Sabia que uma má gestão financeira empresarial é a “causa da morte prematura” de muitos negócios no Brasil? Pois é justamente isso que apontam os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas qual é a melhor maneira de evitar a falência e garantir o crescimento do empreendimento? Bem, a resposta é simples: investir em estratégias para controlar o setor financeiro. Assim, você traz mais segurança e previsibilidade para suas ações.

E pode ficar calmo, que esse assunto “dá um nó” na cabeça até dos empreendedores mais experientes. Por isso, resolvemos preparar um artigo completo, com tudo que você precisa saber para ter sucesso nos negócios. Nele, você verá:

  • o que é gestão financeira empresarial;
  • qual é o objetivo e a importância;
  • dicas de como controlar o setor financeiro;
  • principais erros;
  • e, ainda, a indicação de um sistema de gestão financeira empresarial grátis.

Continue lendo para conferir!

Em primeiro lugar, o que é gestão financeira empresarial?

Antes de partirmos para as dicas, é fundamental saber o que é gestão financeira empresarial. Em suma, esse é o nome dado a um grupo de táticas que visam monitorar e administrar as movimentações financeiras de um negócio. Fácil de entender, não é?

Contudo, isso não significa haver um manual, que dê um passo a passo completo de como fazer isso na prática. E o principal motivo é que as estratégias de controle das finanças variam de empresa para empresa.

Afinal, nenhum empreendimento é igual ao outro. Porém, existem boas práticas, que ajudam a otimizar esse tipo de gestão e que devem ser exercitadas por todos os gestores e empreendedores.

E é isso que você verá mais adiante, logo após descobrir qual é o objetivo da gestão financeira em uma empresa.

>>>> Aproveite e leia: dicas de controle financeiro — as melhores estratégias para o seu negócio

Qual é o objetivo da gestão financeira em uma empresa?

O objetivo primordial da gestão financeira empresarial é dar mais controle sobre as finanças da instituição. Em outras palavras, deixar que você saiba quais são seus lucros e despesas e, ainda, tenha consciência de como deverá usar o dinheiro do caixa.

A partir disso, poderá planejar melhor as finanças e descobrir se suas ações estão trazendo os resultados esperados: dar lucro.

A gestão financeira empresarial é apenas um dos pontos necessários para se tornar um empresário de sucesso. No nosso canal do YouTube, temos outros 10 hábitos que ajudam a transformar esse sonho em realidade. Aperte o PLAY para ver!

Por que fazer a gestão financeira empresarial? 5 principais benefícios para os negócios

Agora que você já sabe o que é e qual o objetivo da gestão financeira em uma empresa, falaremos um pouco sobre os benefícios que essa estratégia traz para os negócios.

1. Orienta a tomada de decisões

O primeiro benefício da gestão financeira empresarial é que ela orienta a tomada de decisões. Isso significa que a tática entrega dados essenciais sobre a saúde do empreendimento, que permitem que você planeje como usar o dinheiro disponível.

Para ficar mais claro: digamos que você tenha uma loja de roupas esportivas e planeje abrir uma filial. Para isso, é preciso ter dinheiro, não é mesmo? E a única maneira de descobrir se tem o suficiente é administrando as finanças. Deu para entender?

2. Traz mais estabilidade

Usando o mesmo exemplo da loja de roupas. Se você abrir uma filial sem ter a certeza da quantia disponível, poderá ter sérios problemas, que podem até mesmo prejudicar a loja principal.

Sendo assim, a gestão financeira ajuda a se planejar para não tomar nenhuma decisão precipitada, como investir em algo sem ter o capital necessário ou aplicar mais do que deve.

3. Reduz os custos

Sim, administrar as finanças ajuda a reduzir os custos. Isso porque, quando você controla esse setor, identifica áreas que poderiam estar tomando menos recursos e traçar um plano de ação para cortá-los.

No vídeo abaixo, nós separamos as melhores dicas de como reduzir os custos para você. Não deixe de conferir!

4. Simplifica os processos

Um dos passos para fazer uma gestão financeira eficiente é registrar tudo. E isso, por si só, traz uma vantagem bem interessante: a simplificação dos processos, já que você centraliza os dados, facilitando o acesso a eles.

5. Aumenta os lucros

Para finalizar, temos o aumento dos lucros. Esse benefício é um conjunto de todos que foram citados até aqui, já que, quando você toma decisões mais conscientes e economiza, seus ganhos tendem a aumentar.

Quer outras dicas de como aumentar seus lucros? Então, assista o vídeo abaixo e veja as 5 melhores!

Como fazer a gestão financeira de uma empresa? 7 dicas para não errar

Agora chegamos à parte de “colocar a mão na massa”. Para isso, veja as nossas 7 dicas de como fazer a gestão financeira de uma empresa e mantenha seu negócio sempre no azul!

1. Planeje-se

A primeira dica é se organizar. Essa etapa inclui desde o plano de negócios até o planejamento estratégico do empreendimento. Não se esqueça de anotar nada, pois cada informação pode ser muito importante no futuro.

Para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental que ela tenha um bom plano de negócios. Confira um passo a passo de como fazer isso neste vídeo:

2. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é, nada mais, do que o acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro.

O ideal é que ele seja feito diariamente, especialmente se você tem uma loja, de modo que tenha informações em tempo real sobre a saúde do estabelecimento e não perca nenhum dado.

O QuantoSobra facilita sua vida. Por isso, preparamos uma planilha de fluxo de caixa completa e 100% gratuita para você baixar!

Por que usar planilhas na minha empresa

3. Monitore as contas a pagar e a receber

O conceito de contas a pagar e a receber é bem simples de entender. As primeiras são as despesas (aluguel, salário…) e as segundas são os ganhos (vendas, investimentos…). Nesse caso, você tem que manter um registro preciso de:

  • valores;
  • datas de pagamento e recebimento;
  • despesas ou ganhos futuros.

Com isso, você se programa para “dar conta” de tudo e não ficar no vermelho no final do mês. Além disso, esse controle ajuda a identificar se a empresa está dando lucros ou prejuízos.

E não se esqueça de montar um plano de contas, viu? Caso não saiba como fazer, veja o vídeo abaixo que mostra um passo a passo simples!

Nós também temos uma planilha de contas a pagar e a receber gratuita. Basta baixar e começar a usar!

4. Controle o estoque

A quarta dica de como fazer a gestão financeira de uma empresa é realizar o controle do estoque. Esse setor tem muito dinheiro guardado, considerando os produtos que ainda não foram vendidos.

Dito isso, trace estratégias para garantir que todos os itens sejam catalogados e que as entradas e saídas fiquem registradas. Assim, poderá criar campanhas e promoções para fazer o estoque girar.

Um bom controle de estoque depende do uso da ferramenta correta. Uma das opções são as planilhas, como a que preparamos para você. Basta baixar gratuitamente e começar a usar!

Planilha controle de estoque

5. Acompanhe os indicadores

De nada adianta seguir as dicas que demos até aqui, se você não acompanha a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é crucial acompanhar os indicadores financeiros, que são índices como está a situação atual.

Alguns indicadores úteis são:

  • faturamento;
  • margem líquida e margem bruta;
  • ponto de equilíbrio;
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • volume de vendas.

Caso queira saber mais sobre os indicadores, assista o vídeo a seguir para ver tudo o que você precisa entender sobre os indicadores financeiros!

6. Tenha metas

Não se esqueça de definir metas. Nesse ponto, tente não ser tão vago e colocar objetivos como “aumentar as vendas”. O ideal é ser específico e dizer, preferencialmente em números, o quanto você espera aumentar o faturamento e a data limite para isso.

Dessa forma, tem-se mais assertividade para traçar os planos de ação necessários para transformar o desejo em realidade.

7. Monte uma reserva de emergência

Ir vivendo mês a mês, apenas com o dinheiro das vendas, não é uma das melhores estratégias de negócios. Por exemplo, e se você tiver uma queda no faturamento? Como cobrirá os custos daquele período?

É aí que entra a necessidade de ter uma reserva de emergência. Isto é, um dinheiro que fica guardado e só será utilizado caso haja uma real necessidade.

Essa prática serve para que você evite atrasos no pagamento das contas e não fique “apertado” caso surja um imprevisto.

Quer colocar todas essas dicas em prática, mas não tem a mínima ideia por onde começar? Baixe nossa planilha de controle financeiro empresarial grátis e “tome as rédeas” do seu negócio!

Planilha de controle financeiro empresarial grátis

O que evitar ao fazer a gestão financeira empresarial? Os 4 erros mais comuns

Seguindo essas 7 dicas, você fará uma boa gestão financeira empresarial. Entretanto, chamamos sua atenção para 4 erros muito comuns, que podem colocar todo seu trabalho “a perder”.

1. Misturar as finanças

Um erro grave, mas cometido por muitos empreendedores iniciantes: achar que suas finanças pessoais andam junto com as da empresa. Na realidade, as duas devem ser mantidas separadamente, para evitar confusão e descontrole.

Então, não tire dinheiro — por menor que a quantia seja — direto do caixa. Lembre-se: o que entra no negócio é dele até que você pague todas as despesas e defina sua margem de lucro.

2. Não ter controle

Outro problema cometido por muitos: a falta de controle nas finanças. Ou, melhor dizendo, gastar como se não houvesse amanhã. Tenha em mente que os recursos não são ilimitados e, portanto, devem ser usados conscientemente.

Antes de investir em qualquer coisa, cheque seu planejamento financeiro para conferir se isso não deixará o estabelecimento no vermelho.

3. Pensar muito e fazer pouco

Sim, colocar todo aquele planejamento de gestão financeira empresarial em prática pode causar um pouco de ansiedade. Contudo, não adianta elaborar um plano completo com 100 etapas, e não tirá-lo do papel.

Tente “colocar a mão na massa” o quanto antes, começando com o que é possível fazer no momento. Sua empresa só terá a agradecer no futuro.

4. Não saber precificar

O último erro da nossa lista é errar durante a precificação dos produtos. Até porque não é só escolher um valor aleatório, que você acha que é justo e colocá-lo em uma etiqueta. Essa etapa envolve:

  • pesquisas de público e mercado;
  • análise da margem de lucro;
  • cálculo de vendas;
  • relação dos custos;
  • e muito mais.

Como um sistema de gestão pode te ajudar a controlar as finanças?

Gostou das nossas dicas? Pois temos uma extra: use um sistema de gestão financeira empresarial grátis. Um ótimo exemplo de ferramenta do tipo é o Awise. Ele permite que você:

  • controle o fluxo de caixa, o estoque e as vendas;
  • precifique os produtos;
  • emita documentos fiscais;
  • acompanhe o faturamento;
  • monitore as metas;
  • controle os cartões;
  • crie relatórios de desempenho;
  • e muito mais!

Além de todas essas funcionalidades, o Awise conta com um time de suporte que está sempre a postos para responder todas as suas dúvidas, via telefone, chat, e-mail e WhatsApp, rapidamente.

Está esperando o quê? Faça sua inscrição e comece hoje mesmo a usar, para ver na prática o que ele pode fazer por você e pelo seu negócio!