Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples. Afinal, é essencial planejar e organizar tudo, desde as contas até o estoque. E, para fazer tudo isso da melhor maneira, é imprescindível elaborar um relatório conhecido como balanço financeiro. Você já ouviu falar nele?

Pois saiba que ele é de extrema importância para que você possa acompanhar o crescimento do negócio, pois funciona como um termômetro para a situação financeira. Sendo assim, é bastante útil na tomada de decisões de todos os setores.

Quer aprender mais sobre ele? Então, continue lendo, pois explicaremos não apenas o que é e para que serve, mas também quais são as vantagens deste relatório. Para completar, trouxemos um passo a passo bem simples de como fazer o balanço financeiro partindo do zero. Confira!

O que é um balanço financeiro?

Um balanço financeiro é um relatório fiscal para mostrar como está a situação da empresa em um período. Melhor dizendo, é um documento que serve para indicar qual é o patrimônio total e, ainda, quais dívidas ele adquiriu.

Basicamente, é uma maneira segura e fácil de analisar – e mostrar para potenciais investidores – se seu estabelecimento está dando lucros ou prejuízos. Geralmente, as informações são  de um ano.

Outra descrição, feita pelo Senado Federal, diz que, especificamente para a gestão pública, um balanço financeiro é um demonstrativo contábil, no qual as receitas, despesas, pagamentos e recebimentos se confrontam.

O resultado financeiro, que é o dinheiro que resta em caixa, é transferido para o ano seguinte. E este saldo é categorizado como positivo (quando sobra) ou zero (quando permanece igual ao balanço financeiro anterior).

Qual a diferença entre balanço patrimonial e balanço financeiro?

No mundo da gestão de empresas e contabilidade, existem muitos termos, o que pode causar certa confusão em quem está chegando nele agora. Uma das dúvidas mais comuns é: qual é a diferença entre balanço patrimonial e balanço financeiro?

A resposta para isso é nenhuma. Isso mesmo, os dois são praticamente a mesma coisa. E, muitas vezes, o balanço financeiro é apresentado sob o nome de balanço patrimonial.

Outro nome para esse relatório é balanço contábil. Mas, no fim, todos esses nomes são usados para se referir ao mesmo documento.

>>>> Confira também: como fazer um balancete de verificação e para que isso serve?

Qual é o objetivo do balanço financeiro para uma empresa?

O principal objetivo do balanço financeiro para seu negócio é mostrar, com dados, qual é a situação financeira do empreendimento. Em outros termos, explicar a partir de números se ele vai bem ou mal das pernas.

Além do mais, esse documento funciona como um guia para a gestão. Com base nos resultados vistos no planejamento financeiro, pode-se:

  • traçar soluções para aumentar os lucros;
  • quitar dívidas atrasadas;
  • utilizar o dinheiro para investir no crescimento da companhia.

Afinal, como montar uma estratégia de crescimento se você não souber, exatamente, quanto dinheiro tem disponível para investir nela? Outra reflexão: será que  a época é propícia para tirar esse planejamento do papel?

Quais as vantagens de fazer um balanço financeiro?

Vale a pena destacar que o balanço financeiro traz várias vantagens. A seguir, listamos algumas das principais:

  • dá informações precisas sobre a saúde financeira;
  • facilita a tomada de decisões futuras, como: políticas de corte de gastos, investimentos e possibilidade de expandir para outras áreas;
  • mostra que sua companhia é capaz de pagar tudo o que deve e, ainda, dar lucro, facilitando assim a captação de investidores e sócios;
  • ajuda a identificar quais as melhores áreas para investir e quanto dinheiro poderá ser aplicado nelas.

Passo a passo de como fazer o balanço financeiro

Até aqui, você já viu qual é o objetivo do balanço financeiro e as vantagens de montar um para o estabelecimento. Portanto, mostraremos um passo a passo com quatro etapas para criar seu próprio balanço.

Aliás, ele é simples de seguir e você precisa apenas preparar uma planilha, no Excel ou Google, separando todas as informações relevantes.

Dito isso, vamos aprender como fazer um balanço financeiro?

Passo 1: Determine o período a ser analisado

O primeiro passo no checklist de como fazer o balanço financeiro da sua empresa é delimitar o período. Caso isso não seja feito, será mais difícil conseguir analisar todos os dados, pois você não terá uma base do que verificar.

Geralmente, esse período é de um ano fiscal. Ou seja, de janeiro a dezembro. Dessa maneira, você consegue começar um novo período com todos os dados para criar as estratégias de crescimento e não passa sufoco tentando descobrir o que fazer.

Passo 2: Separe o patrimônio ativo

Definido o período para análise, você deve marcar todo o patrimônio ativo do seu negócio. Em outras palavras, os bens que pertencem ao estabelecimento.

Além disso, é indispensável saber que os ativos costumam ser separados em duas categorias. São elas:

  • ativos circulantes: tudo o que pode ser transformado em dinheiro em até um ano. Isso inclui: contas a serem recebidas de clientes, investimentos que darão retorno, estoque etc.;
  • ativos não circulantes: aqueles que só darão retorno financeiro após o período citado no tópico anterior. Por exemplo, os investimentos de longo prazo.

O ideal é que todos os ativos sejam colocados em uma mesma coluna da planilha. Assim, fica bem mais fácil analisar o balanço financeiro quando ele estiver finalizado e você não se perde em meio a tantos números.

>>>> Veja mais: ativo intangível – o que é e como identificar

Passo 3:  Separe o patrimônio passivo

O segundo passo para fazer um bom balanço financeiro é separar o patrimônio passivo. Esse é o oposto do item anterior. No caso, são as obrigações fiscais da instituição e as dívidas.

Igualmente, os passivos são separados em dois grupos:

  • passivos circulantes: contas que deverão ser pagas dentro de um ano. Alguns exemplos de passivos são: salários dos colaboradores, pagamentos aos fornecedores, aluguéis e impostos;
  • passivos não circulantes: dívidas que serão pagas apenas após o período analisado no balanço financeiro, como um empréstimo com prazo maior para pagamento.

Feito isso, adicione todos esses dados em outra coluna da sua planilha e siga para o próximo passo.

>>>> Leia mais: controle de contas a pagar e contas a receber – 11 etapas para realizar

Passo 4: Calcule o patrimônio líquido

O último passo é calcular qual é o patrimônio líquido da sua empresa. E pode ficar calmo, porque isso é bem mais simples do que parece: basta subtrair os passivos do valor total dos ativos.

Por exemplo, imagine que sua firma possui uma soma de patrimônio ativo no valor de R$ 200 mil, enquanto os ativos, quando somados, chegam a R$ 50 mil. Nessa linha, a conta para descobrir seu patrimônio líquido seria a seguinte:

200.000 (patrimônio ativo) – 50.000 (patrimônio passivo) = 150.000 (patrimônio líquido)

Fácil de fazer, não é?

Como analisar o balanço financeiro?

Após seguir todo o passo a passo que trouxemos, resta apenas analisar os resultados para descobrir se há o devido equilíbrio. Mas como eu sei se meu balanço financeiro está equilibrado?

Bem, a maneira mais simples de fazer isso é somar seu patrimônio líquido com o patrimônio passivo.

O resultado dessa conta deve ser igual ao do patrimônio ativo. Caso contrário, você deve rever tudo para descobrir onde está o erro.

Outro ponto: para saber se o estabelecimento vai bem ou não, os passivos devem ser menores do que os ativos. Caso contrário, você pode estar perdendo dinheiro e necessitará pensar em estratégias para reverter a situação.

>>>> Leia também: como fazer controle financeiro empresarial? Tudo o que você precisa saber

Quando fazer o balanço financeiro?

Não existe uma data ideal para que todas as companhias do mundo façam seus balanços financeiros. O que existe é uma época melhor para você, pois se encaixará na sua realidade como gestor e empresário.

Só para exemplificar, algumas organizações preferem fazer esse documento no final do ano. Pois, assim, começaram um novo período com todas as informações fundamentais em mãos.

Por outro lado, outras preferem fazer o balanço financeiro todos os meses. Essa, inclusive, é uma maneira de ficar a par de todos os lucros e dívidas, não deixando que essas últimas se acumulem.

Em vista disso, analise com cuidado sua realidade e veja o que se adequa ao tempo que você tem disponível. Porém, não deixe a confecção do balanço para depois ou poderá acumular outras obrigações mais urgentes e se esquecer dele.

É obrigatório fazer o balanço financeiro?

Sim, o balanço financeiro não é apenas importante e traz várias vantagens para qualquer negócio, como também é obrigatório, de acordo com a Lei 6404.

Por sinal, a lei especifica quais informações devem aparecer em um balanço e quais critérios devem ser avaliados. Por conta disso, fique atento e separe um tempo para fazer esse processo com calma.

Mantenha as finanças do seu negócio sob controle

E aí, já que você aprendeu o que é e como fazer um balanço financeiro, vai colocar a mão na massa e preparar o documento?

Então, saiba que ter um bom sistema de gestão de empresas, como o Awise, pode te ajudar bastante. Com essa ferramenta, você terá o controle total do que acontece dentro da sua firma.

Só para exemplificar, no Awise, pode-se fazer:

  • controle de estoque;
  • controle de caixa;
  • controle de contas;
  • balanço de estoque;
  • relatórios de desempenho.

A parte boa é que você encontra tudo isso e muito mais em um só lugar, podendo começar a usar a partir de hoje, gratuitamente. Faça um teste e confira na prática o que o Awise pode fazer por você e pelo seu negócio!