O ativo intangível faz parte do patrimônio de uma empresa e, embora poucos saibam identificar exatamente o que é esse ativo, a sua importância é clara quando entendemos o que ele é.

O patrimônio de uma empresa não é composto somente pelos seus bens físicos. Você entendeu isso há pouco tempo, quando leu o nosso artigo sobre balanço patrimonial.

É claro que existe bem mais para se entender quando se trata do que é importante e tem valor para a sua empresa. Principalmente no período que estamos, em que o importante para os consumidores não é mais a mercadoria que eles compram e sim a experiência e o valor que eles tiram do processo de compra.

Esse é só um dos fatores que devem levar o empresário a conhecer o seu ativo intangível: conhecer o valor daquilo que não é palpável e perceber que muito do valor da empresa não está no patrimônio material.

O ativo intangível não pode ser tocado mas, dependendo do caso, pode agregar muito valor a uma empresa, afetando diretamente a gestão orçamentária do negócio. Além disso, não estamos falando somente de valores de experiência mas, também, de valores econômicos, uma vez que o ativo intangível também traz lucro para um negócio.

Um exemplo simples disso é você pensar em uma loja. Qual é o principal valor de uma loja? Os funcionários e o capital humano, é claro. E isso é bastante calculável e quantificável, além de palpável.

Mas, você consegue pensar no ativo intangível envolvido na sua equipe? Basta pensar: o que a sua equipe traz que não tem preço mas tem valor?

Muito simples: o conhecimento que a sua equipe agregou é o principal ativo intangível do capital humano da sua loja. Você consegue medir e tocar o conhecimento que a sua equipe tem? Não, né. No entanto consegue perceber o valor, inclusive monetário, que esse conhecimento traz, não é?

Parece complicado? Nós vamos explicar de maneira mais simples:

O que é ativo intangível

Ativo intangível é todo bem que uma empresa possui mas que não é tangível, ou seja, não pode ser tocado. Um bom exemplo do que é um ativo intangível é uma marca. A marca da sua empresa não pode ser tocada, mas ela existe e tem um valor, tanto monetário quanto comercial e, mesmo, um valor de reputação.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, no documento CPC 04, ativo intangível “Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física”.

O documento ainda esclarece o que é necessário observar para identificar um ativo intangível:

Como identificar o ativo intangível

Para ser considerado um ativo intangível, um ativo tem que ter certas características, devendo ser:

  • Identificável: deve ser possível separar esse ativo da figura da empresa. Isso quer dizer que ele deve poder ser vendido, alugado, licenciado, transferido como qualquer outro bem destacável da empresa. Ele deve poder resultar de direitos legais e contratuais.
  • Controlável: esse ativo deve ser exclusivo da empresa, tanto em utilização quanto em retornos econômicos. Nenhuma outra entidade deve poder usar esse ativo sem autorização prévia, pelas devidas vias legais. Entretanto, é possível que esse controle aconteça sem a exigência de meios legais para tal.
  • Rentável: Assim como qualquer outro ativo de uma empresa, o ativo intangível deve gerar benefícios econômicos para a empresa. Isso não significa que ele deva gerar lucros diretos, mas deve servir, também, como um meio de obter lucros ou benefícios financeiros.

Ativo intangível: o que é esse ativo e como identificar

Exemplos de ativo intangível

Para que o entendimento fique ainda mais simples, vamos ver alguns exemplos de ativo intangível. Você vai perceber como é fácil identificar esse tipo de patrimônio:

  • Software: se a sua empresa desenvolve programas para computador, esses softwares são, certamente, ativos intangíveis de seu negócio. Isso vai muito além de somente não poder tocar em um programa do tipo, mas também, por esse ser o tipo de produto que você pode vender sem perder a sua posse.
  • Marcas: como dissemos lá em cima, a marca da sua empresa, ou mesmo, as marcas dos seus produtos próprios, são ativos intangíveis. Elas têm um valor próprio mas não não palpáveis. Podem ser vendidas, licenciadas, alugadas ou terem seus direitos de uso transferidos sem terem uma forma física.
  • Direitos autorais: se você possui os direitos autorais de algum produto, personagem ou o que quer que seja, cada um destes direitos autorais é um ativo intangível. Apesar de esse tipo de direito ter certo prazo de validade, certamente enquanto eles forem de posse da sua empresa ele vai trazer algum retorno em valores para o seu negócio.
  • Patentes: outro ativo intangível importante são as patentes que a sua empresa possui. Isso porque, são ideias que já estão patenteadas, são exclusivas da sua empresa, protegidas pelos devidos direitos autorais e que, mesmo que não sejam transformadas em realidade imediatamente, por certo podem trazer impactos ao seu fluxo de caixa, futuramente.

Bem simples, não é? Agora que você já sabe identificar o que é um ativo intangível, chame a sua equipe de contabilidade para montarem, junto com você, o balanço patrimonial da sua empresa.

Um balanço patrimonial bem feito é tão importante quanto executar bem um plano de negócios ou a montagem de seu planejamento orçamentário. No caso de algumas empresas, esse balanço chega a ser exigido por lei.

Gostou do assunto? A gente separou um vídeo que explica um pouquinho mais sobre o tema. Dá uma conferida: