Como melhorar a rentabilidade de uma empresa? Essa é uma das principais perguntas de empresários em todo o mundo. Seja em momentos de crise seja em momentos em que a economia está aquecida, sempre há espaço para se aprimorar os rendimentos de um negócio.

E é aí que entra este artigo: nele a gente traz dicas de como criar condições para este aumento ou melhora na rentabilidade em qualquer uma destas situações. 

Em tempos de crise há uma necessidade urgente de se ganhar mais, tanto para manter os custos fixos quanto para manter os custos variáveis do seu negócio.

Materiais que podem ser úteis para você:

Planilha de custos fixos e variáveis

Já nos tempos em que a economia está melhor, temos mais valores para investir na melhoria dos aspectos do rendimento.

A soma destes dois momentos formam o dia a dia do empresário, que precisa sempre encontrar mais e mais maneiras para aprimorar os ganhos do seu negócio, tanto para melhorar os ganhos dos seus sócios quanto dos seus colaboradores.

Vamos, então, às nossas dicas?

Como melhorar a rentabilidade de uma empresa? Veja as melhores dicas!

Melhorar a rentabilidade de uma pequena empresa envolve diversos aspectos, como você já deve saber. Não basta somente ganhar mais. É necessário gastar menos, também.

Em outras palavras: é necessário encontrar uma maneira de fazer a máquina trabalhar com poucos custos e gerando o máximo desempenho.

1. Cortar custos

Muitas vezes não prestamos atenção real no quanto a nossa empresa gasta simplesmente para existir. Não só nos salários dos colaboradores que o investimento é grande. Há outros aspectos que acabamos deixando passar no dia a dia da gestão do nosso negócio e que podem ter impacto gigante nas contas finais de cada mês.

Por isso, vale muito a pena fazer uma análise criteriosa sobre os setores do seu negócio que estão custando mais do que trazendo retorno. 

Isso porque, não basta simplesmente gerar mais vendas para aumentar a rentabilidade de um negócio. É necessário, também, ter setores otimizados para lucrar a um baixo custo.

Materiais que podem te ajudar nisso:

Como reduzir custos no varejo

Planilha de controle de custos

Planilha de custos fixos e custos variáveis

2. Ter controle sobre o seu fluxo de caixa

Esta dica é, talvez, uma das mais importantes na gestão de qualquer negócio. Ter o controle de todo valor que entra e de todo valor que sai do seu caixa todos os dias vai te dar uma noção real sobre a saúde financeira da empresa. Além disso, esse controle vai permitir que você identifique pontos cegos da sua gestão, como: produtos que não vendem tanto quanto você imaginava ou produtos que trazem prejuízos. O controle do seu fluxo de caixa também permite que você tenha uma visão a longo prazo do planejamento financeiro do negócio.

Materiais que podem te ajudar nisso:

Planilha de fluxo de caixa

Planilha de fluxo de caixa por centro de custos

3. Tenha uma boa relação com seus fornecedores

Como uma das principais ideias de como aumentar a rentabilidade de uma empresa é, também, diminuir os seus custos, a boa relação com os seus fornecedores pode te ajudar nisso.

Como? 

Quando você tem uma boa relação com quem traz os produtos para suas prateleiras pode garantir descontos vultuosos. Com um bom planejamento das compras que você deve fazer a cada período e efetuar seus pedidos com bastante antecedência junto aos fornecedores facilita a sua logística e a deles também. Isso diminui custos para você e para quem fornece suas mercadorias também.

Materiais que podem te ajudar nisso:

Planilha de cadastro de clientes e fornecedores

Planilha de giro de estoque

4. Invista na sua equipe

Os nossos colaboradores são os grandes responsáveis por grande parte do nosso sucesso. Investir tempo e dinheiro na motivação da nossa equipe é, portanto, imprescindível para melhorar a rentabilidade de uma empresa.

Com uma equipe motivada, com bônus após cada venda, com uma boa comissão e com uma boa cultura empresarial é quase impossível que suas vendas sejam baixas no que depender deles.

Mas, como dissemos acima, não basta investir somente em uma boa comissão ou em bons salários. É necessário, também, ter uma boa qualidade de empresa representada pela cultura do negócio. Para que uma equipe seja realmente motivada é necessário que ela goste de trabalhar onde trabalha.

Materiais grátis que podem te ajudar nisso:

Planilha de cálculo de comissão

Planilha de recrutamento e seleção

Como calcular a comissão da sua equipe de vendas?

Como motivar a sua equipe?

5. Estude os seus concorrentes

Quem atua com qualquer tipo de venda ou quem tem qualquer tipo de negócio deve, evidentemente, conhecer o seu mercado. E, não só isso. É necessário, também, saber quais são os preços praticados por seus concorrentes para entender em que tipos de produtos dá para reajustar preços para aumentar a rentabilidade.

Saber como anda a economia local e do país também é bastante útil, uma vez que tudo obedece estas leis de mercado.

Se quer saber de forma mais prática como analisar seus concorrentes, assista a esse conteúdo super especial que saiu no nosso canal no Youtube:

 

Materiais grátis que podem te ajudar:

Planilha de cálculo de preço de vendas

Planilha de projeção de vendas

Como aumentar as suas vendas?

6. Organize os seus planejamentos de vendas

Sem organização nenhuma empresa encontra o sucesso. O mesmo vale para as estratégias internas de cada negócio. Cada setor deve ter o seu planejamento específico.

Quando se trata de aumentar a rentabilidade, esta regra se aplica, também, para o planejamento das suas vendas, que deve ser feito com atenção.

Você deve encontrar modos de criar planos de ação que ajudem a aumentar suas vendas, criar um planejamentos de longo prazo para suas vendas, assim como ter o controle da disponibilidade dos seus estoques a cada período.

Materiais grátis que podem te ajudar nisso:

Como criar um planejamento de vendas

Planilha de planejamento de vendas

Como criar um plano de ação

Planilha de plano de ação 5w2h

7. Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade

Existem diferenças cruciais entre lucratividade e rentabilidade de uma empresa.

Quando você quer saber como aumentar a rentabilidade de uma empresa você não está falando sobre aumentar os seus lucros, mas sim, os seus rendimentos.

A gente explicou exatamente sobre essa diferença e como trabalhar com cada uma dessas questões, neste artigo, aqui. 

8. Tenha um sistema de gestão que trabalhe por você

Esta dica não poderia faltar, não é? Afinal, esta talvez seja a principal resposta para a pergunta: como melhorar a rentabilidade de uma empresa?

Isso porque, para melhorar a rentabilidade do seu negócio você precisa, principalmente, que ela trabalhe por você.

Claro que você não vai deixar de trabalhar somente por ter um sistema de gestão que centraliza todas as gestões da sua empresa mas, com o tempo que você vai poupar, você vai poder se dedicar a outras áreas do seu negócio que precisam da sua atenção urgente.

E é por necessitar desse tempo a mais que você deve ter um sistema de gestão. Com um sistema assim, como o próprio QuantoSobra, você vai ter toda a gestão dos seus estoques, fluxo de caixa, vendas, gestão de PDV e muito mais, centralizados em um só lugar.

Poupando seu tempo e seu dinheiro.

Para testar grátis o QuantoSobra, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas para mini mercado: trial