Criar um bom plano de controle de loja pode determinar o sucesso ou o fracasso de um estabelecimento. Isso porque a tática visa ao gerenciamento completo de todos os aspectos que dão vida a um negócio.

Afinal, como administrar um empreendimento de sucesso se você não conhece o modo como ele funciona nos mínimos detalhes?

No entanto, o procedimento ainda é visto como pouco relevante por muitos gestores e, consequentemente, é deixado de lado, o que costuma causar muitas dores de cabeça para todos os envolvidos.

Para te fazer perceber de uma vez por todas a importância disso, nós preparamos o artigo a seguir. Aqui, você aprenderá:

  • o que é controle de loja;
  • o que é e como funciona um sistema de PDV (Ponto de Venda);
  • quais as vantagens de elaborar o controle de loja;
  • passo a passo completo e simplificado.

Trouxemos ainda dois modelos de planilhas grátis para auxiliar a gestão. Não deixe de ler e colocar tudo o que aprender em prática!

Primeiramente, o que é controle de loja?

Controle de loja é basicamente um conjunto de técnicas que visam ao melhor gerenciamento de um negócio. Nele, são usados procedimentos de gestão financeira, de estoque e de vendas, entre outros, para garantir o bom funcionamento da empresa.

Vale destacar que essa estratégia não é voltada apenas para lojas gigantescas e com dezenas de colaboradores, viu? Até mesmo quem é MEI deve utilizá-la para otimizar as atividades diárias e conseguir crescer!

O que faz um controle de vendas?

E o que faz um controle de vendas? Bem, o objetivo da estratégia é anotar e fiscalizar tudo o que for comercializado pela empresa. Para compreender melhor, é um processo que combina os esforços de vários setores, para garantir que todas as etapas sejam concretizadas com sucesso.

Deu para entender? Então, vamos ver agora o que é um sistema de PDV e como isso funciona na prática!

>>>> Leia mais: como fazer controle de vendas na sua empresa? 3 modelos + prós + contras de cada um

E o que é sistema de PDV?

Outro conceito muito visto no controle de loja é o sistema de PDV, mas o que é isso, afinal? Bem, para explicar simplificadamente, isso é um tipo de software voltado para o gerenciamento completo do PDV — ou Ponto de Venda.

Em outras palavras, é uma ferramenta programada para realizar o controle de tudo que envolve a loja. Isso possibilita a gestão do estoque, a centralização de informações, a melhora da experiência do cliente e muitos outros aspectos da gestão.

E aí, deu para compreender o que é sistema de PDV? Vamos conferir como funciona um sistema de uma loja!

>>>> Veja mais: gestão de ponto de venda (PDV) — por que é tão importante?

Como funciona um sistema de uma loja?

Não há nenhum mistério no modo de funcionamento de um sistema de loja. Eles simplesmente são um compilado de ferramentas que agem para otimizar a gestão. Dito isto, ele permite fazer:

  • controle financeiro;
  • gestão do estoque;
  • análise de vendas e clientes;
  • centralização e acompanhamento de dados;
  • acompanhamento de metas;
  • e muito mais.

Por que fazer o controle de loja? 4 benefícios para o negócio

Agora que você já sabe o que é sistema de PDV e controle de loja, vamos explicar quais os benefícios que este último traz para o aumento das vendas!

1. Otimiza o planejamento financeiro

Um dos benefícios do controle de loja é a otimização do planejamento financeiro da empresa. Melhor dizendo, o processo dá acesso às informações essenciais para que você consiga organizar as finanças do empreendimento.

Ao analisar as informações coletadas, verificam-se setores que podem sofrer uma redução de custos sem perder a qualidade do serviço ou precisam de um maior investimento, por exemplo.

Ao mesmo tempo, consegue-se controlar melhor as contas. E, graças a isso, diminuir os riscos de cair na inadimplência ou perder dinheiro com investimentos “sem futuro”.

>>>> Leia também: 5 ideias de planejamento financeiro para pequenas empresas

2. Melhora o controle de estoque

Já passou pela experiência de chegar em uma loja, pedir um item e ter que esperar muito por ele? Ou, pior ainda, aguardar e ter que ouvir que ele está em falta? Pois saiba que isso pode ser evitado com um planejamento sólido de controle de loja.

O que acontece é que a estratégia dá informações cruciais sobre o funcionamento da empresa, em especial sobre os itens disponíveis nela. Logo, pode-se planejar melhor a reposição do estoque e a sazonalidade, só para exemplificar.

3. Reduz os custos

Sim, uma boa tática de controle de loja é capaz de reduzir os custos operacionais do empreendimento. Por sinal, pode-se otimizar as atividades do dia a dia, principalmente no estoque.

Em paralelo, a estratégia garante a padronização dos processos. Devido a isso, os colaboradores terminam suas tarefas mais rápido e não têm a necessidade de refazê-las por conta de erros. No final, todo mundo sai ganhando.

4. Melhora no desempenho do time

No tópico anterior, falamos que o controle de loja padroniza ações imprescindíveis para o funcionamento da empresa. Isso traz outro benefício, que é a melhora no desempenho das equipes de venda.

Isso ocorre porque eles terminam as tarefas mais rápido e ganham tempo para focar em bater as metas. No mais, a gestão de loja permite acompanhar de perto o rendimento de todos e traçar planos mais assertivos de melhora.

Como fazer o controle de uma loja? 6 dicas para não errar

Está preparado para aprender como fazer o controle de uma loja? Pois antes de seguir em frente, compreenda que essa tática envolve diversos setores, que devem atuar em conjunto para que o plano dê frutos.

Com isso em mente, confira — e anote — as seis dicas de ouro que trouxemos a seguir!

1. Identifique o público-alvo

A primeira dica para um controle de loja eficaz é identificar qual é seu público-alvo. Ou seja, quem você quer atingir e quem tem mais chances de consumir os produtos ou serviços da empresa.

Essa etapa é vital, pois fornece informações que direcionam as ações de marketing para captação e fidelização de clientes, incluindo até o local adequado para abrir a loja.

>>>> Aproveite e leia: fidelização de clientes — aprenda como conquistar consumidores

2. Emita notas fiscais

A nota fiscal é um documento obrigatório idealizado para registrar as transações comerciais. Porém, ele é muito mais do que isso, já que facilita o controle de loja.

O que ocorre é que a emissão de nota fiscal capta e armazena informações fundamentais sobre a venda. Sendo assim, você centraliza dados, que podem ser acessados sempre que necessário e, assim, otimiza-se a gestão.

3. Não ignore as finanças

Uma parte do controle de loja que muita gente ignora — e que pode ser fatal — é a gestão financeira. Afinal, como administrar tudo se não souber quanto dinheiro tem disponível ou quanto entrará no caixa no futuro, não é mesmo?

Portanto, elabore um controle financeiro rígido. Inclusive, essa tática é útil para não apenas controlar as contas, mas também elaborar estratégias de redução de custos e de investimentos.

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4. Faça o controle do fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o acompanhamento de análise de tudo que entra e sai da empresa. Isto é tudo que chega no estoque e o que é vendido. No controle de loja, isso garante que você não perderá nenhuma quantia de vista ou esquecerá de cobrar por uma venda.

Dessa maneira, podemos afirmar que o sucesso da tática depende diretamente de um controle de caixa eficaz.

Para facilitar o dia a dia, baixe gratuitamente nossa planilha completa de Fluxo de Caixa e gerencie o setor corretamente!

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5. Otimize o estoque

O estoque é uma das partes mais importantes de uma loja. É ele que determina se você terá mercadorias suficientes para atender à demanda ou qual a sazonalidade e o ciclo de venda dos produtos.

Por isso, é fundamental trabalhar para garantir que ele esteja bem organizado. Nesse ponto, é vital investir em planos para gestão de estoque, realizar o cadastro de produtos e fazer inventários periódicos.

Tem dúvidas sobre como gerir o estoque? Assista ao vídeo abaixo e anote as cinco dicas de ouro para ter total controle sobre este setor!

6. Acompanhe as vendas

Outra dica para um bom controle de loja é o controle de vendas. Isso significa anotar e analisar todas as mercadorias que saem do empreendimento para as mãos do cliente.

Com isso, você consegue saber exatamente quanto entra no caixa, quanto repor o estoque e até o que comprar em maiores quantidades.

O controle das vendas é essencial para bater as metas. Veja como fazer isso com as cinco dicas do vídeo a seguir!

Erros comuns que prejudicam o controle de loja

Viu como o controle de loja é fácil? Entretanto, ainda é crucial prestar bastante atenção ao elaborá-lo, pois existem para alguns erros comuns com o potencial de colocar todo o trabalho “a perder”:

  • negligenciar o controle financeiro;
  • não criar metas;
  • esquecer que o estoque existe;
  • não capacitar os colaboradores;
  • não procurar conhecer o cliente;
  • deixar de investir em tecnologia.

Dica extra: invista em um sistema de controle de loja

Está preparado para aderir a essa estratégia e fazer suas vendas decolarem? Então, fique ligado na dica extra que preparamos para você, que é investir em um sistema de controle de loja

Uma das melhores opções do mercado atualmente é o Awise. Come ele, pode-se:

  • controlar o estoque, o caixa e as vendas;
  • criar etiquetas personalizadas;
  • fazer a precificação completa dos produtos;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • acompanhar as metas;
  • emitir notas fiscais;
  • controlar as entregas;
  • gerar catálogos.

Ainda tem dúvidas? Pois saiba que o Awise ainda conta com:

  • chat do sistema;
  • suporte com respostas rápidas;
  • várias formas de contato.

E nem pense que isso é caro ou inacessível. O Awise é totalmente gratuito, para sempre. Para começar a aproveitar essas e outras funcionalidades, basta se inscrever e pronto!