Aprender como fazer um balancete de verificação pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, especialmente em relação a saúde financeira da sua empresa, preparando você para, se necessário, montar estratégias para garantir o sucesso dela.

Por isso, mesmo que não seja obrigatório fazer esse documento, que é considerado auxiliar, pode ser bastante vantajoso elaborá-lo com certa frequência e neste artigo você verá o que colocar no balancete de verificação, com um passo a passo e ainda alguns exemplos para conferir!

Passo a passo de como fazer um balancete de verificação

Não sabe ao certo como elaborar um balancete de verificação? Pois saiba que não é tão complicado assim. É necessário apenas prestar atenção para garantir que todas as informações apresentadas estão corretas.

Dito isso, confira um passo a passo de como fazer um balancete de verificação!

Passo 1: indique o período

O primeiro passo para fazer um balancete de verificação é indicar o período nos quais as contas serão analisadas. Isso pode ser feito mensalmente, trimestralmente ou até mesmo semestralmente. Tudo depende da sua empresa e dos seus objetivos.

Passo 2: selecione os elementos do balancete de verificação

Escolheu o período que quer elaborar o seu balancete de verificação? O próximo passo é selecionar quais elementos colocará nele. Por exemplo, se adicionará apenas contas à  receber ou os saldos devedores, se tudo será descrito ou não e assim por diante.

Isso serve não apenas para delimitar a pesquisa, mas também para facilitar o trabalho de todos os envolvidos na produção do balancete, como os contadores, que focarão em buscar apenas as informações que serão realmente necessárias.

Passo 3: separe todas as movimentações financeiras

Após completar o passo 2, você deverá separar todas as movimentações financeiras, por colunas, para que elas sejam adicionadas em sua tabela. Isso serve para organizar todo o processo, por isso, o ideal é dividir por banco e tipo de movimentação.

Passo 4: monte a sua tabela

Por fim, com todas as informações colhidas nos passos anteriores, é necessário apenas montar a tabela. Você pode fazer isso no Excel ou em algum aplicativo para edição de texto de maneira fácil e rápida. Lembrando que o objetivo é que tudo fique claro e organizado. Portanto, se atente a ordem dos elementos.

Qual é a estrutura do balancete de verificação?

Caso não saiba o que colocar no balancete de verificação, fique tranquilo pois a seguir verá alguns campos essenciais que devem estar nesse documento. São eles:

  • cabeçalho, com nome da empresa e a data que ele foi feito;
  • as contas ativas que o negócio possui;
  • as obrigações da empresa;
  • a receita do negócio;
  • os saldos iniciais de cada conta;
  • os movimentos que foram feitos no período analisado;
  • o patrimônio total;
  • os saldos finais das contas.

Essa é uma estrutura básica para balancete de verificação e pode ser utilizada por empresas de qualquer setor. Portanto, é democrática e facilmente seguida.

Afinal, o que é um balancete de verificação?

Um balancete de verificação é um tipo de documento auxiliar, que funciona como relatório financeiro, e mostra saldos de todas as contas patrimoniais. Nele, podem ser encontrados não apenas o balanço patrimonial da empresa, mas também o Demonstrativo do Resultado do Exercício, o chamado DRE.

Mas é apenas o saldo que é encontrado no balancete de verificação. Informações como saldo de devedores, de crédito e de credores também entram na lista.

Esse tipo de relatório é bastante útil e costuma ser feito mensalmente. Porém, não é obrigatório fazê-lo.

Qual é a finalidade do balancete de verificação?

Deu para entender o que é esse relatório. Então agora é a hora de descobrir qual a função do balancete de verificação para a saúde de uma empresa. Para explicar de maneira simplificada, ele serve para oferecer um maior controle financeiro sobre o patrimônio da do estabelecimento e, assim, ter maiores informações sobre a saúde dele.

Ele também tem a finalidade de analisar se todas as contas, sejam elas de crédito ou de débito, estão corretas antes de serem enviadas para os registros contábeis no negócio.

Para entender qual é a importância do balancete de verificação, é preciso entender que com ele ainda é possível ter uma maior noção sobre o fluxo de caixa e todo o orçamento da empresa para os próximos meses. Também serve para identificar gastos que foram desnecessários ou se ocorreu algum problema em alguns dos processos.

Balancete de verificação é um balanço patrimonial?

Uma dúvida que pode afetar muita gente é: qual a diferença entre balancete de verificação e balanço patrimonial, porque sim, ambos são coisas diferentes.

Para entender melhor, um balanço patrimonial é um tipo de relatório demonstrativo e completo sobre o estado financeiro que uma empresa se encontra em determinado momento. Ele analisa os recursos ativos e passivos para apontar o patrimônio líquido total.

Já o balancete de verificação, como foi explicado anteriormente, é um demonstrativo e é feito antes desse processo e, na verdade, serve para auxiliar na elaboração dele. Sendo assim, entenda que o balancete é um relatório preliminar e o balanço seja o final e definitivo.

Desse modo, o primeiro pode ser alterado a qualquer momento, até por não ser obrigatório, enquanto que o último deve ser emitido e não pode ser alterado. Deu para entender?

Exemplos de balancete de verificação

Conseguiu entender o que é e como fazer um balancete de verificação? Então aproveite e veja alguns exemplos de como esse documento fica quanto está pronto, para utilizar como guia na hora de elaborar o da sua empresa!

Exemplo 1:

exemplo de balancete de verificação
Reprodução/ IEmpresas

Exemplo 2:

Exemplo de balancete de verificação
Reprodução/ Contabilizei

Viu como ele pode ter formatos variados? Portanto, não precisa ficar preso a um modelo de planilha e sim se atenha a colocar todas as informações necessárias nos campos corretos.

Tenha o controle do seu negócio na palma da sua mão

Agora que você já sabe como fazer um balancete de verificação, que tal gerenciar todos os aspectos da sua empresa de um só lugar? Pois é, para fazer isso de maneira prática e rápida existe o Sistema de Gestão Awise.

Nele, você consegue controlar todas as movimentações financeiras do seu negócio, fazer o controle de caixa e de estoque, precificação dos seus produtos e até controlar as contas e os cartões utilizados.

Ou seja, tudo o que é necessário para fazer a sua empresa crescer e você pode testá-lo grátis agora mesmo. Aproveite!