Não existe quem não tenha ouvido falar sobre o Sebrae. Principalmente quando estamos falando de pequenas empresas, é impossível que o Sebrae não seja citado na conversa. Isso porque, a entidade que tem sedes espalhadas por todo o país é conhecida pelo seu apoio permanente às micro e pequenas empresas. 

Antes de a gente ir mais fundo no assunto, precisamos explicar o que significa Sebrae:

O que é Sebrae?

O Sebrae é um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento das micro e pequenas empresas. De acordo com o site da organização, a sigla Sebrae significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a sua atuação acontece em todo o país desde 1972.

São diversas unidades de atendimento ao pequeno empresário espalhadas pelas 27 unidades da Federação, sempre com o mesmo objetivo: capacitar os pequenos e microempreendedores e dar para eles condições de gerir seus negócios com efetividade e sucesso. Além disso, o Sebrae oferece para a sua empresa toda a orientação e direcionamento que você precisa em qualquer situação.

O Sebrae também é conhecido por oferecer cursos grátis e planilhas grátis em seu site, como você já deve saber. Mas, vamos falar sobre isso um pouco adiante, neste artigo.

Como o Sebrae ajuda o pequeno empreendedor?

O Sebrae tem como foco a atuação direta junto ao pequeno empresário. Sempre visando o desenvolvimento do setor, o Sebrae estimula, através de diversas ações, o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

Estes estímulos acontecem de diversas formas, como o oferecimento de cursos grátis de capacitação, orientação acerca das melhores técnicas de gestão de empresas, direcionamento financeiro e muito mais, como vamos ver adiante com detalhes.

Quais são os serviços oferecidos pelo Sebrae?

Informação Sebrae

O Sebrae oferece ao pequeno empresário todas as informações que ele precisar na sua jornada. Desde os mecanismos para abrir uma empresa até os métodos para anunciar os seus produtos. Além disso, o Sebrae ainda oferece todas as informações que a sua pequena empresa na hora de pagar os impostos e tributos. 

Consultoria Sebrae para pequenas empresas

O Sebrae ajuda a sua pequena empresa, também, por meio de consultorias completas do seu negócio. Basta você procurar uma das milhares de sedes do Sebrae espalhadas por todo o Brasil e pedir uma análise completa da sua pequena empresa. Este atendimento acontece, tanto nos postos de atendimento do Sebrae, seja diretamente na sua empresa.

Cursos grátis Sebrae

O Sebrae oferece mais de 40 cursos grátis online. Isso, diretamente no site da entidade. Você também pode optar por fazer muitos cursos grátis do Sebrae diretamente em algum ponto de atendimento da entidade. O sistema EAD Sebrae, como pode ser chamada a plataforma de cursos online da entidade, tem trazido conhecimento em empreendedorismo para milhares de pequenos empresários em todo o Brasil, cumprindo o compromisso do Sebrae de fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas através do conhecimento de gestão e direcionamento empresarial de qualidade.

Os cursos do Sebrae online ou presenciais ajudam os pequenos empresários que ainda estão em fase de planejamento do seu negócio, trazendo capacitação sobre esta fase inicial do empreendedorismo e mostrando os caminhos mais efetivos para que o empresário alcance aquilo que deseja alcançar com a sua pequena empresa.

Além disso, é também, através dos cursos do Sebrae, que os empresários que já tem um negócio em andamento, encontram cursos de gestão com as principais noções básicas de empreendedorismo além dos conhecimentos práticos e aprofundados quando se trata de gestão de negócios.

Artigos do Sebrae para pequenas empresas

Ainda na área de cursos online grátis do Sebrae, a entidade oferece também, nos seus mais diversos sites, artigos sobre empreendedorismo, artigos sobre gestão e todo o restante do conhecimento que o pequeno empresário precisa para administrar o seu negócio em direção ao sucesso.

Legal, não é? Agora você já sabe o que é Sebrae e o que ele pode fazer pela sua empresa. Vamos aprofundar um pouco mais sobre tudo o que o Sebrae oferece?

Sebrae MEI

Quando o assunto é MEI, o Sebrae também é um dos principais especialistas. Além de todos os materiais grátis que o Sebrae oferece para MEI e para pequenos empresários, dentro do site da entidade você ainda encontra uma área chamada “Tudo o que você precisa saber sobre o MEI”. Dentro dessa área, o empresário vai encontrar informações como:

  • O que significa MEI

Nesta área o Sebrae explica o significado da sigla MEI, bem como o que é o MEI, ou Microempresário Individual. A gente também já trouxe tudo o que você precisa saber sobre o MEI, aqui neste artigo.

  • Como ser MEI?

Se você pesquisar “como ser MEI Sebrae” nos mecanismos de buscas, você vai encontrar, ainda nesta área do site do Sebrae, todas as informações que você precisa para ser MEI, além de todo um passo a passo de como ser um Microempreendedor Individual. 

  • Quanto custa ser MEI

Ainda no site do Sebrae, você vai descobrir quanto custa ser MEI e, também, como fazer o pagamento mensal do Simples Nacional.

  • Benefícios de ser MEI

O Sebrae ainda traz, em seu site, todas as informações sobre as vantagens e benefícios de ser MEI. Lá, você fica sabendo se MEI pode se aposentar, se MEI tem direito a auxílio-maternidade e como fazer o CNPJ MEI.

O portal do empreendedor Sebrae é um dos melhores portais quando se trata de saber tudo sobre MEI. Aqui no nosso blog, você também encontra artigos essenciais para quem é MEI ou pequeno empresário.

Vamos saber um pouco mais:

O que o Sebrae pode fazer pela minha empresa?

Muitos pequenos empresários se fazem esta pergunta. Por isso, vamos entender o que o Sebrae oferece para pequenas empresas de cada setor:

Sebrae para Indústria

Para Indústria, O Sebrae oferece o desenvolvimento de ações coletivas que visam associar as pequenas empresas de Indústria a grandes empresas do setor, gerando lucro para ambos. Além disso, todas as outras vantagens que já apresentamos neste artigo, são oferecidas pelo Sebrae para Indústrias dos mais diversos ramos.

Sebrae para comércio e serviços

Para os ramos de comércio e serviços, o Sebrae oferece capacitações focadas no desenvolvimento do microempresário. Estas capacitações e cursos do Sebrae trazem um alto nível de qualificação para o dono de negócio, que ganha competitividade junto a seus concorrentes e conhecimento geral sobre o mercado em que está inserido.

Sebrae para agronegócio

Para o agronegócio, o Sebrae oferece cursos de profissionalização na gestão de empresas que têm foco no setor rural. Mais uma vez, o objetivo é aumentar a competitividade das pequenas empresas do setor, a qualidade dos serviços oferecidos por estas empresas e uma maior abrangência no alcance de mercado.

Como abrir uma empresa no Sebrae?

Mais uma pergunta que muitos se fazem: como abrir uma empresa no Sebrae? Entretanto, há aí um certo engano. O Sebrae ensina como abrir uma empresa, mas não oferece o serviço de abertura de empresas. Há, no portal do empreendedor Sebrae, todas as informações sobre como abrir um MEI, sobre como abrir uma pequena empresa e todos os documentos que você precisa para isso. Entretanto, não há como abrir uma empresa pelo Sebrae, somente através dos portais do Governo e das iniciativas desenvolvidas por ele. Inclusive, aqui neste artigo, a gente fez um passo a passo de como abrir uma empresa

Como montar uma loja de roupas no Sebrae

Muitos também se perguntam como montar uma loja de roupas no Sebrae. A resposta é a mesma da questão anterior. Para abrir uma loja de roupas, você deve seguir o passo a passo que demos aqui, neste artigo. Isso porque, não há como montar uma loja de roupas no Sebrae. A entidade se destina somente em trazer conhecimento para quem está abrindo uma empresa ou já tem um pequeno negócio próprio.

Planilhas Sebrae grátis

Grande parte dos pequenos empresários buscam as planilhas Sebrae grátis. Como a entidade é conhecida por oferecer muitos materiais, é a primeira que vem à mente do dono de uma pequena empresa. De fato, quando procuramos nos mecanismos de buscas encontramos diversas planilhas Sebrae de controle de estoque, planilhas Sebrae de fluxo de caixa e por aí vai.

Entretanto, as planilhas gratuitas do Sebrae são bastante simples e, embora atendam muita gente, podem não trazer todas as funções importantes para o seu negócio.

Mas, isso não é problema, uma vez que aqui no blog a gente traz dezenas planilhas Excel prontas, como você vê abaixo:

  • Planilhas prontas grátis

Nesta seleção, você encontra diversas planilhas prontas, gratuitas para baixar. São dezenas de tabelas Excel prontas que, com certeza vão agilizar a gestão da sua pequena empresa:

Planilhas grátis sebrae

  • Planilhas para pequenas empresas

Se você procurou por planilhas Sebrae grátis, com certeza você tem uma pequena empresa, não é? Então, não deve deixar de conferir essa seleção que fizemos com planilhas grátis exclusivamente para pequenos empresários:

planilhas sebrae para pequenas empresas

  • Planilhas financeiras

Mais uma ótima opção para quem procurou as planilhas Sebrae grátis e não encontrou o que queria. Aqui está, uma seleção somente de planilhas financeiras para pequenas empresas, completamente grátis. Confira:

planilhas financeiras sebrae grátis

E aí? Conseguiu entender o que é Sebrae e como ele pode ajudar a sua empresa? A entidade é bastante completa, não é? São anos oferecendo ao Brasil todo o conhecimento necessário para o fomento e crescimento das micro e pequenas empresas.

O Sebrae já ajudou a sua empresa de alguma forma? Você já fez algum curso Sebrae grátis? Conta para a gente a sua experiência nos comentários abaixo. Assim, trocamos conhecimento e também ajudamos no fomento e no crescimento das pequenas empresas do Brasil.