A Páscoa está chegando e, com ela, a possibilidade de aumentar suas vendas com base nos clientes que aproveitam a data para presentear. Independente de a data estar atrelada a ninhos de Páscoa, chocolates e coelhinhos, sempre há maneiras de se utilizar estes arquétipos para faturar mais e, de quebra, fidelizar ainda mais o seu público.

É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Sobre as mais variadas formas que você pode aumentar suas vendas na Páscoa, mesmo que você venda produtos que não estão ligados afetivamente a este feriado.

Neste artigo você vai ler:

 

Vamos lá, então? 

Como se preparar para a Páscoa no varejo?

Para se preparar para a Páscoa no varejo você deve traçar todas as suas estratégias com antecedência, como você vai ver ao longo deste artigo. Além disso, é essencial que você tenha uma equipe bem treinada para lidar com a alta da demanda na época. Também vai ser necessário que você esteja atento aos movimentos do mercado, de forma a aproveitar cada pequena tendência para agradar o seu público com aquilo que ele gosta.

Vendas no varejo: 10 ideias para vender mais na Páscoa

Abaixo, algumas dicas que separamos para você aumentar suas vendas na Páscoa de maneira fácil e efetiva.

1. Faça promoções comemorativas

Não é somente porque a Páscoa é associada a doces, chocolates e guloseimas, que você pode vender somente isso. Você pode lançar promoções comemorativas, em que, ao invés de vender chocolates, você oferece descontos a seus clientes como forma de comemorar a data. Como em períodos do tipo as pessoas estão muito mais abertas a compras por impulso, ter diversas promoções e descontos disponíveis para esses clientes pode ser uma ótima ideia.

2. Ofereça brindes relacionados à Páscoa

Como dissemos acima, não é necessário ser vendedor de chocolates para vender mais na Páscoa. Você pode atrair o seu cliente com brindes que remetam à data, como ninhos de Páscoa, caixas de bombom, doces variados, cafés da manhã recheados de gostosuras e o que mais você pensar. Como não poderia deixar de ser, para concorrer a estes brindes, o cliente tem que efetuar uma compra ou, ao comprar, recebe um brinde caso indique um novo cliente. Use a sua criatividade.

3. Crie parcerias

Você pode criar parcerias com pequenas empresas que fazem doces e chocolates artesanais. Assim, vocês podem fazer promoções em dupla, onde um indica o serviço do outro. Também é possível oferecer cupons de desconto para compras na loja parceira enquanto ela faz o mesmo pela sua empresa. Dessa forma, os dois negócios lucram e ainda conseguem a fidelidade do cliente.

4. Decore de acordo com a data

As vitrines são o principal atrativo para o cliente que está circulando pelas calçadas. É a decoração delas que vai fazer ele olhar para a sua loja e sentir vontade de comprar nela. Por isso, crie decorações relacionadas à Páscoa, sem se importar com o tipo de produto que você vende. Como as datas desse tipo estão muito ligadas ao sentimento de nostalgia e carinho de cada pessoa, cada vez que olhar para a sua vitrine, esses sentimentos vão ser evocados dentro do seu cliente.

5. Divulgue de todas as formas

Propaganda é a alma do negócio, como você já deve saber. Entretanto, na hora de divulgar, os custos podem ser bastante elevados dependendo do veículo escolhido. Mas, não é por falta de orçamento que você vai deixar de divulgar as promoções que criou para vender mais na Páscoa, não é? Você sempre pode usar e abusar das redes sociais que, além de gratuitas, ainda permitem que você promova cada postagem por um valor quase irrisório. Tudo para atingir o seu cliente de forma contundente.

Vendas no varejo: 10 ideias para vender mais na Páscoa

6. Crie um planejamento de vendas

Sem um bom planejamento não existem bons resultados, isso é certo. Por isso, mesmo que o período da Páscoa seja um momento em que as vendas sobem naturalmente, não podemos deixar de planejar ações para vender ainda mais ou, vender de maneira mais acertada. Em um bom planejamento de vendas, não basta definir metas como “aumentar as vendas”. É necessário uma meta mais bem elaborada. Meta essa que também deve ser alcançável, como “aumentar as vendas em 3%” ou “aumentar em 5% a venda de tal produto”. A partir dessas definições, fica mais fácil traçar quais as estratégias que vão levar você e a sua equipe a este marco.

7. Pesquise o mercado 

Não basta conhecer somente o seu público alvo, embora isso seja importante. É necessário estar atento às tendências do mercado no que se refere aos produtos que satisfazem o seu público. Por isso, sempre mantenha o seu olhar treinado para entender as mudanças que a moda traz, assim como, as mercadorias que estão fazendo a cabeça do seu cliente. Com esses dados em mãos, alie as mercadorias que você comprou junto a seus fornecedores às promoções criadas para o período de Páscoa. Isso aumenta as suas chances de vender.

8. Crie preços corretamente 

Não basta aumentar suas vendas quando o seu lucro está diretamente atrelado ao preço que você coloca em cada mercadoria. Por isso, na hora de criar promoções para o período de Páscoa, faça isso de forma inteligente, baixando os preços de produtos que tem pouca saída, sem perder o valor investido, e aumentando os preços de produtos com alta demanda sem prejudicar o seu cliente.

9. Ofereça várias formas de pagamento

Quanto mais variadas forem as suas formas de pagamento, mais possibilidades você abre para que seu cliente entre na sua loja e faça compras. Nem sempre o cliente dispõe de dinheiro físico para comprar mercadorias. Por isso, parcelamentos no cartão ou no carnê acabam sendo a melhor opção para eles. Além disso, já existem maneiras de se cobrar clientes pela internet, maneiras de gerar boletos de forma barata e muito mais.

10. Comece a se preparar com antecedência

Todas as ações, como dissemos acima, precisam de um bom planejamento e, além de planejamento, um tempo para a execução de tudo o que foi planejado também é necessário. Até para que, depois de você começar a divulgar suas promoções, haja tempo para que as propagandas entrem na cabeça de seus clientes. Ele precisa se acostumar com a ideia de que já sabe onde vai comprar os seus produtos para a Páscoa.
Enfim, além destas dicas você sempre pode aplicar as técnicas de vendas mais tradicionais, além de incrementar cada uma delas com suas próprias ideias. Afinal, você, mais do que ninguém, tem a experiência necessária e conhece o seu público como ninguém.