Fazer uma gestão efetiva para a sua empresa é uma responsabilidade grande. Além de exigir muito conhecimento por parte do empresário, ainda existe na tarefa, desafios diários que costumam estar fora da área de conhecimento comum a todo mundo. 

Todo empresário é, por consequência da própria função, um administrador. Isso não quer dizer que todo empresário é um bom administrador, uma vez que para isso são necessárias ferramentas intelectuais que demandam anos de estudos.

Entretanto, quando iniciamos nosso próprio negócio, com apenas um grande sonho na cabeça e uma força de vontade férrea, não costumamos sair fazendo cursos de gestão financeira, de gestão de pessoas e todas as outras tarefas pertinentes à boa administração. 

Isso vai ficando para depois e, o conhecimento acaba sendo adquirido pela experiência do dia a dia na empresa. Isso não quer dizer que esses conhecimentos sejam os mais corretos e nem que eles não possam ser aperfeiçoados. Muito pelo contrário: sempre é necessário se aprender mais e investir mais na administração de um capital tão importante quanto é uma empresa, que costuma ser o grande sonho da vida do empresário.

Investir em um sistema de gestão é investir nesse sonho!

É garantir que esse sonho vai ser bem administrado e gerenciado para que dê todos os frutos que foram planejados e, para que cresça cada vez mais exigindo cada vez menos estresse.

Para aprofundar esse assunto, a gente traz nesse artigo, 10 motivos para você contratar um sistema de gestão para sua empresa e as vantagens que um programa do tipo pode trazer para o seu negócio. 

Por isso, nesse artigo você vai entender:

O que é uma gestão de empresas eficiente

Uma gestão de empresas eficiente é uma administração que tem oferece uma visão sistêmica do negócio. Ou seja, é uma gestão que torna possível gerenciar cada setor entendendo o impacto que cada uma dessas áreas tem nas outras. Essa centralização permite que, além de ver a empresa como um todo, seja possível identificar as forças e fraquezas de cada parte da empresa.

Além disso, uma gestão eficiente é aquela que cuida do financeiro com zero chances de erro humano e direciona as finanças do negócio em direção ao futuro, através de planejamentos estratégicos bem traçados.

Ao unir o controle de estoque, fluxo de caixa e outras gestões, o empresário consegue ter nas mãos, o controle completo do negócio, aumentando a eficiência dessa gestão e, por consequência, os lucros.

Por que contratar um sistema de gestão para sua empresa? Conheça 10 motivos!

Porque administrar uma empresa é garantir a sobrevivência dela

O lucro é a única forma de sobrevivência de um negócio. É através dele que a folha de pagamento dos seus colaboradores fica em dia, as contas fixas e variáveis são pagas, os sócios são remunerados e a empresa, como um todo, mantém o seu funcionamento. 

Entretanto, para garantir a lucratividade e a rentabilidade, não basta somente vender produtos e mais produtos. É necessária uma boa gestão para que os preços corretos sejam aplicados em cada mercadoria, para que os produtos que têm mais procura estejam sempre disponíveis nas prateleiras, para que os fornecedores estejam pagos e muito mais.

É através da gestão que o empresário vai ter em mãos os números e dados necessários para implementar melhorias contínuas em cada setor, aumentando o seu desempenho e trazendo cada vez mais lucros para o negócio. 

Entretanto, quanto mais o empresário entende que a gestão da empresa é coisa séria e envolve uma responsabilidade gigante, mais ele percebe que não há como ela ser feita sem ajuda. 

E nesse caso, não estamos falando da ajuda de um gerente ou da contratação de um novo colaborador. Estamos falando de ajuda de um sistema que faça a gestão de todos os setores da empresa e faça a centralização de dados necessária para que todo o controle do negócio esteja em um só lugar. 

Estamos falando de um sistema de gestão de empresas!

O que é um sistema de gestão de empresas

Um sistema de gestão de empresas é um programa que automatiza a gestão dos mais diversos setores da sua empresa e centraliza a administração do negócio em um só lugar. Além disso, um programa de gestão usa inteligência artificial para cruzar os dados e índices de cada setor para gerar gráficos com os resultados de cada setor a cada período escolhido pelo empresário.

Com essa visão panorâmica de tudo o que está acontecendo no negócio, o empresário tem sempre a empresa sob controle, sob seu olhar atento. Além disso, com um sistema do tipo, as chances de uma gestão sem eficiência é reduzida quase a zero. Isso porque, a inteligência artificial permite a redução dos erros humanos durante a automatização dos processos.

Por que contratar um sistema de gestão para sua empresa? Conheça 10 motivos!

10 motivos para contratar um sistema de gestão de empresas

Vamos, então, descobrir 10 motivos para contratar um sistema de gestão para a sua empresa. Evidentemente, existem muito mais do que 10 motivos para isso e, com toda a certeza, você vai perceber que há mais utilidade em um sistema do tipo do que é possível descrever. Vamos lá:

1. Dados completos em um só lugar

Como você viu ao longo deste artigo, um sistema de gestão centraliza todas as informações do seu negócio em um só lugar. Assim, a sua gestão não fica dependendo de diversas planilhas e de vários caderninhos. Com esta centralização, é possível ter uma visão completa de todos os processos do seu negócio e, de quebra, acompanhar, setor por setor, o desempenho de cada estratégia.

2. Números confiáveis

A gestão por meio de um sistema de automação traz dados mais confiáveis para você trabalhar. Como toda a gestão é feita por meio da inteligência artificial, você evita erros humanos e evita calcular à mão as contas da sua empresa. Além disso, como já dissemos acima, com um sistema de gestão os seus números são mais completos, pois são resultado do cruzamento de informações de todos os setores. Isso gera segurança na hora de planejar as finanças do negócio.

3. Mais segurança

A segurança dos dados da sua empresa é importante para você, certo? Neste caso, adotar um sistema de gestão pode ser o melhor negócio para você. Isso porque, com um sistema do tipo você não corre o risco de ter seus dados roubados e, muito menos, perdidos. É exatamente o contrário do que acontece quando você gerencia seu negócio com planilhas. As planilhas, embora sejam práticas, podem ser perdidas ou apagadas por acidente, levando junto com elas, dados importantes da sua empresa.

4. Gestão em qualquer lugar

Com um sistema de gestão como o QuantoSobra, você acessa os dados da sua empresa de qualquer aparelho que tenha conexão com a internet. Assim, você pode ter o controle da sua empresa independente de onde esteja. Como o sistema armazena toda a sua gestão na nuvem, você tem acesso a ela de qualquer lugar do mundo.

5. Estoques automatizados

O controle de estoque é a principal gestão quando estamos falando de empresas varejistas. Junto com o controle de vendas, esta gestão é responsável por cuidar da área mais importante do negócio: a circulação de mercadorias.

Com um sistema de gestão, você tem estas duas áreas integradas. O sistema de estoques é ligado ao controle de vendas e, a cada venda feita, a baixa da mercadoria no estoque é feita automaticamente. Além disso, tudo isso é integrado ao fluxo de caixa da empresa, gerando um controle total de todas as movimentações e lucros.

6. Controle de vendas

Como você viu acima, o controle de vendas é todo automatizado no sistema de gestão de empresas. Ou seja, nunca mais você vai precisar anotar à mão as suas vendas e nem colocar estes dados em planilha nenhuma. Com um programa do tipo, você vai apenas usar o leitor de código de barras, bipar a mercadoria vendida e pronto: o resto o sistema faz por você.

7. Fluxo de caixa

Todo o dinheiro da sua empresa passa pela gestão do fluxo de caixa. Em função disso, quando tratamos do assunto, estamos falando da própria sobrevivência da empresa. Por isso, a gestão do fluxo de caixa não pode ficar por conta do caderninho: é necessário ter segurança e agilidade. Um sistema de gestão de empresas vai fazer essa gestão automaticamente e, ainda, vai integrar os seus números financeiros a todos os outros resultados do negócio.

8. Tempo

Nem é necessário explicar a quantidade de tempo que você e seus colaboradores vão poupar ao automatizar todos os processos internos do negócio, não é? Como você não vai precisar mais se preocupar com cálculos manuais e nem conferências de estoques, vai sobrar tempo para traçar novas estratégias de sucesso para o seu negócio, para seus clientes e para seus colaboradores.

9. Lucro

Controlando suas vendas, seus estoques, seu fluxo de caixa e todos os outros setores, você descobre o que funciona e o que não funciona no seu negócio. Assim pode implementar estratégias para aperfeiçoar todos estes processos. Além disso, a lucratividade também vai aumentar em função do tempo que você vai poupar com tudo isso.

10. Relatórios de desempenho

Nada melhor do que saber, exatamente, como anda o desempenho de cada setor e da empresa como um todo, não é? Melhor ainda se tudo isso for representado através de gráficos. Isso é o que um sistema de gestão de empresas como o QuantoSobra faz pelo seu negócio: traz todos os resultados, de cada período selecionado, em forma de gráficos. Assim, além de ficar mais fácil de entender cada número, também fica mais fácil de apresentar tudo isso para seus sócios.

Enfim, como dissemos ao longo do artigo: estas são apenas algumas das vantagens que um sistema de gestão de empresas pode trazer para o seu negócio. Você pode descobrir ainda mais facilidades e benefícios desse tipo de sistema, testando gratuitamente o QuantoSobra. 

Para trazer todas as vantagens do QuantoSobra para o seu negócio, basta clicar no botão abaixo:

testar quantosobra grátis