Livros para varejistas: 24 dicas de livros que todo empreendedor deve ler

Encontrar livros para varejistas não é tarefa fácil. Isso porque, não basta que o livro seja escrito tendo este público em mente. Ele deve ter um conteúdo que tenha a ver com a realidade do profissional do ramo do varejo. 

Isso quer dizer que estas obras devem, acima de tudo, ter dicas, conhecimento prático e conhecimento teórico que sejam aplicáveis no dia a dia do empresário varejista.

Assim como a maioria das áreas, o varejo tem sofrido constantes mudanças nos tempos atuais. Isso porque, a tecnologia e as facilidades destes novos tempos tem alterado os hábitos de consumo do público consumidor. 

Por isso, os livros para varejistas desse novo tempo devem estar em dia com essa realidade. Os autores destas obras já devem levar em conta que os hábitos de consumo atuais não são mais os mesmo de 20 anos atrás. O mundo mudou e o varejo também.

Por isso, em nossa lista de livros para varejistas a gente vai levar em conta, tanto os livros obrigatórios sobre varejo, quanto as obras mais recentes, que focam em gestão de pessoas, gestão empresarial e em planejamento estratégico como lógicas de sucesso para o varejo atual.

Livros para varejistas: melhores livros sobre varejo e empreendedorismo

Como dissemos, selecionamos os melhores livros para varejistas em todas as áreas que ele deve conhecer para gerenciar seu negócio da melhor forma. Sempre alinhado com os novos tempos e com a nova geração de colaboradores que estão entrando atualmente nas empresas. A aplicação de cada um destes conhecimentos teóricos não garante o sucesso de uma empresa. O que garante esse sucesso é o bom senso do empresário do varejo e a maneira que ele vai usar cada um desses conhecimentos. Vamos à lista.

  1.  Arroz, Feijão e Varejo — Caio Camargo

O primeiro da nossa lista de livros para varejistas é uma obra bastante aclamada entre os empresários do varejo. Isso porque, o autor Caio Camargo tem mais de 20 anos de experiência na área de comportamento do consumidor e do varejo, sendo um palestrante de muito sucesso sobre o assunto. 

O nome do livro Arroz, Feijão e Varejo é uma referência exata ao que o livro traz: o básico do dia a dia do varejista brasileiro. 

São dicas de gestão, dados, notícias, artigos, entrevistas entre outros materiais bem selecionados pelo autor. Tudo para que o empresário tenha acesso a um material que vai deixar ele com os pés no chão a respeito da área do varejo, sabendo sobre a realidade do setor e sobre tudo o que ele vai precisar para sobreviver e fazer sucesso com o seu negócio.

O livro ainda foi formulado com capítulos independentes entre si, de modo que o varejista possa ler cada um deles na ordem que quiser, sem compromisso de uma leitura corrida e enfadonha. O melhor preço que encontramos por esse livro foi aqui, na Americanas.

Livros para varejistas

   2. Varejo & Tecnologia – o Futuro do Seu Negócio Passa Por Aqui, – Regiane Relva Romano

Como você leu no início do nosso texto, o mundo já não é o mesmo. Hoje ele está hiper conectado e não existe mais lugar para as empresas que não possuem um espaço online. O mundo do varejo não é diferente. Levando isso em conta, a segunda obra na nossa lista de livros para varejistas aborda o papel da convergência digital no varejo com múltiplos canais: o chamado varejo Omni-channel.

O livro varejo e tecnologia, de Regiane Romano vai ajudar o empresário a entender como está funcionando esse novo momento do varejo, assim como, a entender o impacto das novas tecnologias têm nos hábitos de consumo atuais. Além disso, a obra também aborda todos os conceitos sobre como a conectividade e a tecnologia podem ajudar a aperfeiçoar a gestão das empresas que atuam no ramo do varejo. Encontramos o livro Varejo e Tecnologia aqui, na Amazon, com um preço bem acessível.

Livros para varejistas

   3. Gestão de Custos no Comércio Varejista – Rodney Wernke

A gestão e redução de custos no varejo não são assuntos muito fáceis de se encontrar em livros. Poucas obras focam nesse aspecto tão fundamental do ramo. 

É aí que entra o livro Gestão de Custos no Comércio Varejista de Rodney Wernke. Na obra, o autor aborda todos os conceitos fundamentais sobre os custos em todas as áreas desse setor. 

Além de ensinar todas as regras básicas nesse sentido, o autor ainda traz aspectos sobre a formação de preços, os melhores sistemas de controle de estoque, os custos X benefícios de cada área de uma empresa e muito mais. O melhor preço em que encontramos o livro Gestão de Custos no Comércio Varejista foi aqui, no Shoptime.

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   4. Bom chefe, mau chefe – Robert I. Sutton

Você já ouviu falar que um colaborador nunca se demite de uma empresa e sim, se demite de um mau chefe? É isso o que afirma o autor Robert Sutton no seu livro Bom chefe, Mau chefe. De acordo com o autor é o estilo de liderança de uma empresa que faz com que um funcionário escolha ficar nela ou não.

Na obra o autor traz resultados de diversas pesquisas que corroboram as suas ideias de que uma empresa é resultado direto do tipo de liderança exercida dentro dela. Isso tira o seu sono ou faz você dormir mais tranquilo? Na Livraria da Travessa você encontra o livro Bom chefe, Mau chefe por um bom preço.

   5. Do Fracasso ao Sucesso em Vendas – Frank Bettger

O quinto nome da nossa lista de livros para varejistas você deve conhecer, afinal, ele é um dos livros mais lidos por varejistas em todo o mundo. O livro Do Fracasso ao Sucesso em vendas, do autor Frank Bettger é uma unanimidade quando se pensa em negociações e vendas. Isso porque, a obra tem como abordagem a venda como resultado do conhecimento de pessoas.

Segundo o autor, cada venda é resultado de o empresário descobrir e conhecer perfeitamente as necessidades de seu público potencial. Conhecendo cada aspecto desse cliente e sabendo suas dores e desejos, o varejista vai saber exatamente o que oferecer para suprir estas carências. Você pode encontrar o livro Do Fracasso ao Sucesso em Vendas na Amazon, por um bom preço.

   6. Gestão de Vendas – 21 Segredos para Alcançar o Sucesso – José Luiz Tejon e Marcos Cobra

A missão, visão e valores da sua empresa têm grande importância de acordo com este livro de José Luiz Tejon e Marcos Cobra. Além disso, de acordo com os autores, o sucesso da sua gestão está atrelado a outros conhecimentos imprescindíveis, como os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, os pontos fracos e fortes da sua própria empresa, e as melhores técnicas de vendas, de acordo com o que os seus clientes esperam de uma empresa do ramo em que você atua.

De acordo com estas bases, os autores trazem 21 segredos que a sua empresa tem que seguir para alcançar o sucesso. Este é mais um título da nossa lista de livros para varejistas que devem estar, obrigatoriamente na estante de cada empresário do ramo. Você pode encontrar o livro Gestão de Vendas – 21 Segredos para Alcançar o Sucesso na Livraria Saraiva por um preço bem acessível, aqui.

   7. Visual merchandising: Vitrinas e interiores comerciais – Tony Morgan

De nada adianta você e seus colaboradores saberem todas as melhores técnicas de vendas se o visual da sua empresa não corresponde a isso, não é? Por isso, a obra número 7 da nossa lista de livros para varejistas é o livro Visual merchandising: Vitrinas e interiores comerciais, de Tony Morgan.

Nesta obra, o autor traz todos os conceitos sobre como o visual da sua empresa influencia as suas vendas. É claro que ele não para somente no conceito. Como você já viu aqui, neste artigo, o visual merchandising soma técnicas que trazem todo um mundo de beleza, cor e som para a sua empresa, cativando e fidelizando seus clientes.

Baseado nisso, o autor ensina as melhores técnicas para transformar as suas vitrines e todo o visual da sua loja. Esta obra é imprescindível para empresários do ramo do varejo. Você pode encontrar o livro Visual merchandising: Vitrinas e interiores comerciais na Amazon, por um ótimo preço.

   8. As Armas da Persuasão: Como Influenciar sem se deixar Influenciar – Robert Cialdini

O psicólogo Robert B. Cialdini resolveu estudar as formas e técnicas de persuasão e vendas depois de se ver convencido por diversos vendedores de telemarketing ao longo de sua vida. Nesse livro, o autor publica todos os resultados desses seus estudos na área. De acordo com ele, no livro está finalmente explicada a ciência que faz as pessoas dizerem “sim” aos seus produtos.

Na obra o autor aborda os seis princípios que impelem o ser humano a comprar algo:

  1. Reciprocidade: nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma vantajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou;
  2. Compromisso e coerência: depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido;
  3. Aprovação social: buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir;
  4. Afeição: preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos;
  5. Autoridade: temos um arraigado senso de obediência à autoridade;
  6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível.

Para descobrir o que está por trás de cada um desses seis princípios, vale a pena adquirir o livro. O livro As Armas da Persuasão: Como Influenciar sem se deixar Influenciar pode ser encontrado aqui, na Amazon, por um preço bem acessível. 

   9. Faces do Varejo – Vário autores

São vários autores que estão por trás dessa obra que tem, em cada capítulo, uma história contada por alguma personalidade de vulto na área do varejo.

Estas personalidades falam sobre os desafios, prazeres,sucessos e fracassos do dia a dia do varejo brasileiro. Este livro é uma leitura obrigatória para empresários da área do varejo, uma vez que traz como autores, nomes que ajudaram a formatar o varejo do país como ele é atualmente. O livro Faces do Varejo pode ser encontrado com um bom preço na Livraria Saraiva, neste link.

   10. Clientividade  – Como oferecer o que o seu cliente quer – César Souza

Embora seja um livro bem curtinho, a obra Clientividade traz conceitos essenciais ao varejo atual. Ele reforça a ideia – hoje em dia já está até bem aceita entre os varejistas – de que o cliente deve estar sempre no centro de todas as decisões e estratégias de uma empresa do ramo.

Além de exemplificar essa teoria com teorias contundentes, o autor ainda traz fatos reais, que comprovam ainda mais cada uma das afirmações feitas por ele no livro. O livro Clientividade pode ser encontrado na Amazon, por um preço super acessível.

   11. Gestão de Marketing no Varejo – Cláudia Buhamra Abreu Romero

Mais uma obra obrigatória na nossa lista de livros para varejistas esse livro é composto por conceitos, definições e dicas sobre o mundo do marketing, focado na área do varejo. Ele é válido tanto para quem já entende do assunto quanto para quem ainda está começando a aprender sobre ele.

A obra é resultado de pesquisas da autora sobre o assunto e visa orientar e estimular o surgimento de novas estratégias mercadológicas na área, assim como ajudar os empresários do varejo a estarem inseridos nesse mercado que, nesse século é obrigatŕio: o marketing. O livro Gestão de Marketing no Varejo pode ser encontrado na Amazon, nesse link.

   12. A Cura Empresarial – Fred Alecrim

Fred Alecrim é palestrante, consultor e especialista em gestão no varejo e é bastante reconhecido na área. 

Nesse livro o autor aborda um novo conceito de gestão, que propõe a cura empresarial. Na obra, esta cura é a sigla para “Cultura Única de Respeito e Aprendizado” e renova a forma de olhar a lucratividade e a saúde de um empreendimento. 

Para exemplificar suas teorias, o autor traz fatos reais, de experiências próprias em empresas em que prestou consultoria e, também, traz referências exteriores, vidas do cinema, literatura e de pesquisas feitas por ele. A obra pode ser encontrada por um bom preço aqui, no site da Amazon.

   13. Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas – Alberto Serrentino

O mundo está cada vez mais digital. E com tantos clientes e consumidores conectados a esse mundo cada vez mais rápido, resta pouco espaço e tempo para que o empresário varejista pense simples. É exatamente sobre isso que trata o livro de Serrentino: a capacidade e a necessidade de um pensamento e estratégias simplificadas em um mundo que fica cada vez mais complexo.

Esse pensamento vale tanto para a área do varejo quanto para as grandes corporações, que crescem a níveis vertiginosos e se emaranham em estratégias complicadas que, muitas vezes se mostram pouco efetivas.

Leitura essencial para empreendedores do ramo do varejo, o livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas pode ser encontrado aqui, na Amazon, por um bom preço.

   14. Como Chegar ao Sim – William Ury

Fazer uma venda é chegar ao “sim” não é? E é a esse sonhado sim que todo empresário deve saber o caminho para chegar. Pensando nisso, William Ury escreveu esta obra, com o intuito de desvendar o mistério que envolve a trilha para chegar a um bom fechamento de negócio.

Para isso, o autor traçou uma estratégia detalhada, que funciona comprovadamente, de acordo com o livro. Esta estratégia serve para conciliar conflitos, evitar desacordos entre empregados e empregadores e entre clientes e vendedores. 

Desse modo, além de ser um caminho para o fechamento efetivo de vendas, aumentando o sucesso da empresa, essa rota também serve para o sucesso interno da empresa, entre chefes e colaboradores. O livro Como Chegar ao Sim pode ser encontrado aqui, na Amazon, por menos de R$ 30,00.

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   15. A Bíblia de Vendas – Jeffrey Gitomer

Como você pode ver pelo nome, este livro é um dos principais e mais respeitados livros sobre varejo que você vai conhecer. O livro A Bíblia de Vendas é um dos livros mais vendidos do mundo há pelo menos 10 anos e é considerado, por muito, como o livro mais importante sobre vendas já escrito. 

Na obra, o autor traça, de maneira bem humorada, qual é o caminho para se tornar o melhor vendedor. Além de trazer dicas e teorias muito bem explicadas e embasadas sobre o processo de vendas e o que é necessário para o sucesso nesse processo, o livro ainda traz uma análise aprofundada sobre os fracassos na área e os motivos por que eles aconteceram. 

Além de tudo isso, este A Bíblia de Venda ainda traz os famosos 10,5 mandamentos de sucesso de vendas. Vale a pena conferir. Este é, talvez, o item mais obrigatório na nossa lista de livros sobre varejo. A obra pode ser encontrada com um ótimo preço aqui, na Livraria Saraiva.

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   16. Loja Viva: Revolução no Pequeno Varejo Brasileiro – Edmour Saiani

O mundo do varejo está cada vez mais competitivo. Seja pela grande conectividade que o mundo oferece atualmente, seja pela grande concorrência criada pela facilidade em se abrir um negócio, o fato é que o mundo do varejo oferece cada vez mais desafios.

Essa é a premissa deste livro de Saiani. Na obra o autor oferece uma visão panorâmica sobre todos esses desafios e traz profissionais e especialistas no assunto para um debate esclarecedor sobre as novas premissas do mercado do varejo. O livro Loja Viva: Revolução no Pequeno Varejo Brasileiro pode ser encontrado aqui, na Amazon, por menos de R$ 35,00.

   17. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Por que uma empresa é como é? Por que as pessoas são como são? Quais são os padrões que moldam os comportamentos das pessoas e fazem as empresas serem do jeito que são?

Com essas e muitas outras perguntas em mente o autor desse livro faz uma pesquisa e estudo profundos para analisar os hábitos que fazem com que as pessoas e instituições sejam como são. Além disso, você vai encontrar nesse livro, técnicas de como utilizar o poder do hábito a seu favor como pessoa e, também, a favor da sua empresa. 

O Poder do hábito é um livro imprescindível, tanto para gestores que querem melhorar a sua vida pessoal quanto para quem quer levar a sua empresa a outros níveis de comprometimento, disciplina e inovação. Esta obra é mais um item obrigatório na nossa lista de livros para varejistas. O Poder do Hábito pode ser encontrado a um bom preço aqui, na Amazon.

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   18. As Novas Regras do Varejo – Robin Lewis e Michael Dart

A previsão para grande parte do mercado de varejo não é nada otimista. Estima-se que, pelo menos, metade das empresas do ramo não vão sobreviver aos desafios dos próximos anos. É sobre as estratégias para entender esses novos tempos e como sobreviver a eles que este livro fala. 

Os autores trazem perfis de grandes personalidades do ramo varejista e a partir disso traçam rumos para esse setor que está em constante desenvolvimento e ainda é tão pouco estudado. As Novas Regras do Varejo pode ser encontrado aqui, no site da Amazon a um bom preço.

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   19. Administração de varejo – Fauze Najib Mattar

Praticamente um atlas para o ramo de varejo, este livro é obrigatório em qualquer lista de livros para varejistas. Isso porque, a obra é basicamente um manual com todos os conceitos, técnicas, metodologias e estratégias para que o empresário varejista leva a sua empresa ao sucesso. 

O conteúdo é distribuído em 14 capítulos muito bem explicados, com exemplos, métricas e conceitos que vão ajudar o empresário a ter os pés no chão e a sempre saber o que está fazendo quando se trata de seu negócio. Administração de Varejo pode ser encontrado na Amazon por um bom preço.

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   20. Marketing De Varejo De Moda – Érika Schmid

Mais um livro essencial para varejistas, principalmente aqueles que atuam no comércio de roupas. Com esse livro, o empresário vai ficar por dentro de tudo o que se refere ao varejo de moda, desde seus aspectos históricos até os momentos atuais.

Além disso, a obra ainda aborda quais são os aspectos imprescindíveis para que uma empresa do ramo alcance o sucesso na área. O livro Marketing de Varejo de Moda pode ser encontrado aqui, no site da Amazon.

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   21. Varejo de moda – Dimitri Koumbis

Este livro é tão necessário quanto o último que citamos e pelos mesmos motivos. Um empresário do ramo do varejo deve estar sempre atento a tudo o que se relaciona com as atualizações no varejo de moda. É aí que entram obras como essa. De acordo com o resumo do próprio livro, na obra você vai encontrar:

O varejo é, provavelmente, a área mais importante em que se dá o encontro entre consumidores e indústria da moda. Ao abranger desde a loja tradicional até os enfoques mais recentes do comércio eletrônico, este livro oferece uma introdução ao funcionamento de uma loja por meio de análise detalhada e acessível do panorama do varejo contemporâneo.”

Bacana, não é? Este livro, que todo varejista deve ter em sua estante pode ser encontrado aqui, a um preço bem interessante.

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   22. Manual De Varejo No Brasil – Claudio Felisone de Angelo, Flávia Angeli Ghisi Nielsen e Nuno Manoel Martins Dias Fouto

Mais uma edição bastante necessária para que o empresário do ramo do varejo esteja bem informado sobre as atualizações da área. Esta obra apresenta um estudo aprofundado sobre as relações do varejo com o mercado atual.

Além de trazer uma análise da complexidade do mercado varejista nos dias de hoje, este livro traz embasamentos reais e bastante necessários para o empresário que já está se aventurando na área e, também, para quem ainda está pensando em abrir uma empresa. Na Amazon é possível encontrar o livro Manual do Varejo no Brasil com frete grátis.

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   23. Não, Obrigado. Estou só olhando!: Técnicas de vendas de varejo para transformar clientes potenciais em efetivos compradores – Harry Friedman

Existe uma grande diferença entre ter em sua equipe de vendas profissionais que apenas efetuam vendas e ter vendedores que criam oportunidades. Quem sente essa diferença – principalmente – é o caixa da sua empresa. Pensando nisso, Friedman escreveu esta obra que, com certeza vai ser leitura obrigatória para todo varejista.

O livro é repleto de ideias e teorias bem embasadas, que vão fazer o empreendedor olhar os processos de vendas da sua loja com outros olhos. A obra pode ser encontrada neste link da Amazon.

Livros para varejistas

   24. Você nasceu para vender MUITO: Como reprogramar a sua mente para a prosperidade e conquistar o sim de seus clientes – Hélio Tatsuo

O autor desta obra é um especialista quando o assunto é vendas. Depois de descobrir que a maior habilidade que um ser humano pode ter é saber vender, ele conseguiu deixar a vida de feirante e se tornou um empresário de renome internacional.

Nesta obra, que se parece mais com uma conversa informal, o autor traz dicas e estratégias de como vender mais e vender sempre. Além disso, você também vai conhecer segredos profissionais do próprio Hélio, que têm a chance de levar você e sua empresa a um novo patamar em vendas. O livro pode ser encontrado aqui, no site da Amazon.

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E aí, gostou da nossa lista sobre livros para varejistas? Conhece algum título que não citamos mas que vale muito a pena ler? Indique o seu favorito nos comentários abaixo.

Se você gostou do assunto, a gente ainda selecionou um vídeo que fala um pouco mais sobre o tema e traz ainda mais dicas. Dá uma olhadinha.

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