Neste artigo você vai ler:

 

O sonho da grande maioria dos brasileiros é empreender. Entretanto, nem sempre é possível ter acesso ao conhecimento necessário para se abrir uma empresa. Com este passo a passo completo de como começar um negócio, a gente espera esclarecer sobre todas as estratégias que você precisa definir para iniciar o seu empreendimento sem tanta burocracia.

Embora aqui no nosso país se esteja buscando simplificar as maneiras de se começar um negócio, a já citada burocracia costuma atrapalhar bastante. A papelada e a correria exigida de quem quer começar a empreender acaba sendo uma barreira para que os potenciais empreendedores  coloquem, de fato, os seus planos fora do papel.

O próprio MEI foi criado pelo Governo para simplificar a abertura de uma empresa por empreendedores individuais. A ideia, desenvolvida para tirar autônomos da informalidade, ainda é a maneira mais fácil de, finalmente, se ter um CNPJ e estar enquadrado na legislação brasileira. 

Entretanto, para quem quer abrir uma empresa com enquadramento diferente, há alguns outros passos que são necessários, como você vai ver adiante.

Como abrir uma empresa

Como iniciar um negócio do zero? O que é necessário?

Antes de tudo, antes de saber como abrir um negócio do zero, é necessário que você se pergunte: tenho dentro de mim tudo o que se precisa para ser empresário?

Você deve se fazer esta pergunta porque, para abrir uma empresa e manter ela aberta é preciso ter muito mais do que força de vontade. A persistência é uma das características chave de um bom empreendedor. Principalmente, quando estamos falando de empreender no Brasil.

Além de ter paciência e perseverança na hora de correr com todos os papéis necessários para a abertura do negócio, você ainda vai precisar dessas qualidades para manter o negócio com as portas abertas durante o tempo necessário para ele trazer os lucros que você planejou.

Além disso, antes mesmo de começar um negócio, é preciso que você já tenha algumas preparações prévias. Vamos entender:

O que é preciso para começar um negócio?

Quando vamos começar um negócio, há processo e preparações que devemos ter, antes mesmo de fazer a papelada. Vamos falar um pouco sobre isso:

  • Preparação

Você deve estar preparado para gerir a sua empresa da melhor maneira, logo de início. Assim, você já vai ter todos os setores organizados e bem gerenciados no comecinho do negócio. Isso garante que você não perca o seu investimento todo antes mesmo de a empresa começar a trazer retorno financeiro e alcançar o ponto de equilíbrio. Invista em estudar tudo o que for possível sobre o assunto. O site do Sebrae, inclusive, traz muito material gratuito sobre gestão de empresas.

  • Investimento inicial

Não há como se começar um negócio sem um investimento inicial. Você deve ter separado o valor que pretende usar para todos os papéis e para manter a empresa durante o período em que ela ainda não dá lucro. Além disso, você precisa ter, também, um capital de giro, para garantir que você não fique sem dinheiro para comprar novos produtos quando eles forem sendo vendidos. 

  • Conheça seu público

Você já sabe o que a sua empresa vai vender? Não há como começar um negócio do zero sem conhecer muito bem o público para quem você vai vender. Este estudo deve ser feito antes da abertura da empresa para que, logo de início você já saiba em que tipos de produtos investir para agradar o seu futuro consumidor. Um bom plano de marketing pode te ajudar nisso!

E, além disso tudo, é claro, você deve ter o seu psicológico muito bem preparado para os desafios de empreender. Como dissemos acima, a persistência é a chave do sucesso de qualquer negócio.

Como iniciar um negócio do zero?

Como começar um negócio do zero: passo a passo completo

Agora que você já sabe o que precisa antes de tirar suas ideias do papel, vamos entender o passo a passo para começar um negócio do zero e iniciar a sua caminhada rumo ao sucesso.

1. Crie um plano de negócios

Um plano de negócios é como se fosse um mapa que você, seus colaboradores, seus sócios e sua empresa como um todo, devem percorrer para alcançar o sucesso pretendido. Na hora de se começar um negócio, esse mapa é essencial para que tudo já esteja planejado antes mesmo da papelada. Assim, você vai saber exatamente em que ordem percorrer cada um dos passos e já vai ter em mente qual é o objetivo definido.

2. Defina o enquadramento da empresa

Você é um empreendedor individual? Ou você vai começar o seu negócio com mais sócios? Estas decisões influem no enquadramento que você deve escolher. Na hora de fazer os papéis da sua empresa, é necessário já ter definido o enquadramento que ela vai ter. Isso porque, o enquadramento vai definir as diretrizes que a sua empresa deve seguir em número de funcionários e em pagamento de impostos.

3. Reúna a documentação necessária

Como dissemos acima, o enquadramento da sua empresa define muitos parâmetros que você deve seguir, inclusive o tipo de documentação que você vai precisar para legalizar ela. Por isso, fique atento ao que cada enquadramento exige e já faça a separação antes de procurar os órgãos responsáveis. Neste artigo, aqui, você vê a lista de documentos necessários para a abertura de uma empresa.

4. Faça um plano de contas

As finanças são um dos principais atributos a serem bem gerenciados, tanto na hora de começar um negócio quanto quando a empresa já está com as portas abertas. Por isso, um plano de contas é um projeto obrigatório, antes e depois de a empresa estar aberta. Com um plano de contas inicial, você vai definir estratégias e números de uso do dinheiro que você e seus sócios têm como investimento inicial. Isso permite o melhor uso desse investimento e os melhores resultados a curto e longo prazo.

5. Desenvolva uma identidade visual 

Sim, a identidade visual do seu negócio faz parte da preparação prévia dele. Isso porque, como o próprio nome indica, a identidade da sua empresa é definida por essa criação. Sempre que um potencial cliente tiver contato com a sua marca, ele deve sentir uma confiança e um sentimento específico que o leve a comprar. Por isso, desenvolver suas estratégias de comunicação e a identidade da sua empresa é um passo tão importante, podendo, inclusive, fazer parte do plano de negócios da empresa.

Aqui neste artigo, ensinamos como criar um logo para a sua empresa;

Aqui, ensinamos a criar um nome para a sua empresa.

6. Organize tudo

A organização é essencial no processo de começar um negócio. Também é o fator mais importante na continuação desse negócio. Por isso, se você tem sócios, é a hora de organizar as funções que cada um deles vai desempenhar no desenvolvimento da empresa. Se você está empreendendo sozinho, é hora de organizar como você vai executar cada tarefa e a ordem com que elas vão ser executadas. Iniciando com ordem e organização, você garante que estas ações também sejam executadas com competência.

7. Mantenha seu crédito em dia

Um dos passos mais importantes deste manual de como começar uma empresa do zero: mantenha o seu crédito disponível. Mantenha o seu nome limpo na praça. É claro que, não desejamos que seja necessário que você use esse crédito mas, em uma emergência, ter a possibilidade de recorrer a um empréstimo ou financiamento, pode salvar a sua empresa de uma crise.

Enfim, chegamos ao fim do nosso passo a passo mas, tenho certeza de que você tem mais algumas dicas, caso já tenha regularizado um negócio.

Não deixe de compartilhar o seu conhecimento com a gente. deixe o seu comentário aqui em baixo que a gente vai adorar saber sobre a sua experiência.