Você sabe como fazer controle diário de caixa? Esse é um mecanismo de gestão extremamente importante e que pode ser feito usando planilhas do Excel ou um programa para controle de caixa.

Inclusive, essa segunda opção é a mais completa e útil, pois garante a segurança dos dados e, ainda por cima, traz mais praticidade para o dia a dia.

Ficou curioso para aprender como a ferramenta funciona? Então, continue lendo, pois, neste artigo, explicamos os benefícios do software e te ensinamos como fazer fluxo de caixa com o apoio da tecnologia. Confira!

Antes de tudo, o que significa controle de caixa?

Antes de aprender como fazer fluxo de caixa utilizando um software de gestão, é imprescindível saber que o controle de fluxo é, basicamente, o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. 

Para ficar mais claro, é o acompanhamento das contas pagas e dos valores recebidos com as vendas.

Vale destacar que esse processo é fundamental para uma boa gestão, pois permite identificar o estado da saúde financeira do estabelecimento e traçar planos de contenção de gastos.

Por isso, você deve fazê-lo corretamente e, para tal, é essencial utilizar a ferramenta certa. Pensando nisso, separamos as duas melhores para você a seguir. Continue lendo para conferir!

>>>> Não deixe de ler: indicadores financeiros no varejo — quais são os índices que realmente importam?

Como fazer controle diário de caixa? 2 dicas de ferramentas gratuitas

Chegou o momento de descobrir como fazer o fluxo de caixa diário. Para isso, indicamos duas ferramentas gratuitas: planilhas e softwares. A propósito, elas podem ser usadas individualmente ou em conjunto, para resultados mais precisos.

Dito isso, siga a leitura para aprender como ter um bom controle de caixa a fim de “tomar as rédeas” das suas finanças!

1. Planilhas

Planilhas existem há bastante tempo e são ferramentas de controle de caixa muito úteis. Afinal, elas são compartilháveis e podem ser editadas online, pelo computador ou celular, quando armazenadas na nuvem.

No entanto, existem algumas limitações, como a necessidade de inserir todos os dados manualmente. Isso, por sua vez, faz com que essa ferramenta seja mais passível de erros.

Entretanto, ela ainda é a primeira opção para muitas pessoas. Por esse motivo, separamos algumas planilhas que contribuem para o controle de caixa diário. Baixe gratuitamente, caso queira usá-las no seu dia a dia:

Destacamos que cada uma dessas planilhas tem uma finalidade diferente. Portanto, o ideal é usá-las em simultâneo.

2. Programa para controle de caixa

Outra opção é usar um programa para controle de caixa. Com ele, todo o processo é feito com apenas alguns cliques e você não registra todas as entradas e saídas de dinheiro manualmente.

Basta abrir o caixa no início do expediente e fechá-lo no final do dia para ter acesso às informações necessárias para monitorar as vendas e descobrir se o valor em caixa bate com esse registro.

Para ficar claro, criamos um passo a passo simples de como fazer controle de caixa no celular ou computador, usando como exemplo o programa Awise!

Como fazer controle de caixa no celular?

É bem fácil fazer o controle de caixa com um software. O primeiro passo é entrar na sua conta e:

  • acessar a opção caixa, no menu financeiro;
  • abrir a aba mais opções e informar o número — ou nome — do caixa a ser aberto;
  • informar o saldo inicial do caixa;
  • clicar em abrir caixa.

No final do dia, basta repetir o processo, mas escolhendo a opção de fechar caixa. Não se esqueça de informar o saldo final, para analisar os resultados do antes e depois, viu?

Caso tenha restado alguma dúvida, assista ao vídeo com esse tutorial completo logo abaixo:

>>>> Aproveite e leia: como fazer controle de caixa? Tudo que você precisa saber para uma gestão eficiente

Por que usar um programa para controle de caixa? 3 vantagens para os negócios

Até aqui, você viu como ter um bom controle de caixa, mas ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta escolher? Se a resposta foi “sim”, confira os três motivos pelos quais você deve usar um programa para controle de caixa!

1. Otimização do tempo e do dinheiro

Primeiramente, usar um programa para controle de caixa economiza tempo e dinheiro. Esse sistema permite realizar toda a operação em poucos minutos e as entradas ficam registradas automaticamente.

Sendo assim, você não tira horas do seu dia apenas para preencher planilhas e pode se dedicar a outras atividades. Adicionalmente, isso traz uma redução dos custos, já que você não precisa contratar novos funcionários.

2. Padronização dos processos

Já imaginou se ausentar da empresa por alguns dias e ficar preocupado sobre se o controle de caixa está sendo feito corretamente?

Pois é, esse problema é reduzido com um software, uma vez que o sistema é fácil de usar, bastando inserir as informações conforme elas forem solicitadas.

3. Mais segurança

Por fim, um programa para controle de caixa é mais seguro. Isso inclui o armazenamento de informações, que ficam guardadas em um banco de dados, onde é mais difícil de perdê-las por um erro no sistema.

Fora isso, os softwares são integrados, como falamos. Isso diminui os riscos de inserir dados divergentes nos campos que usam as mesmas informações, como o controle de vendas e de caixa. Ficou claro?

Antes de seguir a leitura, tire um tempinho para conferir nosso minitutorial de como analisar um fluxo de caixa corretamente na imagem abaixo: 

como analisar o fluxo de caixa

>>>> Também temos um texto que ensina esse procedimento passo a passo: o que é e como analisar fluxo de caixa? Confira ferramentas, tipos de avaliação e mais

Como escolher um bom programa para controle de caixa?

Agora que você viu as vantagens de utilizar um programa para controle de caixa, que tal descobrir como escolher a melhor opção? Para isso, é crucial que você se atente às seguintes qualidades que o software deve ter:

  • preço compatível com seu orçamento;
  • facilidade para usar;
  • integração com outras plataformas (como bancos);
  • funcionalidades adicionais úteis para uma boa gestão (como controle de vendas).

Mas não pense que tudo isso sai caro. Atualmente, existem diversas opções de softwares acessíveis, como o Awise, que é 100% gratuito. Pois é, você não paga nada para usá-lo.

E tem mais, pois essa ferramenta ainda oferece:

  • cadastro de despesas;
  • controle de contas recorrentes;
  • previsão de gastos e receitas;
  • controle de vendas;
  • e muito mais.

E aí, vai esperar o quê? Faça sua inscrição, comece a testar o programa para controle de caixa do Awise e veja o que ele pode fazer pelo seu negócio!