo que, além de receberem um salário que os valorize, eles recebam, também, comissões justas. Se possível, as comissões devem ser acima das que geralmente são oferecidas nas outras épocas. Assim, o entusiasmo e a garra desses colaboradores crescem e as suas vendas também.

9. Invista em boa atendimento

O bom atendimento é o cartão de visita da sua empresa. E, quando se trata do dia do consumidor, pode representar o diferencial entre o seu negócio e o de seus concorrentes. Por isso, não só nessa época do ano, é importante investir continuamente no atendimento ao cliente. Seja através de cursos, seja através de treinamentos, desenvolver sua equipe nesse sentido sempre vai trazer resultados positivos.

10. Ofereça mais formas de pagamento

Nos últimos anos, diversas novas formas de pagamento surgiram. Isso facilita tanto a vida do cliente quanto a vida do empresário. Hoje em dia, não é somente no carnê ou no cartão de crédito que o cliente deseja pagar. Muitos clientes estão preferindo o PIX, o boleto digital, ou mesmo, links de pagamento quando a venda é feita pela internet. Limitar as formas de pagamento é limitar as suas vendas.

Trace suas próprias estratégias

Você conhece seu público melhor do que ninguém e, somente você pode definir quais estratégias funcionam ou não para eles. Por isso, além das dicas que você viu acima, não deixe de traçar suas próprias estratégias de venda, baseadas, não só no que você já estudou mas, também, com base nas experiências que já teve dentro do seu negócio.

Depois, conta tudo pra gente nos comentários abaixo.