Gerenciar todas as áreas de um negócio pode não ser uma tarefa fácil. Por isso que é cada vez mais comum que os empresários procurem um sistema de gestão empresarial.

Isso porque, todo empresário sabe que para o sucesso de uma empresa não basta somente a boa vontade e disponibilidade de tempo.

É preciso planejamento, conhecimento e sabedoria para a execução de todas as tarefas que fazem parte da cadeia de atividades que somadas, trarão bons resultados para uma loja ou empresa.

O dono do negócio tem em suas mão diversas responsabilidades, como gerir o fluxo de caixa, fazer uma boa gestão do controle de estoque, fazer uma gestão de pessoas justa com os seus funcionários, além de, muitas vezes, fazer parte da equipe que faz o atendimento aos clientes da loja.

É nesse momento que entra o sistema de gestão empresarial, que vai agilizar vários processos e vai manter sob controle, de maneira automática, diversas áreas da empresa, deixando o empresário com mais tempo livre para se dedicar a áreas que realmente interessem, dentro e fora da empresa.

Vamos falar um pouquinho mais sobre esse tipo de software de gestão empresarial, que, muitas vezes, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

O que é sistema de gestão empresarial

Um sistema de gestão empresarial é um programa criado para automatizar e informatizar os mais diversos processos internos de uma empresa. Um bom sistema de gestão vai fazer o controle de estoque da empresa, vai cuidar do fluxo de caixa, fazer o controle das finanças do negócio, entre muitas outras coisas, que vamos destacar ao longo do artigo.

Este tipo de sistema foi criado para melhorar as formas de gestão que usavam as tão conhecidas planilhas de controle de finanças. O motivo é, que muitas vezes, simples tabelas do Excel podem não dar conta da quantidade de dados inseridos com o passar do tempo e podem não acompanhar o crescimento da empresa.

ERP e Sistema de Gestão Empresarial

Quando vão procurar um sistema de gestão empresarial, muitos lojistas se deparam com a sigla ERP e podem ficar sem entender o que ele significa.

ERP é uma sigla em inglês, que significa Enterprise Resource Planning, ou, Planejamento dos Recursos da Empresa, em uma tradução livre.

Aqui no Brasil é comum que se use esse termo como sinônimo de sistema de gestão de empresas, uma vez que esse sistema cumpre exatamente essa função: gerir e gerenciar todos os recursos de uma empresa, além de ajudar, por meio dos relatórios que um software de gestão pode gerar, a planejar melhor todos os passos futuros deste negócio.

Além disso, por meio destes mesmos relatórios, os lojistas poderão saber, inclusive, todos as atividades que não estão dando bom resultado ou não apresentam bom desempenho, facilitando assim, o desenvolvimento e execução de um bom plano de negócios.

ERP online

Muitos empresários procuram por um ERP online, seja pela facilidade de se usar um software direto no navegador do computador, seja pela simplicidade que um sistema de ERP online costuma apresentar.

O processo de escolha de uma ferramenta de gestão desse tipo costuma ser um pouco complicado, uma vez que existem diversas versões desses aplicativos pela internet.

O critério para a escolha, entretanto, é bem simples: o empresário deve escolher o sistema de ERP online que melhor suprir as suas necessidades. Ao longo deste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre as principais funções de um sistema de gestão, assim como, quais são as suas vantagens, além das que já comentamos.

Sistema de gestão empresarial: o que faz

Como você já sabe, a premissa básica de uma ferramenta de gestão é controlar e gerenciar todos os processos de uma empresa, de maneira rápida e fácil. Elas fazem isso por meio de tarefas e funções que separam em áreas todos os pontos que precisam ser geridos.

Por isso, um bom software de gestão vai fazer para você:

  • Controle de estoque

Não existe empresário que não saiba a importância que uma boa gestão de estoque tem para uma empresa, e o tempo que demanda fazer este gerenciamento de maneira manual. Por isso, um dos primeiros itens a se pensar na hora de contratar um serviço do tipo, é se ele faz a gestão completa do estoque da empresa.

  • Emissão de notas fiscais

Independente do tipo de nota fiscal que o empresário deve emitir para estar em dia com a Secretaria da Fazenda, um bom sistema de gestão deve oferecer esse serviço de maneira completa e integrada com a Sefaz.

  • Controle financeiro

Já imaginou um negócio sem uma boa gestão financeira? Impossível. Um bom ERP garante que você tenha sempre o controle sobre todas as movimentações financeiras da sua empresa.

  • Gestão de clientes

Gerenciar os dados das compras de todos os clientes que passam pela empresa, de modo que seja fácil saber os produtos que eles mais compram e assim, saber onde focar novos investimentos do negócio.

Qual é o melhor sistema de gestão empresarial?

O melhor programa de gestão empresarial, como já dissemos acima, é aquele que se adapta e adequa a todas as necessidades do empresário, seja ele lojista, seja de qualquer outro ramo de negócios.

Quais são as principais deficiências do seu negócio? Quais são as áreas que precisam de mais controle? Se você não tem as respostas para essas perguntas, você realmente está precisando de um programa de gestão.

Isso porque, além de fazer o controle das áreas da sua empresa e emitir relatórios referentes a isso, este tipo de programa possui ferramentas que vão ajudar você a identificar qualquer falha que exista no funcionamento interno do negócio. Isso porque, todas as informações sobre os acontecimentos da empresa estarão centralizados dentro de um aplicativo só, facilitando a visão geral e mantendo todas as informações pertinentes atualizadas em tempo real.

Gestão de empresas com o QuantoSobra

Existem diversas outras atividades, além das que já citamos, que um software de gestão como o QuantoSobra pode fazer pela sua empresa, como: emissão e impressão de etiquetas, integração com leitor de código de barras, relatórios financeiros em uma visão por competência ou por caixa, gerir contas a pagar e receber, controle de contas bancárias e saldo em bancos, impressão de carnês para quem trabalha com crediário, entre muitas funções.

Como dissemos antes, funções como o controle de estoque para lojas ou para qualquer tipo de empresa que trabalhe com produtos, são essenciais. E apesar de existirem diversos métodos de controle de estoque, nada pode ser mais ultrapassado, lento e inseguro do que ficar dependendo de planilhas do Excel para fazer esta gestão.

É por isso que existem os programas de EPR como o QuantoSobra, que vai fazer esse gerenciamento de forma automática, funcionando de forma integrada ao caixa de sua loja ou empresa, atualizando o estoque em tempo real, a cada entrada ou saída de mercadoria.

O QuantoSobra também cumpre a função de controle financeiro, controlando todas as entradas e saídas de dinheiro, e centralizando na própria ferramenta. Isso permite que, além do controle destes valores e do controle do estoque, que como dissemos, é atualizado durante esse processo, você ainda possa conferir os relatórios diários, semanais e mensais de todo dinheiro que entra ou sai da sua empresa.

Além de tudo isso, o sistema ainda oferece integração com o sistema da Secretaria da Fazenda, tendo a possibilidade de emitir todos os tipos de notas fiscais. Isso para que o empresário não fique dependente de programas externos, ou mesmo, da contratação de uma empresa terceira, que faça isso para ele.

Lembra que falamos lá em cima sobre as vantagens de conhecer o seu cliente? Com o QuantoSobra você vai saber quais os produtos seus clientes mais compram, quais as formas preferidas de pagamento de cada um deles, além de manter cadastrado todos os dados pessoais dos clientes, como, e-mail, número de telefone, data preferida para o pagamento, etc… Essa função é perfeita para ajudar você a fidelizar seu cliente e também a melhorar a experiência de cliente como um todo, dentro da sua empresa.

Enfim, você conhece o seu negócio melhor do que ninguém e sabe quais são as necessidades que ele tem, por isso, agora que você já iniciou a busca por um sistema de gestão, vale a pena dar uma olhada nas diversas outras funções e funcionalidades que o QuantoSobra oferece para a sua empresa.

Você pode clicar aqui para conhecer todas estas funcionalidades ou, pode clicar na imagem abaixo para fazer um teste grátis do nosso sistema.

Sistema de gestão empresarial: o que é e como pode ajudar a sua empresa