Você sabia que realizar a emissão de carnês pode ser benéfico para seu negócio? Pois é, mesmo que essa não seja mais uma modalidade de pagamento tão popular, ela ainda é muito usada e procurada pelos clientes.

A propósito, empresas que desejam atrair e fidelizar mais consumidores precisam entregar diferenciais e os carnês de pagamento costumam entrar nesse grupo. Para te ajudar a compreender isso, preparamos o artigo abaixo. Nele, você verá:

  • o que é e como funciona um carnê;
  • vantagens desse método de pagamento;
  • como elaborar um carnê de pagamento.

Leia e aprenda como alavancar suas vendas a prazo!

Antes de mais nada, o que é um carnê de pagamento?

Carnê é uma modalidade de pagamento parcelada. Em suma, pense nele como sendo um compilado de vários boletos. Graças a isso, ele permite que as compras sejam quitadas a prazo, já que o valor total é dividido em várias parcelas. Deu para compreender?

Hoje em dia, com a popularização dos cartões de crédito, essa não é mais uma forma de pagamento tão comum. Entretanto, uma parcela da população ainda a utiliza, em especial ao comprar em lojas de móveis e roupas ou contratar alguns serviços, como internet.

>>>> Leia mais: formas de pagamento — quais são as melhores e mais seguras para sua empresa?

Como funciona um carnê?

O carnê de pagamento é um tipo de concessão de crédito. Em outras palavras, é como se fosse um empréstimo feito pela loja ao cliente, para que ele possa adquirir o item desejado.

Além disso, como já falamos, ele é basicamente um conjunto de boletos bancários. O número de parcelas costuma variar, já que é acordado diretamente com o comércio, e o pagamento delas é mensal. Porém, nada impede você de quitá-las com antecedência.

Vale destacar que esse é um método de pagamento recorrente. Isso quer dizer que as datas para quitação das parcelas são as mesmas, todos os meses.

Para compreender melhor, imagine que você fez uma compra no valor de R$ 1.000,00 e decidiu parcelar o valor em 10 vezes no carnê, com o primeiro pagamento marcado para o dia 5/10.

O carnê todo será estruturado para que as próximas partes sejam pagas nos dias 5/11, 5/12 e assim sucessivamente, até acabar.

Um detalhe é que os carnês podem ser liquidados em qualquer instituição bancária — em canais presenciais ou digitais — ou diretamente com a empresa que realizou a venda. Legal, não é?

>>>> Aproveite e leia: como divulgar o crediário para atrair mais clientes para sua loja

Qual a diferença entre carnê de pagamento e boleto bancário?

Para deixar bem claro, um boleto bancário é título de cobrança. Ou seja, é uma forma de quitar uma dívida. Como ele traz os dados do devedor, é um documento legal e permite a cobrança do valor junto aos órgãos de proteção ao crédito, em caso de inadimplência.

Quando pensamos em boletos, geralmente, imaginamos uma parcela única. E aí que mora a diferença entre ele e o carnê, já que o segundo é composto por várias parcelas.

Dessa forma, podemos dizer que o boleto é um pagamento à vista e o carnê é a modalidade que parcela a compra.

>>>> Veja mais: como gerar um boleto de cobrança — aprenda a fazer isso pela internet

Por que fazer emissão de carnê? 6 vantagens para a empresa

Mesmo com toda a facilidade que os cartões de crédito e o Pix trouxeram para o comércio, os carnês de pagamento continuam populares e são vantajosos para as vendas. Veja abaixo os principais benefícios que a modalidade pode trazer para seu negócio!

1. Flexibilidade no pagamento

Uma das vantagens de fazer a emissão de carnê é que essa modalidade oferece mais flexibilidade no pagamento. Lembre-se que nem todo mundo tem, gosta de usar ou possui um limite alto nos cartões de crédito.

Dessa maneira, ao oferecer uma opção que não comprometa o limite mensal, isso ajuda a alcançar uma parcela maior do seu público-alvo.

2. Fidelização dos clientes

Essa vantagem está diretamente ligada à anterior. Tenha em mente que, ao oferecer uma variedade de opções de pagamento, você estará atingindo mais pessoas que se sentirão confortáveis em comprar no seu comércio.

Além do mais, muitas delas quitam os carnês diretamente com a loja. Com isso, você ganha mais oportunidades de oferecer novos produtos e incentivar as futuras vendas.

>>>> Veja também: fidelização de clientes — saiba como conquistá-los com estas dicas

3. Facilita o controle financeiro

A terceira vantagem de fazer emissão de carnê é relacionada ao controle financeiro da empresa. Isso acontece porque o documento possibilita que você acompanhe de perto todos os recebimentos futuros.

Assim, pode-se calcular quanto espera receber e planejar como usar esse dinheiro para o bem do negócio.

No vídeo abaixo, trouxemos 6 dicas incríveis de controle financeiro, para que você possa manter seu negócio sempre “no azul”. Clique no PLAY para assistir!

4. Simplifica a cobrança de juros

Ao realizar a emissão de um carnê, é possível definir se serão cobrados juros por atraso. Simplificando, se o valor da parcela aumentará caso o cliente não quite o valor no dia previsto. O melhor é que isso é feito automaticamente.

Basta informar os juros, que costumam ser uma pequena porcentagem em cima do valor total. Quando o consumidor for ao banco ou tentar pagar pela internet após a data de vencimento, a cobrança do atraso já virá acrescida dos juros.

5. Ajuda no controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é essencial para a saúde de qualquer negócio. Em resumo, trata-se do acompanhamento de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Nesse sentido, a emissão de carnê aprimora o controle financeiro, uma vez que você terá anotado exatamente as quantias que espera receber. Por isso, melhora a gestão dessa área.

6. Traz segurança

Para finalizar, a emissão de carnê traz mais segurança para a empresa e para os clientes. Isso porque ele permite a cobrança nos órgãos de proteção e, ainda, assegura que a compra foi feita. Sendo assim, todos saem ganhando.

Como emitir um carnê? 6 dicas de ouro para não errar

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais as vantagens, confira seis dicas de ouro de como emitir um carnê para conquistar ainda mais clientes para o seu comércio!

1. Lembre de coletar os dados certos

A primeira dica para realizar a emissão de carnê é lembrar de coletar os dados certos. Esse é um documento com valor legal, portanto, precisa conter:

  • dados da empresa;
  • nome completo do cliente;
  • CPF ou CNPJ;
  • valor, total e das parcelas;
  • multa por atraso;
  • onde ele pode ser pago;
  • código do carnê;
  • número de parcelas.

Caso deseje, também é possível adicionar um código de barras, para agilizar o pagamento via internet.

2.  Defina o número de parcelas

A segunda dica é definir o número máximo de parcelas que você permitirá no comércio. Isso varia conforme a política de cada empresa e os valores cobrados pelos produtos ou serviços.

Por exemplo, há estabelecimentos que dividem as compras em mais de 40 vezes, enquanto outros mantêm um limite de 10 a 12 parcelas.

Para fazer isso, é crucial conhecer não apenas seu público, mas seus produtos e serviços. Desse modo, é mais fácil saber o que a concorrência pratica e, assim, oferecer um diferencial.

3. Estabeleça as datas de pagamento

Ao pensar em dar início à emissão de carnê, estabeleça uma data fixa para que as parcelas sejam quitadas. Assim, você garante um fluxo de entrada de dinheiro contínuo todos os meses e otimiza o planejamento financeiro para o período.

4. Fixe as multas por atraso

O carnê é uma modalidade de pagamento bem segura. No entanto, isso não garante que os clientes irão pagá-lo na data certa. Logo, uma ótima maneira de evitar a inadimplência é fixar as multas por atraso.

Com isso, o consumidor já fica ciente de que, se não pagar as parcelas no prazo, será cobrado a mais.

5. Não se esqueça de cobrar os inadimplentes

Essa dica é útil para qualquer um que trabalhe com vendas a prazo. Afinal, ao fechar um negócio, é esperado que recebamos por ele, não é mesmo?

Por essa razão, não tenha medo de cobrar os clientes inadimplentes. Inclusive, o ideal é acompanhar mensalmente todos os consumidores e criar uma rotina de cobrança, para garantir que receberá os valores.

Não sabe como cobrar os clientes inadimplentes? Então, assista o vídeo abaixo para ver 10 dicas de como fazer isso da maneira correta!

6. Guarde todos os dados

Para finalizar, guarde todos os dados dos carnês em um local seguro. O ideal é usar um sistema online, que garante que nada será perdido. Até porque isso poderá ser útil no futuro e até servir para evitar dores de cabeça.

Até aqui, gostou das nossas dicas e está pronto para colocá-las em prática? Continue lendo para descobrir como elaborar um carnê de pagamento personalizado para seus clientes!

Como fazer um carnê personalizado para entregar aos clientes?

Depois que aprendeu como realizar a emissão de carnês, ficou curioso para saber como fazer um carnê personalizado? Então, saiba que isso é mais fácil do que se imagina.

É verdade que não se pode fugir muito do modelo central do documento, uma vez que ele precisa apresentar dados fundamentais para cobrança, como nome e CPF. Porém, uma ótima maneira de personalizá-lo é criando uma capa que seja a cara do seu negócio.

Isso costuma ser feito em plataformas online gratuitas, como o Canva, que possui diversos modelos livres para usar. Após escolher, basta imprimir tudo e entregar ao seu cliente.

Emissão de carnê sem dor de cabeça? Invista em um sistema de gestão!

Está preparado para dar início à emissão de carnês e alavancar as vendas do seu comércio? Se liga na dica extra que trouxemos para você: invista em um sistema de controle de loja

Um ótimo exemplo dessa ferramenta é o Awise. Com o software, você consegue emitir boletos de maneira rápida e fácil, além de:

  • controlar as vendas, o estoque e o caixa;
  • criar etiquetas únicas;
  • personalizar o PDV (ponto de venda);
  • gerar códigos de barras;
  • elaborar relatórios de vendas;
  • gerenciar as metas;
  • e muito mais.

E você pensa que tudo isso é caro e inacessível? Pois é aí que se engana, pois o Awise é de graça, para sempre. Faça sua inscrição para começar a usar o sistema hoje mesmo e confira na prática como ele pode te ajudar a vender mais!