A escolha de nomes para loja de roupa nem sempre é fácil. A busca sempre é por um nome original, com personalidade, identidade e identificação com os possíveis clientes e isso exige um certo esforço. Afinal, o nome da sua loja de roupas é algo definitivo e é necessário acertar de primeira.

É claro que você sabe a burocracia que pode ser, ter de mudar o nome do seu negócio depois que a empresa já está aberta. Já imaginou ter que refazer todos os papéis? Por isso, é essencial que você planeje e escolha muito bem o termo que, no final das contas, vai representar o seu negócio enquanto ele estiver com as portas abertas.

Vamos entender um pouco mais:

A importância do nome da loja

A importância de se escolher um bom nome para a sua loja de roupas é enorme. O nome que você escolher vai ser o termo que vai definir – para você e para o seu cliente – o conceito da sua empresa. É pelo nome que este negócio vai ser identificado e, se não for bem escolhido, pode trazer uma identificação ruim sempre que o cliente lembrar dele. 

Por ser tão importante, a escolha do nome da sua loja é um processo delicado e de grande responsabilidade, uma vez que o nome carrega todo o conceito e simbologia de uma empresa. 

Vamos entender um pouco mais sobre o simbolismo, o conceito e as características de um bom nome para loja de roupas?

Como inventar um nome de loja?

Se você está querendo saber como inventar um nome de loja, siga esse passo a passo mas, antes, você deve entender que devido à sua importância, um nome não deve ser somente inventado. Ele deve ser pensado, pesquisado, analisado e testado em suas mais diversas características. É sobre estas características que vamos falar agora:

Os melhores nomes para lojas de roupas devem ter as seguintes características:

  • Ser fácil de lembrar

Você quer que os seus potenciais clientes nunca esqueçam o nome da sua loja, não é mesmo? Então, o primeiro passo é facilitar essa memorização. O nome da sua loja deve ser muito fácil de ser lembrado no dia a dia de quem consome os produtos que você vende. Ou seja, do seu público-alvo.

  • Deve ser curto

O nome da sua loja deve ser curto. Justamente pelo que citamos acima: nomes curtos são mais fácies de serem lembrados. Isso porque, o nosso cérebro acha mais fácil guardar informações pequenas e simples.

  • Deve ser simples

Você já deve ter visto diversas lojas de roupas com um nome estrangeiro, ou cheio de letras duplas e outras estilizações do tipo. Muitas vezes, inclusive, esses nomes ficam bonitos mas, será que eles são fáceis de serem lembrados pelos clientes?

  • Devem ter boa sonoridade

O nome da sua loja de roupas deve soar bem. Sabe quando a gente acha uma palavra bonita mas, quando vai pronunciar o som dela soa feio? Então, você não quer que isso aconteça com o nome da sua loja, não é? Depois de escolher um nome, pronuncie ele algumas vezes. Veja se é fácil de se habituar, se a sonoridade é boa, se não abre espaço para interpretações de duplo sentido, etc.

  • Deve combinar com o logotipo da loja de roupas

A identidade visual da sua loja deve ser um conjunto que combina. Senão, cada um dos elementos comunica uma coisa diferente e confunde o possível cliente. Por isso, o nome da sua loja deve combinar com o logo que você criou e com toda a identidade visual do negócio. A gente ensinou a criar o melhor logo para a sua loja, aqui.

  • Você deve conhecer o seu público 

Se você conhece o seu público você consegue mirar as suas ações direto no centro do alvo. Isso é válido também para a escolha do nome, como você vai ver a seguir. Para conhecer com profundidade o seu público e, até mesmo para construir uma marca para sua loja passo a passo, recomendamos que você faça um plano de marketing.

Como escolher o nome de uma loja de roupas femininas?

Se você chegou até aqui, provavelmente captou cada uma das dicas que citamos acima e percebeu que agora só falta especificar para qual público é o nome da sua loja. Sim! Este passo também é importante. Como dissemos acima, conhecer o seu público permite que você possa direcionar de maneira correta todas as ações da sua loja, desde a criação de promoções até o tipo de produto a ser comprado de seus fornecedores.

No caso de criar o nome de uma loja de roupas femininas a primeira ideia é que se utilizem elementos que remetam à alma feminina. Palavras que tragam a sensação de leveza, delicadeza, força, graça e, até mesmo, maternidade, são uma boa ideia. Não que a alma feminina se resuma a isso, muito pelo contrário. A questão aqui é usar palavras que já estão no imaginário das pessoas como algo que define qualidades femininas. 

Esta questão também é importante: use sempre palavras que indiquem qualidades. Nunca defeitos ou fraquezas.

Como escolher o nome de uma loja de roupas masculinas?

O mesmo vale para escolher o nome de uma loja masculina. Se você já sabe qual é o público que deseja atingir, você já tem metade do caminho andado. Na hora de escolher o nome para uma loja de roupas masculinas, busque nomes que remetam à energia masculina. Palavras que remetam a vigor, força, virilidade. Nomes fortes e marcantes que tenham uma presença quase física na presença.

Como criar um nome para loja de roupas?

Agora que você já entendeu todos os conceitos necessários, chegou a hora de botar as mãos à obra. Por sorte, como o foco deste artigo é fazer tudo gratuitamente, existem sites e aplicativos que ajudam nisso. Entretanto, não esqueça que a contratação de um profissional formado e especializado nisso é sempre o mais indicado.

Vamos conhecer algumas ferramentas?

Ferramentas para criar nome de loja

Shopify

O Shopify tem diversas ferramentas direcionadas ao público que está criando uma empresa. Como não poderia ser diferente, a empresa também oferece uma ferramenta chamada Gerador de Nomes para Empresas. Como o nome indica, a plataforma facilita, e muito, a criação do nome para uma loja de roupas e para qualquer outro tipo de empresa.

Nomes para loja de roupas: como criar ou escolher um nome criativo?

Máquina de Nomes

Como o próprio nome indica, esta plataforma pretende ser uma máquina de nomes para empresas. Com um gerador de nomes de lojas bem fácil de usar, o site ainda mostra se o domínio de internet está disponível para cada nome gerado. Bacana não é?

Nomes para loja de roupas: como criar ou escolher um nome criativo?

Nome.Me

Mais uma ótima ferramenta para criar nome de loja, a Nome.Me é bastante completa e rápida, gerando diversos nomes bacanas para os mais diversos segmentos de lojas. Para acessar, basta clicar aqui.

Nomes para loja de roupas: como criar ou escolher um nome criativo?

Guru PME

Com o Guru PME também é bastante simples criar o nome de uma loja de roupas. Você pode, inclusive, colocar dados como setor da sua empresa e alguma palavra relacionada a ela para gerar um nome mais compatível. Para acessar basta clicar aqui.

guru me

Além desta ótimas ferramentas você pode, é claro, usar a sua própria criatividade para escolher o nome da sua loja de roupas. Fique atento sempre aos detalhes que citamos ao longo deste texto, use sua responsabilidade e mãos à obra!