Planejamento empresarial: saiba como fazer + Planilha Grátis

Fazer um planejamento empresarial é crucial para o sucesso da sua empresa. É a partir desse documento que a sua empresa vai definir o quanto cresce, para onde cresce e como cresce.

Além disso, com um planejamento empresarial que o seu negócio vai pesar os seus pontos fortes e pontos fracos e desenvolver habilidades e capacidades para atingir os objetivos traçados durante a produção do seu plano de negócios.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

 

Antes de começar a traçar o seu planejamento empresarial, você deve ter em mente que esse processo não é um processo estático.

A partir do momento em que você fizer o primeiro esboço desse planejamento, você deve atualizar ele constantemente, adaptando os planos de acordo com as situações novas que surgirem, alterando objetivos e analisando novas perspectivas.

Antes de entrar em todas as características do que compõe um bom planejamento empresarial, a gente vai conceituar essa ferramenta, para que você saiba exatamente o que é esse tipo de prática e para o que serve.

O que é um planejamento empresarial

Planejamento empresarial é uma ferramenta que sistematiza as metas e objetivos de um negócio e traça as estratégias necessárias que esses pontos sejam alcançados.

Com o planejamento empresarial, você vai usar os dados de cada gestão de sua empresa para traçar um plano que vai abarcar os objetivos que o negócio tem para o seu futuro, quais vão ser os principais investimentos, que áreas vão ser privilegiadas, que áreas têm tempo de vida determinado e como fazer tudo isso.

Vale lembrar que, independente do que for decidido por você e seus sócios durante a fase desse planejamento empresarial, tudo deve, sempre, estar de acordo com a missão, visão e os valores da sua empresa.

É por ter esse tipo de perfil, que um planejamento empresarial é importante para uma empresa. E quando dizemos isso, nos referimos a todos os tipos de empresas, independente do tamanho.

Isso porque, quando você, na sua vida pessoal, traça um objetivo para o seu futuro, seja ele uma viagem, um novo curso, ou o que quer que seja, a primeira coisa que você faz é planejar a melhor maneira de chegar a esse objetivo, certo? Com a sua empresa não deve ser diferente.

Na verdade, no caso de uma empresa, esse planejamento é ainda mais importante, porque inúmeros fatores e pessoas dependem do que uma empresa oferece para viver. Seus funcionários, seus clientes, seus fornecedores e mais uma longa cadeia de pessoas são afetadas pelos resultados do seu negócio.

Tipos de planejamento empresarial

Existem três etapas de planejamento empresarial que são os mais usados. Como eles geralmente têm o funcionamento perfeito e atendem a tudo que se exigem de um planejamento do tipo, são as três etapas que vamos citar aqui.

1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um tipo de plano que visa os resultados de longo prazo. Lembra que lá em cima falamos que existem partes do planejamento empresarial que deveriam ser revistos e atualizados de tempos em tempos? O planejamento estratégico é um deles.

Isso porque, ele pode – e deve – ser planejado visando anos à frente, mas deve ser extremamente detalhado, justamente para que continue funcionando por todos esses anos.

Além disso, o ideal é que esse plano seja desenvolvido pelos gestores e pelos sócios da empresa, já que esses possuem dados mais abrangentes sobre o negócio e, têm poder de decisão para decidir qual é o ponto que a empresa quer atingir em termos monetários, de vendas, de funcionários de filiais, etc, nos próximos anos.

A gente ensinou um passo a passo completo para criar um planejamento estratégico, aqui.

2. Planejamento tático

Esta etapa do planejamento empresarial tem o seu foco de visão e plano mais ao médio prazo. É nesta etapa que você deve analisar as metas que foram definidos na etapa anterior e começar a delegar aos funcionários escolhidos, as tarefas para que as metas sejam atingidas.

A etapa do planejamento tático, como o nome já indica, é o momento em que você vai ligar o planejamento estratégico ao planejamento operacional, por meio de táticas.

Geralmente, quem se encarrega desta etapa são os gestores de cada área da empresa. Isso porque, eles conhecem melhor os colaboradores da sua área e sabem a quem delegar as tarefas certas. Além disso, como esta parte também trata da alocação de recursos, tanto materiais quanto financeiros, deixar essas decisões por conta dos gestores é a estratégia mais inteligente.

Realizado em geral no nível das diferentes áreas da empresa, o planejamento tático é o momento de criar metas pontuais e sub-planos específicos como, por exemplo, o plano de marketing da empresa.

Durante o planejamento tático, o foco é nos recursos necessários para que os planos sejam executados.

3. Planejamento operacional

Mais uma vez, o nome indica a função da etapa. Nesta etapa, o planejamento entra na parte de colocar a mão na massa. Depois que você já fez os outros planejamentos, é hora de executar tudo o que foi planejado. Neste momento, a melhor ideia é fazer uso de algum plano de ação, que ajude você a planejar essa execução e analisar e metrificar tudo o que foi feito, após a conclusão da etapa. A gente tem uma sessão inteira cheia de planos de ação para ajudar você nisso, aqui.

Como o foco desta etapa são as metas e prazos mais curtos, é necessário sempre ter um modo de calcular e analisar os resultados.

Esta fase do planejamento empresarial envolve diretamente os colaboradores, uma vez que são eles que vão executar as tarefas e mensurar o que for feito.

 

Você conhece a Análise SWOT? Ela é a melhor maneira de descobrir os pontos fortes e fracos do seu negócio e trabalhar eles. A gente falou tudo sobre essa ferramenta nesse artigo aqui. Além disso, para facilitar a sua vida, a gente também criou uma planilha, com um checklist que vai ajudar você a fazer essa análise aí na sua empresa de maneira bem fácil. O melhor de tudo: a planilha é gratuita e pode ser baixada clicando na imagem abaixo:

Planejamento empresarial

Como fazer um planejamento empresarial

Agora que você já sabe como fazer as principais etapas, basta botar em execução cada passo que citamos acima. Para isso, você deve estar atento a diversos outros fatores, como:

  • Gestão de pessoas: são os colaboradores que vão colocar a mão na massa, efetivamente, não é? Para ter certeza de que esta etapa vai funcionar como deveria, você deve voltar os olhos de seus gestores para a gestão de pessoas. Tanto para trabalhar o relacionamento entre eles, como para saber quais colaboradores vão ser destinados a cada tipo de tarefa. Além disso, como a mensuração dos resultados depende, também, dos seus funcionários.
  • Comunicação: assim como a gestão de pessoas, a comunicação também deve ser um ponto a ser observado com atenção. Isso porque, como um planejamento empresarial é um plano longo e com duração extensa, não há risco maior do que existirem falhas na comunicação entre os envolvidos. Por isso, gestores e empresários devem estar atentos às formas em que vão ocorrer as comunicações internas durante esse processo. Na verdade, o ideal é que, já durante o planejamento estratégico todo, se faça um plano completo de comunicação, que defina o modo com que o andamento do projeto vai ser comunicado entre os pares. Recomendamos que se agregue um plano de marketing a todo esse planejamento, já que essa ferramenta pode ajudar a definir esses parâmetros.
  • Planejamento orçamentário: todos sabemos que as finanças são a parte mais importante de todo esse processo. Sem dinheiro não é possível tirar nada do papel. Por isso, o empresário e seus gestores devem se manter o mais atentos possível aos gastos e custos de toda a operação de colocar em prática o planejamento empresarial. Inserir na prática diária as ferramentas de um bom planejamento orçamentário é essencial, não só para o sucesso desses planos mas, também, para o sucesso e continuidade da empresa. Aqui, nesse link a gente ensinou como fazer um planejamento orçamentário completo.

Pronto! São passos simples, não é? Siga as dicas etapa por etapa e persiga as metas estipuladas até o sucesso.

Não esqueça de vir aqui comentar os resultados do seu planejamento empresarial aí no seu negócio. Se você gostou do tema, dá uma olhadinha no vídeo que a gente separou para você, que fala um pouco mais sobre o assunto:

 

Que fazer o planejamento da sua empresa de uma maneira mais simples e sem tanta complicação? A gente pode te ajudar nisso! É só você baixar a planilha de planejamento empresarial que a gente criou para você. Com ela você vai automatizar todo o processo que explicamos neste artigo e vai conseguir acelerar os seus resultados e poupar tempo. Para fazer o download da planilha de planejamento empresarial, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Planejamento Empresaria Grátis

 

Veja como é simples usar a planilha de Planejamento Empresarial:

259 / 318

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend