Aumentar o faturamento é um dos principais objetivos de qualquer empresa, afinal, isso indica que há um crescimento de vendas. Entretanto, você sabe como calcular o faturamento e avaliar seu crescimento? Nesse artigo você vai entender isso e, também:

O que é faturamento de uma empresa?

O faturamento de uma empresa é o resultado da soma de todas as vendas realizadas pela organização dentro de um determinado período. 

É possível medir o faturamento do dia, da semana, do mês, do semestre ou do ano. Na prática, você pode calcular o faturamento de qualquer período. 

O faturamento está relacionado à receita da empresa, ou seja, ao quanto ela ganhou em um determinado espaço de tempo. 

Não é considerado os custos ou gastos da organização. Apenas os valores que entraram na empresa e impostos (no cálculo do faturamento líquido). 

Por isso, podemos dizer que o faturamento depende da quantidade de produtos ou serviços vendidos e do preço cobrado por cada um. 

Quanto maior o faturamento, mais dinheiro está entrando no caixa da empresa. 

Entretanto, é importante ter atenção ao fazer esse controle de caixa, afinal, faturamento e lucro não são sinônimos. 

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Como calcular o faturamento de uma empresa?

Entendido o que é o faturamento de uma empresa seguimos para o cálculo desse indicador. 

Faturamento bruto

Para calcular o faturamento bruto de uma empresa é simples: multiplique o número de vendas de produtos ou serviços pelo valor deles. 

Faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida

Se você tem produtos ou serviços com preços diferentes, separe-os em grupos, aplique a fórmula e some os totais.

Para entender como calcular o faturamento na prática, vamos a um exemplo: considere que você vendeu durante o mês 100 produtos com preço de R$25 cada. O faturamento bruto é: 

Faturamento bruto = 25 x 100

Faturamento bruto = 2.500

Ou seja, ao calcular o faturamento mensal seu resultado foi de R$2.500. 

Faça esse cálculo para outros produtos e some os resultados. Essa também é uma forma de descobrir quais produtos estão gerando maior faturamento. Informações desse tipo são sempre muito importantes.  

Como calcular o faturamento líquido de uma empresa? 

Além do faturamento bruto, há também o cálculo do faturamento líquido.  

Ele é ainda mais estratégico para a empresa, porque é mais realista quanto aos ganhos da organização com a venda de produtos ou serviços. 

O faturamento líquido usa o resultado do faturamento bruto e subtrai os valores dos impostos associados à venda. Entre eles: ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Circulação de Mercadorias e Serviços)

Também devem ser descontados outros valores chamados de deduções de vendas. Entre eles, descontos incondicionais concedidos e comissões.

Logo, a fórmula para calcular o faturamento líquido de uma empresa pode ser resumida como: 

Faturamento líquido = faturamento bruto – deduções de vendas – impostos

Usando o mesmo exemplo acima, considere que você paga uma alíquota de imposto de 7,8% no Simples Nacional e que, além disso, precisará pagar um valor de R$125 relativo às comissões sobre vendas. Então qual será o valor do faturamento líquido, considerando que o faturamento bruto foi de R$2.500?

Faturamento líquido = R$ 2.500 – 125 – 7,8%

Faturamento líquido = R$ 2.375 – 7,8%

Faturamento líquido = 2.189,75

Como calcular a média de faturamento?

Para calcular a média de faturamento de um ano é necessário ter acesso ao valor total do faturamento do período e dividir esse total pelo número de meses, ou seja, por 12. 

Esse cálculo simples mostra a média de faturamento mensal de uma empresa, a partir do valor total de faturamento. 

Sem dúvida o faturamento é um indicador importante para qualquer empresa. Sua relevância é ainda maior se considerarmos o histórico do faturamento ao longo dos meses. 

Uma avaliação como essa permite a observação sobre a evolução da receita do negócio. 

Há um aumento ou declínio de vendas? A resposta a essa pergunta é estratégica para os próximos passos da empresa. 

Também é importante reforçar que o faturamento não deve ser a única métrica acompanhada pela empresa. 

Entre os outros indicadores financeiros que sua organização deve acompanhar estão: 

  • Margem Bruta
  • Margem Líquida
  • Margem de Contribuição
  • Ponto de Equilíbrio
  • Custos Fixos e Custos Variáveis
  • Retorno sobre Investimentos ou ROI
  • Lucratividade
  • Rentabilidade
  • Volume de vendas

O uso de dados permite uma avaliação mais completa sobre os resultados da empresa e facilita a identificação de problemas e oportunidades, a partir dos dados apresentados. 

Como fazer a gestão financeira da empresa? 

Uma das principais questões que perseguem empreendedores é sobre como calcular todos esses indicadores de maneira simples, rápida e segura

Entre tantas tarefas do dia a dia, acompanhar os resultados financeiros vai se tornando uma obrigação constantemente deixada para amanhã. 

Fazer isso, entretanto, pode esconder problemas muito grandes, como a queda de faturamento, o aumento de gastos, a falta de controle do fluxo de caixa e por aí vai! 

Para equilibrar tudo isso, usar a tecnologia como sua aliada na gestão das empresas é indispensável. 

O QuantoSobra é um sistema de gestão eficiente e completo. Por meio da ferramenta é possível:

  • controlar o fluxo de caixa, 
  • acompanhar o faturamento da empresa, 
  • gerir estoque, 
  • acompanhamos todos os indicadores listados acima e muito mais.

Tudo é feito de forma automatizada. A atualização de um dado sobre uma venda já realiza ações automáticas sobre informações financeiras, de estoque e muito mais.

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