Como você sabe, a gestão de loja de roupas é uma tarefa bastante complicada, tanto para quem está iniciando nesta jornada, quanto para quem já tem experiência. Isso porque, não existe uma fórmula certa que garanta o sucesso de imediato e, também, há poucas formas de se gerir a empresa como um todo.

Como somos humanos, temos que transformar esta administração em pequenas administrações e áreas para dar conta de tudo o que precisa ser controlado e analisado.

É aí que entra este artigo. Ele não tem a intenção de esgotar o assunto. Muito pelo contrário. A ideia dele é criar uma discussão saudável sobre como fazer a gestão de loja de roupas, de forma que todo mundo que tem uma empresa do tipo possa contribuir com suas ideias e estratégias. Assim, vamos atualizando este material e deixando ele mais e mais completo.

Vamos lá então? Antes vamos entender alguns conceitos.

Gestão de loja de roupas: qual a importância de fazer uma boa administração da sua loja?

A resposta para esta questão é bastante simples: se você não fizer uma boa gestão da sua loja ela pode fechar as suas portas. Todos sabemos que, independente de qualquer coisa, uma empresa precisa de lucros para garantir a sua sobrevivência.

Não se trata de uma busca desenfreada por lucros e, sim, uma busca por: manter o dinheiro entrando para garantir salários confortáveis para seus colaboradores, manter uma boa entrada de recursos para garantir que a sua loja esteja sempre ganhando além do seu ponto de equilíbrio e garantir lucro o suficiente para manter o estoque girando. Enfim, garantir uma boa gestão para sua loja é garantir que ela vai continuar gerando recursos para seguir com suas portas abertas.

Por isso, a gestão de loja de roupas não pode ser uma coisa feita de modo amador. Ela deve ser feita com seriedade, uma vez que a vida da empresa depende da qualidade dessa administração.

As melhores dicas de como fazer a gestão de loja de roupas

Vamos então, entender como fazer essa gestão tão importante. É claro que você, como varejista, também tem suas próprias estratégias, mas as dicas que trazemos aqui podem ser sempre adaptadas à sua realidade ou servir de alimento para novas ideias. 

1. Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios vai ajudar você desde o início da sua empresa. Isso porque, um plano de negócios ajuda não só no planejamento das estratégias que vão nortear o seu negócio, mas, também, vai ajudar você a conhecer o seu público e saber onde você quer chegar com a sua empresa e como chegar ao objetivo alcançado. 

O plano de negócios ajuda você a traçar panoramas e planos que vão ajudar você para sempre dentro do seu negócio e da realidade em que ele está inserida.

Artigos que podem ajudar você nisso:

2. Tenha um plano de marketing

Observe: estamos aqui, trazendo no início, dicas que vão ajudar você na raíz da sua empresa. Estas primeiras dicas de gestão de loja de roupas são passos essenciais para você iniciar com o pé direito e garantir o sucesso futuro do seu negócio. Assim como o plano de negócios, o plano de marketing vai ajudar a nortear as ações presentes e futuras da sua pequena empresa.

Com um bom plano de marketing, bem executado, você vai conhecer bem o seu público-alvo e saber exatamente como vender para ele da melhor forma. Além disso, você vai conseguir planejar todas as ações, desde a comunicação até a gestão de crises.

Artigos que podem te ajudar nisso:

3. Crie planos de ação

Um plano de ação é muito mais focado em execução, ao contrário dos últimos planos dos quais falamos. Nos outros planos você está planejando como você e sua equipe vão agir em determinadas situações e como vão atingir determinados resultados.

O plano de ação vai ajudar você a determinar as ações a serem tomadas para percorrer estes caminhos que os outros planos deram. Além de tudo isso, o plano de ação vai ajudar você a metrificar os resultados de cada uma destas ações. Desta forma, além de você poder saber se é válido repetir cada execução você vai saber qual delas trouxe mais resultado para você e para a sua loja de roupas.

Artigos que podem ajudar você nisso: 

4. Crie um plano de contas

Agora, sim, entramos na gestão de fato! Quando estamos falando de gestão de loja de roupas e de qualquer outra empresa, não basta ter as contas anotadas em um caderninho. A gestão financeira é importante demais para ser feita com esta falta de segurança.

Com um plano de contas você consegue gerir suas finanças de uma maneira mais responsável e completa, uma vez que ele vai ajudar você a dividir seus valores em pelo menos quatro áreas:

  • Ativos
  • Passivos
  • Receitas
  • Despesas

Com isso, além de você ter uma visão mais completa a respeito do que é cada coisa, você aprimora o controle que você tem de cada área. 

Artigos que podem te ajudar nisso:

5. Controle o seu estoque

O seu estoque, junto com a gestão financeira do seu negócio, é a área de maior impacto nos resultados que podem levar a sua loja de roupas ao sucesso. Sem controlar os seus estoques você não vai ter o controle sobre a quantidade de produtos que são vendidos a cada período e nem sobre quais são as mercadorias mais procuradas pelos seus clientes. 

Controlando os seus estoques você também facilita a sua relação com seus fornecedores, uma vez que vai poder fazer as encomendas de seus produtos – na quantidade certa – com antecipação. Isso garante, além de descontos, uma boa parceria com este setor.

Artigos que podem ajudar nisso: 

Planilhas que podem ajudar nisso:

6. Controle seu fluxo de caixa

Chegamos a mais um ponto super importante na hora de fazer a gestão de loja de roupas. Controlar o fluxo de caixa é controlar a saúde financeira do seu negócio. O controle do fluxo de caixa permite que você controle as entradas e saídas financeiras da sua loja de acordo com cada período, seja diário, seja mensal seja anual. Assim, além de conseguir ter uma visão completa das suas finanças, você garante que sempre vai ter o conhecimento sobre quais áreas estão vendendo melhor, além de saber qual período tem suas vendas mais altas ou mais baixas.

Artigos que podem te ajudar nisso:

Planilhas que podem te ajudar nisso:

7. Invista em planilhas

Se você não gosta de ficar apenas no caderninho, o QuantoSobra criou várias planilhas gratuitas para ajudar você a fazer a sua gestão de loja de roupas. Assim, você não precisa fazer todo o seu controle à mão. No vídeo abaixo, do nosso canal no Youtube, você pode ver 10 planilhas gratuitas para lojas de roupas, ou acessar o link, onde eu fiz uma seleção com todas as planilhas para lojistas que a gente disponibiliza. É claro que, além delas, você vai encontrar diversas outras espalhadas pelo nosso blog. Basta baixar e começar a fazer a sua gestão.

8. Tenha um sistema de gestão

Se você não confia em simples planilhas para fazer a gestão de algo tão importante quanto a sua loja, você deve investir em um programa de gestão como o QuantoSobra. Com ele, você faz o controle de toda a sua loja em um só lugar, sem precisar daquelas várias planilhas, uma para cada setor.

Além disso, o QuantoSobra centraliza todas as informações do seu negócio na sua tela, te dando uma visão panorâmica de todos os setores do seu negócio. Faça o seu controle de estoque, controle de vendas, fluxo de caixa e muito mais com um programa que foi criado justamente para ser o melhor amigo do lojista.

Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente e comprovar que o caminho para o sucesso de uma loja é uma gestão comprovadamente bem feita e eficiente.

Teste o QuantoSobra de graça

E aí? Curtiu as nossas dicas? Não deixe de enviar o seu comentário com as suas dicas para agregar a este conteúdo e ajudar todo o público do empresariado varejista.