Contabilidade: um dos assuntos mais importantes para a saúde financeira do seu negócio. Entretanto, na hora de contratar um profissional para se responsabilizar por esta área acabamos esbarrando em uma dúvida: contador ou contabilista? O que cada um faz e qual é o mais indicado para o que é necessário na empresa?

A gestão de uma empresa não é uma tarefa simples. Mesmo quando o negócio é pequeno a responsabilidade já é grande quando se trata de cuidar do dinheiro da empresa.

Enquanto o seu negócio está no início ou, para manter o controle dele de uma forma mais visual, a gente sempre oferece aqui no blog diversas planilhas financeiras grátis. Entretanto, quanto maior a circulação de dinheiro, quanto mais impostos a serem pagos, maior vai ficando, também, a necessidade de não se cometer nenhum erro de contabilidade.

E com essa necessidade gera a necessidade de um profissional capacitado para cuidar desse assunto.

Por isso, para ajudar você a entender o papel do contador e do contabilista e poder escolher qual profissional é o mais indicado para as necessidades do seu negócio, você vai ler neste artigo:

 

Antes de a gente se aprofundar nas perguntas principais deste artigo, vamos entender sobre o conceito por trás destas profissões:

O que é Contabilidade

A Contabilidade é a ciência que mede a realidade econômica de uma organização, permitindo a organização, controle, planejamento e ações estratégicas da área financeira dessa organização. 

Em resumo, é assim que o Wikipédia define a contabilidade, aqui.

Ou seja, a contabilidade usa de conhecimentos matemáticos, quantitativos e, até mesmo, qualitativas, para medir, avaliar e controlar valores econômico-financeiros.

Embora o conceito pareça confuso de início, dentro de uma empresa é fácil identificar a função da contabilidade, como vamos ver adiante.

Qual a função da contabilidade em uma empresa

Em uma empresa, a função da contabilidade é gerir, controlar, mensurar e avaliar as finanças, trazendo resultados e relatórios que ajudem nas decisões estratégicas e na saúde financeira como um todo.

Ou seja, dentro de uma empresa, é a área de contabilidade que vai ser responsável por demonstrativos importantes para o negócio, como a DRE – Demonstração do resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, depreciação do imobilizado, taxas de juros, pagamento de taxas e impostos e muito mais.

Toda movimentação de dinheiro, seja entrada ou saída desses recursos, deve passar pela contabilidade da empresa. Não só em função da necessidade de controle mas, também, porque desses dados vão ser extraídos demonstrativos que devem ser enviados ao Governo de tempos em tempos.

Entendeu como o profissional de contabilidade é importante? 

Mas, de onde vem o conhecimento desse profissional? Como o próprio nome já indica, vem justamente do grupo de conhecimento que estuda esta área:

As Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis é um conjunto de conhecimentos e técnicas que visam o controle, análise, medição, quantificação e gestão da área econômico-financeira de uma empresa, entidade ou órgão, como você já viu acima. 

No caso do curso de Ciências Contábeis, há duas maneiras de um aluno se diplomar nesse conjunto de conhecimentos:

  • Curso Superior de Ciências Contábeis

O Curso Superior de Ciências Contábeis permite que a pessoa se torne Bacharel na área. Quem se forma neste curso se torna Contador e tem a permissão de se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

  • Curso Técnico em Ciências Contábeis

O Curso Técnico em Ciências Contábeis é uma formação de nível médio. O profissional que se formou neste curso até o dia 1º de junho de 2015 ainda tem a possibilidade de se registrar no CRC e exercer a profissão. Depois disso, o Conselho só aceita o registro de formados em nível superior.

contabilista ou contador: qual contratar

O que é contador?

Contador é o profissional que estudou e se bacharelou em Ciências Contábeis. Para atuar na profissão, o Contador deve estar registrado no Conselho Regional da Categoria.

De maneira geral, um contador é responsável pelos balanços financeiros do negócio, assim como pela organização contábil, enquadramento tributário, pagamento de impostos e, até mesmo, a abertura da empresa. 

O que faz um contador

Como a profissão de contador é legalizada, existe, inclusive, uma lei que regulamenta sua atuação. De acordo com a Resolução nº 560/83, são atribuições exclusivas do Contador:

  1. Análise de custos e despesas, em qualquer modalidade, em relação a quaisquer funções como a produção, administração, distribuição, transporte, comercialização, exportação, publicidade, e outras, bem como a análise com vistas à racionalização das operações e do uso de equipamentos e materiais, e ainda a otimização do resultado diante do grau de ocupação ou do volume de operações;
  1. Análise de custos com vistas ao estabelecimento dos preços de venda de mercadorias, produtos ou serviços, bem como de tarifas nos serviços públicos, e a comprovação dos reflexos dos aumentos de custos nos preços de venda, diante de órgãos governamentais;
  1. Concepção dos planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e dos de amortização dos valores imateriais, inclusive de valores diferidos;
  1. Reavaliações e medição dos efeitos das variações do poder aquisitivo da moeda sobre o patrimônio e o resultado periódico de quaisquer entidades;
  1. Avaliação de acervos patrimoniais e verificação de haveres e obrigações, para quaisquer finalidades, inclusive de natureza fiscal; 
  1. Avaliação do desempenho das entidades e exame das causas de insolvência ou incapacidade de geração de resultado;
  1. Determinação de capacidade econômico-financeira das entidades, inclusive nos conflitos trabalhistas e de tarifa;
  1. Controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial das empresas e demais entidades;
  1. Revisões de balanços, contas ou quaisquer demonstrações ou registros contábeis; 
  1. Regulações judiciais ou extrajudiciais, de avarias grossas ou comuns;
  1. Apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações; 
  1. Auditoria interna e operacional, ou externa independente; 
  1. Perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais;
  1. Análise do comportamento das receitas; 
  1. Análise das variações orçamentárias;
  1. Avaliação dos fundos de comércio, dentre outras.

As funções acima podem ser exercidas somente por um Contador, ou seja, pelo profissional de formação superior em Ciências Contábeis. Técnicos em Contabilidade, apesar de terem funções que se misturam, não podem executar as tarefas acima.

Técnico em Contabilidade

O Técnico em Contabilidade está habilitado para executar a maioria das funções que um Contador executa, exceto as funções que citamos no item anterior, que são exclusivas dos bacharéis na área.

Antes conhecido como “guarda-livros”, de acordo com a lei, o Técnico em Contabilidade está habilitado para exercer as seguintes funções:

  1. Apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações, do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios, quotistas ou acionistas; 
  1. Concepção dos planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e dos de amortização dos valores imateriais, inclusive de valores diferidos;
  1. Estudo sobre a destinação do resultado e cálculo do lucro por ação ou outra unidade de capital investido;
  1. Conciliações de contas;
  1. Análise de balanços.

Ou seja, as funções se confundem claramente com as funções de um contador. As únicas exceções, como já dito, são aquelas atividades citadas na lei do item acima. 

Entretanto, há mais uma profissão no meio desse assunto todo. Como você já sabe, ainda vamos falar sobre o contabilista.

O que é um contabilista

O contabilista é todo aquele profissional de Ciências Contábeis. Ou seja, “contabilista” é um termo que é usado por todos para designar tanto o bacharel na área quanto o técnico ou o auxiliar.

Parece confuso, não é? E realmente é confuso!

Para evitar essa confusão, em 2010 o Conselho Federal de Contabilidade chegou a criar uma determinação para que não se use mais o termo “contabilista” para designar esse grupo de profissionais, e sim, “profissional de contabilidade”. 

Na teoria, isso serviria como um outro termo genérico para chamar todos os profissionais que atuam na área.

Então, se “contabilista” é um termo usado para denominar todos que exercem funções das Ciências Contábeis, temos a seguinte pergunta:

O que faz um contabilista?

Um contabilista faz tudo aquilo que um contador, um técnico em contabilidade e um auxiliar de contabilidade fazem, uma vez que este é um termo usado para se referir a quem atua na área, independente da formação. 

Ou seja, todas as funções que citamos ao longo deste artigo se aplicam ao contabilista.

Contador ou contabilista?

Devo contratar um contador ou um contabilista para minha empresa?

Em teoria ambos os profissionais vão atuar na área de finanças da sua empresa, cuidando para que ela esteja em dia, também, com a legislação fiscal. 

  • Você deve contratar um Contabilista:

Você deve contratar um contabilista quando as funções a serem executadas se referem ao pagamento de tributos, legalidade, análise, escrituração, etc…

  • Você deve contratar um Técnico em Contabilidade:

Você deve contratar um técnico em contabilidade quando as atividades a serem executadas não sejam aquelas que só os Contabilistas podem executar, como citamos lá em cima. Também citamos lá em cima todas as funções que podem ser executadas pelo técnico em contabilidade.

  • Você deve contratar um Contador:

Quando existirem atividades a serem executadas que sejam de competência exclusiva dos profissionais diplomados em nível superior na área. Ou seja, contadores. Como você viu acima, a Lei determina que existem tarefas que só podem ser executadas por um contador.

Enfim, chegamos ao final deste artigo! 

Independente do profissional que você vai escolher para o seu negócio, é essencial que você perceba que sem um profissional da área de Ciências Contábeis é praticamente impossível ter uma empresa legalizada, com seus tributos em dia e com suas finanças organizadas. 

Os cientistas da contabilidade são os profissionais mais importantes quando se trata de organização financeira.